Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Corujada e Mini-Pantanal em SP


Henrique Coelho

Posts Recomendados

Este final de semana estivemos em Americana, Rio Claro e Piracicaba para um passeio na companhia do Gustavo Pinto, guia de Americana. Em Piracicaba tivemos a oportunidade de ir conhecer a lagoa do Tanquã onde eu e a Rita fizemos nossa primeira passarinhada de barco para tentar registrar espécies aquáticas que são endêmicas ou migram para lá anualmente.

 

Além do Tanquã, tivemos e enorme alegria de registrar 4 Corujas Top incluindo a Jacurutu, a maior coruja das américas!

 

Se tivesse que dar nome de armas a estas corujas seriam Weihrauch, Air Arms, Theoben e Daystate! Isso pra você entenderem o naipe das Corujas que topamos no passeio.

 

Em breve fotos!

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falando desta Mocho dos Banhados:

 

É uma mamãe. Na área onde foi avistada tem um ninho. Neste dia vimos os 2 filhotes sairem e se empoleirarem próximos ao ninho. A mamãe Mocho começou a caçar nas proximidades do ninho mostrando aos filhotes como se faz.

 

Voava baixo olhando o chão e de repente fechava as asas e caia feito uma pedra no meio do capim. Saia com com ratos, calanguinhos, lagartas e outros bichinhos no bico e ia para um poleiro comer. Isto tudo para ensinar a prole como se caça. Lindo de ver.

 

Aí, nos aproximamos de um dos poleiros que ela estava utilizando para descansar até alçar o próximo vôo e ficamos ali perto a cerca de 3 metros de distância !

 

E não é que ela veio pousar no ponto onde estávamos aguardando. Aí foi só alegria. Esta primeira foto é deste momento.

Eu cheguei a fazer fotos dela em vôo mas ficaram, infelizmente, fora de foco.

 

Uma mamãe linda !

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lista dos novos da viagem:

 

Jucurutu, Mocho dos Banhados, Suindara, Murucututu de Barriga Amarela, Principe, Arredio do Rio, Chorão, Pica Pau de Banda Branca, Picapauzinho, Figuinha do Rabo Castanho, Gavião Peneira, Caraúna de Cara Branca, Sanã-Amarela, Frango D´Água Azul, Marreca Caneleira, Gavião do Banhado, Marreca Cri Cri, Lavadeira de Cara Branca, Marrecão, Irerê, Asa Branca, Gavião Caramujeiro, Fin Fin, Choca Barrada, Pipira Vermelha, Andorinha de Dorso Canela, Pernilongo de Costas Brancas, Saracura do Banhado e Freirinha!

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz tu aqui no meu quintal e não nos encontramos,uma pena mesmo...as suas fotos são demais,e tenho dito,tens todo mérito e uma baita sorte,,rs

Alguns detalhes,esta gigante da noite já comprei briga feia com um sitiante por ter matado uma,cara faltou pouco pra perder a boa conduta e mandar a mão na cara do mesmo...mas sorte ou azar tinha um povo do deixa disto...

E sobre o nosso mini pantanal,esta ameaçado por uma barragem que estão planejando...a briga vai longe,mas estamos preocupados...

Tenho dito,com seus relatos o forum só tem a ganhar,espero que permaneça aqui por muito tempo...abs

Editado por s200
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz tu aqui no meu quintal e não nos encontramos,uma pena mesmo...as suas fotos são demais,e tenho dito,tens todo mérito e uma baita sorte,,rs

Alguns detalhes,esta gigante da noite já comprei briga feia com um sitiante por ter matado uma,cara faltou pouco pra perder a boa conduta e mandar a mão na cara do mesmo...mas sorte ou azar tinha um povo do deixa disto...

E sobre o nosso mini pantanal,esta ameaçado por uma barragem que estão planejando...a briga vai longe,mas estamos preocupados...

Tenho dito,com seus relatos o forum só tem a ganhar,espero que permaneça aqui por muito tempo...abs

 

É. Essa eu mosquei e não avisei antes. Sabe que era pra fazer 5 corujas na região. Tinha uma Coruja Orelhuda morando ali nas cercanias de Americana mas um matuto resolveu matá-la a pedradas pois dizia que se a coruja olha pra você, o cabra fica marcado pro resto da vida. Coisas da crendice de um povo cuja educação ainda falta muito pra desenvolver e investir. Uma pena.

 

Um outro ponto é que no local do Mocho dos Banhados na semana passada encostou um carro a noite ( uma saveiro branca ) e um cara pôs 4 focos de fogo no local. Não vou afirmar com certeza mas vou dizer o que parece. O capim está alto mas a área é urbana. Aí, em épocas de eleição ninguém quer ter telhado de vidro... Para o governo responsável pelo local, a área deveria estar capinada. e por desleixo o capim está alto. Qual é a forma mais rápida de capinar uma área desde que o mundo é mundo?

 

Por fogo!

 

Saveiro Branca... Tem cara de carro de Secretaria de Parques e Jardins. Mas são suposições.

 

Fato é que na quinta a noite da semana passada um morador do bairro viu o fogo bem no início. Por sorte, o Gustavo Pinto guia da região correu de casa em casa no bairro avisando da procriação de uma espécie em quasi-extinção no Estado de SP e uma pessoa caridosa ligou pra ele na hora e ele foi de noite lá apagar o fogo que já tinha comido uma área de 5x5m e estava a cerca de 20 metros do ninho.

 

O Gustavo foi na Prefeitura na sexta que se limitou a dizer "Procure o centro de Zoonose...".

Aí o Gustavo foi ao facebook e nos grupos de passarinheiros solicitou uma vaquinha para fazer uns cartazes que foram postos ontem no local.

 

areacomninho_zpsd3b17482.jpg

E a foto do cartaz é a própria mamãe Mocho que eu fotografei no sábado !

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tinha um fotógrafo profissional no Tanquã. Falamos rapidamente. Não o conheço. Quando voltamos do passeio de barco ele estava no local. No momento que o Caramujeiro pousou ele também fez fotos.

 

Deve ser ele sim.

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A situação em Americana está crítica. Atearam fogo nas áreas dos 3 ninhos dos Mochos.

 

O dono dos terrenos deixa o mato crescer, o que atrai ratos, cuícas e outros bichinhos. Tudo isso atrai corujas. Aí quando o cara vê que tem corujas, pensa nos ratos e quer capinar rápido pondo fogo. É uma burrice sem tamanho. mas enfim.

 

Mais alguns bichinho vistos no Tanquã.

 

 

O Teque-Teque (Lifer):

 

teque-teque_zpsaea88b87.jpg

 

 

Meio escondida a bonita Choca Barrada e seu topetão (Lifer):

 

choca-barrada_zpsa7346d12.jpg

 

Um outro bichinho mais raro de achar, a Lavadeira de Cara Branca (Lifer):

 

lavadeira-de-cara-branca_zps50f3182a.jpg

 

 

E por fim uma composição bonita. Um Trinta Réis Grande (Lifer):

 

trinta-reis-grande_zps408f817c.jpg

 

Após este passeio já contabilizo 314 espécies.

Poderia ser 315 mas todas as fotos que fiz da Pipira Vermelha ficaram ruins. Paciência. Fica pra próxima.

Editado por Henrique Coelho

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como falei no face...tem horas que nossa boa educação tem vontade de abrir espaço ao homo primitivus e largar a mão em seres idiotis..mas deixa pra lá...estamos em terras de ninguem,onde o certo virou errado faz tempo...mas temos esperanças...um dia alcançamos a evolução dos paises de primeiro mundo...abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso aí.

Por isso que eu acho que os 24 bilhões da Copa seriam melhor gastos em Educação e em programas de desenvolvimento econômico e social.

Mas enfim.

 

O Gustavo Pinto conseguiu tirar os Mochos do local. Está sendo um desafio fazê-los se alimentar em outro local mas estamos tentando ajudar.

 

Ele me informou também que apareceu na região uma Coruja Listrada ( que eu não tenho! ) e pra marcarmos de ir lá atrás dela.

Vamos ver se consigo.

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pô Esse Trinta Réis deu uma sopa. Estava numa ilhota sozinho na beira de um galho. Tentamos nos aproximar o que deu. Eu não fiz assim uma foto muito boa mas a Rita fez uma campeã. Não vimos outros. Esta época eles estão indo embora. Ficam em maiores grupos por lá na época da cheia (nov/abril).

 

Eu acho esse bicho maneiríssimo.

Espero poder fazer melhores fotos quando for a Poconé.

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, pode ter certeza...cheio deles, grandões, aprontando confusão na areia das praias e riscando as águas mornas do Cuiabá atrás dos peixes..mais para o lado da região Porto Cercado ( final da Transpantaneira ).

O garimpo detonou os arredores de Poconé.

Outro exemplo de ganância estúpida.

Minha mulher me deixa comprar todas as armas que posso esconder.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pô Esse Trinta Réis deu uma sopa. Estava numa ilhota sozinho na beira de um galho. Tentamos nos aproximar o que deu. Eu não fiz assim uma foto muito boa mas a Rita fez uma campeã. Não vimos outros. Esta época eles estão indo embora. Ficam em maiores grupos por lá na época da cheia (nov/abril).

 

Eu acho esse bicho maneiríssimo.

Espero poder fazer melhores fotos quando for a Poconé.

 

Henry Rabbit?

No!

Bird, Henry Bird.

Minha mulher me deixa comprar todas as armas que posso esconder.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Felix,

 

O lugar é massa. E não é tão longe. Estrada sossegada. O passeio de barco no lugar é um barato. Tem aqueles lugares cheio de algas que parece que o barco está andando no seco. E bicho pra todo lado.

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O contato que eu tenho é do guia de ornitologia que não vai te interessar creio eu.

Ele é que tem o contato do barqueiro que leva pra passear no Tanquã. Dá pra ir até uns 4 ou 5 no barquinho, eu acho.

Vou ver se o Gustavo me dá o contato do barqueiro. Mas tem outros no local.

 

Que me lembre custou R$ 150.

 

Rodamos umas 5 horas ou mais. Ele parava em nos lugares que a gente queria pra fazer as fotos.

 

O que fizemos foi um programa de passarinheiro.

 

Fomos para Piracicaba e chegamos no mato as 04:40 pra fazer foto da Murucututu, depois lá pelas 05:30hs chegamos na beira do Rio Piracicaba no local onde pegamos o barquinho e as 06:00hs estávamos na água. Fomos a vários pontos diferentes onde o guia já tinha visto as espécies e depois fizemos um safari mais geral procurando pelas aves que não tínhamos visto. Estava bem frio, deixo avisado.

 

Vimos até o Ratão do Banhado nadando...

 

Acho que lá pelas 11 voltamos pra terra e fizemos as fotos do Caramujeiro, Choca Barrada, Freirinha ali mesmo perto do bar.

 

Eu não sei se eles tem um roteiro programado para familias mas deve ter sim. Não é só passarinheiros que vão lá.

 

E muito legal pode ir com a familia. Ver bichos que normalmente você não vê nas grandes cidades é muuuito gratificante.

 

Vou falar com o Gustavo.

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Acabo de descobrir que tenho uma coruja no quintal...enorme...agora sei o que fim deu-se nos gambá do telhado...viraram comida de coruja...30jspao.jpg

Acho que essa coruja não é do Brasil já vi em filme da America do Norte...pelos tons cinzas e preto parece ser aquelas dos documentários internacionais...nem no mato tinha visto uma desse tamanho...só aquela pequenas cajuru...essa parecia um mocho de garras pretas enormes...será que elas comem jabuti...agora meu quintal tá agitado coruja pica pau ...outro dia dava para ouvir uma araponga martelar lá no parque perto de casa..

At 44 long 5,5mm

At 44 5,5mm ferrolho turning by Nico coronha Romão

Evanix Brizzard S10 5,5mm

Walther Dominator 1250 5,5mm

S510 5,5mm

BSA R10 5,5mm coronha Ft-Fabio Artesão

Theoben MKII -USA 5.5mm

  Theoben Rapid MFR Bull Barrel 5.5mm ...

  EV2 Air Arms 4.5mm

Cometa Lynx 5.5 V5

Styer LG110 Hight Power 4,5mm

HW100 calibre 5,5mm e 4,5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante