Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

HT 80 SaS Quattro GR 60 ou 50?


Posts Recomendados

Seguinte pessoal:

Acabei de adquirir uma Hatsan 80 dessas novas e estive conversando com o Claudio da dispropil.

Penso em dar um tunada na neguinha daqui a alguns dias mas comprando já o GR+bucha PU

Agora o grande dilema e sobre usar GR 60 ou 50.

Estou seriamente inclinado a usar o de 50 apesar de saber da queda considerável da VO. (me desfiz da Nitro 800 justamente pelo tranco barulho e ser muuuito forte!) A Hatsan também é paulada na moleira de forte rsrs

Será que usando 60 na hatsan num vai ficar a mesma coisa que a Nitro? Se usar o de 50, compensa a dif pra diminuição do tranco, barulho apesar da perda de velocidade?

Como sempre, buscamos equilibrio entre potencia e precisão. No meu caso entre potencia e suavidade rsrs (as lunetas vão agradecer)

Por isso peço o conselho do pessoal mais calejado em "tunagem" das carabinas com GR.

Por favor me ajudem? hehe

 

HT 80 GR 60 ou 50?

Editado por Takao
inserção de tags

2i1nrjr.jpg

Regra básica dos governos. Se tá difícil... Vamos "regulamentar" Se tá fácil, vamos complicar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Mário, espero que goste e se adapte à nova carabina;

Tenho a HT 80 em calibre 4.5mm e uma HT 95 no calibre 5.5mm. A câmara de ambas tem a mesma capacidade e tamanho.

Na 4.5 mm uso um gr da elite de 50 kg e na 5.5 mm um de 60 kg, aquele azul da cbc. (mesma referência do elite). Em ambas instalei pistões customizados. O tranco existe, porém é bem menos acentuado que na mola e quase não se percebe vibrações. Quanto à força necessária para armá-las, não há nenhum problema em termos de esforço.

Creio que um gr de 50 kg no calibre 5.5 mm irá diminuir sobremaneira o V0, principalmente se instalar o kit com o pistão aliviado.

Boa sorte na escolha;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o de 50 força e precissao andaram juntos ;)

Vlw Lucas. Acho realmente que vc tem razão. é isso que quero. a 80tentinha HT equilibrada e macia :) gostei muito dela, principalmente do gatilho Quattro que achei fantástico! sem falar no sist SaS, além de ser uma carabina extremamente robusta e reforçada. Ponto negativo, peso (devido a robustez é um preço a se pagar) e a coronha. Preferia uma de madeira com uns tal de zinagrado (acho que é assim q se fala kk) mas ai é ooutroo preço classe e categoria hehe

 

 

Olá Mário, espero que goste e se adapte à nova carabina;

Boa sorte na escolha;

Obrigado pela ajuda Edgar!

 

Vamos ver se mais alguém pode passar alguma impressão sobre esses dois GRs pra essa carabina. Esperar mais um pouquinho. Mas estou realmente inclinado a por o GR de 50 ^^

2i1nrjr.jpg

Regra básica dos governos. Se tá difícil... Vamos "regulamentar" Se tá fácil, vamos complicar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Opa opa! Atualizando...

Só pra informar. acabei de comprar hoje 28/11 (e já efetuei p pgto.) na dispropil com o Claudio super gente fina um GR 50 + bucha + Muzzle alumino pra neguinha. (mei carinho esse muzzle kkk)

 

Aguradando chegar e antes de "tunar" a danada, vou medir a vo com o crono do android com a mola original e depois mesma medição com o pistão instalado.

 

Não saberei a VO verdadeira exata lógico. Só ter uma idéia. Mas vai dar pra comparar entre as duas medidas com o mesmo crono e chumbo a diferença entre a mola nova e original e o pistão GR e se vai cair barbaridade a vo com GR 50 ao invés dos usuais 60 que o pessoal instala nas HT80.

 

Espero mais equilíbrio entre potência e acuracy. Uma HTzinha mais mansa e domada, com o inominável e indescritivel gatilho que ela ja tem. hehe!

 

Assim que der, posto minhas impressões e o resultado da Hatsan 80 SaS Q GR 50 Menos trancuda? Mais dócil para com as lunetas? e sem o toííímmmm das molas... Amansada a fera?

 

Só o futuro dirá.

 

Editando. Hoje 29/11 pgto confirmado na Dispropil. aguardando despacho e entrega. PAC

Editado por Mario C Ventura

2i1nrjr.jpg

Regra básica dos governos. Se tá difícil... Vamos "regulamentar" Se tá fácil, vamos complicar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Continuando...

 

Com um celular Galaxy II em mãos e o crono Mobile Lite instalado, fui aos testes da HT80 "sasquat"

 

Conferido e reconferido várias vezes os parâmetros setados no crono, tais como Alvo a exatos 10,4 metros, Dist da linha de tiro 0,70 mts. Dist muzzle (boca do cano) 1.2 metros Tudo medido em uma trena Western 30M.

 

Chumbo Gamo Match 15,43 gr flat. 1g

 

Tres séries de 5 disparos.

 

Acabei ficando pasmo com os resultados que foram em todas as séries -

 

Minimo = 149 mts / 11,1 joules (aqui perde pra B12-6 5,5 que segundo a CBC a chinesinha dá 10 joules / 160 metros em 5.5)

Máximo= 181mts / 16,4 joules. (coisa perto dos 480 fps, quando o fabricante informa 800 fps!!!!!)

 

Acho que por isso minha luneta tá aguentando firme kkkkkk

 

Detalhe que também pode ser efeito diesel, visto que não cheguei a gastar meia lata de chumbo com ela, desde que tirei da caixa, alem da provável imprecisão do cronógrafo para androide. (se fosse um crono profissional que vi dos colegas aqui... :( ) ou algum erro meu de mortemática infiado laa no celular ou nas medições com a trena...

 

Assim que possível, vou repetir os testes na minha antiga Nitro 800 e conferir o resultado. (serve de comparação se a diferença realmente é do crono ou infrmação exagerada de fabricante.)

 

Com esses resultados devidamente anotados, agora é só esperar chegar o GR50 e bucha, instalar e repetir a serie de disparos já com o GR instalado e comparar as diferenças.

 

É esperar para ver :)

 

Ok. Editando, 01/12/2013

 

Acrescentando que:

 

Repetido os mesmos testes e séries de disparo (agora ao invés de 3 disparos, o teste foi feito com séries de cinco disparos com a CBC Nitro 800 com o mesmo chumbo e distancia, os resultados foram se não idênticos, muito parecidos e próximos aos da HT80!

 

( Min 144 mts / 10,4 J.) - ( Max 156 mts/ 12,2 J.) Tanto a Nitro como a HT tiveram como disse, resultados próximos!

 

Novamente conferido e re conferido os dados introduzidos no crono, como distancia do alvo, tipo de chumbo, peso etc. Resultados repetidos e parecidos.

 

Achei que poderia ser algum "vazamento" na HT 80, mas eliminado essa questão com o mesmo teste na CBC Nitro.

 

Ou os fabricantes exageram pra mais nas especificações declaradas, mesmo sabendo que os testes feito por eles usam condições especiais como chumbo, ambiente etc ou esse cronógrafo "Chrono Connect Lite" dá um resultado muito abaixo do real. Mesmo considerando tudo isto, a diferença e gritante. simplesmente metade da potencia declarada!!

 

De toda maneira, vou manter anotado esses resultados e comparar posteriormente, repetindo o mesmo teste mas já com a HT80 e o GR50 Rossi+bucha PU devidamente instalado.

Editado por Mario C Ventura

2i1nrjr.jpg

Regra básica dos governos. Se tá difícil... Vamos "regulamentar" Se tá fácil, vamos complicar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tarde pessoar!

 

Hoje, 04/12/2013, ainda aguardando a compra da Dispropil.

 

Pessoal da loja, segundo email, postaram a compra no dia 29/11. Acabei de conferir o rastreio agora 04/12 15:27 hs O rastreio ainda informa que a encomenda foi enviada de Maringa p Londrina no dia 02/11. Mais nada!

 

Que rastreio meio bêsta esses dos correios. Só informa o restante depois que vc já recebeu a encomenda. Ai num preciso ver mais rastreio né? Sei onde a mercadoria tá rsrsrs Obviamente!

 

Jeito é segurar a ansiedade e aguardar.

 

E viva os correios!

 

Editando para acrescentar que hoje dia 08/12/2013 a encomenda não chegou e o rastreio dos correios, não mudou nada desde o dia 2/12. Detalhe a Dispropil postou dia 29/11

Mesmo estando dentro da média que seria 10 dias úteis, (isso somando sábados domingos e feriados pode se trasnformar em um mês corrido...) causa estranheza esse sistema de rastreio que não "caminha"

Editado por Mario C Ventura

2i1nrjr.jpg

Regra básica dos governos. Se tá difícil... Vamos "regulamentar" Se tá fácil, vamos complicar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como prometido, voltando com resultados dos primeiros testes feitos após colocação de Gas Ram SMS 50 na "pretinha"

 

Após ter feito um arremedo de compressor de molas em um serralheiro aqui perto (depois posto fotos dele), parti para a instalação do GR na HT.

Tendo em mão o muzzle comprado na Dispropil, a bucha PU e o GR SMS50 fui dar mãos a obra.

 

Primeira decepção. Removido a massa de mira horiginal da HT (facil) verifiquei q o muzzle de aluminio (belissimo por sinal) não ia ser facil colocar. Na HT ele entra justissimo mas, não sei se somente as HT novas vem assim, o caso é que o cano da carabina tem umas estrias (pra nao deixar a massa de mira original "rolar" ) que vão muito além dos 16,4 mm que é o diametro do cano e consequente do muzzle. Tentei forçar a colocação dele em uma prensa hidraulica de um amigo (não quiz desbastar o cano da carabina, nem alargar o muzzle pq teria que levar ele em um torneiro. Conclusão. Lá se foi 110,00 reais pra casa do chapéu. perdi o muzzle e ganhei experiencia. Bom deixando essa decepção de lado, era hora de instalar o pistão GR nela. Só me restou isso rsrs

 

Seguindo tutoriais e videos desmontei a HT (que não foi nada dificil) e cuidadosamente limpei as peças, deixei a mola de lado e substitui pelo GR que vai invertido. o reservatorio de nitrogenio dentro do pistão e a haste para a culatra. Notei muita graxa de fabrica na trava do gatilho e dentro do pistão principalmente sobre a bucha original. Tudo limpado com extremo cuidado. (ate agora não descobri que tipo de graxa era aquela. O que sei que era vermelha.

 

Aqui outra frustração. Quem disse que é facil remover a bucha original do pistão? Não consegui, mesmo mergulhando ela em agua quente por uns minutos. o pistão se aqueceu a ponto de quase não poder segurar nas mãos. Olhando ate tamente a bucha da dispropil, uma vermelha, acabei desistindo e montei com a original branquinha mesmo. Estava em perfeitas condições.

Só lubrifiquei sem exageros a bucha com oleo de silicone puro comprado na farmácia e montei a danada com a orginal mesmo. Desisti de trocar e guardei a outra, imaginando o trabalho que teria pra colocar ela no pistão se insistisse em tirar a antiga sendo que para isso teria que destruir a danada.

 

Outra dificuldade extrema que tive, foi na hora de montar, recolocar o gatinho Quattro da HT OMG que pesadelo! Passei mais de tres horas nessa inglória e árdua tarefa! Nesse gatilho, existe um pino alem dos tres normais que prendo o conjunto á carabina que ao remover para poder sacar, deixa ele todo solto e é so virar de lado e começa a cair pecinhas rsrs a haste da trava os pinos de fixação das peças... e por ai vai. O segredo como vi num tutorial e isso é indispensável se não quizer dores de cabeça, e fabricar um pino "gabarito" mais extreito para ficar no lugar do que vc extrai na hora da desmontagem. Sem esse pino, se prepare para ficar muito extressado! Com ele, o conjunto fica todo preso sob uma certa tensão que vai facilitar muito na hora da recolocação. Detalhe que facilita muito e recolocar ele engatilhado.

 

Passado essa verdadeira "aventura" vamo a alguns resultados iniciais.

 

Mola horiginal medido em um decibelimetro android, 78 db. Mesma medição feita apos colocação do GR 75 db. (5 disparos em cada medição. Ou seja, pros nossos ouvidos, mesmo barulho. não mudou nada.

 

Desempenho.

Aqui novamente repito, fiquei pasmo com os resultados.

 

Como postei anteriormente, medido num crono android, a HT original deu resultados muito aquém do informado pelo fabricante.

 

Minimo = 149 mts / 11,1 joules (aqui perde pra B12-6 5,5 que segundo a CBC a chinesinha dá 10 joules / 160 metros em 5.5)

Máximo= 181mts / 16,4 joules. (coisa perto dos 480 fps, quando o fabricante informa 800 fps!!!!!)

Agira com GR mais fraco que o recomendado para ela que seria 60kg (como disse coloquei um de 50kg) Então esperava esse VO mesmo num sendo real, caisse sobremaneira sendo medido no mesmo crono com os mesmos parametros e condições. Pra minha surpresa, melhorou a performance no quesito potencia.

Minimo = 162 mts - Aqui melhorou

Máximo= 180mts / 16,2 joules. Aqui caiu um pouco. Mas com GR de 50. imagino se fosse o indicado de 60kg! Começo a desconfiar que esse mobile crono do android da as mesmas medidas para tiros de estilingue ou canhão de polvora seca... Tanto faz =/

Quando puder, passo a neguinha num crono decente. Só surgir a oportunidade. Uma coisa posso dizer, continua fazendo os mesmos estragos e furando e atravessando latas de latex facil facil.

Logo estarei regulando a luneta e fazendo mesmo que grosseiramente, alguns testes de agrupamento. Ai posto aqui os resultados.

Posso dizer que ela só ficou muito mais macia ao armar e aliviou um pouco também o tranco ou coice que dava.

2i1nrjr.jpg

Regra básica dos governos. Se tá difícil... Vamos "regulamentar" Se tá fácil, vamos complicar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante