Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Ferrugem no cano da B19S?


Posts Recomendados

Bom pessoal, essa é minha primeira carabina. Comprei usada com 3 meses de uso, ele foi originalmente comprada no Magazine Luiza dia 02/10/13, mas deve ter perdido a garantia pelo GR de 50KG. Ela estava nova, sem problema algum, risco ou outra coisa. Guardava enrolada em um pano e nunca ela recebeu uma limpeza. Então resolvi comprar um bolsa, kit de limpeza, produto e etc. Comprei na Dispropil e o vendedor me recomendou o Corrosion X da lata vermelha, fui na onda. Depois que limpei e estou guardando em bolsa ela está péssima.

 

No cano dela que se "quebra" para colocar o chumbo apareceu tipo umas ferrugens, como se a oxidação negra estivesse saindo, e o cano está muito áspero. Antes disso o cano estava perfeito, parecia sempre lubrificado. Agora apareceu isso, que só aumenta. Estou usando luvas, passo o Corrosion X, seguro na massa de mira ao invés do cano e não funciona. É como se o Corrosion não existisse.

 

Estranho na parte onde fica o GR e a luneta, que não se encosta está perfeita e os mecanismos também, foi só no cano. Passei na minha CYMA 121 na parte de metal e nada disso aconteceu. E na carabina espalhou pela cano inteiro, como aglomerações separadas ou linhas na parte inferior.

 

Ela não tem nem um ano de uso e agora acontece isso. Já procurei e não acho a respeito. Fotos abaixo. Com faço para isso parar de aumentar, ou até mesmo voltar ao normal? Existe outro cano para comprar de maneira fácil?

 

D76J5A9.jpg

pijggFq.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para limpar com wd 40 e se não deixar uma película e proteção acontecerá de novo

 

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk

COMETA 400 4,5 MM

CBC JADE MAIS 4,5MM (PAPEL)

 

Aqui não,Posso até não ser simpático Comigo não tem desculpa
Minha criação é chucra, A verdade ninguém furta
Sou bruto, rústico e sistemático

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, o Corrosion X é muito bom. Apostaria que o teu suor é o problema. Vi que você falou que usou luvas mas antes acredito que não usava. Uma dica, limpe com querosene a região afetada. Depois passe óleo Bardall B12. Eu aplcio com o dedo mesmo, mas no seu caso aplicaria usando uma luva plástica. Acompanhe durante alguns dias.

CBC 345 Expresso 4,5 // CBC Montenegro 4,5 // Cometa 220 4,5
Urko 5,5 // Gamo 400 4,5 // Beeman 1072 // CBC BAM B12-6
CBC BAM B19S 4,5 // Hatsan 125

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, procurei na internet, mas não achei nada de concreto sobre o cano oxidado, porém isso é algo que tem certo espaço nas descrições de algumas carabinas. Aí eu faço algumas perguntas: qual a importância dos componentes serem oxidados? Serve apenas para informação, para não confundir com outros materiais?

 

Li sobre customizações de carabinas com ferrugem, entre elas pintura das partes oxidadas (processo completo, prime, tinta e verniz, etc). Isso afeta o desempenho ou vida útil?

 

Pergunto pois tenho uma b12s que tá muito feia, meu primo pra ajudar lixou o cano com lixa bem fina, mas deixando com cor diferente do restante da arma, aí pensei em pintar...

 

Enviado do meu Z1 via Tapatalk 2

Editado por Piá
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caio, sempre deixo uma camada de Corrosion genrerosa quando guardo a carbina, e fora o que já enferrujou, não aparecem novos pontos. Mas antes passo WD pois o suor deve ser limpo do cano, normalmente com um oleo mais fino, como o WD, que é um desengipante,portanto deve limpar mais. O que pode estar acontecendo, é que vc está isolando o suor com o Corrosion em pontos determinados, onde ficaram maiores concentrações do mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, eu limpo com um pano, depois passo o Corrosion e não tiro ele antes de guardar, fica uma camada mais ele sai. Vou tentar a dica do silversurfer e também experimente o WD40. Li tanto sobre ele falando que dava problema nos plásticos que quando contatei o vendedor meu recomendou o Corrosion. Vou ver se para de crescer essa área estranha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já testei muitos lubrificantes, desde singer até o corrosion X, e o que eu achei o melhor de todos foi o corrosion X, wd 40 seca muito rápido e some já o corrosion X permanece por muito tempo, falo isso pois tenho armas guardadas que uso raramente.

Um cuidado que se deve ter ao limpar a carabina é não usar um pano sujo, o ideal é usar um pedacinho de papel toalha, vc passa o lubrificante nele e limpa sua carabina e depois joga o papel fora.

 

Uma única vez que vc usar a carabina e não limpar ele, pode comprometer toda a oxidação que teve em contato com a mão, eu peguei o costume de nem encostar na oxidação da carabina, só pego o muzzle e na coronha, talvez seja frescura, mais eu acostumei assim.

 

abçs

Editado por Robson R
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, eu limpo com um pano, depois passo o Corrosion e não tiro ele antes de guardar, fica uma camada mais ele sai. Vou tentar a dica do silversurfer e também experimente o WD40. Li tanto sobre ele falando que dava problema nos plásticos que quando contatei o vendedor meu recomendou o Corrosion. Vou ver se para de crescer essa área estranha.

 

Caio por acaso você ou o antigo proprietário moram (ou mantiveram a carabina) próximo ao litoral? Pelas fotos parece muito com marcas de corrosão provocada por maresia. Se não for isso aposto no suor como já citado pelo pessoal.

 

Uma outra hipótese é que esta corrosão já estava ali mas você não percebeu porque estava "maquiada". Existem diversos tipos de produtos que servem para fazer esta maquiagem, seja a famosa "caneta para CD", seja outros específicos para oxidação "parcial". Dai a partir do momento que você passou a usar o Corrosion X esta maquiagem está literalmente "indo embora".

 

Não quero com isso dizer que o antigo dono pode ter feito a maquiagem antes de te vender, mas estou sim afirmando que os fabricantes e lojas não abrem mão destes recursos. Ou alguém aqui acredita que a fabrica vai descartar um cano por conta de uma ferrugem minima ou um pequeno defeito (marca, arranhado, etc) na oxidação? Ou mesmo que a loja vai devolver para a fábrica ao constatar isso no produto armazenado?

 

Por diversas vezes eu me deparei com produtos novos, dos mais diversos tipos (carabina, luneta, mount são os mais comuns), onde ao passar o WD-40 que é o meu preferido, lá se vai a maquiagem. Inclusive uma vez reclamei com um vendedor que comprei um "bipé" que o mesmo estava cheio de marcas, que a maquiagem saiu quando passei o WD-40 e ele me respondeu "isso é normal visto que é um produto que veio da China, eu uso a caneta de CD para reparar".

 

Sobre o WD-40 versus Corrosion X, posso dizer que uso o primeiro a mais de 3 anos, em todas as partes da carabina (metal, madeira, plástico) e nunca tive nenhum problema, posso garantir que não estraga plástico de nenhum tipo, a unica coisa de diferente que eu percebi é que em coronhas de madeira esta tende a escurecer com o tempo, mas não acho que seja por infiltração na madeira mas por impregnar na própria pintura externa (ou verniz) o qual ele não remove. Enfim é um efeito parecido com o que se tem com o uso do antigo "óleo de peroba" em madeira não pintada.

 

Por fim, sobre lixar e reparar apenas a área danificada, esqueça, vai ficar pior do que está. Só vale a pena se você estiver pensando em refazer a oxidação de todo o cano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bem, comecei a ler as respostas e logo desisti.

Não precisa se alarmar, pegue teus 5 reais e vá ao supermercado mais próximo, compre um pacotinho de "bombril" pode ser assolan ou outra, deve ter em casa, aí o custo já cai, daí compre o óleo singer, para máquinas ou outra marca, e volte para resolver o teu problema, embeba a esponja de aço com o óleo e esfregue no local afetado e verá sumir os pontos de ferrugem, depois limpe com papel higiênico e depois embeba um paninho com óleo e guarde em uma latinha de chumbo e então após o uso é só passar nas partes metálicas da arma para conservar a oxidação.

 

falo sobre isso no meu tópico, que inclusive, a minha já veio enferrujada, e muito.

http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/7637-cbc-b19-17-da-compra-0km-ao-gas-ram-acompanhem/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então comprei em maos, ambos moramos em belo horizonte, muito longe do mar. Vinha limpando ela sem isso, mas pode ter vindo mascarada mesmo. Hj com papel toalha limpei o cano ate nao ter nenhum vestígio. passei 3 vezes o wd40 e tirei tudo para limpar. ela está embebida no corrosion e guardada na capa. Gold vou ver seu tópico e fazer isso. Vou também ler os topicos a respeito de adesivar com aquele adesivo da 3M, quem sabe assim não aumenta o problema. Obrigado a todos. Vou entrar em contato com a CBC e ver o que dizem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, desculpa a pergunta... mas óleo de motor de carro, que tem vários aditivos e tal, ninguém nunca experimentou passar?

B19-14 4,5mm + GR 45Kg + Centralizador + Bucha P.U. + Gatilho QUICKshot + Titan 3-9x42

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, desculpa a pergunta... mas óleo de motor de carro, que tem vários aditivos e tal, ninguém nunca experimentou passar?

 

Spawn, como citei acima o óleo Bardall B12 é excelente. Uso ele em carabinas que deixo guardada, e tem umas que já tem anos guardada e nada de ferrugem. Para arma de uso mais constante passo uma camada bem mais fina pois ele é muito pegajoso. Outra vantagem é que ele adere ao aço e praticamente não escorre,

CBC 345 Expresso 4,5 // CBC Montenegro 4,5 // Cometa 220 4,5
Urko 5,5 // Gamo 400 4,5 // Beeman 1072 // CBC BAM B12-6
CBC BAM B19S 4,5 // Hatsan 125

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Spawn, como citei acima o óleo Bardall B12 é excelente. Uso ele em carabinas que deixo guardada, e tem umas que já tem anos guardada e nada de ferrugem. Para arma de uso mais constante passo uma camada bem mais fina pois ele é muito pegajoso. Outra vantagem é que ele adere ao aço e praticamente não escorre,

 

Pois é... imaginei! Vou passar um Castrol na minha quando comprar, rss :thumbup:

B19-14 4,5mm + GR 45Kg + Centralizador + Bucha P.U. + Gatilho QUICKshot + Titan 3-9x42

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que uma boa conversa no setor de garantia da cbc pode levar a uma solução já que corrosão não tem nada haver com GR. Eu tentaria.

não há garantia nesse caso , a unica garantia é ou o proprietário lubrifique para evitar e limpe sempre pós uso ou envelopa ela toda com vinial

COMETA 400 4,5 MM

CBC JADE MAIS 4,5MM (PAPEL)

 

Aqui não,Posso até não ser simpático Comigo não tem desculpa
Minha criação é chucra, A verdade ninguém furta
Sou bruto, rústico e sistemático

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com base no seu relato, a corrosão parece ter começado a partir da ocasião em que você passou a utilizar a capa para guardar a arma...

Verifique se o material não tem algum aplique de couro curtido e se este não está em contato com as partes metálicas da arma. O couro curtido contém acido tânico o qual é corrosivo para os metais.

Verifique também se a capa não está ficando em local sujeito a condensação de umidade, pois com a capa abafando, o cano frio tem mais facilidade em acumular umidade, a qual resulta em oxidação em poucas horas.

Para tirar a dúvida, volte a guardá-la da forma anterior...

"This is from Mathilda" - Leon

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Em armas que eu uso mais frequentemente eu passo WD40, e nas que deixo tempo guardada passo óleo de motor de motos que forma uma película mais grossa e protege melhor. Faço assim há anos e sempre deu certo.

 

Uma coisa que devem ter cuidado é pra não passar óleo mineral na coronha, ele faz a madeira "apodrecer", tenho um exemplar que era de meu pai e ele sempre passava óleo no metal e na madeira, a coronha está toda impregnada, quando deixo ela no sol o óleo vem pra superfície e fica toda melada, sem falar que fica escura.

Na madeira só óleo vegetal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Pessoal e sobre a questão de pintar tem algum problema ? poderia envolver o cano com uma fita adesiva de carbono ?

 

Creio que se for possível executar, uma boa pintura seria aquela aplicando pó com cura a fogo (a eletrostática).

Eu não vi nenhuma arma pintada assim, mas esse tipo de pintura é muito resistente e durável.

"This is from Mathilda" - Leon

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Pessoal, na Alterama me indicaram o Silikote e aplico uma vez por mês.

Fica bem limpa e com uma leve camada lubrificante.

E o produto ainda protege a borracha e impermeabiliza (segundo informa na lata).

Abcs

 

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Gamo Whisper 5.5

GR Elite de 45k

Gatilho Elite XT

Luneta Sniper 6-24x50

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vi este tópico e achei interessante, possuo um B19s e se eu não atirar com ela de vez em quando, a bichinha fica irritada e começa a apresentar pequenas marcas de ferrugem. rssss

 

Brincadeira é logico, se uso pouco e deixo de lado a carabina acabo esquecendo de lubrificar periodicamente, e desta forma acaba aparecendo ferrugens pequenas, pois o ar contem umidade e ela obviamente não fica fechada a vácuo.

 

Quando vou fazer a limpeza e lubrificação, eu aplico o óleo em um pedaço de papel higiênico para passar nas partes metálicas da carabina, pois os tecidos mesmo lavados ficam com gorduras,etc...

 

Outra situação que pode acontecer é, outra pessoa (principalmente crianças) podem estar pegando na carabina escondido para brincar (mesmo não conseguindo efetuar disparos) e deixando sujeira no cano.

 

Não consigo imaginar uma carabina lubrificada uma vez por semana apresentar ferrugens, utilizando CorrosionX, WD40 ou até mesmo o Singer.

Tiago Rocha Guimarães

 

Cometa New Fenix 400 Galaxy 4.5

Cometa Fusion Premier 5.5 GR 50kg Elite

Pistola Beeman 2014 P17 4.5

Luneta Hero 6-24x50AOE

 

"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário." Albert Einstein

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
  • 3 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante