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Manutenção Básica - Lubrificação


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Faltou adicionar a graxa de molibdenio. É a que eu uso. Quando vc pensa que não tem mais graxa é só passar o dedo que ele sai pretinho e lambusado... hehehe

 

Tem tambem o wd40 mas esse é um cara que levantou bastante discussão. Muitos dizem que ele tem o efeito contrário da lubrificação porque com o tempo ele acaba secando, e eu concordo com isso. O wd foi basicamente concebido pra soltar peças trancadas, tipo fechaduras, rolamentos, etc. Tendo em vista isso, se alguem usa o wd pra lubrificar, provavelmente a área em que foi usado em 3 semanas já vai estar seca. Mas não é por isso que eu acho ele ruim, pelo contrário, é até bom pois assim dá pra "renovar" a lubrificação a cada determinado tempo.

Eu usava o wd40 nas partes móveis e na oxidação da dragon a cada 2 semanas e nunca tive problema. Aliás, elas estão super bem conservadas, e o whombi é prova disso. =]

 

Quanto a lubrificação da câmara... Isso é complicado.

Quando eu e meu amigo estávamos desmontando a dragon pra dar uma geral, o assunto meio que veio a tona. Na hora de por o pistão com a bucha (já trocada) ele pediu se eu não ia por um pouco de graxa. Disse que não, pois não precisava. E é verdade. A câmara tem a função de ser uma camara de ar comprimido, e não uma camara de combustão. Além de sujar o cano por causa da lubrificação, os tiros vão sair com uma potencia diferente a cada disparo.

Portanto, uma camara seca é a certeza de um cano limpo (exceto pela sujeira do chumbo), uma bucha sem "pegar fogo" e tiros constantes. A teoria diz que uma camara seca tende a reduzir a v0... Mas acho que isso é um caso a parte. Não acredito nisso.

 

Valeu!

Raimundos_sign_by_ibefelipe.jpg

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Faltou adicionar a graxa de molibdenio. É a que eu uso. Quando vc pensa que não tem mais graxa é só passar o dedo que ele sai pretinho e lambusado... hehehe

 

Tem tambem o wd40 mas esse é um cara que levantou bastante discussão. Muitos dizem que ele tem o efeito contrário da lubrificação porque com o tempo ele acaba secando, e eu concordo com isso. O wd foi basicamente concebido pra soltar peças trancadas, tipo fechaduras, rolamentos, etc. Tendo em vista isso, se alguem usa o wd pra lubrificar, provavelmente a área em que foi usado em 3 semanas já vai estar seca. Mas não é por isso que eu acho ele ruim, pelo contrário, é até bom pois assim dá pra "renovar" a lubrificação a cada determinado tempo.

Eu usava o wd40 nas partes móveis e na oxidação da dragon a cada 2 semanas e nunca tive problema. Aliás, elas estão super bem conservadas, e o whombi é prova disso. =]

 

Quanto a lubrificação da câmara... Isso é complicado.

Quando eu e meu amigo estávamos desmontando a dragon pra dar uma geral, o assunto meio que veio a tona. Na hora de por o pistão com a bucha (já trocada) ele pediu se eu não ia por um pouco de graxa. Disse que não, pois não precisava. E é verdade. A câmara tem a função de ser uma camara de ar comprimido, e não uma camara de combustão. Além de sujar o cano por causa da lubrificação, os tiros vão sair com uma potencia diferente a cada disparo.

Portanto, uma camara seca é a certeza de um cano limpo (exceto pela sujeira do chumbo), uma bucha sem "pegar fogo" e tiros constantes. A teoria diz que uma camara seca tende a reduzir a v0... Mas acho que isso é um caso a parte. Não acredito nisso.

 

Valeu!

 

Opa Major!!! Valeu!! Concordo, na camara não se usa nada, qualquer tipo de "lubrificante" pode gerar problemas realmente. Quanto a graxa, sim é excelente, só não coloquei pois a uso mais nos sistemas de gatilho, na parte externa pode ocorrer o acumulo de sujeira. WD só uso na parte interna do cano (raro e se necessário) pois ele é desengripante como vc mesmo falou.

 

Abração!!!

 

Muito bom doberman!

 

:clap:

 

Abraços

 

Opa Bidu!!! Valeu cara brigadão!!

 

Abração!!! :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

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Muito bom doberman, tb uso óleo Singer para lubrificação e proteção externa, é excelente, para isso não gosto do WD40, como já mencionado ele seca, não gosto do resultado. Uso o WD40 só para limpeza do raiamento, dou algumas borrifadas antes do ritual, com escovas, panos e feltros. Uso a graxa de molibdênio no pistão, uma fina película.

 

Na bucha apenas uma gota de silicone em intervalos bem longos, acho que ajuda a evitar ressecamento, se for com excesso vai para o cano e a precisão já era.

A vantagem de ser inteligente é que podemos fingir que somos imbecis, enquanto o contrário é completamente impossível (Woody Allen).

 

 

Beeman HW 100 T FSB .177

Hatsan AT44-10.22 regulada

CZ Slavia 631 Lux

CBC Montenegro F18 Classic B19-14 .177

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Muito bom doberman, tb uso óleo Singer para lubrificação e proteção externa, é excelente, para isso não gosto do WD40, como já mencionado ele seca, não gosto do resultado. Uso o WD40 só para limpeza do raiamento, dou algumas borrifadas antes do ritual, com escovas, panos e feltros. Uso a graxa de molibdênio no pistão, uma fina película.

 

Na bucha apenas uma gota de silicone em intervalos bem longos, acho que ajuda a evitar ressecamento, se for com excesso vai para o cano e a precisão já era.

 

Opa Eduardo!!! Valeu!!! Óleo singer é realmente "absurdo de bão" como diriam uns amigos mineiros que eu tenho heheheheh

 

Abração!!! :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

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"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

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Muito bom Doberman !!!

 

Eu estava me descuidando em relação às coronhas de madeira quando da lubrificação e este post foi super útil para mim !!!

 

Um abraço, irmão !!!

 

Do amigo Roberto

 

Aeeee Robertão!!!

Valeu velhinho, fico feliz em ter ajudado!!!

 

Abração meu amigo!!! :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

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Doberman é isso ae!

 

Mesmo que somente lubrifique a arma por fora, sempre é bom passar um pano seco e limpo após o uso para se evitar oxidação.

 

Eu tenho por costume sempre ter uma flanela ao lado da arma, e depois de uma certa quantidade de tiros (geralmente 10) eu passo a flanela, ou quando eu estou suando muito passo de imediato.

 

Tem que utilize luvas, eu uso somente na mão que aciona o cano da arma.

 

No caso da Cometa e da CBC, é muito importante limpar com um pano seco e depois passar uma esponja (as que acompanham os chumbos Rossi é excelente) com óleo. Pois essas armas mancham rápido.

  • +1 1

Norica Dragon 5,5mm GR 50Kg.

Rossi Dione 4G 5,5mm GR 55Kg.

Cometa 220 4,5mm GR 45Kg. (vendida)

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Quanto a coronha de madeira isso é um enigma... hehehe

 

A minha eu vou manter longe de lubrificantes, por enquanto. Passo só um pano seco pra tirar o suor.

 

Se houver uma falha no selante (isso se tiver selante) da madeira ela vai ficar manchada pelo óleo, pra mim não é enigma não kkkkkkk

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"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

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Doberman é isso ae!

 

Mesmo que somente lubrifique a arma por fora, sempre é bom passar um pano seco e limpo após o uso para se evitar oxidação.

 

Eu tenho por costume sempre ter uma flanela ao lado da arma, e depois de uma certa quantidade de tiros (geralmente 10) eu passo a flanela, ou quando eu estou suando muito passo de imediato.

 

Tem que utilize luvas, eu uso somente na mão que aciona o cano da arma.

 

No caso da Cometa e da CBC, é muito importante limpar com um pano seco e depois passar uma esponja (as que acompanham os chumbos Rossi é excelente) com óleo. Pois essas armas mancham rápido.

 

Opa Luiz!!! A dica do pano do lado é excelente!!! Vou adota-la hehehehehe também nunca tinha usado a esponjinha que vem com os chumbos pra isso, joguei centenas fora AHuAhAUhAuAH vou guarda-las agora, valeu!!!!

 

Abração!!! :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

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"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

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Na madeira uso uma vez ou outra lustra moveis.

A vantagem de ser inteligente é que podemos fingir que somos imbecis, enquanto o contrário é completamente impossível (Woody Allen).

 

 

Beeman HW 100 T FSB .177

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Se houver uma falha no selante (isso se tiver selante) da madeira ela vai ficar manchada pelo óleo, pra mim não é enigma não kkkkkkk

Então quer dizer que as rossinhas antigas ainda tem o tal do selante? Porque elas tem a coronha praticamente iguais de como eram novas...

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Então quer dizer que as rossinhas antigas ainda tem o tal do selante? Porque elas tem a coronha praticamente iguais de como eram novas...

 

AHuAHAuhAuhAuh Se eu tivesse de apostar diria que era mais fácil a minha "finada" Urko, as antigas CBCs e Rossinhas terem tido uma boa demão de selante ou verniz resistente que as coronhas de hoje em dia.

Eu e um amigo a muito tempo atrás reformamos uma CBC que estava com a coronha em pandarecos (muitas batidas e arranhões) e só nós dois sabemos o saco que foi tirar o verniz duro como pedra que estava nela.

 

Sim, se eu tivesse de apostar diria que suas Rossinhas antigas tem mais proteção que as coronhas de madeira de hoje.

 

Abração :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

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"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

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AHuAHAuhAuhAuh Se eu tivesse de apostar diria que era mais fácil a minha "finada" Urko, as antigas CBCs e Rossinhas terem tido uma boa demão de selante ou verniz resistente que as coronhas de hoje em dia.

Eu e um amigo a muito tempo atrás reformamos uma CBC que estava com a coronha em pandarecos (muitas batidas e arranhões) e só nós dois sabemos o saco que foi tirar o verniz duro como pedra que estava nela.

 

Sim, se eu tivesse de apostar diria que suas Rossinhas antigas tem mais proteção que as coronhas de madeira de hoje.

 

Abração :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

hehehehe

 

Ou elas já vinham "manchadas" na cor óleo pra evitar esse tipo de coisa kkkkkkkkk

 

Enfim, será que óleo mancha mesmo as coronhas? Eu sei que o óleo acaba "inchando" a madeira muitas vezes.

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hehehehe

 

Ou elas já vinham "manchadas" na cor óleo pra evitar esse tipo de coisa kkkkkkkkk

 

 

HAuAHAUhAuh pior que é uma possibilidade kkkkkk

 

:thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

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"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

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Doberman,

Valeu, muito obrigado. Você foi além, superou todas as minhas expectativas!!!

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

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Doberman,

Valeu, muito obrigado. Você foi além, superou todas as minhas expectativas!!!

 

Opa Cyntra!!! Valeu cara!!! São dicas simples que espero que ajudem.

 

Um abração e obrigado pela idéia do post!!! :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

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WD40 por fora e dentro do cano e lustra móveis na coronha... todo final de semana depois de prova ou diversão no clube.

Uma vez por ano, demontagem quase completa (menos gatilho... o coisinha complicada...rsrs) para limpeza e luibrificação de mola, pistão, câmara e sistema de gatilho.

STAH - FPTE - MVB

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Minha experiência começou com o WD40, porém o WD40 não protegeu o cano da Norica titan de maneira eficiente. Passei em um domingo e quando voltei a abrir uma semana depois já apresentava sinais de ferrugem no cano.

Já o óleo singer foi melhor. Manteve até por 15 dias sem problema visível.

Já hoje, assim como o Doberman, uso o Polarprot 75 vendido pelo Franco da Alterama. Realmente é o melhor produto disponível e fácil de encontrar.

 

Para a parte interna, ja tentei silicone, óleo molicote BR2 plus, não usar nada, porém o molhor desempenho foi o uso de pasta moly(jim maccari) na bucha. Os lubrificantes sólidos contidos na pasta garantem a redução de atrito e não são elimidados por vaporização ou combustão, como os lubrificantes líquidos.

 

Na mola já utilizei diversos tipos de graxa, porém a heavy tar(jim maccari) além de lubrificar, pela sua viscosidade atenua a vibração do conjunto.

 

Para a manutenção da coronha, em algumas(bam) apliquei óleo singer e depois óleo de peroba, e ficou mais bonita, porém em madeiras com acabamentos melhores somente lustra móveis. Recentemente testei este ( http://www.amazon.com/Birchwood-Casey%C2%AE-Stock-Sheen-Conditioner /dp/B0009TNNYC/ref=sr_1_14?ie=UTF8&qid=1312380011&sr=8-14 ) produto e tem funcionamento similar ao lustra móveis, porém ele não deixa uma camada gordurosa.

  • +1 2

Pedro Ashidani
MVB - Nº:2664

Steyr LG-110 FT 4,5mm/5,5mm
Weihrauch HW97K inox 4,5mm
Weihrauch HW35E Inox 4,5mm
Weihrauch HW50S Inox 4,5mm

Steyr LP10

Farley Coaxial II

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  • 1 month later...

O silicone não pode conter nenhum tipo de solvente.

A vantagem de ser inteligente é que podemos fingir que somos imbecis, enquanto o contrário é completamente impossível (Woody Allen).

 

 

Beeman HW 100 T FSB .177

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CBC Montenegro F18 Classic B19-14 .177

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olá , acabo de comprar o silicone... achei estranho só achei em uma farmácia e parece que é de uso externo para passar na pele é esse mesmo kkkkkkkkk bom de todo jeito ando sem tempo e comprei, me pareceu o certo... muito obrigado a todos de me ajudaram aqui nessa pergunta...valeu!!!

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  • 3 weeks later...

Muito obrigado , me ajudou bastante, agora é só dar aquela caprichada.

na coronha o melhor pra se usar seria cera de carnauba ,alguns relatos que estive lendo. ate em forum fora do brasil mostrando que em alguns anos sempre passando oleo de peroba a arma ficou consideravemente mais pesada do que ja era .ou seja a coronha absorvel oleo .espero ter ajudado ao amigos do forum

carabina hw30s 4.5mm

cometa 220 4.5 gas de 50

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Passar óleo na madeira não tem cabimento, madeira não oxida! E flanela com lutra móveis e pronto.

 

usa-se óleo na madeira para evitar que resseque e fique frágil.

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Não nos esqueçamos nunca de Guilherme Paraense!!!

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Passar óleo na madeira não tem cabimento, madeira não oxida! E flanela com lutra móveis e pronto.

Um dos melhores métodos de dar acabamento em madeira é justamente com óleo. Existem kits específicos para tal fim. Como este aqui:

http://www.amazon.com/Birchwood-Casey%C2%AE-Complete-Tru-Finish/dp/B001AT3AJ8

Cham-se True-oil... Especialistas em madeiras podem dar melhores informações...

Pedro Ashidani
MVB - Nº:2664

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Com certeza existem óleos específicos para madeira, mas creio que óleos de máquina não seja muito adequado.

 

pelo que sei, õleo para madeira tem que ser "vegetal" (de linhaça por exemplo) e pro metal, óleo mineral...

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Não nos esqueçamos nunca de Guilherme Paraense!!!

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pelo que sei, õleo para madeira tem que ser "vegetal" (de linhaça por exemplo) e pro metal, óleo mineral...

Qual a fonte para tal afirmação?

Pedro Ashidani
MVB - Nº:2664

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Qual a fonte para tal afirmação?

 

Pedro, a de sempre... (fóruns de internet, gente falando que deu acabamento à óleo, e sempre é um vegetal como linhaça e peroba...)

 

é lógico que pode ser informação improcedente, o ideal é que alguém que manje de madeira dê uma opinião balizada (parece que o Funkystein manja, vou mandar uma MP para ele dar uma opinião aqui...)

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Não nos esqueçamos nunca de Guilherme Paraense!!!

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Pedro, a de sempre... (fóruns de internet, gente falando que deu acabamento à óleo, e sempre é um vegetal como linhaça e peroba...)

 

é lógico que pode ser informação improcedente, o ideal é que alguém que manje de madeira dê uma opinião balizada (parece que o Funkystein manja, vou mandar uma MP para ele dar uma opinião aqui...)

Justamente, pensei que vc tinha experiência com madeiras para sanar esta dúvida. Já Vi algumas pessoas afirmando isso que vc citou, outras informando que usaram óleo mineral para tratar madeira. Gostaria de saber realmente qual a contra indicação.

Pedro Ashidani
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Se eu fosse vcs perguntava ao Papa, ele tem intimidade com pau.

A vantagem de ser inteligente é que podemos fingir que somos imbecis, enquanto o contrário é completamente impossível (Woody Allen).

 

 

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Pedro, a de sempre... (fóruns de internet, gente falando que deu acabamento à óleo, e sempre é um vegetal como linhaça e peroba...)

 

é lógico que pode ser informação improcedente, o ideal é que alguém que manje de madeira dê uma opinião balizada (parece que o Funkystein manja, vou mandar uma MP para ele dar uma opinião aqui...)

 

Foram me chamar... eu estou aqui o que que haáááá´ ..... rsrss

Bom...tentando responder e ajudar ao mesmo tempo.

Vou tentar colocar a coronha QUASE no mesmo patamar de um violão feito em madeira(a maioria 99,99% vendido em lojas é compensado).

Nas coronhas envernizadas, normalmente o verniz ou o selador opaco que colocam é PU.

O mesmo acontece nos violões.

Eu aqui diluo um pouco de lustra móvel com àgua, para não ficar muito forte e aplico com aquelas bombinhas de Spray que vem com Merthiolate(tipo elas)

E uso também a cera para carros (grand Prix amarela).

Retira a sujeira, proteje, pois tem um pouco de silicone e deixa o verniz brilhando.(aplique com o dedo e espalhe com algodão e já vá retirando da peça)

Se tiver zigrilhados na peça,e ele se sujar com a cera, use uma escova de dentes velha SECA, para retirar imediatamente .(sem crise).

Quanto a passar óleo vegetal ou mineral na madeira, por fora acho que não tem nada a ver, tudo bem,Prefiro o mineral,até mesmo o óleo de linhaça ou o de peroba. O problema é se tiver uma trincazinha mínima, uma gotinha que escorra da ferragem para a parte do berço do cano, pode como já disseram , ""ir encharcando "" a coronha , levando-a a ficar mais pesada com o tempo.(sem contar que se correr esse óleo por dentro, a coronha tende a reter mais poeira por ali.

Se a coronha for antiga (verniz de goma laka ou comumente conhecida como asa de barata, diluída com álcool, coce pode fazer um POLISH, que nada mais é do que o óleo de peroba com o óleo de Terebentina a 1x1.

Aplique com um conta gotas que já tem nos vidros de remédio e espalhe dando brilho e o trato com algodão.

Quanto as coronhas de pintura preta(normalmente polipropileno) a solução de lustra móveis com água 40% de lustra móveis e 60% de água, aplicando e retirando com algodão, seria uma boa.

  • +1 1

AMO O DINHEIRO, MAS NÂO SOU CORRESPONDIDO.

 

(x) Daisy powerline 880 - Coronha artesanal EUKIFIZ (eu que fiz aqui em casa) rsrs

(x) Beeman dual Cal. 4.5mm 5.5mm

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  • 1 month later...

tem tb em lojas de material de academia, pois as esteiras e bicicletas ergonômicas usam silicone como lubrificante. no cano eu não uso nada. deve ficar seco. eu lí uma matéria uma vez, não me lembro onde, que atirar com oleo no cano, tende a arredondar as quinas das raias, fazendo a arma preder precisão. era sobre fuzil, mas depois disso, nunca mais deixei óleo ou solvente nos canos das minhas armas, seja de fogo seja de ar. pode ser usado para limpeza, mas antes de usar deve estar seco. eu uso patches que eu mesmo faço de tecido, de enchimento de roupas, de filtro de café, algodão, etc. que deixam o cano bem limpo e seco.

Walther LP-300 XT

Steyr LP-10

Morini 162-E

Cometa 300

Baikal 4,5

CBC 345 Junior camo

CBC F18 5.5

BAM 12-6

CR de coleção, caça e tiro

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A parte interna do cano deve estar sempre seca, sem qq lubrificante. Para limpeza pode se usar, mas em seguida seque com feltros ou tiras de tecido. O silicone para lubrificação dos orings de borracha, deve ser isento de solventes.

A vantagem de ser inteligente é que podemos fingir que somos imbecis, enquanto o contrário é completamente impossível (Woody Allen).

 

 

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  • 3 months later...
  • 2 weeks later...

Ressucitando o tópico, mostro a forma simples como limpo minhas carabinas. Não citei no vídeo a manutenção da coronha de madeira porque não uso nada, pura preguiça! É um vídeo bem básico mesmo e as demais dicas aqui do fórum devem ser levadas em conta.

 

No vídeo

http://www.tocandira.com.br

Esteja preparado!

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