Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Cera para coronhas


Cenoura

Posts Recomendados

Olá pessoal...

tinha um colega forista pedindo ajuda sobre tratamento de coronha de madeira e fiquei intrigado.

ja tinha feito 3 coronhas com oleo de peroba e cera de carnaúba com algum sucesso.

dei uma googada sobre o assunto e vi em alguns foruns de marcenaria home-made o uso de cera de abelhas e parafina para confecção de cera. como tenho cera de abelhas que uso nas cordas do arco e flechas, resolví experimentar e o resultado eu achei excelente, visto que a cera de abelhas é bastante 'dura' e impermeabilizante, e a parafina da um brilho, fiz algumas misturas...

 

o material que foi usado:

cera de abelhas, cera de carnaúba, parafina (vela), óleo de peroba e solvente tipo água raz.

fiz um teste com óleo de peroba na cera, mas achei melhor resultado aplicando o óleo antes e a cera depois de a madeira absorver o óleo.

no caso de coronhas, tenho usado lixas 60,100, 220 e bombril pra retirar o verniz totalmente e depois aplicar algumas demãos de óleo, deixando secar bem, e depois aplicar cera. pode-se usar outros óleos para dar a tonalidade desejada na madeira, os quais eu ainda não conheço e ja vi gente usando corante xadrez diluido em água, mas também nunca fiz.

a cera ficou dura e difícilzinha de passar e retirar o excesso, mas o resuldado ficou bom...

 

DSCN1643_1.jpg

 

coloquei aproximadamente 40% de cera de abelhas, 30% de carnaúba e 30% de parafina, aproximadamente e fundi tudo em banho maria... SOMENTE DEPOIS DE O FOGO APAGADO coloquei o solvente água raz, cerca de 25% de toda a mistura pronta.

 

DSCN1645_1.jpg

 

 

os resultados foram muito bons!! consegui alto brilho e impermeabilização... agora falta testar numa coronha, que vou fazer e ja ja posto as fotos...

vejam que a mesa é feita de 3 tábuas, a tabua da esquerda está crua, as duas da direita estão com a cera.

 

DSCN1646_1.jpg

 

DSCN1647_1.jpg

Editado por Cenoura
  • +1 3

Boito Urutú 5,5mm + leapers 6-24/50

Bam B12-6 4,5mm M.A.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CORONHA ANTES

 

DSCN1616_1.jpg

 

CORONHA DEPOIS DE 3 DEMÃO DE ÓLEO DE PEROBA, CERA DE CARNAÚBA E DEPOIS MINHA CERA

 

DSCN1650_1.jpg

 

FICOU A PROVA DÁGUA!!!!!

 

DSCN1655_1.jpg

 

 

CBC GII RESTAURADA COM A SUPER CERA

 

DSCN1652_1.jpg


DSCN1651_1.jpg

  • +1 4

Boito Urutú 5,5mm + leapers 6-24/50

Bam B12-6 4,5mm M.A.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom mesmo.

 

Parabéns pelo trabalho e pela pesquisa se eu tiver que reformar alguma arma com certeza primeiramente vou utilizar esta técnica.

 

+1 para você.

 

E para de mentir nos agrupamentos kkkkkkkkk (brincadeira)

 

Abraços

 

Luiz Ferrarini

CBC B19-14 4,5

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente ficou muito muito muito bom Matheus! Gostaria de ver aquela área danificada da primeira foto para ter ideia de como ela ficou após a restauração.

 

Em breve terei uma coronha para restaurar também. Ainda estou na dúvida se faço no modo "Codato", "André Carboni" ou "Cenoura".

 

Seria interessante deixar referências de onde encontrar os produtos necessários para execução do trabalho (sites ou lojas).

 

Leva um pontinho.

 

E para de mentir nos agrupamentos kkkkkkkkk (brincadeira) [x2]

 

Abraço.

 

Ivan Marques

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha rossinha fiz uma coisa precida: lixei até a lixa 400, dei uma mão de seladora, mais uma lixa 400 depois de seca, passaei bombril, daí, depois de uma leve pesquisada na net vi que as armas antigas vinham exatamente com essa cobertura de cera de ablha + carnaúba + parafina do amigo cenoura e decidi apenas passar a parafina derretida. Passei com um paninho mesmo e depois de seco fui aquecendo com um isqueiro e passando pano para remover as prastas. Após tirar tudo (com paciência de Jó) dei uma lustrada com lustra móveis e ela ficou jóia, exatamente como eu queria: impermável porém mais fosca que a do cenoura. Fica a dica pra quem quiser tentar.

Rossi 4,5 Modelo I restaurada.

SAG AR1000 FC 5,5 + Nikkostirling Mountmaster AO 4x32.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, no clube que frequento tem um médico que foi do EB, ele disse que eles usavam umas mistura que continha cera de abelha e outras coisas, bem simples de achar (faziam nos fuzis) ele me disse que substitui o tru oil, vi uma cbc 245 que ele restaurou e ficou perfeita...

Vou pegar a receita e posto aqui..

 

abrs..

CBC 245 expresso

Fionda 63, cano menaldi 5,5MM com ferrolho + coronha personalizada + Leapers 3~9X32

AIRFORCE CONDOR 5,5MM + HAWKE 6X24X44

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, no clube que frequento tem um médico que foi do EB, ele disse que eles usavam umas mistura que continha cera de abelha e outras coisas, bem simples de achar (faziam nos fuzis) ele me disse que substitui o tru oil, vi uma cbc 245 que ele restaurou e ficou perfeita...

Vou pegar a receita e posto aqui..

 

abrs..

é verdadeee ve la cirilo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito Bom Cirilo.

 

+1 para você.

 

Apenas lembrando que tanto o óleo de linhaça quanto o querosene quando aquecidos formam gases inflamáveis como já foi citado pelo amigo Nebty em outro tópico, por isso é aconselhável que se use um fogão por indução.

 

Abraços

 

Luiz Ferrarini

CBC B19-14 4,5

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante