Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Como Preencher o Certificado Internacional de Importação (CII): Passo a Passo


Feitosa

Posts Recomendados

 

x 2. E parabéns pelo tópico. +1 pr'ocê !!

 

Não sei se não li direito, mas para importar uma carabina de pressão é preciso ter CR ?

 

Abraços.

 

Só precisa de CR se o calibre for maior que 6 mm.

Sumatra 2500 500cc .22
Sumatra Carbine .22

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

Pessoal, estou com uma dúvida: Preencho a CII e envio, a resposta geralmente demora de 30 à 90 dias, caso seja deferida ( é o que eu espero ), posso fechar a compra na loja, mas caso algum dos itens que eu relacionei não esteja mais em estoque na loja ? perco todo o processo ? tenho que fazer tudo novamente ?

 

Se alguém puder me esclarecer, agradeço.

Gamo BigCat 1000 + GR Elite 40KG + Gatilho + Luneta

Crosman 1077 Co2

Gamo PT 85 Co2

Gamo AF 10

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pode pedir a alteração do CII através de fax à DFPC.

 

Pessoal, estou com uma dúvida: Preencho a CII e envio, a resposta geralmente demora de 30 à 90 dias, caso seja deferida ( é o que eu espero ), posso fechar a compra na loja, mas caso algum dos itens que eu relacionei não esteja mais em estoque na loja ? perco todo o processo ? tenho que fazer tudo novamente ?

 

Se alguém puder me esclarecer, agradeço.

Wagner Abreu
Urko I 4,5 mm com mola inox Alterama e bucha PU
CBC Montenegro F18 Classic Plus B19-17 4,5 mm, GR Elite 45 kg e gatilho Quick Shot, tunning by Karolaza
Hatsan HT 125 5,5 mm, tunada
Gamo CFX 5,5 mm gasram 45 kg
Pistola Airsoft Spring G&G - G226
Pistola Beeman P17 2004 New Generation 4,5 mm

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Feitosa boa tarde!

 

Gostaria de saber o seguinte: Se eu importar então uma 5,5 eu não preciso do CR? Somente as de 6 que precisam??

 

Estou na dúvida.

 

Qual o valor para importar por pessoa física pq eu n consegui entender.

 

Grato pela sua atenção e parabéns pela sua ajuda a todos.

 

Att.

 

Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sou o Feitosa, mas...

 

Precisa de CR para importar armas com calibre superior a 6 mm ou as que usam gás comprimido (CO2). Lunetas com 6 ou mais aumentos e 36mm ou mais de objetiva.

 

Custo para pessoa física: R$ 35,00 (CII) + R$ 50,00 (GDA) + R$ 8,00 (GT) + 60% (II) sobre o valor em reais da arma/luneta (se vier como bagagem acompanhada 60% sobre o que ultrapassar a US$ 500.00)

Wagner Abreu
Urko I 4,5 mm com mola inox Alterama e bucha PU
CBC Montenegro F18 Classic Plus B19-17 4,5 mm, GR Elite 45 kg e gatilho Quick Shot, tunning by Karolaza
Hatsan HT 125 5,5 mm, tunada
Gamo CFX 5,5 mm gasram 45 kg
Pistola Airsoft Spring G&G - G226
Pistola Beeman P17 2004 New Generation 4,5 mm

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, Tiago! Armas nos calibres 4.5, 5.0, 5.5 e 6 mm não há a necessidade de CR.

 

Dê uma olhada no tópico que trata do CR que houve modificação nas categorias de atirador esportivo (não há mais a opção CR para atirador com arma de ar). Aconselho se informar antes com a DFPC

Wagner Abreu
Urko I 4,5 mm com mola inox Alterama e bucha PU
CBC Montenegro F18 Classic Plus B19-17 4,5 mm, GR Elite 45 kg e gatilho Quick Shot, tunning by Karolaza
Hatsan HT 125 5,5 mm, tunada
Gamo CFX 5,5 mm gasram 45 kg
Pistola Airsoft Spring G&G - G226
Pistola Beeman P17 2004 New Generation 4,5 mm

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, uma dúvida ainda... tenho que enviar junto a GRU com o comprovante de pagamento original?

Lendo me parece que tenho que enviar o comprovante original.

Agradeço.

Fico no aguardo de resposta dos que já enviaram.

Adolfo Collo

Editado por Adolfo Collo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Respondi na MP!

 

Sim, deverá enviar o comprovante original.

Wagner Abreu
Urko I 4,5 mm com mola inox Alterama e bucha PU
CBC Montenegro F18 Classic Plus B19-17 4,5 mm, GR Elite 45 kg e gatilho Quick Shot, tunning by Karolaza
Hatsan HT 125 5,5 mm, tunada
Gamo CFX 5,5 mm gasram 45 kg
Pistola Airsoft Spring G&G - G226
Pistola Beeman P17 2004 New Generation 4,5 mm

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Amigos, sensacional, os posts e as explicações, Belíssimo e esclarecedor. Estou em processo de CR e na sequência vou pedir o CII, minha idéia é trazer um Bobcat 5,5 e uma luneta 4x12-50, 3 magazines, chumbos, e um cilindro de 3 kg. Bom, posso trazer os magazines, os chumbos e o cilindro, em outra bagagem sem declarar na CII?? Vou trazer como a PCP e a luneta, como bagagem Acompanhada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, sensacional, os posts e as explicações, Belíssimo e esclarecedor. Estou em processo de CR e na sequência vou pedir o CII, minha idéia é trazer um Bobcat 5,5 e uma luneta 4x12-50, 3 magazines, chumbos, e um cilindro de 3 kg. Bom, posso trazer os magazines, os chumbos e o cilindro, em outra bagagem sem declarar na CII?? Vou trazer como a PCP e a luneta, como bagagem Acompanhada.

Frederico o post do Feitosa é bem claro.

No preenchimento desse campo temos que descrever todos os acessórios ou peças que acompanham a arma, tais como: quantidade de carregadores, fill probe, orings e parafusos reservas etc. O que não estiver descrito aqui não será liberado quando ocorrer o desembaraço alfandegário da arma aqui no Brasil.

Se não declarar não é liberado e pelo que entendi mesmo com a obrigação de declarar o que vai importar, pode trazer como bagagem acompanhada em relação a taxação, abraços.

Old soldiers never die. Young ones do.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os que tiverem interesse em importar dos EUA podem contar com a Tactical Paradise. Nós fazemos o envio com a embalagem necessária para suportar o tratamento dos Correios e com os documentos necessários. Qualquer dúvida encaminhem MP.

sign_forum.jpg

 

Importação e exportação de carabinas pelo melhor preço do Brasil.

 

Seja seu próprio importador, confira nosso tópico: http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/9000-importacao-de-carabinas-e-acessorios-dos-eua-atualizado-20102014-aceitamos-pagseguro-para-parcelamento-em-ate-18x/

 

Curta a página da Tactical Paradise no Facebook para promoções e sorteios: https://www.facebook.com/tacticalparadiseusa

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Pessoal:

 

Fiz todo o processo de CII seguindo as instruções do post do Feitosa e funcionou. Novamente, agradeço a paciência em descrever os passos e nos ajudar.

 

O que não funciona é quando a mercadoria chega "nestepaiz". Comprei uma Benjamin Discovery 5.5mm para conhecer todo o processo de importação de uma carabina de pressão. Quando a carabina chegou em São Paulo (sou de Minas e esperava chegar pelo menos no aeroporto de Confins como estava no CII e no conhecimento de embarque), começaram meus problemas.

Os responsáveis do exército pela vistoria demoraram cerca de 180 dias para irem no correio/alfândega. Isso com a ajuda de um despachante de armas em São Paulo telefonando e implorando para eles fazerem esta vistoria. Quando o exército fez a vistoria, o CII teve de sofrer uma nova mudança (mais uns 30-40 em Brasília) para mudar o lugar de Confins para Guarulhos. Apresentado o novo documento, mais uma temporada para liberar e passar para o correio. Ai veio os correios pedindo uma Guia de Importação Simplificada. Fizemos. Ai o correio disse que não podia mais porque era arma. Ai veio a Receita Federal pedindo uma licença de importação regular. Meu despachante disse que o CII já estava inválido e que a arma deveria ser exportada e re-importada. Discordei e desisti do processo. A arma foi enviada para retorno ao exportador e depois ficou indo e voltando para várias unidades do correio. Abri vários chamados na Receita e nos Correios. Já havia desistido de importar a Benjamin, "nestepaiz", e tudo, quando a arma chegou no correio na minha cidade. Ficou mais 30 dias esperando a Receita Estadual calcular o ICMS. Para complicar mais a arma e frete era menor do que US$500 mas ambas as receitas cobraram impostos sobre US$500. Nesta altura reclamar? No total foram 300 dias de Brasil. Humilhante e desanimador.

Para terminar, o exército na inspeção ou a própria alfândega retirou a arma da embalagem de proteção e ela veio chacoalhando dentro da caixa. Parecia que veio do Afeganistão. O bolt foi entortado e não foi dentro da caixa! Tive que fazer um novo. Infelizmente, este não é um país sério. Minha carreira de importador direto de carabinas de pressão chegou ao fim... E atenção, isto é um resumo dos acontecimentos. O que eu gastei de tempo, telefonemas, documentos, etc, não tem cabimento. Mas tem gente que teve sucesso. Definitivamente, não foi meu caso...

 

Em tempo, ela agrupa maravilhosamente bem com JSB Exact RS Cometa 5.52mm de 13.43 grains. Velocidades na faixa de 260m/s. Leve: 2,3Kg. Usei silenciador TKO e apliquei a mira aberta nele. Troquei um gatilho pelo da Alliance Hobby. Ficou uma tetéia. Na bomba fiz um filtro secante de silica gel seguindo a sugestão do Fernando Starling e coloquei protetores de borracha em cima e embaixo de onde a gente apoia com os pés. Adoro a carabina. Não gosto mais "destepaiz".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paio...sinto pelo que você passou...

Quanto a refazer a CII, não há oque questionar...teria que ser Guarulhos mesmo, pois é lá que chega de fora...fiz o mesmo processo de importação

e levou 6 meses pra pegar as carabinas..não feriram nada, veio tudo conforme chegou no Brasil..eu mesmo fui pra SP "como despachante" pra lá e

resolvi as pendencias em 1 dia que fiquei lá, que foi a entrega dos documentos para desembaraço e a protocolação deste...no seu desembaraço,

quem foi que fez a vistoria? (me mande por mp caso queira). Apostilou ela? Me diga o nome do seu despachante tbm, pois tenho serias dúvidas...

 

obg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal que ja fez desembaraço:

 

Como funciona a protocolação e vistoria? Depois da arma retida no aeroporto, no caso de bagagem acompanhada, posso agendar a vistoria e fazer protocolação do DA e o próprio DA no mesmo dia?

 

Pergunto isso pois nao sou de SP e ficar viajando pra lá mais de uma vez fica inviável.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu trouxe por importação direta de uma loja...ficou apreendida quando chegou por correios, recebi um comunicado...

juntei os documentos e levei pra protocolar o desembaraço depois de 10 dias do aviso de retenção...depois de protocolado,

2 meses me liberaram as carabinas, chegando aqui no endereço de casa...no meu caso, depois que eu levei os documentos,

eles agendam entre eles a vistoria, não fica sabendo quando vão...vc pode até ligar lá e perguntar e se estiver na mesa do

tenente ou do cabo que fazem a vistoria, ele te diz se faz na segunda feira ou na quinta (normalmente é 1 dia no

aeroporto de Guarulhos, o outro nos armazéns da receita/ correios/ etc)...

Editado por under
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo.. Lendo a R105... a CII deve estar previamente já deferida antes do desembarque no Brasil.

Então creio que somente com ela autorizada, você pode chegar com bagagem acompanhada... Aí passa pelas "burrocracias" que podem levar dias/meses... Enfim, Brasil.

Editado por Ksagrand69
  • EDgun Matador R3M .22 Long
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo.. Lendo a R105... a CII deve estar previamente já deferida antes do desembarque no Brasil.

Então creio que somente com ela autorizada, você pode chegar com bagagem acompanhada... Aí passa pelas "burrocracias" que podem levar dias/meses... Enfim, Brasil.

É bem por aí.

Só um adendo: Existe a possibilidade do CII ser feito após o desembarque.

Editado por Halieuta
Wagner Abreu
Urko I 4,5 mm com mola inox Alterama e bucha PU
CBC Montenegro F18 Classic Plus B19-17 4,5 mm, GR Elite 45 kg e gatilho Quick Shot, tunning by Karolaza
Hatsan HT 125 5,5 mm, tunada
Gamo CFX 5,5 mm gasram 45 kg
Pistola Airsoft Spring G&G - G226
Pistola Beeman P17 2004 New Generation 4,5 mm

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paio...sinto pelo que você passou...

Quanto a refazer a CII, não há oque questionar...teria que ser Guarulhos mesmo, pois é lá que chega de fora...fiz o mesmo processo de importação

e levou 6 meses pra pegar as carabinas..não feriram nada, veio tudo conforme chegou no Brasil..eu mesmo fui pra SP "como despachante" pra lá e

resolvi as pendencias em 1 dia que fiquei lá, que foi a entrega dos documentos para desembaraço e a protocolação deste...no seu desembaraço,

quem foi que fez a vistoria? (me mande por mp caso queira). Apostilou ela? Me diga o nome do seu despachante tbm, pois tenho serias dúvidas...

 

obg

Sargento Valentim. O dspachante foi a Murta Despachantes. Não apostilei e nem pretendo. Quero distância do exército...e de tudo relacionado a ele. CR inclusive.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele mesmo que vistoriou a minha, junto com um tenente e outro coronel, que ficou interessado nas big bore que comprei... Espero que seja um acaso oque aconteceu, e fico triste de saber que foi com eles, que tenho tento apreço visto a forma que me trataram em todas as vezes...

Editado por under
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente é um processo extremamente burocrático, eu mesmo desisti ( .....eu acho ). Até conseguir informações no exército é complicado no meu caso a 4a RM o atendimento é 4a e 5a feira de 13:30 as 15:00, por telefone e email, sem chance......

 

As contradições são frequentes, como no caso relatado pelo amigo Paio, o desembaraço deveria ser feito pela 4a RM, já que ele é de MG, mas no final foi feito por SP....correios e receita pedindo documentos sem necessidade, taxações fora da realidade, emfim, um caos total....

 

Talvez eu ainda tente trazer como bagagem acompanhada, desembarcando em BH, aí pelo menos acredito que o desembaraço tenha que ser feito aqui, mas ainda cabe avaliar o risco de acabar perdendo a arma...

Gamo BigCat 1000 + GR Elite 40KG + Gatilho + Luneta

Crosman 1077 Co2

Gamo PT 85 Co2

Gamo AF 10

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

correios e receita pedindo documentos sem necessidade, taxações fora da realidade, emfim, um caos total....

 

Há um desencontro de informação! Me disseram que não precisava de Licença de Importação, nem declaração simplificada de importação...mas que seria bom ter pois mostra que além de trazer o produto combinado de fora, vc está deixando eles (receita federal) ciente do produto e assim, facilitando e agilizando o serviço...e não apenas na hora de taxar, que ficam cientes...eles já tem no sistema os dados do seu produto, quando chegar pra taxar eles apenas olham o valor da CII e comparam com a lincença ou declaração expedida...Porém, fui na receita federal e pediram pra fazer, inclusive ler umas normas lá...deve se pedir antecipadamente (habilitar no siscomex o "radar", pra ser aprovada a importação..a LI )...pedi pra enviar mesmo sem essa licença, e fui surpreendido por um email dos cororeios dizendo que tem este serviço pra obtenção dos documentos....optei por usar os serviços dos correios, que tem os despachantes/ funcionários que fazem estes dois documentos...

mas é algo simples de se conseguir...é ir na receita federal e se cadastrar, e da mesma forma que vem na CII, especificar oque está trazendo, quantidade, tamanho e outras características...

Editado por under
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a LI mais comum e usada pra PJ, mas fiz como PF e foi melhor ainda....alias, melhor era não precisar de metades das coisas,

mas essa foi a saída...

no meu caso, eles me notificaram por email pra apresentar a LI ou DSI (lincença ou declaração simplificada) e eu pedi que

eles o fizessem...anexei inclusive um email que tinha na época, direto de um Ten. Cel. que me atendeu quando fui pra lá tirar

dúvidas, onde ele disse que não era necessário por ser valor menor que o limite e ser PF...na dúvida, por haver muito desencontro,

preferi que eles fizessem...

Editado por under
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paio, obrigado pela sua informação.

Quando devo entrar em contato com o correio para eles obterem essaes documentos?

Pelo que eu li a LI e cadastro no Siscomex não é necessário para importador pessoa física.

Atenciisamente.

Adolfo Collo

Você receberá uma notificação do correio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Olá Feitosa.

Parabéns pelo tópico. É realmente raro achar pessoas dispostas a compartilhar o conhecimento ao invés de se gabar dele.

 

Sou novo no site e tenho uma pergunta:

No caso de viajar para fora do país, no meu caso EUA. Li em outro forum que é possível trazer a arma de pressão por ação de mola, de calibre menor que 6mm sem preencher o CII e resolver a situação jundo a alfandega na chegada ao Brasil. Isso confere? Será que alguém aqui do forum já tentou fazer dessa forma?

 

Obrigado pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Várias pessoas trouxeram, mas aconselho pegar a cii antes pra evitar dor de cabeça futura... Se vc traz e depois corre atrás dos documentos, se negarem vc perde seus produtos... Melhor garantir antes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Olhei os post anteriores e me surgiu uma dúvida, sou de Fortaleza-CE, mesmo assim a encomenda pode chegar em outro estado tipo São Paulo, o desembaraço será feito em São Paulo? A intenção é importar da Mundilar, depende do aeroporto daqui ou é alheio? Só vi um comentário de alguém que tenha importado, afinal vale ou não apena? Aqui posso colocar alguém para acompanhar, mas em outro estado já não sei. Outra pessoa pode trazer na bagagem uma carabina para mim, tipo vou solicitar a CII antecipadamente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olhei os post anteriores e me surgiu uma dúvida, sou de Fortaleza-CE, mesmo assim a encomenda pode chegar em outro estado tipo São Paulo, o desembaraço será feito em São Paulo? A intenção é importar da Mundilar, depende do aeroporto daqui ou é alheio? Só vi um comentário de alguém que tenha importado, afinal vale ou não apena? Aqui posso colocar alguém para acompanhar, mas em outro estado já não sei. Outra pessoa pode trazer na bagagem uma carabina para mim, tipo vou solicitar a CII antecipadamente?

É melhor entrar em contato com a DFPC (faledfpc@dfpc.eb.mil.br) para obter a informação correta.

Editado por Halieuta
Wagner Abreu
Urko I 4,5 mm com mola inox Alterama e bucha PU
CBC Montenegro F18 Classic Plus B19-17 4,5 mm, GR Elite 45 kg e gatilho Quick Shot, tunning by Karolaza
Hatsan HT 125 5,5 mm, tunada
Gamo CFX 5,5 mm gasram 45 kg
Pistola Airsoft Spring G&G - G226
Pistola Beeman P17 2004 New Generation 4,5 mm

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou fazer isso. Apesar de já ter mandado e-mail para a região militar daqui e nada, vou tentar com a ftpc.

A DFPC responde. Demora um pouco, mas responde.

Wagner Abreu
Urko I 4,5 mm com mola inox Alterama e bucha PU
CBC Montenegro F18 Classic Plus B19-17 4,5 mm, GR Elite 45 kg e gatilho Quick Shot, tunning by Karolaza
Hatsan HT 125 5,5 mm, tunada
Gamo CFX 5,5 mm gasram 45 kg
Pistola Airsoft Spring G&G - G226
Pistola Beeman P17 2004 New Generation 4,5 mm

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se é útil para a comunidade as informações de um email que recebi hoje 13/10/15, mas como estou decidido a fazer a importação, que não será agora, antes irei reunir informações, dicas e sugestões para evitar o que seria ideal ou pelo menos minimizar problemas no processo. A cada nova dúvida ou resposta que eu obtiver externo ao fórum vou postar.

 

Minha dúvida é onde ocorrerá o desembaraço alfandegário, enviei email para 10ª região militar, correios e DFPC. A primeira resposta que obtive foi da 10ª região militar. Que foi uma resposta positiva para mim.

 

Enviei email dia 11/10/15 ás 14:24 para: comsoc10@dfpc.eb.mil.br

 

" Boa tarde,

Sou Francisco Tiago, estou começando a juntar documentos para fazer uma importação de uma carabina de pressão por ação de mola de calibre 4,5 mm. Minha dúvida é se o desembaraço alfandegário ocorreria aqui no Ceará ou em outro estado? De que depende o lugar onde este processo aconteça?
No aguardo.
Grato, Tiago. "
Recebi resposta dia 13/10/15 às 09:56:
" Bom dia!
Para facilitar o processo de desembaraço do produto, sugere-se realizar o desembaraço no mesmo município que foi declarado no Certificado Internacional de Importação.
Sugere-se, também, usar o mesmo endereço na Licença de Importação.
O uso de endereços diferentes dificultará o desembaraço.
O desembaraço pode ser feito no Ceará.
Verificar os Artigos 184 ao 204 do DECRETO Nº 3.665, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2000.
Maiores dúvidas podem ser sanadas através do seguinte site: http://www.dfpc.eb.mil.br/index.php/importacao
Atenciosamente
Ten BASTOS - Adj SFPC/10ª RM "
Falta eu saber dos Correios se a encomenda chegará primeiro aqui no aeroporto internacional que inclusive tem voos diretos para Lisboa ou seguem para São Paulo, Rio de Janeiro ou Paraná. Do DFPC falta eu saber se mesmo o produto desembarcando nesses três estados poderei pedir o desembaraço daqui do Ceará.
Dois artigos que achei interessante:
"Art. 195. A importação de produtos controlados para venda no comércio registrado só será autorizada se o país fabricante permitir a venda de produtos brasileiros similares em seu mercado interno."
"Art. 201. As máscaras contra gases são de importação proibida para o comércio, podendo ser importadas para as Forças Armadas e órgãos de Segurança Pública.
Parágrafo único. Excetuam-se desta proibição os respiradores contra fumaças e poeiras tóxicas, tais como máscaras rudimentares de uso comum nas indústrias, por não serem produtos controlados pelo Exército."
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como eu imaginava o desembaraço só acontece no estado do Rio, São Paulo e Paraná, pois possuem orgão para fiscalização, SFPC. Mas pelo que entendi poderei enviar os documentos para a SFPC. Mandei um email para Mundilar e não me responderam em qual aeroporto o produto desembarca, pode ser aleatório que eu acho improvável ou ter um motivo para separação, como em um post que li onde encomendas de até dois quilos seguem para Curitiba. Vou esperar agora resposta do Correios.

 

Email que recebi do DFPC:

 

Enviei dia 12/10/15 às 08:53:

 

" Olá, me chamo Tiago,

Estou me preparando para importar uma carabina de ar comprimido por ação de mola de calibre 4,5mm, ainda não solicitei a CII, mas já estou juntando os documentos.
Minha dúvida é sobre o desembaraço alfandegário, irei tratar e entregar os documentos na região militar (10ª RM) que abrange o estado onde moro (Ceará) ou o processo pode ocorrer em outra região?
No aguardo. Obrigado. "
Resposta dia 13/12/15 às 16:30:
" O sr. deve pagar a GRU do desembaraço alfandegário e encaminhá-lo para o SFPC do local no Brasil onde é feito esse desembarço: Rio de Janeiro, São Paulo ou Curitiba.
O SFPC, de posse de seu CII e da taxa de desembaraço alfandegário, vai conceder a anuência para a mercadoria. Aí a Receita Federal cobra os tributos. E depois os Correios continuam com o envio até sua residência.
Att
Coronel R/1 Toledo/Serviço de Atendimento ao Cidadão/DFPC
Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados
QGEx, Bloco H, 4º Piso, SMU/Brasília-DF, 70630-901
A informação contida nesta mensagem eletrônica e em qualquer documento
anexado é privilegiada, confidencial e protegida contra revelação.
Se o Sr(a) não é o destinatário pretendido, observe que qualquer revisão,
revelação, cópia, distribuição, ou uso do conteúdo é proibido.
Se o Sr(a) recebeu esta comunicação por engano, por favor destrua-a e
notifique-nos imediatamente por telefone (61) 3415-6013 ou correio
eletrônico dfpcresponde@dfpc.eb.mil.br "
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

Bom dia...

 

Feitosa parabéns pela iniciativa.... é de pessoas assim que precisamos... e compartilhar engrandece e muito as pessoas.... Agradeço a explanação e irei tentar preencher a CII, com a aquisição de uma PCP e uma luneta restrita tenho CR. Valeu.... Forte Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite,

Alguém teve CII deferido nos últimos meses? Encaminhei uma solicitação em julho de 2015 e até agora nada...

Calma q chega, o meu demorou 5 meses. E acredito q só saiu porque liguei a cada prazo q eles me passavam para conferir, dizia quem havia passado o prazo e pega o novo prazo. Até a vergonha não ter mais desculpa.

 

 

 

Sent from my iPhone using Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Prezados,

 

Devido a muitas dúvidas e MP's que tenho recebido sobre importação de arma de pressão e preenchimento do CII, resolvi criar este tópico. Nele irei tentar exlicar da forma mais minunciosa possível todos os passos a serem realizados para o correto preenchimento do Certificado Internacional de Importação (CII), documento do Exército Brasileiro que funciona como licença prévia para a importação legal dos produtos controlados que constam na R-105.

 

Lembrando que pra armas por ação de mola ou pcp, com calibre inferior a 6mm, não precisa ter CR para poder importar.

 

Antes de comerçar-mos o preenchimento é necessário baixar o arquivo word com o modelo de CII, que pode ser obtido diretamente no site da DFPC ou CLICANDO AQUI .

 

De posse do documento, vamos ao preenchimento.

 

1. PRIMEIRO PASSO: DADOS DO IMPORTADOR, EXPORTADOR E DA MERCADORIA A SER IMPORTADA

 

Logo na primeira página do documento baixado, você irá se depará com os seguintes campos a serem preenchidos e que são autoexplicativos:

 

CII-6_zpsbf16569e.jpg

 

Substitua os campos que estão escritos em vermelho por suas informações e as informações da loja ou site de onde se pretende importar a arma. Oriento entrar em contato com a loja para obter as informações corretas.

 

Ainda na mesma página temos o campo mais importante No preenchimento do CII: DESCRIÇÃO DA MERCADORIA

 

CII-7_zpseed0baa4.jpg

 

Aqui somos solicitados a descrever a mercadoria conforme o disposto no art. 191, § 1º, do R-105. Para armas de mola e PCP (que é o foco da nossa importação) a descrição é a seguinte: Arma de pressão por ação de mola (ar comprimido).

 

Para facilitar, darei um exemple de como preencher esse campo tão importante do CII:

"Arma de pressão por ação de mola (ar comprimido) do tipo PCP, de uso permitido, modelo HATSAN AT 44-10, fabricante HATSAN, calibre 5,5 mm, com dois (02) carregadores com capacidade para dez (10) CHUMBINHOS de 5,5 mm, fill probe, chaves allen, orings e parafusos reserva."

No preenchimento desse campo temos que descrever todos os acessórios ou peças que acompanham a arma, tais como: quantidade de carregadores, fill probe, orings e parafusos reservas etc. O que não estiver descrito aqui não será liberado quando ocorrer o desembaraço alfandegário da arma aqui no Brasil.

 

Com relação à quantidade de ítens a ser importado, segue uma citação da própria DFPC:

 

"No que diz respeito à quantidade de armas a serem importadas, informo que, se pessoa física, as armas devem ser de modelos diferentes, em quantidade reduzida. Se forem várias armas de um único modelo, ou grande quantidade, fica caracterizada comércio, então será necessário CR de pessoa jurídica. É um detalhe para o qual se deve atentar."

Observar a descrição: continua em folha suplementar anexa. Só deixá-la se no campo da descrição não couber a descrição do material a ser importado. Se couber, apague a frase.

 

Folha suplementar, é uma folha branca (presente no CII) que só deve ser usada na situação explicada acima

 

No campo referente ao valor da mercadoria, preencha o valor total sem o frete. O valor deve ser preenchido de acordo com a moeda do país de origem e não em Reais.

 

O MEIO DE TRANSPORTE (aéreo, marítmo ou terrestre) será escolhido pelo importador de acordo com as modalidades de frete que a loja da qual se pretente importar oferece.

 

O LOCAL DE EMBARQUE deverá ser obtido também junto a loja da qual se pretente importar.

 

O LOCAL DE DESEMBARQUE deverá ser conhecido previamente pelo importador, que geralmente é o aeroporto internacional mais próximo da sua residência. Alguns usuários já me questionaram sobre esse ítem. Peço que não me mandem MP's perguntando sobre por onde sua arma chegará no Brasil, porque eu não sei responder. Essa informação pode ser obtida com os correios a partir da modalidade de frete escolhida.

 

Na mesma página ainda temos dois campo (data e assinatura do importador) a ser preenchido antes do envio do CII à Brasília:

 

CII-8_zps2fb1cd76.jpg

 

2. SEGUNDO PASSO: PREENCHIMENTO DO REQUERIMENTO PARA OBTENÇÃO DO CII

 

Na segunda página do arquivo baixado temos o modelo de requerimento, que é através dele que solicitamos a obtenção do CII junto ao Diretor de Fiscalização de Produtos Controlados.

 

Pelo que poderemos notar, o modelo de requerimento para obtenção do CII é mais voltados à empresas do que à pessoa física conforme figura abaixo:

 

CII-1_zps91d60b0b.jpg

 

Mas nada nos impede de adaptá-lo à nossa realidade (pessoa física). A imagem abaixo é autoexplicativa:

 

CII-14_zpsbe0d2cbb.jpg

 

No campo " XXXX-001", no lugar do "XXXX" coloque o número do seu CPF sem usar "." ou "-". Por exemplo: se seu cpf é 000.000.000-00, descreva somente 00000000000.

 

O número após o CPF, que no caso acima é -001, se refere a quantas vezes você solicitou o CII durante o ano. Por exemplo: se é a primeira vez que esta solicitando o CII no ano de 2014, coloque CPF-001. Se for a segunda vez: CPF-002. E assim sucessivamente. No entanto, essa contagem se reinicia a cada ano. Por exemplo: Se você solicitou quatro vezes o CII em 2014, o ano acabou e entramos em 2015, você não precisa dar sequência a contagem (que no caso desse exemplo seria CPF-005). Comece novamente por CPF-001. E a cada ano a contegem reinicia.

 

Ainda na mesma página, temos outro campo a ser preenchido: DADOS COMPLEMENTARES

 

CII-2_zps33e73396.jpg

 

Orientações de preenchimento:

 

A. Registro no COLOG ou RM e respectiva validade: Pode-se deixar esse campo em branco ou simplesmente colocar " NÃO SE APLICA";

B. Local de destino (endereço do depósito): Deve ser idêntico ao endereço declarado no primeiro campo do CII (1. IMPORTADOR / IMPORT);

C. Finalidade da importação: para que você quer a arma (lazer, prática do tiro esportivo etc etc);

D. Regime de importação: DEFINITIVO

E. Outros dados que julgar necessários: autoexplicativo

 

O próximo campo a ser preenchido é esse:

 

CII-3_zpsa23acf51.jpg

 

Para o correto preenchimento desse campo você precisará saber por onde sua arma irá entrar no Brasil (e como já dito anterirormente: essa informação pode ser obtida através dos correios).

 

De posse dessa informação você pode definir em qual região militar será feito o desembaraço da arma. O quadro abaixo resume todas as regiões militares e seus respectivos números de referência:

 

regiatildeomilitar_zpsa9ceed4a.jpg

Sendo assim, se a arma entrar no Brasil por São Paulo, defina o desembaraço como: SFPC / 2.

 

Pra quem não sabe, cada região do Brasil possui uma SEÇÃO DE FISCALIZAÇÃO DE PRODUTOS CONTROLADOS (SFPC), que nada mais é que um representante regional do exercito.

 

Ainda na mesma página temos outro campo a ser preenchido:

 

CII-4_zpsd7b71205.jpg

 

Esse campo segue a mesma sequência de numeração que eu expliquei acima: se for a primeira vez que requer o CII durante o ano, prencha com "primeira". Se for a segunda, preencha com "segunda". E assim sucessivamente. E não esqueça de assinar.

 

O próximo campo não deverá ser preenchido,pois é de responsabilidade do exército:

 

CII-5_zps33e47390.jpg

 

Deixe os campos acima em branco.

 

3. PASSO: FORMULÁRIO DE CONTROLE DE LICENCIAMENTO DE IMPORTAÇÃO

 

CII-10_zpsb4ed0caa.jpg

 

Copie e cole as informações da primeira página. Lembrar de identificar o requerimento com o número do seu CPF no campo indicado.

 

Nessa mesma página há um campo que não deverá ser preenchido:

 

CII-11_zps01e751d0.jpg

 

Deixe o campo acima em branco.

 

4. PASSO: CAPEADOR PARA ANÁLISE DE REQUERIMENTO PARA OBTENÇÃO DE CII - PESSOA FÍSICA

 

A imagem abaixo é autoexplicativa:

 

CII-13_zps85ab6f42.jpg

No final do arquivo que foi baixado, existem orientações adicionais que devem ser lidas e seguidas para o correto preenchimento do CII.

 

ORIENTAÇÕES PARA O CORRETO PREENCHIMENTO DA GUIA DE RECOLHIMENTO DA UNIÃO (GRU)

 

Segue abaixo algumas dicas para o correto preenchimento da GRU. O valor das taxas pode ser visualizado CLICANDO AQUI

A imagem abaixo é autoexplicativa:

 

PRRENCHIMENTODAGRU_zps22140488.jpg

 

 

 

Espero que seja útil.

 

 

Dúvidas Frequentes:

 

- Desta mesma maneira, posso importar uma luneta de uso permitido?

Teoricamente sim, mas não compensa de forma alguma importar uma luneta 4x32. É mais viável comprar por aqui.
Há uma vertente que afirma que luneta de qualquer magnitude é grau de restrição 1 ( e na R-105 esta classificado assim), e sendo assim precisa de CR pra usar e importar. Mas no Brasil, na prática, podemos usar lunetas 4x32 sem precisar de CR. Se a R-105 fosse seguida à risco, só poderia usar luneta quem possuísse CR.

 

- Como saberei que minha CII foi deferida ou não? Recebo algum documento em casa, terei de ir buscar informação no local "X"?

Existe um email no site da DFPC onde você pode estar consultando o andamento do processo: consultacii@dfpc.eb.mil.br. Após analisado, eles enviam o CII deferido ou não para o endereço que você declarou no CII.

 

- ​Após o deferimento, ouvi dizer que a CII tem prazo de validade. É fato? Se sim, qual seria?

Após deferido o CII possui validade de 6 meses.

 

- Posso usar o mesmo CII mais de uma vez?

O produto coberto por este documento deverá ser objeto de um único embarque e de uma única Licença de Importação (Art 184 - R105). Se quiser reutilizar o CII há um modelo de requerimento no site da DFPC para isso

 

- Quanto tempo após remeter o CII à Brasília recebo ele deferido ou indeferido?

Entre 30-90 dias.

 

Ótimo post! Gostaria de saber como é feita a Declaração Simplificada de Importação nas compras acima de quinhentos dólares ($500,00), se é possível fazê-lo pelo serviço dos correios IMPORTA FÁCIL, ou se é preciso contratar despachante aduaneiro para tal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Estou com uma dúvida.

Recebi minha CII (depois de 1 ano, quase) e não sei se vou precisar da Licença de Importação (LI) e Declaração de Importação (DI), esses documentos são necessários? Se sim, como consegui-los?

Rossi Dione 4,5mm- 1979

CBC 245 4,5mm - 198?

CBC 345 4,5mm- 1984

CBC B12-6 4,5mm

CBC B19-14 4,5mm

CBC Jade+ 4,5mm + G.R. 45Kg Elite

Gamo CFX 5,5mm + G.R. 40Kg Quickshot + Luneta Hawke 4x32 AO

Gamo CFR Whisper Royal 4,5mm + G.R. 40kg Quickshot + Luneta Hawke 4x32 AO

Beeman 2004 P17 4,5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pessoal se forem importar falem com o Hudson da tactical paradise ... não sai muito mais caro,e ele da todo respaldo que precisam, pois vcs sabem que um errinho na cii, ja era vc perde tempo e dinheiro, fora quando chega aqui e a receita inventa algum problema ,tipo pedir um despachante aduaneiro...(na verdade so e preciso para coisas produtos acima de 3000 dólares, mas e ate comum pedirem para valores baixo) e vai recorrer pra ver se adianta... ,fora outros problemas que podem ocorrer pois ,nesse pais... tudo e possível, ja tive problemas por isso eu falo ... se não fosse o Hudson da tactical...estaria perdido.

pode ser que vai ter pessoas que falam que não tem problema, tipo ja importei 2,3 vezes e deu tudo ok... mas como disse em se tratando de brasil não duvide de nada...

  • +1 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Parece que houve uma pequena mudança.

Além da notificação por e-mail, teve alguma coisa para facilitar a importação no Brasil? Mesmo sabendo que facilitar e Brasil não estão casando bem na mesma frase...

 

http://www.dfpc.eb.mil.br/index.php/ultimas-noticias/246-cii-certificado-internacional-de-importacao

Editado por JBrumatti

Carabina CBC Montenegro Standard F18 B19-s.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 months later...

Pessoal,

Um amigo do clube vai a Portugal e pretende trazer umas hw30s com ele e a mulher dele, declarando como bagagem acompanhada.

Pela legislação, as armas de pressão que não são de uso controlado, não necessitam de CII. Isso procede?

Outra coisa... Parece que a bagagem dele vai sair de portugal com ele e ser retirada do avião somente aqui em Rondônia. E aqui não temos SFPC.

Caso essa bagagem desça diretamente aqui como ele está dizendo, isso significa que não terá problema?

Editado por edcarlosrec
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante