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Mostrando conteúdo com a maior reputação desde 19/03/2024 em %

  1. 01 -Diana 27 (1972); 02- Slavia 618 (1965); 03- Diana 22 (1954); 04 - Diana 25D (1969); 05 - BSA Cadet MK4 (1958); 06- Diana 25 (1933); 07 - Rossi Dione (1963); 08 - Cometa 220 (2020) e 09 - El Gamo Gamatic (Sem foto; pois está em processo de restauração).
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  2. Logo abaixo do logo do fórum tem 2 menus, Navegação e Nossos destaques. Selecionando Navegação vai abrir sub-menus, o quinto da esquerda pra direita é o que te interessa: Todas as Atividades. Ali vai aparecer TODOS os tópicos que foram criados / tiveram interação do mais recente pro mais antigo.
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  3. Opa Parabéns. Boa parte da história das armas de ar está "escrita " nessas carabinas. Abs
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  4. Oi Daniel, tudo bem? Dá uma olhada nesse tópico do mestre/monstro Alberto José: https://carabinasdear.com.br/caforum/index.php?/topic/12103-cbc-jade-mais-45mm-tuning-variações-sobre-um-mesmo-tema/ Pode te dar uma ideia de como poderá ficar na sua G1. O êmbolo cônico vai te dar um trabalhinho a mais. abraço e boa sorte!
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  5. Tente encamisar a mola com um plástico mais grosso, sujiro você tentar com a embalagem do tênis pé Baruel pois tem uma espessura mais grossa do que as de garrafa pet, outra dica use apenas uma volta dessa embalagem que ficará em contato com a mola. Obs: caso ainda fique folgado aconselho fazer uma outra camisa para regulagem que ficará em contato com o embolo e a camisa de mola do tênis pé Baruel. Enviado de meu MI 8 Lite usando o Tapatalk
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  6. Muito obrigado, Rafael! Que a Fênix lhe traga bons momentos.
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  7. So para comparação uma CFX 4.5 mm cano fixo encontra nova por valor de 2.500 até menos.
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  8. Eita...valeu.Farei o contato direto com o Ventura. Muito obrigado e abs! Vico.
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  9. Calibre 4.5 é muito mais procurada e desejada...arma de peso e respeito devido ao cano Bull ...luneta usada já não é tão desejada ...montado em carabina sem mount de absorção...ela está instalado o sistema gás ram ou mola. Creio que uns 2 mil seria rápido mercado não está comprador e muito vendendo...
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  10. Como parametro, no mercado livre tem dois anúncios da fusion 5.5 sem luneta por 3k cada.
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  11. Vou tomar a liberdade de responder pelo @Macedo: Não é ele que vende, apenas fez a divulgação. O vendedor dos kits é o Ricardo Ventura, cara muito solícito e honesto e o produto é de qualidade mesmo. Peguei um kit esses dias atrás pra usar numa manutenção, vem de uma forma que até uma criança consegue montar sem errar nada. Chame ele no WhatsApp 48 98422-5943 que não tem errado, se ele não tiver o kit pronto ele monta na hora e despacha pra você.
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  12. Bom dia, Tudo depende da pressa em vender.
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  13. Bela coleção, parabéns.
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  14. Nao é mtu mas é honesto rs Nitro x1000 B19-14 GR 45KG B12-6 ROSSI DIONE
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  15. Objetivo: mostrar o processo de modificação. para instalação de molas a gás na carabina Fiora Modelo 1 utilizando-se peças disponíveis no mercado de reposição e tuning bem como os resultados obtidos com esta customização. Esta carabina foi objeto do Tópico Mini Review - Carabina Fiora Modelo 1 4,5mm Nota do autor: sob o ponto de vista econômico, devido ao custo das peças utilizadas, é evidente que esta modificação não compensa. Então, a pergunta que não quer calar: Qual foi a motivação ??!! Peças utilizadas Conjunto do Gatilho da Carabina Cometa 220 Alavanca de Armar (Biela) da Carabina Rossi Dione Tradicional Êmbolo do Kit Advanced Fênix 400 (modificado) Nota do autor: este êmbolo foi utilizado no Tópico Tutorial - Cometa 220 com Êmbolo Alongado e Gás RAM da Fênix 400 Retentor de PU para carabina Cometa 220 Mola a Gás QUICKshot MG182 Agradecimentos ao Juliano Sanches da QUICKshot pelo envio das molas a gás Centralizadores customizados para instalação de molas a gás (Modo Normal e Modo Invertido) Algumas peças foram ajustadas utilizando-se usinagem em torno mecânico, recurso nem sempre acessível ao usuário Customização do Conjunto do Gatilho da Cometa 220 - usinagem em torno mecânico para ajuste do diâmetro externo Customização da Alavanca de Armar (Biela) da Rossi Dione Tradicional - ajustes na extremidade de encaixe com o bloco do cano e na sapata Comparativo entre as bielas - a original da Fiora é ligeiramente maior A geometria de ambas possui um desenho quase idêntico A biela da Rossi Dione é mais resistente Customização do Êmbolo modificado para uso na Fiora - abertura do trilho por onde corre a sapata da biela Peso do êmbolo 188 gramas Customização do retentor de PU - usinagem em torno mecânico para diminuição do diâmetro compatível com o diâmetro do cilindro da Fiora Verificação do Conjunto Gatilho Cometa 220, Centralizadores e Mola a Gás MG182 Instalação Invertida Instalação Normal Customização do Cilindro da Carabina Fiora Modelo 01 - abertura para instalação do conjunto do gatilho da carabina Cometa 220 Instalação do êmbolo Êmbolo, Mola a Gás e Conjunto do Gatilho Pré compressão da mola a gás MG182 40kgf - 4mm Instalação da Mola a Gás concluída Verificação do funcionamento da trava de segurança Posição SAFE Posição Fire Verificação do Engatilhamento Medição do Deslocamento do Êmbolo Deslocamento - 55mm Volume da câmara de compressão V = [(Pi x D2) /4] x deslocamento do êmbolo D = 2,54 cm deslocamento do êmbolo = 5,5 cm V = 28 cm3 Volume original V = 36 cm3 Modificação necessária na coronha Devido a existência do parafuso de regulagem da lâmina do gatilho, é necessário recortar a coronha Instalação da mecânica na coronha Ao se proceder o aperto do parafuso de fixação traseiro (parafuso do guarda mato), a trava de segurança topa na coronha Instalação de arruela espaçadora (M8 - Inox) Arruela instalada Testes com a coronha instalada Carabina Desengatilhada - Trava de Segurança Automática na posição FIRE Carabina Engatilhada - Trava de Segurança Automática na posição SAFE Vista Lateral do Guarda Mato e da Lãmina do Gatilho Peso da carabina com mola a gás - 3119 gramas Chrony Test Molas a Gás QUICKshot MG182 40, 45 e 50kgf A mola a gás QUICKshot Série Black também está disponível em 40 e 45 kgf Meus agradecimentos ao Juliano Sanches da QUICKshot pelo envio das Molas a Gás MG182 Resultados obtidos com a mola a gás MG182 40kgf instalada na posição Normal Resultados obtidos com a mola a gás MG182 45kgf (Série Black) instalada na posição Normal Resultados obtidos com a mola a gás MG182 50kgf instalada na posição Normal Resultados obtidos com a mola a gás MG182 40kgf instalada na posição Invertida Resultados obtidos com a mola a gás MG182 45kgf (Série Black) instalada na posição Invertida Resultados obtidos com a mola a gás MG182 50kgf instalada na posição Invertida Quadro Resumo - Molas a Gás QUICKshot MG182 Pré compressão MG182 instalada na posição invertida - 6,5mm "Fi-lo porque qui-lo..." Tópico em
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  16. Modelo fabricado em nosso país com base na Gamo Ranger espanhola, com algumas diferenças no sistema de gatilho, fixação do zarelho e coronha retrátil, em relação aos modelos produzidos aqui no país. Arma comprada usada e apresentando um estado de conservação razoável, mas necessitando de reparos e adaptações. Ela veio com a tala da telha/pistol grip esquerda quebrada e faltando o carregador tubular e com ferrugem superficial principalmente no cilindro, apesar de ter sido anunciada com uma ordem de serviço de manutenção executada em 01/2019. A carabina foi totalmente desmontada, e preparada para a oxidação à quente, de modo a retirar os pontos de ferrugem e algumas marcas mais superficiais, portanto não passando por um lixamento mais severo. A Survival recebeu novos anéis de vedação do cano silicone (Dione) e do cilindro de PU da Elite Gamo Delta Max Force, assim como a bucha de PU da Elite Gamo 68, mantendo a mola nela instalada, a qual passou por um recondicionamento. Após pouco mais de uma ano de uso, a bucha foi substituída por outra de PU da Elite para Norica (não por estar danificada), onde um ajuste fino no diâmetro foi necessário, essa mudança foi feita buscando um incremento da VO pelo aumento volumétrico do cilindro, em virtude da diminuição da espessura da bucha. Essa adaptação deve ser bem criteriosa, pois se a espessura for muito reduzida em relação a original, o êmbolo após o disparo pode chocar contra a sapata da biela! Tal alteração foi baseada na experiência positiva feita na Gamo 68 com gatilho metálico, que também recebeu uma bucha original da Norica ajustada. O sistema de travamento da coronha rebatível apresentava uma peça com certo desgaste em uma das extremidades, a qual foi recondicionada com o preenchimento por solda MIG, essa mesma coronha por apresentar a soleira ainda original teve sua parte metálica lixada e posteriormente recebeu oxidação à frio e por fim uma cobertura de tubo termo retrátil em quase toda sua extensão. Sua estrutura de alumínio foi preparada e repintada com tinta batida de pedra na cor preta e tinta spray preto fosco, como acabamento. Quanto ao tubo de carregamento, após a obtenção de suas dimensões baseados no tubo de carregamento original da Gamatic, parti para a busca de um tubo metálico mas não obtive sucesso, foi quando consegui achar um que atendia perfeitamente em fibra de carbono, um detalhe na época algumas lojas anunciavam esse tubo de carregamento para as Gamatic, mas na verdade eles eram peças de reposição das Shadowmatic, suas dimensões são menores e comportam apenas 10 chumbos, enquanto as Gamatic comportam 25 chumbos. Para resolver o problema dos acabamentos laterais em plástico, acabei comprando uma Gamo 68 que serviu de doadora, possuindo somente essas duas peças de acabamento, mas em perfeitas condições, feita a substituição houve a necessidade de remover duas coisas, a primeira foi o sistema de trava de segurança, pois a telha da G 68 não possui o alojamento para isso, e a segunda foi a abertura de uma janela no ponto onde a cabeça do parafuso de regulagem da lateralidade fica encaixado, quando o cano é basculado. As peças originais já apresentam essa possibilidade de ajuste, dependendo do modelo que irá recebê-las 68 ou Gamatic, com a simples remoção desta fina cobertura. Os acabamentos laterais plásticos do pistol grip, foram lixados com lixa 600 e lavados com desengordurante para a remoção de todo tipo de gordura, receberam pintura com tinta spray Rust-Oleum Camouflage nas cores marrom terra e verde floresta respectivamente. Para a confecção do tubo carregador foi usado o original da Gamatic como modelo, esse tubo apresenta um diâmetro pouco usual (7mm), portanto difícil de ser encontrado em metal, o único disponível com as dimensões praticamente iguais, foi em de fibra de carbono, cortado no comprimento de 242 mm e que apresenta diâmetros externo de 7 mm e interno de 4,85 mm. Uma vez cortado no comprimento adequado foi a vez de abrir a fenda por onde corre o ferrolho, o primeiro produzido essa abertura foi executada com uma micro retífica com um tipo de guia sobre o mandril, para permitir um corte reto, já na segunda tentativa o sistema de guia não funcionou, e como consequência o tubo foi descartado. Como solução para a abertura de forma retilínea do terceiro tubo, após o nivelamento deste entre os mordentes da morsa, usei como guia uma barra chata de metal alinhada paralelamente ao centro do tubo e que foi colada sobre um dos mordentes da morsa com cianoacrilato, essa barra deve ser maior do que a fenda a ser aberta, permitindo assim maior facilidade na abertura da fenda, com o uso de um pedaço de serra de metal (Starrett) que apresentava uma ponta bem afiada, fui riscando e aprofundando esse risco aos poucos até conseguir atravessar a parede do tubo. A segunda etapa da preparação dessa fenda, foi a de abrir as extremidades com uma broca de aço rápido de 4 mm, e depois aumentar a largura da fenda com uso de lima agulha chata para cerca de 2,5 mm, permitindo assim o deslocamento do ferrolho de forma livre e suave. Para imobilizar o ferrolho no momento de municiamento do carregador, é necessário a abertura de uma pequena fenda em ângulo fechado, permitindo dessa forma que a pressão da mola e o encaixe do ferrolho na fenda, mantenham o mesmo travado. Com as aberturas do tubo ajustadas e finalizadas, chegou o momento de confeccionar o ferrolho, feito a partir de um prego 21x42 ou 21x48 (+- 4,8 mm), cortado com uso de uma furadeira e arco de serra, faz-se o corte da ponta (cerca de 5,7 mm), que será inserido no final do tubo para fechamento deste, com o restante do prego faz-se o corpo do ferrolho (cerca de 23,9 mm), esses valores não são exatos por dependerem do comprimento total da fenda (+-133 mm) e da capacidade total de chumbos pretendida. O importante na configuração do ferrolho é que ele sobrepasse no máximo 1,0 mm além do tubo do carregador, permitindo assim a introdução total do chumbo dentro da pastilha, vale lembrar que se o sobrepasse for maior, o ferrolho impedirá o fechamento do cano! O rebaixo na traseira do corpo do ferrolho deve ter o diâmetro suficiente para ser inserido dentro da mola (3,2 mm), com comprimento de 3 mm. O furo com rosca que irá receber o parafuso allen é M3, posicionado a aproximadamente 14 mm do início dele, essa distância dependerá do final de curso do ferrolho. Parafuso allen M3 com rosca somente na extremidade, cortado no comprimento de 12,5 mm, sendo trabalhado na furadeira e lima, de modo a tornear sua cabeça e produzir uma pequena cintura nas dimensões de 2x2 mm, essa cintura permite o deslocamento do ferrolho de maneira suave ao longo da ranhura, constitui a alavanca do ferrolho. A mola helicoidal com 140 espiras e passo meio de 2,5 mm, foi produzida em arame de aço (mola) inox ASI 302 duro polido diâmetro 0,45 mm e comprimento aproximado 256 mm, utilizando um arame com diâmetro de 2,7 mm por 410 mm de comprimento segundo o vídeo abaixo, gerando força suficiente para expulsar os chumbos para dentro da pastilha de municiamento, vale salientar que deve ser evitado a soltura do ferrolho sem munição, “a seco”, pois isso irá causar um aumento no comprimento da fenda, fazendo com que o ferrolho fique mais proeminente na ponta do tubo! Deve-se levar em consideração que este trabalho por ser artesanal e não industrial, possibilita tolerâncias quanto a certas dimensões, dentro do limite que seria as dimensões de comprimento, diâmetro interno e externo do tubo, as demais podem ser ajustadas de acordo com sua execução até a montagem final do conjunto. A seguir fotos do antes e depois, PDF das vistas explodidas, vídeo confecção da mola, quadro de dimensões e teste de potência: -Modelo espanhol Ranger -Fotos do anúncio de venda -Primeira etapa da reforma concluída >Detalhe do preenchimento com solda MIG na trava da coronha >Detalhe do revestimento com tubo termo retrátil >Detalhe do sistema de elevação da pastilha de carregamento >Primeiro tubo de carregamento >Carabina com as talas da telha/pistol grip da G 68 >Timbre da Gamo Brasil >Gatilho plástico sem regulagem com mola substituída >Detalhes do tubo de carregamento >Talas da telha/pistol grip originais com a alavanca de travamento do sistema de segurança >Preparação e acabamento das talas da telha/pistol grip G 68 >Resultado Final >Detalhe do alojamento do parafuso de regulagem da alça de mira com o cano basculado, onde também é possível observar o anel de vedação do cilindro >Embalagem do anel de vedação do cilindro com observação do modelo grafada pelo vendedor >Arame de aço usado na confecção da mola do carregador e suas características >Comparação entre as buchas de PU da Elite Gamo 68 e Norica ajustada >Bucha Elite para Norica -Detalhes de materiais e dimensões na confecção do carregador -Teste de potência com diferentes buchas de PU -Quadro de dimensões -PDF's dos modelos que usam o mesmo anel de vedação do cilindro e da prima espanhola Ranger PLANO DESPIECE PR-45 (2006).pdf PLANO CARABINA GAMO DELTA FOX GT (29-04-2013).pdf DESPIECE RANGER.pdf -Vídeo explicativo para produção de mola
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  17. Não tente descravar o cano do bloco, é dor de cabeça certa. Leve o conjunto completo, apenas saque a biela do bloco e leve assim. Ele vai botar pra girar no torno e identificar os pontos altos, após isso vai pra prensa pra trazer eles pra baixo e esse processo se repete por várias vezes até o cano ficar o mais reto possível. É um serviço demorado e bem enjoado de fazer mas não é difícil, não deve sair muito caro. Boa sorte na lida.
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  18. Boa tarde Amigos Recebemos a triste notícia que nosso amigo Mazinho faleceu há alguns dias. Estava debilitado decorrente de Covid e outras complicações. Tive a satisfação de compartilhar sua amizade sempre marcada por generosidade, bom humor e extema inteligência. Rezemos por ele e por sua família. Abraços
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  19. Nessa postagem você pode se basear, pois as peças são parecidas, teria que tirar as medidas para certificar da compatibilidade entre elas. São duas postagens, essa que segue e ao longo dela tem a parte final, é só clicar no link que abre. Criei uma tabela das principais partes das Rossi Dione de acordo com o ano de produção, segundo minhas experiências e lembranças passadas.
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  20. @Daniel Martins boa tarde, veja esta postagem que fiz sobre compressor de molas, pode te dar um norte, pois como explico nessa postagem, já passei por isso.
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  21. @Daniel Martins posta fotos dela para se ter uma ideia! Esse projeto deve ser compatível com a Urko 3, pois a Fiora havia adquirido as instalações da antiga Urko!
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  22. Tenho interesse no rear bag amigo!!! 71987854192 Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
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  23. Creio que o êmbolo, cujo pino central de engatilhamento que também centraliza a mola helicoidal dentro do êmbolo, é o vilão pelo resultado obtido pois parte da energia é consumida pelo atrito pois como comentei não está centralizado (deve ser o êmbolo do vídeo ?). Brincadeiras a parte, vamos ver se os resultados com mola a gás serão melhores.
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  24. Pessoal segue a continuação do review da carabina CBC MAGTECH Youth 4,5mm - "Tuning", com a instalação de Mola a Gás objetivando aumentar a potência desta carabina Link da Parte I - Mini Review MAGTECH Youth Air Rifle - Parte I Link da Parte I I - MAGTECH Youth Air Rifle 4,5mm - Parte II - "Barrigada" (dissecando a MAGTECH Youth) Link da Parte III - "Tuning" - MAGTECH Youth Air Rifle 4,5mm - Parte III Peças utilizadas - Mola a Gás SMS M140 ou M150 Diâmetro da haste da Mola a Gás SMS - 8mm - Centralizador QUICKshot para Cometa 220 Nota: o centralizador foi modificado para ser instalado no Guia de Mola da MAGTECH Youth cujo pino centralizador possui diâmetro de 11mm, utilizamos broca de aço rápido 7/16 polegadas - 11,1mm - Arruela centralizadora da haste da Mola a Gás É necessário "amputar" o pino do Guia de Mola, ajustando o comprimento para ~ 5mm Pré compressão - 38mm Verificação do engatilhamento - OK Resultados Chrony Test CBC MAGTECH Youth 4,5mm com retentor Quickshot e Mola a Gás SMS M140 instalação normal Chumbos Rifle Premium Series Round e Flathead Chumbos Snyper e Rifle Diabolo Chumbo Excite ECON Chrony Test CBC MAGTECH Youth 4,5mm com retentor Quickshot e Mola a Gás SMS M150 instalação normal Chumbos Rifle Premium Series Round e Flathead Mola a Gás QUICKshot Meus agradecimentos ao Juliano Sanches da QUICKshot pelo envio das molas a gás http://quickshot.com.br Peças utilizadas - Mola a Gás QUICKshot MG182 40kgf - Guia de Mola de Ação CBC Nitro 800 - Arruela Centralizadora para Haste da Mola a Gás Modificações Necessárias no Guia de Mola de Ação Broca Aço Rápido - 8mm Uso de Escariador no furo Abertura para passagem e furo sede da Mola Helicoidal da Lâmina do Gatilho Vista Traseira do Guia de Mola Pré compressão MG182 Original - 32mm MG182 Instalado Carabina Desengatilhada Teste de Engatilhamento - OK Teste de Fechamento do Cano - OK Vista Lateral Esquerda Vista Superior Chrony Test Mola a Gás QUICKshot MG182 40 kgf - Haste Original Nota do autor: com este "setup", os disparos são acompanhados de estampidos na saída do chumbo, bastante similares aos que ocorrem em armas de ar PCP. Creio que este comportamento se deve a dois fatores: pressão elevada na câmara de compressão e cano curto (36cm), em resumo: no instante da saída do projétil do cano, o nível da pressão existente no cano ainda é suficiente para causar o estampido devido a expansão brusca do ar. Instalação de Mola a Gás QUICKshot MG182 40kgf com Haste Encurtada Comprimento da Haste Encurtada - 59mm Arruela Centralizadora para Haste Encurtada Diâmetro Externo - 20mm Diâmetro Interno - 8mm (furo não passante com profundidade de 2mm) Espessura - 4mm Conjunto Arruela + MG182 Encurtado + Guia de Mola Pré-compressão MG182 Encurtado - 16mm MG182 e Mola Helicoidal da Lâmina do Gatilho Instalados Teste de Engatilhamento OK Chrony Test Mola a Gás QUICKshot MG182 40 kgf - Haste Encurtada Nota do autor: com este "setup" , haste encurtada (pré compressão de 16cm), não ocorreram os estampidos observados no teste com a mola a gás MG182 40 kgf com a haste normal (pré compressão de 32cm) Finalização da Instalação Peça utilizada: Tampa da Culatra da Rossi Dione Vista Inferior da Tampa Vista Lateral da Tampa (simetria longitudinal) Vista Traseira da Tampa Modificações realizadas na Tampa Vista Inferior da Tampa Vista Lateral da Tampa Vista Traseira da Tampa Vista Superior da MAGTECH Youth com a Tampa Instalada Vista Lateral Esquerda da MAGTECH Youth com a Tampa Instalada Resultados Finais Obtidos em Cronógrafo Chrony Test Mola a Gás QUICKshot MG182 40 kgf - Haste Encurtada com Chumbo Rifle Premium Series Round e Flathead Chrony Test Mola a Gás QUICKshot MG182 40 kgf - Haste Encurtada Chumbo Rifle Snyper e Rifle Diabolo Chrony Test Mola a Gás QUICKshot MG182 40 kgf - Haste Encurtada Chumbo Excite ECON e JSB Match Premium Series Light Weight Agrupamento a 12 metros - MAGTECH Youth com Mola a Gás QUICKshot MG182 40 kgf com haste encurtada JSB MATCH PREMIUM SERIES LIGHT WEIGHT 0,475 g | 7,33 gr 5 Tiros
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  25. Pessoal segue o tópico sobre tuning da carabina CBC JADE mais 4,5mm recém lançada pela CBC. Tópico em homenagem aos amigos que me presentearam com a JADE mais Eduardo Macedo Antonio Claudemir Raufemann thtrassi TFHG Ricardo Köhler Fininho1410 Aurélio Alexandre9 ERICK VOLGARINI AndréCarboni MSadu Bordoni Variações sobre um mesmo tema ... Para quem tiver dúvidas, durante a leitura, sobre o ferramental necessário para desmontar e remontar a carabina JADE mais, recomendo a leitura dos tópicos abaixo: Link da Parte I - CBC JADE mais 4,5mm - Parte I - Mini review e testes http://carabinasdear...eview-e-testes/ Link da Parte II - CBC JADE mais 4,5mm - Parte II - "Barrigada" (dissecando a JADE) http://carabinasdear...-jade/?p=205785 Link da Parte III - CBC JADE mais 4,5mm - Parte III - Epílogo http://carabinasdear...ilogo/?p=205929 Capítulo I - Encamisamento da mola helicoidal Material necessário - Tubo de PVC soldável 20mm Ferramental necessário - luva de vaqueta - mini retífica com disco de corte - lima murça plana - serra para cortar o tubo de PVC - lixa para madeira 120 - lima miniatura plana Confecção da camisa de mola Corte um pedaço de 12cm Faça 4 cortes radiais no tubo de PVC, com a profundidade da lâmina de serra, conforme mostrado na foto abaixo Dobre os recortes para fora, até quebrar, de modo intercalado conforme mostrado na foto abaixo Com a lima murça plana, faça o acabamento O acabamento final deve ficar parecido com as fotos abaixo Em um recipiente de dimensões adequadas, aqueça água até a fervura Com o uso da luva de vaqueta, mergulhe a ponta do tubo de PVC na água fervente Com os dedos, dobre as quatro pontas para dentro Ato contínuo, ainda com o tubo de PVC aquecido, exerça pressão sobre uma superfície plana, conforme mostrado na foto abaixo. Mantenha a pressão até o tubo esfriar Usando a lima miniatura plana, faça o acabamento até obter a peça final A abertura deve permitir a passagem do pino do contra peso ("top hat") da JADE mais Nota do autor: para testes, usamos o guia de mola traseiro da CBC B19S pois neste momento, a JADE mais ainda estava montada. Verificação de compatibilidade das medidas da camisa com o êmbolo e a mola helicoidal da JADE mais A mola helicoidal não entra dentro do tubo de PVC Solução Com o uso da mini retífica com disco de corte, efetuamos um corte longitudinal no tubo Após o corte, eliminamos as rebarbas com o uso da mini lima plana e lixa de madeira 120 Lubrificação interna da camisa, contra peso e mola helicoidal com Graxa Branca Ponto de gota de 190 ºC Diâmetro externo do conjunto Camisa, Mola Helicoidal Conjunto Camisa, Mola Helicoidal e Contra Peso dentro do Êmbolo Instalação do Êmbolo e Mola Helicoidal dentro do tubo da carabina Verificação Final do Conector do Êmbolo Carabina desengatilhada Carabina engatilhada Funcionamento OK! :2guns: Mesmo com o diâmetro externo da camisa de 20,7mm, não há interferência no conector do êmbolo Esta preocupação, de interferência da camisa de mola com o conector do êmbolo, era devida ao diâmetro da mola helicoidal usada na JADE mais, ser inferior a 18mm. Mola Helicoidal Comprimento: 225mm Número de elos: 39 Diâmetro do arame: 3mm Diâmetro externo: 17,4mm Diâmetro interno: 11,6mm Chrony Test Mola Encamisada com contra peso versus Mola Encamisada sem contra peso Peso do contra peso - 58 gramas Medida da pré compressão com contra peso Medida da pré compressão sem contra peso 36,66 - 29,71 = 6,95mm Capítulo II - Utilizando Mola Helicoidal de menor comprimento Comparativo entre as molas helicoidais De cima para baixo: - Mola Helicoidal Original da CBC B12-6 comprimento :185mm diâmetro do arame: 3,02mm diâmetro externo: 18,7mm diâmetro interno: 12,57mm número de elos: 27 - Mola Helicoidal Alternativa para CBC B12-6 comprimento : 203mm diâmetro do arame: 3,01mm diâmetro externo: 18,3mm diâmetro interno: 12,3 número de elos: 30 - Mola Helicoiidal Original da CBC JADE mais comprimento :225mm diâmetro do arame: 3,0mm diâmetro externo: 17,4mm diâmetro interno: 11,6mm número de elos: 39 Comprimento da Mola Helicoidal Original CBC B12-6 - 185mm Comprimento da Mola Helicoidal Alternativa para CBC B12-6 - 203mm Detalhe da Instalação das Molas Helicoidais B12-6 Uso de arruela de encosto Medida da pré compressão Mola Helicoidal Alternativa B12-6 com contra peso A medida da pré compressão Mola Helicoidal Oriiginal B12-6 com contra peso ficou em torno de 1a 2mm devido ao menor comprimento desta mola. Vista da caixa de gatilho com a arruela de encosto Chrony Test Mola Original B12-6 versus Mola Alternativa B12-6 Nota do autor: devido ao maior diâmetro externo das molas para a B12-6, não foi possível utilizar a camisa de mola confeccionada em tubo de PVC o que resultou em vibrações muito nítidas na carabina durante os disparos. 20,5 ºC kkkkkkkkk Capítulo III - Aliviando a Lâmina do Gatilho Aviso Importante: A modificação do mecanismo de disparo deve ser realizada por pessoa experiente e com conhecimento. Observe sempre as recomendações de segurança contidas no manual de sua carabina e nos demais manuais dos fabricantes. No episódio Tópico CBC JADE mais 4,5mm - Parte III - Epílogo, vimos como regular o segundo estágio do gatilho da JADE mais e os resultados obtidos Parafuso ajustado no fim de curso (Total) Resultados Link da Parte III - CBC JADE mais 4,5mm - Parte III - Epílogo http://carabinasdear...ilogo/?p=205929 Neste Capítulo III - Aliviando a Lâmina do Gatilho, abordaremos um tuning básico que consiste na troca do parafuso de ajuste do segundo estágio, por outro de maior comprimento. Medidas do parafuso original Medidas do parafuso testado BIt PZ1 Chave Philips Determinação do comprimento máximo do parafuso Após várias regulagens e testes de engatilhamento e disparos, chegamos a este valor seguro Nota do autor: com esta regulagem, a carabina engatilha com segurança. Um aperto de mais um 1/4 de volta já ocorrem falhas no engatilhamento. Cálculo do comprimento máximo do parafuso (CMP) para o ajuste máximo possível CMP = 5,69 + 4,85 CMP = 10,54mm, adotando-se uma margem de segurança de 5%, temos CMP = 10mm Como encontramos somente o parafuso com 25mm de comprimento de rosca, vamos ajustá-lo na medida das nossas necessidades Mini retífica com disco de corte Nota do autor: o corte com o uso de micro retifica e disco de corte e posterior acabamento com lixa é importante para não "espanar" os fios de rosca da caixa de gatilho que é em polímero. Ficou um pouco mais curto, por outro lado mais seguro. (Curso útil em torno de 6 a 7 voltas) Creio que o parafuso ideal é o M4 x 10mm tipo allen cabeça abaulada Parafuso de aço inox Allen M4 x 10 Resultados Lembrem-se: uma vez tunado o gatilho, não deixar pessoas inexperientes manusearem a carabina sem acompanhamento e instruções prévias do proprietário, pois o gatilho fica muito sensível. Afinal, depois de alguns tuning, a carabina deixa de ser de uso geral, então somente atiradores experientes ou previamente instruídos devem manuseá-la para não ocorrer acidentes. Capítulo IV - Polimento do Desconector Aviso: o polimento exagerado do desconector e do conector pode resultar em perda destas peças, ou até mesmo do conjunto do gatilho se estas peças não forem vendidas no mercado de reposição. Deixe o parafuso do segundo estágio sem ação sobre o desconector Retire a mola de ação do desconetor conforme mostrado nas fotos abaixo Empurre o pino eixo da lâmina do gatilho (este pino também é o eixo do desconector) Retire a lâmina do gatilho e o desconector. Para tal, basta retirar o pino eixo Nota: observe a existência da mola de ação do primeiro estágio que fica localizada dentro da lâmina. Muito cuidado com esta mola pois não se encontra facilmente mola de dimensões similares para substituição As fotos abaixo mostram o conjunto montado fora da caixa de gatilho Neste Capítulo IV, vamos nos limitar apenas ao polimento do desconector, tendo em vista que caso o conector seja retirado, a sua reinstalação é muito trabalhosa. Área de contato com o desconector, indicada pela seta amarela Mola de ação do conector, indicada pela seta verde Dimensões da mola de ação do primeiro estágio Mola de ação do primeiro estágio comparada com uma "mola de caneta" Nota: a troca desta mola de ação do primeiro estágio por uma mais "suave" certamente trará benefícios principalmente devido ao longo curso deste estágio. Polimento do desconector Atenção polimento :geek: Não exagere senão .... Reinstalação do conjunto Lãmina, mola de ação do primeiro estágio, desconector e mola de ação do desconector Para facilitar, centralize os furos com auxílio de saca pinos (2, e 4mm) Instale o pino eixo Instale a mola de ação do desconector Complementando, com o parafuso de ajuste do 2º estágio na posição máxima, ao ser acionado o gatilho, a mola helicoidal de ação do primeiro estágio pode sair de posição ("escorrega" sobre o desconector), como mostrado na foto abaixo. Solução: com auxílio de uma chave de fenda 3mm, recoloque a mola helicoidal na posição e marque esta posição no desconector Com uma lima miniatura ou uma lima chata murça (use a borda da lima chata), faça um rebaixo no desconector de dimensões suficientes para "encaixar" a mola helicoidal Remonte o gatilho e faça testes de acionamento com o parafuso de ajuste na posição mínima (sem ação), intermediária e máxima e observe se a mola helicoidal se mantém no rebaixo. Monte a mecânica na coronha e faça testes :2guns: para ajuste do parafuso se necessário. Atualmente, no segmento de entrada, a CBC JADE mais é a única carabina com gatilho ajustável o que é excelente. O único senão deste gatilho é o longo curso do primeiro estágio. Em uma análise superficial, é possível diminuir este curso, mas como efeito colateral, teríamos que retirar o sistema de trava automática o que é contra indicado para o uso em lazer e iniciação no tiro esportivo. Curso do primeiro estágio da lâmina do gatilho da CBC JADE mais, sem a mola de ação do primeiro estágio - parafuso de ajuste do segundo estágio sem ação Curso 'do dedo" em torno de 6mm a 7mm antes de começar a acionar o desconector - parafuso de ajuste do segundo estágio em seu curso total Curso "do dedo" em torno de 12 a 13mm antes de começar a acionar o desconector. Imaginem deixar a lâmina nesta posição recuada, quase sem curso do primeiro estágio e ajuste "cabelinho" do parafuso do segundo estágio, certamente tem potencial para P10. Aviso Importante: A modificação do mecanismo de disparo deve ser realizada por pessoa experiente e com conhecimento. Observe sempre as recomendações de segurança contidas no manual de sua carabina e nos demais manuais dos fabricantes. Lembrem-se: uma vez tunado o gatilho, não deixar pessoas inexperientes manusearem a carabina sem acompanhamento e instruções prévias do proprietário, pois o gatilho fica muito sensível. Afinal, depois de alguns tuning, a carabina deixa de ser de uso geral, então somente atiradores experientes ou previamente instruídos devem manuseá-la para não ocorrer acidentes. Sobre a CBC JADE mais é isso...Tópico concluído ! Muito obrigado a todos do Fórum Carabinas de AR
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  26. Tem menino que nasceu anteontem, começou atirar ontem e hoje grita para o mundo dizendo e apostando que é o melhor. Humildade é a primeira virtude de um atleta.
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