Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Líderes

Conteúdo Popular

Exibindo conteúdo com a maior reputação em 04/02/2019 em todas áreas

  1. Sou Arbitro de WRABF da CBTE e o meu foco é o tiro esportivo. Assim sendo no tocante ao calibre, 98% dos que participam do campeonato brasileiro, utilizam calibre 4,5mm, pois as aferições são feitas com gabarito de 5,5mm. Apesar das PCPs praticamente não vibrarem, o 5,5 erige mais volume de ar para o deslocamento do chumbo, ainda que minima, há uma diferença na movimentação da carabina. Já fui detentor do recorde brasileiro de WRABF mola em 2017 com 246 pontos e uma FEIN 300S. o recorde atual é de 246,06 Fui um dos poucos que usaram esta maravilha, construída para tiro olímpico de 10m com VO de 547 FT/sec. Claro que fiz modificações e usei chumbo mais leve para atingir uns 620 FT/sec. Ná época muitos atiradores riram, mas no campeonato Brasileiro de 2018, fiquei em quarto lugar com a mesma FEIN 300S e pasmem, os 7 primeiros colocados, até os que riram anos atrás, foram de FEIN 300S. Nas PCPs, 90% eram Steyrs Toda esta explanação acima, foi com o intuito de comentar que muitas PCPs não conseguem esta pontuação. Sim Porque exitem ruins, boas e excelentes . As excelentes custam pelo menos uns R$15000,00 ou mais. As excelentes de mola , também são caras, de ter visto na final do Brasileiro de 2017, dois cearenses, O Glllies e o Emanoel fazerem mais de 240 pontos com Gamo CFX Royal. O Emanoel infelizmente faleceu no ano seguinte em um acidente e ele era o Tunador das CFX. Claro que as carabinas, sejam lá quais forem, precisam ser tunadas e ajustadas e exigem muuuuuuito trabalho e dedicação. O pessoal faz muita fé nos Gas ram. É muito bom, mas uma carabina de mola com a VO certa para o chumbo que o cano dela gosta, a mola bem encamisada, bucha de PU, anéis de Delrin ou Teflon no pistão e polimento do pistão e câmara, fica excelente. Com a vantagem de poder ajustar a mola para a VO que precisa. O Gas ram não pode mudar a VO. O atirador sério, independente da atividade ou modalidade tem que entender que toda carabina precisa ser mexida para se obter precisão. Agora se for para tiro na lata no Sítio ou quintal, até estilingue serve. Abração para todos
    4 pontos
  2. Primeiro gostaria de parabenizar esse formato de tópico. Estimula a participação da galera que anda sumida, como eu. Em relação ao questionamento “será mesmo que ter uma arma de PCP é indispensável para que o atirador continue evoluindo e se tonando melhor?” A resposta pra mim é categórica: NÃO. Aliás, penso que as variantes envolvidas no tiro com carabina de mola tendem a forjar atiradores melhores do que as carabinas PCP. Em relação à comparação entre as duas, não faz o menor sentido. São coisas totalmente distintas! A preferência por uma ou outra vai depender de gosto pessoal, disponibilidade de grana e das necessidades do atirador... Eu particularmente já tive PCP e não pretendo ter outra novamente. É Muito trambolho pra carregar! Prefiro a praticidade das carabinas de mola!
    2 pontos
  3. Tive oportunidade de ser um dos primeiros a receber este lançamento pela Elite Airguns de um kit inovador possibilitando o uso de gasram em HW30, quero agradecer ao Rui Saiki que cedeu sua carbina para que eu pudesse fazer um review e ao Evandro da Elite Airguns por intermédio do Eduardo Macedo.. Segue o vídeo:
    1 ponto
  4. O sistema PCP é uma evolução. Não há muito o que discutir, se estivermos falando de exatidão e precisão. Se qualquer membro do fórum recebesse uma proposta de ganhar R$1.000.000,00 para acertar um dado alvo a 50 metros, podendo dar apenas 1 disparo, porém podendo escolher qualquer carabina de mola ou PCP encontradas no mercado, quem aqui escolheria uma carabina de mola no lugar de uma Steyr ou de uma FX? Exatidão e precisão são dois dos critérios mais importantes na avaliação entre dois sistemas de tiro diferentes. Há outros quesitos, que dependendo da utilização, também podem ser igualmente importantes, mas somente se a precisão e a exatidão forem suficientemente boas. Me refiro a durabilidade, manutenção, peso, custo etc. Por exemplo, de nada adiantaria comparar uma carabina a mola com algum sistema hiper-preciso e tão avançado que jamais chegaria ao mercado por custar 300 mil reais cada carabina. Já as PCPs, ao contrário, são bastante acessíveis. Um pouco mais caras que as carabinas de mola, mas nada que as torne impossíveis de serem adquiridas. Por esses motivos eu considero, sim, as PCPs uma clara evolução quando estamos falando de carabinas de ar, e quando estamos falando de tiro esportivo. Tenho um amigo que dirige um Porsche 911 da década de 70, e ele, que tem recursos e já dirigiu outros modelos das décadas de 90, 2000, e 2010, afirma sem titubear que não troca o 74 dele por nenhum outro, pois nenhum lhe dá o mesmo prazer ao dirigir. Desde o ruído do motor, até a falta de direção hidráulica e freios ABS, tudo o torna diferente de um carro moderno. Ele também consegue "sujar as mãos" fazendo a manutenção em um carro de uma época onde a mecânica dos automóveis era muito mais simples. Ele mesmo conserta, regula, troca peças, o que para alguns é uma outra fonte de prazer além do prazer de dirigir. Um Porsche 2018 é uma clara evolução sob todos os ângulos da engenharia automobilística. Eu não vou discutir isso, não vou argumentar o contrário. É assim com as PCPs. Eu conheço as PCPs. São mais exatas, mais precisas, têm menos recuo e em geral menos ruídos que as carabinas a mola. Hoje em dia, no entanto, eu só tenho carabinas a mola. Adoro atirar e sentir o recuo que elas fazem. Adoro abrir a carabina para mexer nela. Adoro colocar uma latinha no bolso e estar pronto para passar o dia inteiro atirando, sem ter que me preocupar com nível de pressão, com bomba ou compressor, com tanques que não cabem em nenhum bolso de casaco que eu tenha visto até hoje. Adoro a simplicidade de uma bela arma a mola, em contraponto à complexidade das PCPs. As PCPs são a meu ver uma clara evolução, mas a minha Weihrauch a mola é meu Porsche 74.
    1 ponto
  5. Perfeito! Não tem "carabina perfeita". Mesmo as HW77/97, TX200... Não tem quem não mexa nelas. Procedimento padrão nas carabinas de mola "top" é exatamente este que citou. Pessoal busca deixar a carabina mais suave tanto para armar quanto nos disparos. Eu tive uma TX200 (que choro até hoje por ter vendido) e ela foi mexida para ficar do jeito que eu queria. PCP's, a maioria delas tem variação de velocidade maior do que as de mola top. Precisam de reguladores, de ajustes, horas de tunning para diminuir o spread. "O atirador sério, independente da atividade ou modalidade tem que entender que toda carabina precisa ser mexida para se obter precisão." Assino embaixo. Quanto a PCP ser ou não indispensável, digo que depende dos objetivos de cada um. Penso o mesmo aqui também.
    1 ponto
  6. Olá, pessoal! Essa é uma discussão interessante, onde não tratamos apenas de dizer se PCP é melhor que Springer, ou se Gás Ram é melhor que Mola. Mas sim, do quanto isso influencia na evolução do atirador. E evolução, não significa apenas pontuações mais altas, mas sim, aplicação correta das técnicas, controle emocional, etc. Nas provas de papel a 25m, por exemplo, se um atirador utiliza uma arma mediana, com mola, sua pontuação inicial não será tão alta, mas nada impede que ele evolua em suas técnicas e a pontuação vá melhorando ao ponto que ele continue praticando. Vou citar o meu caso como exemplo: comecei no tiro esportivo com uma Gamo SOCOM Tactical 4,5 na mola, fiz 269 pontos em minha primeira participação no papel 10m. No outro mês, já com um kit olímpico da Elite, com Gás Ram de 35kg, minha pontuação subiu pra 280. Houve uma evolução? Sem dúvidas. Após alguns meses de treino, minha pontuação chegou a 288, ainda com o Gás Ram. Juntei uma grana e me dei de presente a tão sonhada HW50s, arma de mola. Minha pontuação subiu pra 292. O que percebi aí é que, não é o Gás Ram que fez tanta diferença, mas sim, a construção da arma num todo, a força da mola e os ajustes feito na arma. Conheço um atirador que não gosta do Gás Ram e faz excelentes pontuações com uma B12-6 na mola. Então, não vejo o tipo de arma como fator primordial para a evolução do atirador, mas sim, como um auxílio. Para a evolução do atirador, nada trás mais resultado que o treino orientado, com correção de erros. Lembro que um grande amigo citava o processo jesuítico pra mim: "Repetição com correção leva a perfeição". Até então, não vi nada mais apropriado que isso para a evolução no tiro esportivo.
    1 ponto
  7. Não há duvidas que uma PCP é melhor, mas o custo delas é altíssimo.
    1 ponto
  8. Acho q é como aprender andar de bicicleta, no início tem q colocar as rodinhas, até que haja evolução... O esporte de tiro esportivo acontece da mesma forma, uma pessoa iniciar em uma pcp estará pulando algumas etapas.
    1 ponto
  9. O desafio da mola me atrai muito.... Tenho PCP mas uso bem pouco.....acredito que cada atirador procura a arma que mais lhe atrai seja mola ou PCP Quem realmente gosta do tiro esportivo sempre tem opções ....difícil achar um atirador que só tenha uma arma
    1 ponto
  10. Creio que PCP's ou GR's possuem em suas características similaridades e diferenças. As aplicações destes modelos acabam se tornando um tanto quanto restritos, quando são utilizadas para fins específicos, ou seja, nem sempre as facilidades e desenpenhos encontrados em uma PCP, terá também uma boa praticidade. Tenho uma PCP, porém, acabo de adquirir uma Gamo Hunter IGT. Assim os dois modelos suprirá praticamente todos os anseios do atirador.
    1 ponto
  11. Bom, como não conheço não posso opinar, mas vou acompanhar esse tópico para me informar melhor.
    1 ponto
  12. Boa Tarde! Ainda não tive a oportunidade de usar uma PCP de qualidade. Comecei pelo bem básico, as uns 15 anos atras, uma URKO, e fui evoluindo. Agora já faz muitos anos que tenho uma Hatsan 95, kit GR 55 kg. Eu realmente estou satisfeito com a arma, as vezes penso em adquirir uma mais agressiva, mas os preços não ajudam. Acho que tendo condições, com certeza a PCP é uma boa pedida, mas também acho que não é indispensável. Depende muito da atividade que queira ser executada...
    1 ponto
  13. Minha opinião é que são tiros diferentes. Nas de mola (tanto na helicoidal quanto nas gas ram) temos o duplo recuo, ausente nas pcp. Dominar os fundamentos e conseguir bons resultados em armas de mola é mais difícil do que em pcp. Claro que, em se tratando de armas top de linha essa diferença diminui. Enfim. Somente uma opinião minha. Bons tiros
    1 ponto
  14. Concordo com a posição do Raufemann. Quando me meti a buscar uma PCP pra competir e ter que ficar medindo e pesando chumbo o tiro esportivo virou um fardo e não um hobby. Uma PCP pra mim hoje é dispensável pelo tiro que busco, que n passa de atirar em cilindros de co2 vazios ou garrafinhas de refri 200ml. Agora se o objetivo do atirador é extrema precisão tem diversas PCPs de R$10.000,00 ou mais, se é isso que o atirador procura. Inclusive estou me desfazendo das armas que tenho pra ficar só com a CFX pq as outras já não me dão mais diversão, a vida já é problemática demais pro tiro virar mais um deles.
    1 ponto
  15. Em resposta ao tópico, acho que as PCPs não são indispensáveis. Na verdade, creio que a aplicação é o melhor critério para definição entre PCPs ou springs. Mesmo porque a aplicação vai definir qual PCP atenderá a aplicação desejada, e o custo da criança e seus periféricos. Venho experimentando sucessivos downgrades desde minha entrada no tiro esportivo. Iniciei com springs, "evoluí" para as PCPs e agora "involuí" para as springs. ? Tenho a impressão de que alguns colegas confundem a evolução da arma com a evolução do atirador. De fato as PCPs ajudam na obtenção de melhores resultados por consequência de algumas características próprias delas, contudo, não acredito que promovam por si, o crescimento técnico de um atirador. Na verdade o que ocorre, diferente do que possa parecer, é que ela exige menos do atirador. Essa é minha experiência, espero que seja útil. Grande abraço a todos.
    1 ponto
  16. Depende do propósito e do bolso do atirador. Não vejo como evolução, acho categorias distintas para propósitos distintos, porém sou atirador meia boca e meu lance é só umas latinhas e me divertir, acho que o dia que o tiro se tornar algo chato demais, isso já quase aconteceu, eu largo o tiro de ar. Toda arma tem seu propósito, seja de uma estilingue até uma 50mm, uma .50 por exemplo não agrupa 1cm em 50m, mas cumpre seu propósito, ficou chato demais esse lance de comparar carabina somente pelo que ela agrupa, eu por exemplo não curto carabinas FX Royale, sei que são top, agrupam bem etc, mas não curto carabina com 38363738 metros de comprimento se ainda tenho que levar um cilindro, pra isso levo a de mola então e me divirto igual. É pessoal o lance, foi uma evolução de tecnologia? Sim. É indispensável? Depende de você e somente de você, a minha opinião pouco importa.
    1 ponto
  17. Pessoal segue a continuação do review da carabina CBC Jade PRO 4,5mm recém lançada pela CBC. Optei por dividir o review em partes devido a grande quantidade de fotos. Link da Parte I - CBC Jade PRO 4,5mm - Parte I - Mini review e testes http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/15454-cbc-jade-pro-45mm-parte-i-mini-review-e-testes/?do=findComment&comment=263834 Link do Tópico CBC Jade PRO 4,5mm - Parte III - Epílogo (Mola a Gás) http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/15501-cbc-jade-pro-45mm-parte-iii-epilogo-mola-a-gas/?do=findComment&comment=264473 Link do Tópico CBC Jade PRO 4,5mm - Parte IV - Mais do Mesmo (Mola a Gás com Êmbolo da Elite GII) http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/15638-cbc-jade-pro-45mm-parte-iv-mais-do-mesmo-mola-a-gas-com-embolo-da-gii-elite/ Link do Tópico CBC Jade PRO 4,5mm - Parte V - The Final Cut http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/15691-cbc-jade-pro-45mm-parte-v-the-final-cut/ Link do Tópico CBC Jade PRO 4,5mm - Parte VI - Êmbolo Alongado http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/15696-cbc-jade-pro-45mm-parte-vi-embolo-alongado/ Retirada da mecânica da coronha Bit PH3 O processo de desmontagem é idêntico a da Jade Mais Detalhes podem ser vistos no Tópico CBC JADE mais 4,5mm - Parte II - "Barrigada" (dissecando a JADE) disponível no link abaixo http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/12052-cbc-jade-mais-45mm-parte-ii-barrigada-dissecando-a-jade/?hl=%2Bcbc+%2Bjade Jade PRO versus Jade MAIS Peso da coronha 702 gramas Curso do êmbolo - posição de referência do êmbolo com a carabina desengatilhada - posição do êmbolo com a carabina engatilhada - Curso do Êmbolo 104,5mm Para a retirada da mola é necessário compressor de molas e dispositivo adequado para a Jade ] Como confeccionar este dispositivo pode ser visto em: Dispositivos "Home Made" para manutenção de carabinas de pressão http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/14901-dispositivos-home-made-para-manutencao-de-carabinas-de-pressao/?hl=dispositivos Antes de usar o compressor de molas é necessário retirar a haste de segurança do gatilho, procedimento idêntico a da Jade MAIS - "Quebre o cano" - Com um alicate de bico redondo, libere a tensão da mola - Empurre levemente o pino eixo da trava, sem no entanto retirá-lo completamente - Retire a trava da lâmina - Retire a haste de segurança - Feche o cano e a carabina está pronta para ser levada ao compressor de molas Posicione a carabina no compressor de mola e encaixe o dispositivo na parte traseira da caixa de gatilho Exerça uma pequena pressão no compressor de mola e com auxílio de um saca pinos, remova o pino trava da caixa de gatilho Libere aos poucos a pressão da mola helicoidal Retire a caixa de gatilho Caixa de gatilho da Jade PRO e a arruela de encosto Esta arruela de encosto é a mesma usada na GII Mola Helicoidal, a mesma usada na GII 41 elos Peso 188 gramas Diâmetro do arame 3,8mm Comprimento Diâmetro externo 20,25mm Diâmetro interno 12,49mm Nota do autor: algumas dimensões não representam as medidas nominais de uma mola virgem pois esta mola já possui uma deformação permanente devido a pré compressão. Retirada do Êmbolo Aqui há uma diferença sutil em relação a Jade MAIS Anel Elástico da Jade PRO Ferramenta correta Alicate para anéis externo 0,9mm - referências Gedore 8000 A 0 reto ou 8000 A 01 90º ou ou 8000 A 02 45 graus Na falta da ferramenta correta temos: Chave de fenda 3mm e chave de relojoeiro Chave de fenda 3mm e sonda exploradora (usada por dentistas) Editado em 23/10/2016 contemplando o uso da ferramenta correta optamos pelo seguinte modelo: Alicate para anéis externo 0,9mm - GEDORE 8000 A 01 90º Pronto ! basta retirar a alavanca de armar e em seguida retirar o êmbolo Êmbolo (nota do autor: a posição do paquímetro em relação a peça medida visa apenas ilustrar a medida) Possui guia de mola interno, bem comprido. A seta indica até onde chega a extremidade do pino guia de mola incorporado ao êmbolo. O comprimento deste pino é de 104,79mm Peso 332 gramas Eita ferro.... O êmbolo da CBC Montenegro Special GII pesa 281 gramas (51 gramas a menos) pois tem o pino centralizador de menor comprimento O êmbolo da HT80 / 95 pesa 337 gramas e tem maior comprimento Comprimento com o retentor - 175,4mm Diametro externo Parte frontal Parte central Parte posterior Profundidade do êmbolo - 157mm Retentor - basicamente é o mesmo da Hatsan Strike Edge, HT 80 / 95 Janela de engatilhamento (11,27 x 11,98) Comprimento do "rasgo" guia da sapata da alavanca de armar (biela) - 128,5mm Largura do "rasgo" 8,69mm Limpeza do cilindro Comprimento interno do cilindro 31,5cm Diâmetro interno do cilindro 26,70mm Volume da câmara de compressão - 58,5 cm3 V = [(Pi x D2) /4] x deslocamento do êmbolo D = 2,67 cm deslocamento do êmbolo = 10,45cm V = 58,5 cm3 Bônus Dispositivo para troca de retentor Rolamento Axial de Esferas Molas Helicoidais - Cometa Fênix 400 / Fusion e Beeman 1074 Mola Helicoidal Cometa New Fênix Diâmetro do arame - 3mm Pré compressão da Mola Helicoidal da Cometa Fênx 400 na CBC Jade PRO com Rolamento Axial de Esferas - 18,02mm Resultados do Chrony Test - CBC Jade PRO equipada com Rolamento Axial de Esferas e Mola Helicoidal da Cometa Fênix 400 Mola Helicoidal Beeman 1074 Diâmetro do arame - 3,2mm Pré compressão da Mola Helicoidal da Beeman 1074 na CBC Jade PRO com Rolamento Axial de Esferas - 39,41mm Resultados do Chrony Test -CBC Jade PRO equipada com Rolamento Axial de Esferas e Mola Helicoidal da Beeman 1074 "Peso" do gatilho lâmina QUICKshot CBC Jade PRO obtidos com Lyman Trigger Pull Gauge A troca de lâminas do gatilho é o mesmo procedimento da para a linha CBC Jade Link do Tutorial - Lâmina de Gatilho Ajustável QUICKShot para CBC Jade http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/14833-tutorial-lamina-de-gatilho-ajustavel-quickshot-para-cbc-jade/?hl=%2Bcbc+%2Bjade Conclusões: - cano da Jade com reforço no bloco do cano Parafuso de fixação do cano com cabeça Torx - T27 Alça e massa de mira padrão da linha Jade - caixa de gatilho padrão da linha Jade - exceto pelo diâmetro da arruela de encosto - cilindro da CBC Jade porém de maior comprimento interno (24 cm versus 31,5cm) Jade PRO - 31,5cm Jade Mais - 24cm - alavanca de armar da GII porém sem o zarelho - êmbolo com desenho e peso diferente ao da GII Comprimento do pino guia de mola é maior no êmbolo da Jade PRO O diãmetro externo na região da janela de engatilhamento é maior no êmbolo da GII o que provê melhor centralização no ato de armar a carabina. - mola helicoidal da Montenegro GII - arame de 3,8mm Tópico Concluído
    1 ponto
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante