Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Compressor de Molas caseiro, rústico, mas funcional. Feito com uma morsa para canos!


Posts Recomendados

Olá Pessoal!


No sentido de dar ideias resolvi mostrar o COMPRESSOR DE MOLAS que eu fiz.

Comprei uma morsa num ferro velho por 30 reais. Somente depois descobri que se tratava duma morsa de rosquear canos. Percebi que a mesma poderia ser desmontada em duas partes, sendo que um lado ficaria a "manivela" e o outro lado serviria de apoio do cano da carabina para descomprimir a mola, e ainda, já tinha uma "trava" de segurança na própria morsa.


A seguir foi somente paciência e criatividade...


A madeira eu achei na rua (deve ser uma tabeira de telhado). A medida é de 80 cm, mas a base pode ser parafusada até o cumprimento ideal para compressão, vez que eu fiz vários furos para ajustar o encurtamento da "máquina" se for necessário. Os parafusos eu tinha em casa, o spray preto também. Perceba que na ponta da manivela eu tirei os dentes da morsa (que eram parafusados) e por sorte minha, ele tem uma rosca interna que então eu rosqueei ali uma peça branca que nada mais é que um pino da cerca elétrica..kkkk. Ele então gira em falso para comprimir a mola e assim não quebra, sem contar que parece ser o mesmo material das ponteiras dos compressores industriais. Já o gancho da morsa eu o retirei da lateral e coloquei na base onde irá apoiar o cano da carabina, de maneira que o parafuso dele será apertado para garantir a segurança e fixação do cano no suporte do compressor evitando assim qualquer acidente durante o manejo.


O custo total foi somente de 30 reais (preço que paguei na morsa naquele ferro velho). E pronto, agora tenho um compressor de molas caseiro, rústico, porém, funcional...kkkk.


Curiosamente, na data de hoje (abril/2014) visualizei duas morsas semelhantes a esta à venda no ML. Então, caso alguém se interesse é só construir um compressor de molas igual ou até melhor que o das fotos abaixo.


Esclareço que funcionou perfeitamente! Seguem as fotos, e postem aí o que vocês acharam. Todas as opiniões ou criticas serão bem aceitas. E, desculpem as postagens das fotos e coloração, pois é o meu primeiro post com fotos!



A Morsa de rosquear canos como era antes...

2814f2h.jpg



Morsa aberta em sua funcionalidade normal...

2gxjud5.jpg



Morsa já separada: manivela e base, pintada e fixada na tabeira...

3006650.jpg




Compressor de Molas já pronto para ser usado. Percebam o gancho servindo de trava para o cano da carabina...


2ahut52.jpg






  • +1 2

CBC Mont. F-18 B19S Gas RAM 4.5 mm

Rossi Dione Tradicional 4.5 mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito legal!!!! parabens pela criatividade!!!!! se eu fosse vc, as partes que tem contato com a oxidaçao da carabina, eu revestiria com EVA..... assim nao riscaria...... +1 pela ideia e por dividir ela!!!

Gamo CFX Royal 4.5 + Dampa + Shilba 8-32x50

"Provérbios, cap. 17, vers. 28"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito legal!!!! parabens pela criatividade!!!!! se eu fosse vc, as partes que tem contato com a oxidaçao da carabina, eu revestiria com EVA..... assim nao riscaria...... +1 pela ideia e por dividir ela!!!

 

Marcelo, obrigado pela dica....vou fazer isso, pois o que tenho feito foi forrar com um pano de flanela.

 

Ah, veja como o mundo é pequeno, pois essa peça eu comprei perto de tua terra (no feriado de páscoa), num passeio no sítio dos meus tios fui até o ferro velho na cidade de Guararapes (saída para Rubiácea) quando estava em busca de um moedor de café para restaurar...

CBC Mont. F-18 B19S Gas RAM 4.5 mm

Rossi Dione Tradicional 4.5 mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vc forrando com o EVA, esquece o problema de riscar a carabina........

 

ai sim heim!!!!! rsrsrs

sempre digo isso, esse mundo é minúsculo!!!!!

 

Valeu a dica...já revesti com EVA e terminei o restauro na velha URKO do meu tio utilizando meu novo compressor de molas...agora vou enviar a carabina para o sítio dele perto da sua casa - na entrada de Guararapes (sítio do pica pau amarelo)...hehehe.

CBC Mont. F-18 B19S Gas RAM 4.5 mm

Rossi Dione Tradicional 4.5 mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante