Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Cometa New Fenix 400 - Troca da bucha de PU


Posts Recomendados

Depois que adquiri minha carabina resolvi comprar uma bucha de PU e apesar de total falta de experiência estava criando coragem de fazer a troca.

 

Após acompanhar principalmente o tópico postado pelo @Alberto José ( http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/8550-cometa-fenix-400-detalhes-da-instalacao-de-gr-de-fabrica/?hl=detalhes ) criei coragem e fui a luta.

 

Apesar de o processo ser simples para alguns, para os novatos como eu parece ser impossível, por isso segue algumas informações que julguei interessante compartilhar:

 

O GR da Rossi que algumas unidades podem estar apresentando vazamento, no meu caso apesar de bem sujo com uma graxa está bem estável e não apresentou nenhum tipo de vazamento.

in7qc1.jpg

 

wqu2hg.jpg

 

 

Aqui o pistão após limpeza

2je32f4.jpg

 

Achei interessante que o pistão tem uma "camisa" de metal, e até então desconhecia a necessidade.

6dzn1c.jpg

 

Vista interna da "camisa" do pistão.

2hz0bbm.jpg

 

Detalhes da bucha original que foi retirada

2wmezad.jpg

 

Pistão já com a bucha de PU da Elite Air Guns

111upvd.jpg

 

Reparei que o GR fica com uma folga dentro do pistão, como usei um paquímetro de plástico as medidas não devem ser consideradas exatas.

 

Medida diâmetro do GR 18,4 mm

fkso3n.jpg

 

Medida diâmetro interno pistão 19,2 mm

v8lnxt.jpg

 

No meu caso usei fita isolante em volta do GR para centraliza-lo no pistão, entendo que não é o serviço adequado, mas não tinha outra opção no momento.

 

 

Algum tempo atrás achei que minha carabina estava com problema onde apresentava o transferport "descentralizado".

http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/8715-cometa-new-fenix-400-problema/?do=findComment&comment=143624

 

Agora pude ver com mais detalhes que o transferport parece ter sido escareado fora do centro... Porém dentro da vedação do oring do cano.

Transferport vista externa

eg8qiq.jpg

 

E como foi comentado pelo Cyntra, internamente ele não é centralizado, ficando na parte superior do cano.

72arl3.jpg

 

Logo após a montagem fiz um agrupamento para teste e gostei muito do resultado mesmo sendo a 10m MO.

33csyzo.jpg

 

Para finalizar, como não possuo um Cronógrafo e mesmo sabendo da inexatidão, fiz um teste atirando em um sabão antes e depois da troca, e por incrível que pareça a penetração foi a mesmo.

2i9moo5.jpg

 

Por fim, valeu a experiência, a limpeza e o reaperto dos parafusos na montagem.

 

Aproveito para agradecer o @Alberto José pelos tópicos postados e por tirar minhas duvidas por MP , a meu cunhado @BIG_JHON que me auxiliou durante todo processo e principalmente ao fórum Carabinas de Ar que é fonte de incontáveis informações.

  • +1 2

Cometa New Fenix 400 4,5mm - Sniper 3-9x32 EG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daniel, muito bom :thumbup: . Ainda não troquei a bucha da minha Fenix 400, e gostaria de saber se para retirar o êmbolo você soltou o cano retirando o parafuso eixo ou soltou a biela pelo pino trava ? Pergunto pois na Cometa 220, é quase impossível soltar o parafuso para retirar o cano sem danificá-lo.

 

A camisa é uma peça originalmente usada para encamisar a mola helicoidal de modo a minimizar as vibrações e o efeito da componente rotacional da mola ao ser distendida quando a carabina é disparada. Também impede que a sapata da biela raspe nos elos da mola evitando o surgimento de "pontos fracos" pelo atrito.

Editado por Alberto José

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alberto, consegui tirar o parafuso do eixo, aquele que tem um parafuso de trava usando uma chave de fenda grande.

Aproveitei para ver como estavam os calços já que quando aberta ele tinha uma pequena folga no cano...

Até tentei, mas para não marcar a carabina desisti do pino trava.

  • +1 1

Cometa New Fenix 400 4,5mm - Sniper 3-9x32 EG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daniel, muito bom :thumbup: . Ainda não troquei a bucha da minha Fenix 400, e gostaria de saber se para retirar o êmbolo você soltou o cano retirando o parafuso eixo ou soltou a biela pelo pino trava ? Pergunto pois na Cometa 220, é quase impossível soltar o parafuso para retirar o cano sem danificá-lo.

 

A camisa é uma peça originalmente usada para encamisar a mola helicoidal de modo a minimizar as vibrações e o efeito da componente rotacional da mola ao ser distendida quando a carabina é disparada. Também impede que a sapata da biela raspe nos elos da mola evitando o surgimento de "pontos fracos" pelo atrito.

Alberto, esse metal usado p/ encamisar a mola original não aumenta o peso do pistão, quando usando GR não seria melhor tirá-lo, deixando o pistão mais aliviado e consequentemente menos tranco e menos VO? Abç!

CFX 4,5mm, Gat. aliviado, Encamisada, Bucha PU, DM60 + Tasco 6-24x42.

SPA M22 5.5mm + Shilba Target Pro 30 6-24x50.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alberto, esse metal usado p/ encamisar a mola original não aumenta o peso do pistão, quando usando GR não seria melhor tirá-lo, deixando o pistão mais aliviado e consequentemente menos tranco e menos VO? Abç!

 

Se quiser diminuir o peso da massa "oscilante" (êmbolo + parte móvel do GR), a melhor opção é inverter o Gás Ram para a posição normal, ou seja, haste dentro do êmbolo. Para tal, basta usar a nossa velha conhecida ARRUELA CENTRALIZADORA com furo cônico.

 

- retire a arruela "chapéu" original da ponta da haste do GR

 

IMG_1026.JPG?lgfp=3000

 

IMG_1029.JPG?lgfp=3000

 

IMG_1030.JPG?lgfp=3000

 

- introduza dentro do êmbolo uma arruela com 2 mm de espessura, diâmetro externo de 18 mm e furo cônico (maior diâmetro 7 mm e menor diâmetro 6mm)

 

IMG_1272__1_.JPG?lgfp=3000

 

A "bunda" do GR SMS M440 e M455 encaixa perfeitamente no furo da caixa de gatilho

 

IMG_1019.JPG?lgfp=3000

 

IMG_1024.JPG?lgfp=3000

 

 

:2guns::2guns::2guns:

Editado por Alberto José
  • +1 1

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...

 

2je32f4.jpg

 

Achei interessante que o pistão tem uma "camisa" de metal, e até então desconhecia a necessidade.

6dzn1c.jpg

 

Vista interna da "camisa" do pistão.

2hz0bbm.jpg

 

111upvd.jpg

 

Reparei que o GR fica com uma folga dentro do pistão, como usei um paquímetro de plástico as medidas não devem ser consideradas exatas.

 

Medida diâmetro do GR 18,4 mm

fkso3n.jpg

 

Medida diâmetro interno pistão 19,2 mm

v8lnxt.jpg

 

No meu caso usei fita isolante em volta do GR para centraliza-lo no pistão, entendo que não é o serviço adequado, mas não tinha outra opção no momento.

 

 

Há um detalhe importantíssimo nas medidas dos êmbolos das carabinas Cometa. Notem que as extremidades do êmbolo (parte brilhante) possuem um diâmetro maior do que a parte central, diferença nos décimos de milímetro.

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Blz! Essa arruela onde encontro? Grato!

 

Infelizmente tem que mandar fazer, ou usar a arruela que acompanha o Kit Centralizador by JSanches para a Cometa 220. Como esta arruela possui 20 mm de diâmetro externo, será necessário retirar a camisa do êmbolo ou retificar o diâmetro entre 18 e 18,5 mm

 

https://dispropil.com.br/produtos/kit-centralizador-mola-gas-ram-p-cometa-220

 

Essa arruela de bronzei, era uma das que eu usei para os diversos protótipos de Kits Centralizadores (Bam B19, Cometa 220). Originalmente mandei fazer com o diâmetro externo de 20 mm. Como é de bronze, fica fácil efetuar uma "retifica caseira" com ferramentas caseiras (furadeira, lima, lixa d"água, etc.)

Editado por Alberto José

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...
  • 1 month later...

Opa, só para deixar a galera mais tranquila, falei com Evandro de eliteairguns e o mesmo me informou que está testando um kit para new fenix 400 com embolo aliviado e gas ram de 45Kg. Disse que teoricamente em 2 meses já estaria a venda se tudo ocorrer como previsto. Creio que as nossas fenix 400 vão ficar um espetáculo!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante