Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Resposta do Exército sobre RED DOT, lunetas, guias de tráfego, etc


drivea

Posts Recomendados

Transcrevo aos colegas a resposta ao questionamento que fiz ao exército:

 

Brasília, 06 de fevereiro de 2014.

A DFPC agradece seu contato.

Quanto ao seu questionamento, informamos o que segue.

Todas as armas de pressão são de calibre permitido e impulsionadas por mola, portanto não precisam nada mais do que a nota fiscal e ser maior de 18 anos para tê-las. ARMAS DE PRESSÃO POR AÇÃO DE AR COMPRIMIDO E QUE, SIMULTANEAMENTE, TENHAM CALIBRE IGUAL OU INFERIOR A 6mm SÃO CONSIDERADAS ARMAS DE CATEGORIA DE CONTROLE 3 E DE USO PERMITIDO. APENAS ESSAS ARMAS DE PRESSÃO, E APENAS ESSAS, PRESCINDEM DE GUIA DE TRÁFEGO E CERTIFICADO DE REGISTRO.
Essas armas podem ser transportadas em meu veículo, em capa prórpia, devidamente descarregadas, com as munições (chumbinos) acondicionados em outra mala (assim demonstrando que as armas não estão patas para pronta utilização) SEM guia de tráfego? SIM
Gosto de praticar tiro a 50 e 75 metros, e para tanto, gostaria de adquirir dispositivos de mira óptica (lunetas), nas medidas 4 X 32 e 3-9 X 56.
Entendo que a primeira luneta é de uso permitido, e a segunda é de uso controlado, por exceder as medidas máximas.
Já estou em processo de solicitação, e se for concedido um CR de atirador de carabina de pressão posso adquirir a luneta 3-9 X 56?

Artefatos óticos de pontaria são produtos controlados pelo Exército.

 

Quando têm aumento igual ou maior que seis vezes o diâmetro da objetiva ou maior que trinta e seis milímetros, são produtos de uso restrito, e sua aquisição não é permitida para civis, nem a comercialização é permitida no mercado nacional. O mesmo ocorre se possuir visão noturna, se empregar luz ou outro meio para marcar o alvo, e se tiver mira a laser.

 

Quando têm aumento menor que seis vezes ou diâmetro da objetiva menor que trinta e seis milímetros, podem ser adquiridos por civis DESDE QUE não tenha visão noturna, nem empregue luz para marcar o alvo (red dot), não seja de funcionamento a laser.

 

Oferecendo ainda mais detalhes:

 

No que concerne aos acessórios para arma, INDEPENDENTE DE SER DESTINADO PARA ARMA DE USO PERMITIDO OU DE USO RESTRITO, o Anexo I do Decreto 3.665/00 (disponível em www.dfpc.eb.mil.br - LEGISLAÇÃO - ANEXOS - ANEXO I), relaciona-as como produto controlado na posição 0010.

 

0010

1

AcAr

acessório de arma

 

 

Entenda-se, para melhor esclarecimento, que acessório de arma não é parte integrante da arma para que esta funcione (a arma deve atirar com ou sem o acessório). Mas é um item que contribui para melhorar o desempenho do atirador ou a performance do tiro: luneta, supressor de ruído, bandoleira, punho adaptável, mira a laser...

 

Portanto, tratando-se de arma, todo e qualquer acessório é controlado.

 

Vejamos o que é categoria de controle 1, de acordo com o R 105 (www.dfpc.eb.mil.br - LEGISLAÇÃO - R 105:

Art. 10. Os produtos controlados, conforme as atividades sujeitas a controle, são classificados, de acordo com o quadro a seguir:

 

Categoria de Controle

Atividades Sujeitas a Controle

Fabricação

Utilização

Importação

Exportação

Desembaraço Alfandegário

Tráfego

Comércio

1

X

X

X

X

X

X

X

2

X

X

X

-

X

X

X

3

X

-

X

X

X

X(*)

-

4

X

-

X

X

X

-

-

5

X

-

X

X

X

-

X

Legenda: ( X ) Atividades sujeitas a controle.

 

( - ) Atividades não sujeitas a controle.

 

(*) Sujeito a controle somente na saída da fábrica, porto ou aeroporto.

 

Todas as lunetas precisam ser apostiladas, ou somente as que excedem os limtes máximos (de uso restrito)? SE O SR. FOR UTILIZAR A LUNETA EM COMPETIÇÃO DE QUALQUER TIPO, DEVE APOSTILÁ-LAS, INDEPENDENTE DE SEREM DE USO PERMITIDO OU NÃO.
Todas as lunetas necessitam de Guia de tráfego para o meu transporte residência - local de tiro - residência, ou somente aquelas de uso restrito? O SR. DEVE INCLUIR, NO SEU PEDIDO DE GT, A ARMA COM A RESPECTIVA LUNETA. ISSO EVITA GASTOS DESNECESSÁRIOS.
Uma vez concedido o CR, devo apostilar minhas carabinas de pressão que já possuo, mesmo sendo elas não controladas após a venda? SE O SR. PRETENDER UTILIZAR ESSAS CARABINAS QUE JÁ POSSUI PARA ALGUMA COMPETIÇÃO ESPORTIVA, SIM, É DE BOM TOM APOSTILÁ-LAS.


Atenciosamente,

Adj Seç Téc DFPC
Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados

  • +1 2
RobertoCBC B19-17 cal 5,5mm GR 50 KgBAM B3-3 cal 4,5 mmBeeman P17 - 2004 cal 4,5mmURKO I (Modelo com alma lisa!) sendo reformada<p
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se entendi bem GT e CR pra pcp..é o fim do mundo mesmo...ou, tirar cr de ar comprimido mesmo vai ser a saída...

 

Eu entendi o contrario, se for AR não precisa, se for GÁS ai sim precisa e este já é nosso entendimento atual.

 

Enviado de meu GT-I9000B usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa ylram.. Verdade.. Eu li prescindem como sendo obrigatório.pra pcp sem luneta... E é o contrário..perdão pelo equívoco..mas pra utilizar com luneta precisa ...gt e cr pra competir

 

Editado por under
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa ylram.. Verdade.. Eu li prescindem como sendo obrigatório.pra pcp sem luneta... E é o contrário..perdão pelo equívoco..mas pra utilizar com luneta precisa ...gt e cr pra competir

 

Pois é, esse discurso sobre as lunetas para mim foi novidade...

 

Enviado de meu GT-I9000B usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, não podem, acho só se vc tiver Cll

 

entendi errado ou mesmo sendo uma 4x32 tenho que te GT para transportar a mesma?

 

assunto complicado esse!!!


Então lunetas 4x20 e 4x32 podem ser importadas sem problemas desde que não possuam iluminação?

Editado por mayk79
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em um site de compra direto da china tem comprador brasileiro que colocou foto do produto depois de chegar no brasil mais era 4x20 passa?

 

Em se tratando de importação de luneta... Praticamente não existe diferença se vc está importando uma 1x20 ou 8-80x56...

O risco de parar no EB é altíssima e muitas pessoas já perderam lunetas iguais ou acima de 6x36 e tbm perderam lunetas 4x32.

Luneta 4x32 é a mesma coisa da 4x20 perante a Lei... Se quiser importar, CR e CII, ou vai entrar pra lista de pessoas que perderam luneta, dinheiro e receberam uma agradável cartinha do EB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem uma coisa errada no que o EB falou. Eles disseram que red dot marca o alvo. Errado. Red dot não marca o alvo. Mira a laser marca o alvo. O certo seria dizer simplesmente que mira a laser não pode mas red dot ou mira holográfica pode.

 

O atendente do Exército demonstrou baixo conhecimento no meu entender.

 

Ele jamais poderia dizer que é de bom tom apostilar isso ou aquilo. Ou tem que apostilar ou não tem.

 

Outra coisa é que não vejo o DFPC se pronunciar quanto ao processo de apostilamento de armas de pressão (gás, por exemplo).

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nos anexos do R105 dos produtos controlados, exsite o termo "mira optrônica".

 

Acho que mira optrônica é o Red dot ou Aimpoint.

 

Se for isso, a categoria de controle dela é 5 e na tabela consta que o EB controla a Importação ou seja...CII pra mode comprar sem "aborrecimentos".

 

Um colega aqui do trampo que está comprando itens para airsoft se encantou com preços chineses e comprou numa compra única uma luneta 4x20 e um red dot de 20 reais....chegou no Brasil e foi para inspeção no EB.

 

Perdeu?

Editado por Fabio Coelho
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que perdeu sim.

 

Importação de qualquer acessório precisa de CII ( prévio ).

 

O que é esquisito é o que o que o EB diz em relação a red dot não bate com a comercialização.

 

Se o red dot é "um aparelho que emite luz para marcar o alvo" e portanto ele seria um equipamento controlado, como é que as lojas vendem as pencas?

 

Só deveria sair da loja com GT, igual arma de fogo.

 

 

E olha que pérola:

 

Uma vez concedido o CR, devo apostilar minhas carabinas de pressão que já possuo, mesmo sendo elas não controladas após a venda? SE O SR. PRETENDER UTILIZAR ESSAS CARABINAS QUE JÁ POSSUI PARA ALGUMA COMPETIÇÃO ESPORTIVA, SIM, É DE BOM TOM APOSTILÁ-LAS.

 

Quer dizer que seu comprar uma Urko e participar com ela de competição esportiva eu tenho que apostilar?

Boa essa. (mas é a lei?)

Editado por Henrique Coelho

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então lunetas 4x20 e 4x32 podem ser importadas sem problemas desde que não possuam iluminação?

 

Nos anexos do R105 dos produtos controlados, exsite o termo "mira optrônica".

 

Acho que mira optrônica é o Red dot ou Aimpoint.

 

Se for isso, a categoria de controle dela é 5 e na tabela consta que o EB controla a Importação ou seja...CII pra mode comprar sem "aborrecimentos".

 

Um colega aqui do trampo que está comprando itens para airsoft se encantou com preços chineses e comprou numa compra única uma luneta 4x20 e um red dot de 20 reais....chegou no Brasil e foi para inspeção no EB.

 

Perdeu?

Entenda-se, para melhor esclarecimento, que acessório de arma não é parte integrante da arma para que esta funcione (a arma deve atirar com ou sem o acessório). Mas é um item que contribui para melhorar o desempenho do atirador ou a performance do tiro: luneta, supressor de ruído, bandoleira, punho adaptável, mira a laser...

Portanto, tratando-se de arma, todo e qualquer acessório é controlado.

Não adianta tapar o Sol com a peneira , a lei é clara ! Qualquer acessório para uma arma que não faça parte de seu funcionamento e que foi importado é passível de fiscalização !

Pode ser uma simples bandoleira ela sera fiscalizada e retida pelo EB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Henrique

 

Eu recebi uma resposta semelhante quando consultei a DFPC sobre o apostilamento.

Wagner Abreu
Urko I 4,5 mm com mola inox Alterama e bucha PU
CBC Montenegro F18 Classic Plus B19-17 4,5 mm, GR Elite 45 kg e gatilho Quick Shot, tunning by Karolaza
Hatsan HT 125 5,5 mm, tunada
Gamo CFX 5,5 mm gasram 45 kg
Pistola Airsoft Spring G&G - G226
Pistola Beeman P17 2004 New Generation 4,5 mm

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como escrevi, o red dot (mira optrônica) é categoria 5 (anexo 1) . não controla tráfego e nem utilização. Então não tem apostila e nem gt.

 

Vejam no r-105: Art. 10. Os produtos controlados, conforme as atividades sujeitas a controle, são classificados, de acordo com o quadro a seguir: (aqui no forum a tabela sai zoada...)

 

Editado por Fabio Coelho
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segundo o cara ai, bandoleira é de uso controlado... cuidado muito perigoso a bandoleira. É de pegar uma bandoleira de couro cru e cortar a bunda desse mal informado que acredita nas besteiras desse bando de terroristas que estão no poder.

Editado por CROBERTO
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que mais me preocupou e certamente pode afetar a TODOS, é o fato que solicitar o apostilamento de carabinas que estão dentro dos limites previstos na legislação, SE QUISER COMPETIR.... Isso eu achei F*D@.

 

O que estou entendendo é que em muito pouco tempo será obrigado CR e apostilamento de TODAS as carabinas de pressão.

 

O problema é que tem muito idiota postando vídeo matando pombo, vaca, porco, mudando pressão 5,5 para fogo .22LR, jogador de futebol dando tiro em amigo, e por aí vai....

 

Com isso, quem paga é o cidadão de bem, que quer ter garantido o seu lazer fazendo o que gosta, sem matar nada, sem ofender ninguém, apenas furando papel ou estourando latinhas...... Brasil meus amigos, Brasil.....

 

Ame-o ou deixe-o, lembram disso? só que agora a ditadura é da esquerda, e esta sim será muuuuuiiiito pior, pois é travestida de um grande e magnânimo objetivo social.....

Editado por drivea
RobertoCBC B19-17 cal 5,5mm GR 50 KgBAM B3-3 cal 4,5 mmBeeman P17 - 2004 cal 4,5mmURKO I (Modelo com alma lisa!) sendo reformada<p
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segundo o cara ai, bandoleira é de uso controlado... cuidado muito perigoso a bandoleira. É de pegar uma bandoleira de couro cru e cortar a bunda desse mal informado que acredita nas besteiras desse bando de terroristas que estão no poder.

.

O duro é se a autoridade julgar que um barbante ou nylon qualquer serve para ser utilizado como Bandoleira para uma carabina de mira aberta de uso permitido.

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segundo o cara ai, bandoleira é de uso controlado... cuidado muito perigoso a bandoleira. É de pegar uma bandoleira de couro cru e cortar a bunda desse mal informado que acredita nas besteiras desse bando de terroristas que estão no poder.

Não se trata de ser um iten perigoso ou não , e de fato ninguém será preso por portar um bandoleira !

TRATA-SE de ter a documentação necessária para importa-la . Se a bandoleira for retida e caso a documentação seja solicitada , ela só sai de la com com a comprovação documental .

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha opinião,quanto mais mexer pior fica...logo o exercito vai ficar p da vida com os airguns e ai sim a coisa fica ruim pra nos,o certo é fazer de conta que não existimos,ou melhor,que não atrapalhamos a vida do exercito ou Pf...acho um tiro no pé pedir pra tirar cr de armas de ar,logo isto vira lei e tomanos na cabeça...mexer com quem tem poder e pouca paciencia nunca foi boa ideia.Se temso duvidas devemso procurar um jurista e ai sim ter certeza,pois a lei esta lá no papel pra todos verem,de nada resolve mandar email pra quem não sabe nem o que é um red dot...isto só serve pra chamar atenção negativa sobre nos...

  • +1 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, se eu pudesse daria mais de uma +!

 

Já estava passando dos limites e da hora.

 

Sua palavras têm meu total apoio, deveríamos tratar desse assunto com a maior discrição possível, dentro da lei, mas sem esses medos infundados, notícias desencontradas etc.

Não sei em que você se fundamentou, mas pela minha vivência, está coberto de razão, podes crer, e não comentarei os porques aquí, pelos mesmos motivos.

Até os responsáveis pelo controle têm conclusões contraditórias, ou até errôneas, na interpretação das leis, regulamentos, anexos, etc.

 

Mas infelizmente não adianta opinião sensata, ou cai no vazio ou continuam com o mimimi de sempre; alguns são muito susceptíveis...e ingênuos.

 

Fazem estardalhaço com vendas de lunetas, e outros assuntos melindrosos, enveredam por meandros jurídicos sem fim, levantam muita poeira....e enchem o saco do pessoal com um monte de tititi.

 

E a gente pede perfil baixo, discrição, sentem-se achacados e fazem biquinho.

 

Haja paciência.

 

caluda.jpg

 

 

Aos chatos de plantão: " mas a obrigação é se informar, andar na lei, é direito do cidadão, informação é tudo, e blah, blah, blah.." .vão lamber sabão, aquí não há adolescentes imaturos, os interessados têm a OBRIGAÇÃO, repito, OBRIGAÇÃO de conhecer as leis sobre o que podem ou não possuir, transportar, etc

Esse tutorialismo autoritário não solicitado deveria ser abolido, não ajuda nada, confunde e chega a assustar, principalmente aos iniciantes e incautos.

 

O conceito de forum é claro, as opiniões discordantes são bem vindas, mas evitemos, sempre que possível, poluir com opiniões políticas, achismos, etc.

Só piora o que já é ruim, traz mais desconforto e conflito desgastante e inútil.

 

Essa é minha opinião.

Editado por MATTHEW QUIGLEY
  • +1 4

Minha mulher me deixa comprar todas as armas que posso esconder.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha opinião,quanto mais mexer pior fica...logo o exercito vai ficar p da vida com os airguns e ai sim a coisa fica ruim pra nos,o certo é fazer de conta que não existimos,ou melhor,que não atrapalhamos a vida do exercito ou Pf...acho um tiro no pé pedir pra tirar cr de armas de ar,logo isto vira lei e tomanos na cabeça...mexer com quem tem poder e pouca paciencia nunca foi boa ideia.Se temso duvidas devemso procurar um jurista e ai sim ter certeza,pois a lei esta lá no papel pra todos verem,de nada resolve mandar email pra quem não sabe nem o que é um red dot...isto só serve pra chamar atenção negativa sobre nos...

 

Concordo em gênero, número e grau.

 

Pessoal fica com esse mimimi de ficar mandando email o tempo inteiro pro E.B pra se informar com quem não tem o mínimo de conhecimento e fica esse monte de especulação inutil e correções sobre o que o povo do exército respondeu de certo ou de errado. Se querem informação, se informem com um jurista ou com alguém DE FORA do E.B. ao invés de ficar mandando email. Toda santa semana aparece mais um email com esse assunto.

 

Pessoal tem que entender, que quanto mais DISCRETOS nós formos, melhor pra nós mesmos. Vide o caso de pessoas que andaram emitindo documentação falsa em outros fóruns que não esse. Tiveram que esconder vários anúncios pq o E.B foi passar a vista por lá. Se agir com honestidade e discrição, vamos levando até conseguir melhorar nossa situação.

Editado por ViniciusVieira
  • +1 2
  • -1 1

gt1f.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha vou contar o milagre e não o santo...Soube de fonte confiavél que graças a muitos email de gente que não tem paciência de ler mas adora escrever,um individuo do alto escalão de nossa forças armadas,declarou que: "este pessoal do tiro com ar,vive mandando email pra perguntar tudo o que já esta na lei,então se querem complicar,vou complicar..."

Gente,eu sei que a lei diz tal coisa,mas depois que sua luneta,carabina ou seja lá o que for cai lá,nem o advogado do diabo vai trazer ela de volta...então peço aos colegas de tiro,que pensem mil vezes antes de cutucar a onça com carabina de ar...pois depois que ela mostrar os dentes,só sobra gritos e calças borradas...

Que lidou com este povo que tem poder,sabe o quanto eles são complicados,podem até perder no momento,mas a resposta é dura...

Em tempo nada contra que tem dúvidas,mas como falei,tire elas com juristas,e não com uma atendente concursada...

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Discordo do colegas que entendem que não se deve "mexer" no assunto.

 

As leis, gostemos ou não, estão aí e se queremos nossos direitos também temos nossos deveres.

 

O caminho, na minha opinião é trabalhar certo, fazer, certo e aí, através de grupos como o Viva Brasil a assemelhados, sentar na mesa para apresentar boas propostas ao EB que atendam nossas necessidades.

 

Ao contrário, acho muito bom que chovam questionamentos e cartinhas para os SFPCs pedindo informações. Isso mostra que as pessoas querem fazer a coisa certa.

 

Como será possível sentar À mesa com o EB e ter que ouvir que existem pessoas que não cumprem as regras e querem negociar?

 

Vamos olhar o todo e não o próprio umbigo. Muito atiradores, federados, confederados, representantes do Brasil em competições internacionais, com CR e tudo o mais, têm armas de fogo, praticam seriamente e não vão querer advertências e sanções do EB por conta de erros e achismos em relação as armas de ar comprimido, airsoft etc.

 

A lei é a lei. Se queremos mudá-las , aprefeiçoa-las, temos que ter moral pra isso. Não vão ganhar do EB no grito.

Editado por Fabio Coelho
  • +1 2
  • -1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bandoleira é item controlado também? É considerada acessório de arma??

Bandoleira não é item controlado ! bandoleira é um acessório e infelizmente é passível de retenção !

 

Tem de se entender que qualquer item para um arma Ex: Luneta mesmo que 4x32 Red dot , tripe mounts ,trilhos , "Exceto chumbos " que forem importados sem a documentação e apreendido pelo EB só sai de la com a comprovação documental

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Discordo do colegas que entendem que não se deve "mexer" no assunto.

 

As leis, gostemos ou não, estão aí e se queremos nossos direitos também temos nossos deveres.

 

O caminho, na minha opinião é trabalhar certo, fazer, certo e aí, através de grupos como o Viva Brasil a assemelhados, sentar na mesa para apresentar boas propostas ao EB que atendam nossas necessidades.

 

Ao contrário, acho muito bom que chovam questionamentos e cartinhas para os SFPCs pedindo informações. Isso mostra que as pessoas querem fazer a coisa certa.

 

Como será possível sentar À mesa com o EB e ter que ouvir que existem pessoas que não cumprem as regras e querem negociar?

 

Vamos olhar o todo e não o próprio umbigo. Muito atiradores, federados, confederados, representantes do Brasil em competições internacionais, com CR e tudo o mais, têm armas de fogo, praticam seriamente e não vão querer advertências e sanções do EB por conta de erros e achismos em relação as armas de ar comprimido, airsoft etc.

 

A lei é a lei. Se queremos mudá-las , aprefeiçoa-las, temos que ter moral pra isso. Não vão ganhar do EB no grito.

 

O conceito de forum é claro, as opiniões discordantes são bem vindas.

  • +1 1

Minha mulher me deixa comprar todas as armas que posso esconder.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dura lex sed lex!

 

Lei é lei e nem sempre é clara como apregoam. Tanto que existem pareceres, jusrisprudência e até controvérsia entre juristas renomados quanto á interpretação da lei.

 

Se a lei fosse isenta de interpretação e exata com o escrito, não haveria necessidade de juízes para interpretar decidir sobre a razão e aplicar as penas! E mesmos esses nem sempre dão a palavra final, visto que sempre cabe recurso até a última instância.

 

O que diz a lei, serve de base pra "nortear" o que uma sociedade humana e justa, acredita ser o certo.

 

O problema não são as leis nesse caso ou na maioria deles, e sim o excesso de burocracia!

 

Veja, para o cidadão estar dentro da lei como deve ser, as exigências são excessivas! Isso demonstra um grande (eu lavo as mãos e quero tirar o meu da reta!) por parte de quem deveria trabalhar com mais eficiência em cima da fiscalização e aplicação da lei.

 

Nossos problemas, são as dificuldades impostas pelos burocratas que vivem de, e também dos preguiçosos que preferem juntar papeladas ao invés de fazer a maquina "rodar"

 

Burocracia é o problema.

 

Quando o amigo disse la atrás que ao invéz de nos escondermos (botar as barbas de molho) e ao contrario disso, sentar a mesa e discutir, fazer parte ou apoiar entidades que discuta e que nos represente e defenda nossos interesses, está mais do que certíssimo!

 

Enquanto nos escondermos e passar ao largo do que nos interessa e é justo, vamos estar sempre andando a margem do que diz a lei.

 

Se acomodar a uma situação é fácil. O difícil é lutar pelo que é justo, mesmo perdendo algumas batalhas! e mesmo perdendo, vamos tirando perdas do caminho e pavimentando a estrada para os outros que virão.

 

Isso chamo construir e deixar um legado que valha a pena, mesmo que nós, talvez hoje e nem tão cedo aproveitemos.

 

Vale a pena lutar.

  • +1 2

2i1nrjr.jpg

Regra básica dos governos. Se tá difícil... Vamos "regulamentar" Se tá fácil, vamos complicar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa,alto lá...não estamos pregando andar a margem da lei(vamos pensar antes de tirar certas conclusões)por favor se estiver escrito isto no meu comentario,mudo na hora.O que estou orientando é não ficar enchendo o saco de entidades que são de longe famosas por sua pouca propensão a discutir e ficar mudando sua conduta(alguem se lembra que estamos falando de forças armadas??).

Não etendo como competidores confederados podem ser prejudicados por atiradores de airgun...estes sim se tem todo um tramite proprios pois estamos falando de fogoooo e não ar...então volto a falar:se uns poucos,ai sim acho que é olhar por proprio umbigo.querendo ser tratado pelas mesmas leis que um atirador de fogo,ai sim é deixar nosso esporte algo de elite como ficou o fogo,ou acham barato pagar clube,cr,taxa e por ai vai...

Gente passei aqui uma informação que muito me assusta,se continuar a aporinhar,logo teremos,por obrigação tirar cr pra arma de chumbinho,e ai sim vamos dar muito trabalho ao MVB..

Mas claro,sempre tem quem prefere complicar,há um gosto em dizer,eu tenho CR...eu vejo um monte de atirador correr do fogo justamente por causa do CR,e não por querer se tornar ilegal...


O problema é que estamos no Brasil onde a corda geralmente arrebenta pro lado mais fraco...

E tenha certeza de que esta por um fio...e tem muitas gente forçando pra isto...

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Brasil tem AINDA uma das legislações sobre controle de armas de pressão MAIS LIBERAIS do mundo, a maioria não sabe disso e vive no achismo reclamando.

Dos que sabem, alguns parecem insatisfeitos e continuam na ponta de aterro.

Sobre a afirmação do S200 a respeito dos atiradores correrem do fogo devido a impecilhos burocráticos e custos muito elevados: é a expressão da verdade; aquí em BH houve debandada geral ( e não foram para armas de ar ).

PS: como a função do forum é o debate, opiniões antagônicas são comuns , devem e serão respeitadas, como está ocorrendo.

Só peço aos eternos mal-informados que primeiro se inteirem e comparem as legislações vigentes em diferentes países ( e estados, caso dos U.S.A. ) no caso do comentários sobre leis referentes às armas de pressão, e por favor, não confundam com legislação rigorosa, autoritária sobre as ARMAS DE FOGO vigente em nosso país desde o Estatuto do Desarmamento.

Juridiquês cansa.

 

 

Enviado do meu iCoisa usando o Tapatalk

  • +1 3

Minha mulher me deixa comprar todas as armas que posso esconder.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Brasil tem AINDA uma das legislações sobre controle de armas de pressão MAIS LIBERAIS do mundo, a maioria não sabe disso e vive no achismo reclamando.

Dos que sabem, alguns parecem insatisfeitos e continuam na ponta de aterro.

 

 

 

Enviado do meu iCoisa usando o Tapatalk

+1

 

Corretíssimo !um bom exemplo disso é o FAC , Algumas armas de alta potencia na Europa só podem ser vendidas se obtiverem o certificado FAC .

 

Fato curioso! As Condor quando vendidas na Europa pelo nome de Gunpower não tem o ajuste de potencia justamente por não possuir o certificado FAC

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Brasil tem AINDA uma das legislações sobre controle de armas de pressão MAIS LIBERAIS do mundo, a maioria não sabe disso e vive no achismo reclamando.

Dos que sabem, alguns parecem insatisfeitos e continuam na ponta de aterro.

Sobre a afirmação do S200 a respeito dos atiradores correrem do fogo devido a impecilhos burocráticos e custos muito elevados: é a expressão da verdade; aquí em BH houve debandada geral ( e não foram para armas de ar ).

PS: como a função do forum é o debate, opiniões antagônicas são comuns , devem e serão respeitadas, como está ocorrendo.

Só peço aos eternos mal-informados que primeiro se inteirem e comparem as legislações vigentes em diferentes países ( e estados, caso dos U.S.A. ) no caso do comentários sobre leis referentes às armas de pressão, e por favor, não confundam com legislação rigorosa, autoritária sobre as ARMAS DE FOGO vigente em nosso país desde o Estatuto do Desarmamento.

Juridiquês cansa.

 

 

Enviado do meu iCoisa usando o Tapatalk

 

Eu também concordo. Correto. Corretíssimo

 

Meu ponto não é com relação a legislação especificamente sobre armas no Brasil

 

O que tentei ressaltar é o excesso de burocracia que dificulta e muito o cidadão cumprir com suas obrigações. Veja as exigências e o calhamaço de atestados, certificados, taxas, guias, emolumentos sem falar em todas as siglas impossível de destacar aqui para conseguir uma simples licença seja lá do que for!

 

Monte uma empresa aqui e outra nos EUA. Acho que existe uma pequena diferençazinha, mesmo la não sendo tão liberal como aqui em terras Brazilis essa coisa de lei.

 

Lá pode ser mais duro e certeiro as leis. Em contrapartida, a burocracia / corrupção, sei que são bem menores.

 

Máxima do dia. Vamos criar dificuldades e depois vender as "facilidades.

Editado por Mario C Ventura

2i1nrjr.jpg

Regra básica dos governos. Se tá difícil... Vamos "regulamentar" Se tá fácil, vamos complicar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De muito boa observância essa discussão. No Reino Unido, casa da nossa saudosa Air Arms, limite de potência permitido é de 16J. Aqui no Brasil temos uma restrição apenas em relação ao calibre acima de 6mm e necessidade de CR para armas de CO2. Agora se o pessoal que tem preguiça de aprender a lei, continuar com essa batelada de emails em cima do E.B., possivelmente teremos mais restrições do que as que já temos.

 

Todos já estão cientes da falta de informação dos "concursados" ou mesmo estagiários do EB, então partilho da mesma opinião dos amigos Matthew e S200 que ao invés de perguntar ao EB, temos que nos informar por outros meios, seja lendo a lei ou procurando orientação por fora. Como já foi bem mencionado acima, não se pode eximir-se de obrigação alegando desconhecer a lei. Conhecer a lei é nossa obrigação.

 

Enviado de meu LG-E975 usando Tapatalk

  • +1 2
  • -1 1

gt1f.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, em minhas andanças pela DFPC(regional), ouvi o Ten responsável, comentando que, "brasília" estava solicitando informações sobre tipo e quantidade de Acessórios de armas que fora apreendidos pela regional. Portanto na minha humilde opinião, alguma mudança irá ocorrer no R105.

Edgun Matador R3M 5.5

hawke sidewinder 6.5-20x42

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assunto complicado .....

Então é proibido usar Red Dot ??


 

Quando têm aumento menor que seis vezes ou diâmetro da objetiva menor que trinta e seis milímetros, podem ser adquiridos por civis DESDE QUE não tenha visão noturna, nem empregue luz para marcar o alvo (red dot), não seja de funcionamento a laser.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assunto complicado .....

Então é proibido usar Red Dot ??

 

veja post do Henrique, página 1 desse tópico:

 

Postado 07 fevereiro 2014 - 12:42

Tem uma coisa errada no que o EB falou. Eles disseram que red dot marca o alvo. Errado. Red dot não marca o alvo. Mira a laser marca o alvo. O certo seria dizer simplesmente que mira a laser não pode mas red dot ou mira holográfica pode.

 

O atendente do Exército demonstrou baixo conhecimento no meu entender.

 

Ele jamais poderia dizer que é de bom tom apostilar isso ou aquilo. Ou tem que apostilar ou não tem.

 

Outra coisa é que não vejo o DFPC se pronunciar quanto ao processo de apostilamento de armas de pressão (gás, por exemplo).

Minha mulher me deixa comprar todas as armas que posso esconder.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

veja post do Henrique, página 1 desse tópico: Postado 07 fevereiro 2014 - 12:42 Tem uma coisa errada no que o EB falou. Eles disseram que red dot marca o alvo. Errado. Red dot não marca o alvo. Mira a laser marca o alvo. O certo seria dizer simplesmente que mira a laser não pode mas red dot ou mira holográfica pode. O atendente do Exército demonstrou baixo conhecimento no meu entender. Ele jamais poderia dizer que é de bom tom apostilar isso ou aquilo. Ou tem que apostilar ou não tem. Outra coisa é que não vejo o DFPC se pronunciar quanto ao processo de apostilamento de armas de pressão (gás, por exemplo). [/quo

 

 

verdade, ele complicou mais ainda o que já é complicado, aff...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quem quer andar na lei , anda quem não quer não quer e pronto.

 

quanto ao medo de questionar e sofrer 'PROBLEMAS" , não terá pois no mundo do cr as duvidas não são diferentes.

 

 

SOBRE LUNETAS E RED DOT será a ultimas vez que vou falar TODAS AS "FABRICAS" CBC GAMO ROSSI E IMPORTADORAS , VENDE ELAS LEGALMENTE para os lojistas assim qualquer pessoa que comprar dessas fabricas estão dentro da lei ponto e basta , ande com a nota fiscal pois elas só vendem produtos controlados e não restritos.

Editado por FLAVIO CILLI K9
  • +1 1

COMETA 400 4,5 MM

CBC JADE MAIS 4,5MM (PAPEL)

 

Aqui não,Posso até não ser simpático Comigo não tem desculpa
Minha criação é chucra, A verdade ninguém furta
Sou bruto, rústico e sistemático

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SOBRE LUNETAS E RED DOT será a ultimas vez que vou falar TODAS AS "FABRICAS" CBC GAMO ROSSI E IMPORTADORAS , VENDE ELAS LEGALMENTE para os lojistas assim qualquer pessoa que comprar dessas fabricas estão dentro da lei ponto e basta , ande com a nota fiscal pois elas só vendem produtos controlados e não restritos.



Mais claro impossivel...idem pra todo o resto que lojas serias vendem...e finito...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Pessoal, me tirem uma duvida, tenho uma carabina AR+ B3-3, 4,5 mm, com gasram 50 kg e uma luneta 4X20, preciso de guia de trafego, para transporta-la para uma chácara, ou outro bairro da cidade que não seja a minha residencia? recentemente comprei uma luneta 3-9X40 com reticulo iluminado, pelo que entendi, pra sair com ela tenho que ter CR? desde já agradeço a ajuda.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não precisa de GT não, leve a carabina DESMUNICIADA, com a NOTA fiscal de compra, e DEVIDAMENTE EMBALADA (pode ser na capa própria).

leve os chumbos em outra mala, não no bolso da capa.

E pronto, se os "puliça" te parar, fique tranquilo, não faça nenhum movimento mais brusco e simplesmente explique que é uma espingarda de chumbinho, e pronto.

Agora cuidado onde vai atirar, se tiver a mínima possibilidade de um chumbinho ir parar no vizinho dessa chácara e o cara te denunciar, você terá problemas.

Cuidado com anteparo, porque tem cunhado ruim que sempre chega e quer atirar, e erra até o anteparo. RsRsRs.

 

Aproveitando, como fica a B3-3 com GR de 50Kg? continua "trancuda"?

quem fez para vc a bucha trazeira para receber o GR?

Editado por drivea
RobertoCBC B19-17 cal 5,5mm GR 50 KgBAM B3-3 cal 4,5 mmBeeman P17 - 2004 cal 4,5mmURKO I (Modelo com alma lisa!) sendo reformada<p
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não precisa de GT não, leve a carabina DESMUNICIADA, com a NOTA fiscal de compra, e DEVIDAMENTE EMBALADA (pode ser na capa própria).

leve os chumbos em outra mala, não no bolso da capa.

E pronto, se os "puliça" te parar, fique tranquilo, não faça nenhum movimento mais brusco e simplesmente explique que é uma espingarda de chumbinho, e pronto.

Agora cuidado onde vai atirar, se tiver a mínima possibilidade de um chumbinho ir parar no vizinho dessa chácara e o cara te denunciar, você terá problemas.

Cuidado com anteparo, porque tem cunhado ruim que sempre chega e quer atirar, e erra até o anteparo. RsRsRs.

 

Aproveitando, como fica a B3-3 com GR de 50Kg? continua "trancuda"?

quem fez para vc a bucha trazeira para receber o GR?

Obrigado Drivia pelas dicas, com relação a luneta 3-9X40, preciso de CR? Olha a B3-3 com GR de 50Kg ficou uma maravilha, pra vc ter uma idea, coloco um chumbinho em cima da tampa do ajuste da luneta, isso ela apoiada num tripe adaptado, faço o disparo apenas apertando gatilho, sem nem tocar na carabina, o chumbinho só faz um pequeno movimento sem cair da tampa de ajuste, nem parece a mesma carabina, sem contar a precisão, como falei ficou uma maravilha, a bucha traseira tirei as medidas e mandei um torneiro faze-la com tecnil, obs: o GR não é o pequeno e sim o medio 27cm. vlw.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luneta 3-9x40 precisa de CR e documento que comprove que ela foi adquirida legalmente (nota fiscal ou GDA - guia de desembaraço aduaneiro).

Editado por Halieuta
Wagner Abreu
Urko I 4,5 mm com mola inox Alterama e bucha PU
CBC Montenegro F18 Classic Plus B19-17 4,5 mm, GR Elite 45 kg e gatilho Quick Shot, tunning by Karolaza
Hatsan HT 125 5,5 mm, tunada
Gamo CFX 5,5 mm gasram 45 kg
Pistola Airsoft Spring G&G - G226
Pistola Beeman P17 2004 New Generation 4,5 mm

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante