Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Manutenção Básica - Lubrificação


Posts Recomendados

só pra esclarecer de vez...

passar molykote na câmara para diminuir atrito com o embolo é ou não eficiente?

ouço dizer que é bom e ajuda diminuindo o atrito, e ouvi outras pessos dizerem

que não faz diferença alguma...e agora?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

só pra esclarecer de vez...

passar molykote na câmara para diminuir atrito com o embolo é ou não eficiente?

ouço dizer que é bom e ajuda diminuindo o atrito, e ouvi outras pessos dizerem

que não faz diferença alguma...e agora?

 

Opa Under!!! Vou repetir a você o que ouvi do Franco da Alterama quando falavamos sobre um assunto parecido: "Na câmara não se passa nada além de pasta G no momento de uma possível desmontagem para manutenção de troca de bucha, mola, etc..."

O atrito deve existir, até porque sem ele a vedação da câmara seria deficiente.

 

Abração! :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então, mas o que veda a câmara é a bucha..se ficar com muito atrito, do tipo metal-metal, além de vibração, rangidos, deve

desestabilizar a carabina, consequentemente o chumbo...se tiver um quiabo de liso, minha opinião, acho que ajuda muito...

mas falo com experiencia apenas em outras funções, sem ser especificamente na carabina...

se existe essa graxa com a função de diminuir atrito, é pra ser eficiente, mas a dúvida é específica...

se alguem testou com e sem lubrificação e souber/ conseguir provar ou demonstrar se é bom ou não ou indiferente, ficaria muito contente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se tiver atrito de metal contra metal é sinal que a bucha mórreu hehehehehe

 

:thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom na parte metálica externa wd40 excelente resultado mas com um segredo , sempre guardar no plastico,,,,, pois 90% das armas que conheço vem de fabrica com esse plastico , e depois na capa ou case o wd 40 segura muito bem ,o singer é bom mas ressecou uma alça de mira de plastico de uma gamo expo que tive , na parte interna tendo gas ou não,,,,,,,,,,,,,, lubrifico com bissulfeto de mobilidenio, passado com pincel na bucha(retentor do embolo) e o pistão para que não acha atrito como cilindro , pois estando seco pode romper a bucha e raspar , riscando todo o cilindro , sendo necessário o polimento do mesmo.

COMETA 400 4,5 MM

CBC JADE MAIS 4,5MM (PAPEL)

 

Aqui não,Posso até não ser simpático Comigo não tem desculpa
Minha criação é chucra, A verdade ninguém furta
Sou bruto, rústico e sistemático

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Cronografei a minha TX antes e depois de refazer a lubrificação.

É possivel visualizar que a limpeza e relubrificação faz a diferença no comportamento da carabina.

 

lubrificao.jpg

 

O Spread caiu 0.8m/s e a energia aumentou em 1.37J

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

na parte da frente se tiver metal-metal sim, bucha morta...

agora, e na parte de trás, entre a câmara e o embolo, tem metal-metal...

alí então compensa passar...

 

Não existe contato de embolo com parte interna na camera!!!

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não entendi karolaza..o embolo se movimenta dentro da camara, não?

acho que estou usando palavras erradas pra explicar...

quando disse passar molykote, era passar em todo o embolo, desde a frente, até o final...

Editado por under
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não entendi karolaza..o embolo se movimenta dentro da camara, não?

quando disse passar molykote, era passar em todo o embolo, desde a frente, até o final...

 

O embolo se movimenta dentro do cilindro porem o atrito só existe na ponta que nesta fica a bucha, a parte trazeira do mesmo fica sob pressão da mola/guia ou gasram, é como se o embolo ficasse flutuante dentro do clindro. Eu ultimamente só uso silicone puro na hora da montagem do embolo na própria bucha, não precisa de mais nada.

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

compreendo...

era essa dúvida mesmo...achei que na parte traseira poderia haver algum contato metal-metal,

sendo necessário fazer alguma lubrificação...

vlw!

Se tiver mal alinhado principalmente isso ocorre muito com gasram onde muita gente instala de forma errada pode ocorrer sim. :thumbsup:

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 months later...
  • 3 weeks later...

Doberman, boa noite.

Depois de muita pesquisa, comprei uma Hunter 440 4,5.

Tenho um espaço em casa de mais ou menos 15 metros, onde me permite atirar praticamente todos os dias.

Estou notando que o rangido da mola, quando basculo o cano, esta aumentando.

Procurei um armeiro onde eu moro, e o mesmo disse que este rangido mais forte é caracteristico desta arma, pois o que gera este ruido é o empeno natural da mola da arma.

Lendo o seu post, ví que voce valoriza inclusive a lubrificação da mola. Voce acha que posso insistir e lubrificar a mola, ou é natural mesmo.

Treino papel 10 metros, mas nada formal, faço apenas para distração, e não tenho interesse em competir. Portanto não acho que preciso, pelo menos no momento, instalar gas ram.

Uso pano de algodão para limpeza externa sempre que paro de atirar, ainda não usei óleo no cano. Está correto?

Posso seguir suas dicas de limpeza?

Obrigado. Marcelo Tette


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

O embolo se movimenta dentro do cilindro porem o atrito só existe na ponta que nesta fica a bucha, a parte trazeira do mesmo fica sob pressão da mola/guia ou gasram, é como se o embolo ficasse flutuante dentro do clindro. Eu ultimamente só uso silicone puro na hora da montagem do embolo na própria bucha, não precisa de mais nada.

 

É exatamente o que faço, passo uma camada bem fina de graxa no pistão só para evitar que enferruje, não pelo atrito, pq esse não deve existir, salvo algum problema mecânico. Silicone muito pouco na bucha só para facilitar a montagem. Graxa grossa na mola, graxa branca nos contatos do gatilho. Na parte externa CorrosionX (metal), silicone puro sem solventes nos o`rings e finalmente um lustra moveis de 6 em 6 meses na coronha (madeira).

A vantagem de ser inteligente é que podemos fingir que somos imbecis, enquanto o contrário é completamente impossível (Woody Allen).

 

 

Beeman HW 100 T FSB .177

Hatsan AT44-10.22 regulada

CZ Slavia 631 Lux

CBC Montenegro F18 Classic B19-14 .177

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Doberman, boa noite.

Depois de muita pesquisa, comprei uma Hunter 440 4,5.

Tenho um espaço em casa de mais ou menos 15 metros, onde me permite atirar praticamente todos os dias.

Estou notando que o rangido da mola, quando basculo o cano, esta aumentando.

Procurei um armeiro onde eu moro, e o mesmo disse que este rangido mais forte é caracteristico desta arma, pois o que gera este ruido é o empeno natural da mola da arma.

Lendo o seu post, ví que voce valoriza inclusive a lubrificação da mola. Voce acha que posso insistir e lubrificar a mola, ou é natural mesmo.

Treino papel 10 metros, mas nada formal, faço apenas para distração, e não tenho interesse em competir. Portanto não acho que preciso, pelo menos no momento, instalar gas ram.

Uso pano de algodão para limpeza externa sempre que paro de atirar, ainda não usei óleo no cano. Está correto?

Posso seguir suas dicas de limpeza?

Obrigado. Marcelo Tette

 

 

 

Opa Marcelo! O nosso amigo Edu deu uma boa dica quanto a mola veja só:

 

É exatamente o que faço, passo uma camada bem fina de graxa no pistão só para evitar que enferruje, não pelo atrito, pq esse não deve existir, salvo algum problema mecânico. Silicone muito pouco na bucha só para facilitar a montagem. Graxa grossa na mola, graxa branca nos contatos do gatilho. Na parte externa CorrosionX (metal), silicone puro sem solventes nos o`rings e finalmente um lustra moveis de 6 em 6 meses na coronha (madeira).

 

 

Quanto as outras dicas claro que pode seguir se quiser, sem problemas. Veja, com o tempo cada qual achará seu ponto quanto ao que julga necessário fazer em suas armas. Porém, estas dicas, são básicas e com a intenção de "clarear" um pouco a vida dos iniciantes antes que eles comentam erros que muitos de nós já cometemos tempos atrás.

 

É normal um ranger maior da mola com o tempo, principalmente se não existir nenhum tipo de lubrificação nela (um pouco de graxa).

 

Abração!!! :thumbsup::thumbsup::thumbsup:

Editado por Doberman

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Pessoal!!!

 

Seguindo a idéia do nosso amigo Cyntra, vou postar umas dicas de lubrificação básica para iniciantes, em armas de mola ou GR, são dícas bem simples mas espero que ajudem a quem estiver começando no nosso esporte e quer manter sua arma sempre em dia.

 

Como eu já havia dito em outro post as armas de pressão (mola) são desenvolvidas para QUASE manutenção zero, diferente das armas de fogo onde há o fator pólvora envolvido e que pode ocasionar realmente muitos problemas em algumas armas caso não seja feita a desmontagem e limpeza adequadas, as armas de pressão praticamente são imunes a esses problemas.

Já atirei com armas de amigos e conhecidos que simplesmente ficaram guardadas durante anos e que ainda "cuspiam" chumbo de forma decente mesmo depois de anos sem qualquer manutenção.

 

Eu procuro lubrificar minhas armas uma vez por mês, já que atiro praticamente todos os dias vejo esse prazo como ideal para o meu uso, cada qual perceberá visualmente até se há a necessidade de um prazo maior ou menor.

 

Quando eu usava armas de mola eu pingava 4 a 5 gotas de óleo na própria mola, hoje com o GR não uso absolutamente nada, alguns dizem para usar uma gota de silicone na câmara na área da bucha, em conversa com o Franco discutimos sobre esse assunto e ele me disse literalmente que na área da bucha não se usa nada pois qualquer tipo de lubrificante possivelmente trará o acumulo de sujeira que pode prejudicar a bucha e consequentemente a câmara, fora que o efeito "lubrificante" do silicone sumirá em poucos disparos.

 

Basicamente divido a lubrificação das minhas carabinas assim:

 

Após o uso: Óleo em toda parte externa (metal), passado com um pano seco e limpo para limpar as digitais e evitar aparecimento de ferrugem na oxidação, em quantidade suficiente para deixar apenas uma fina (BEEEM FINA MESMO) película protetora sobre as partes metalicas. Não se gasta 5 minutos para fazer isso e faz uma diferença enorme a longo prazo. Especial atenção e cuidado deve ser dada as armas com coronha de madeira que podem manchar ao contato com o óleo a longo prazo.

 

Mês a mês (ás vezes até um pouco mais dependendo do uso de determinada arma): Lubrificação dos maiores pontos de atrito, como por exemplo: articulação do cano, alavancas e pinos. Apenas uma gota de óleo nesses pontos é mais que suficiente para manter tudo funcionando sem rangidos e com menor desgaste possível.

 

Se não vou usar a carabina por longo período (caso raaaaaro comigo hehehe): Faço também além de tudo mencionado a lubrificação com a escova de crina no cano (ou no esquema do algodão, vide http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/580-video-limpando-o-cano-da-sua-airgun/), pingo "meia gota de óleo" na escova e passo no cano, o mesmo esquema, uma pelicula beeeeem fina para evitar a ferrugem.

 

Desmontagem completa e sistema de gatilho: Não indico a quem esta iniciando pois exige o uso de ferramentas, conhecimento e pode danificar sériamente a carabina ou até mesmo causar ferimentos aos desatentos e azarados de plantão eheheheheh.

 

Os lubrificantes que uso são: Polarprot L75 da Alterama, uso a algum tempo e é meio que um faz tudo, tem ótimo CxB e dura bastante; óleo Singer, uma das melhores opções para lubrificar a carabina e se encontra em "qualquer lugar" praticamente.

 

Galera é isso, espero ter ajudado a tirar algumas dúvidas de quem esta começando, aos que já tem experiência vamos postando mais dicas pra galera iniciar com o "tiro direito" hehehehehehhe

 

Abração!!! :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

Belo assunto mais nas minhas carabina logo que compro eu coloco papel contate transparente sobre a parte extena do cano e da parte externa da camara ai pronto não precisa usa nenhum tipo de lubrificante da carabina em na parte externa e nem na interna.

abraços...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 months later...
  • 4 months later...
  • 3 weeks later...

Gostei das informações postadas, muito útil e pratico manter as nossas carabinas limpas e sem ferrugem.

 

Estou salvando na minha lista de favoritos.

 

Valeu.

Leal

(31) 8871.2826

www.lealrep.com.br

Skipe: rogerio_leal1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Opa.

 

Dando mais um UP no tópico,

 

Li um artigo sobre lubrificação no blog da Pyramyd Air que me chamou atenção em dois pontos.

http://www.pyramydair.com/blog/2012/02/how-to-lubricate-your-spring-piston-airgun/

 

1) Uso de lubrificantes a base de silicone

Segundo o autor, não se deve usar lubrificantes a base de silicone para peças de metal, pois são para uso em peças plásticas sujeitas a pequenos esforços. Diz também que há relatos que lubrificantes a base de silicone podem decompor-se em dióxido de silício dentro da câmara de compressão (basicamente, teríamos areia nas paredes da câmara).

 

2) Lubrificação da bucha com óleo sintético para motor.

O autor afirma que o uso de apenas uma gota de óleo sintético para motor sobre a bucha e a parte frontal do pistão garantirá lubricidade por anos!

 

Bem, se considerarmos que óleos sintéticos dentre outras características são mais resistentes ao calor do que os óleos ( e produtos ) minerais, pode ser que o seu uso preserve as buchas e propicie mais durabilidade.

 

Abs

_________

Aurélio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Srs,

segue link informativo sobre a graxa de silicone da Elite, particularmente após o uso deste produto notei maior durabilidade e lubrificação interna (ainda que pouco e somente o necessário).

Fica a dica.

http://eliteairguns.com.br/uploads/Ficha_tecnica_pt.pdf

Bam B19-17 5.5

Hatsan HT- 125 5.5

Cometa Fusion 4.5

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

Bem, se eu entendi tudo é assim:

 

- Interior do cano ---------- Seco

- Exterior da arma --------- óleo Singer

- Interior da arma ---------- graxa de molibdénio (por interior entenda-se mola, guias, piston e gatilho)

- Bucha ----------------------- meia gota de silicone puro

- coronha --------------------- spray para limpeza de móvei ou óleo vegetal

balaziosdearcomprimido.blogspot.pt Feinwerkbau FWB 300s + Hawke Vantage 4-12X40 AO HW 50s + Hawke Varmint 6-24X44 SF<p>Air Arms TX200 + Falcon 10-50X60

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante