Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Moderador de som


Tiago Ataulo

Posts Recomendados

Olá amigos.

 

Resolvi aproveitar as minhas férias para fazer um moderador de som para minha Rebel e resolvi fazer um tutorial que - espero - seja útil pra ajudar quem queira fazer um moderador também, mesmo que seja só com o incentivo do "faça você mesmo".

 

Bom, o material necessário:

 

- 1 cilindro de tonner (cortado para que tenha 15cm de comprimento) - pode ser de impressora laser ou de xerox

- 4 engrenagens de cilindro de tonner - cada cilindro tem duas, uma em cada extremidade

- 1 terminal de toalheiro (facilmente encontrado em casas de material de construção, ver abaixo)

- Durepoxi ou equivalente

- superbonder ou equivalente

- ferramentas: furadeira, arco de serra, lima, trena/paquímetro/régua

- Paciência, MUITA paciência

 

A grande vantagem deste material é a precisão das medidas. Eu utilizei cilindros de impressoras laser das marcas Xerox e Samsung. Nos dois casos, o cilindro tem a mesma medida. As engrenagens tem entre 1,2 a 2cm de comprimento total, e um furo de 6mm no centro, por onde passava uma haste de aço.

O processo de construção é simples, mas um pouco trabalhoso (ideal para quem quer um projeto para as férias).

 

Em primeiro lugar é preciso separar as engrenagens do cilindro. Normalmente a engrenagem maior é fixada com uma trava de cobre e a menor colada. O meio mais simples para separá-las é cortar o cilindro uns 2cm na extremidade da engrenagem maior, retirar a trava de cobre e simplesmente empurrá-la para fora do cilindro. A outra engrenagem, basta ferver o cilindro para soltar a cola e em seguida empurrá-la também. No entanto, isso pode variar de um modelo para o outro.

 

Separadas as engrenagens, é só cortar o cilindro - sugiro deixá-lo com 15cm de comprimento.

 

2u4223r.jpg

 

Isso feito, é preciso desbastar a engrenagem para deixar toda a peça na medida do interior do cilindro:

 

n204lx.jpgose9ky.jpg

 

Esse processo precisa ser repetido em todas as peças, que servirão como separadores das câmaras e como terminal do moderador. Para facilitar eu sugiro utilizar uma micro-retífica (ou no meu caso, como não tenho uma furadeira mesmo) com uma pedra de esmerilhar. Caso contrário se prepare para muito tempo lixando até conseguir o resultado acima.

 

 

Uma foto, após removidos os dentes de engrenagem em todas as peças:

 

1yq24l.jpg

 

 

Ilustrando como ficarão as câmaras:

 

2hwmedc.jpg

 

O terminal de toalheiro que falei antes é a primeira peça à direita. Uma olhada mais de perto nele e também depois de nivelado com durepoxi para deixar toda a peça com o mesmo diâmetro:

 

5khqon.jpg2eme92q.jpg

 

Deixei que o durepoxi endurecesse por 48 horas antes de continuar.

 

Para ter certeza que todas as peças seriam colocadas no lugar certo e que permaneceriam lá, fiz alguns furos no cilindro (2mm de diâmetro), com 3cm de distanciamento enter eles. Como as peças entram apertadas no cilindro, usei o compressor de molas para empurrar cada uma para seu devido lugar e pinguei uma gota de super-bonder para travá-las.

 

Uma foto do cilindro após concluída esta etapa:

 

2w70hvk.jpg

 

Após isso, fica faltando apenas o acabamento, que fica "ao gosto do freguês". Antes da pintura eu deixei que o superbonder secasse por 3 horas e usei uma pequena quantidade de durepoxi para deixar melhor o acabamento do lado do cilindro que ficaria virado para o cano, mas por pura estética mesmo. Como ficou pré-pintura:

 

260zzf6.jpg

 

2meehya.jpg

 

Após a pintura (com o clássico preto-fosco) e o resultado final com ele montado na Rebel:

 

2zjjlo2.jpg9vfk0l.jpg

 

14t3pk7.jpg

 

2hx6etg.jpg

 

2lnbwk0.jpg

 

1zlwryp.jpg

 

 

Finalizando, um vídeo com meu irmão atirando com e sem o moderador, só para comparar o som do disparo com e sem o moderador.

 

http://www.youtube.com/watch?v=ZQ7_iYoUw7w

Editado por Tiago Ataulo
  • +1 2

9k6qzq.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bacana!

 

desmontei um cartucho de impressora laser dia desses, e pensei na mesma coisa, que o tubo daria um supressor caseiro legal. quando acabar o próximo cartucho vou desmontar também, hehehe

 

agora, o que eu não sabia é que a webley faz tanto barulho nas bombadas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tenho uma o burolho das bombadas e mais chato que os disparos ,ela so fa burulho mesmo com 8.to louco por um moderador parabens pela ideia.

Se não estiver disposto a fazer um, e é realmente simples de se fazer, recomendo os do thiago vicentini, que anuncia aqui no fórum. Um ótimo custo/benefício.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tenho uma o burolho das bombadas e mais chato que os disparos ,ela so fa burulho mesmo com 8.to louco por um moderador parabens pela ideia.

Os tiros no máximo de bombadas de cada arma dessa ( de 01 a 10 ) são bem barulhentos mesmo, como todas PCP multi ou não.( Zoraki, Crosman 1377, 1322, 2100, M4, P4, Webley Rebel )

Para atenuar o cleck-cleck das bombadas uso aqueles adesivos de silicone para atenuar batida de portas nas paredes, parecem uma meia gota e dá para fechar bem.

Podem soltar depois de um tempo.

Feltro auto-adesivo tem sido melhor, mas já vai afundando e ficando barulhento, saco.

Abraço

 

Matthew

Minha mulher me deixa comprar todas as armas que posso esconder.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também já pensei em algumas alternativas de amortecedor pra Rebel. No momento eu estou usando nela uns amortecedores de borracha adesivos, que são na verdade "pézinhos" de um roteador antigo.

 

Mas eles vão escorregando com o tempo e, pela espessura (uns 3mm), não diminuem tanto o barulho. Já cogitei usar pedaços de flanela colados com cola universal. Mas acabo com o mesmo problema de o amortecedor ficar com uma espessura muito pequena.

 

Sobre o moderador, pra ser bem sincero, não acho que ele seja essencial para a Rebel, já que até 4 pumps, o som do impacto no alvo é maior que o do disparo. Fiz ele por diversão, já que estou com tempo sobrando nessas férias (eita palavrinha bonita essa!) e porque acho que ela fica mais bonita assim.

 

Uma carabina curta que tenha coronha bulpup fica bonita, mas na minha opinião, uma carabina muito curta com a coronha em formato mais conservador, como a da Rebel fica meio... Estranha. Parece um brinquedo. Como é possível ver pela última foto, com o moderador ela fica com um tamanho bem próximo ao da B19-17.

9k6qzq.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mr Bean, ahan, Tiago Ataulo:

A referência de barulho foi quando no máximo de bombadas, 8 no caso especîfico, esporrenta em local fechado.

Porisso a procura pelos atenuadores e a presença da rosca na ponteira.

E a confecçāo própria.

Masss...

Caso você descubra nas férias ( rs ) um modo eficiente, durável , de atenuar esse clap-clap chato para chocalho, por favor divulgue para nós.

 

Abraço .

 

Matthew.

Editado por matthew quigley

Minha mulher me deixa comprar todas as armas que posso esconder.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também já pensei em algumas alternativas de amortecedor pra Rebel. No momento eu estou usando nela uns amortecedores de borracha adesivos, que são na verdade "pézinhos" de um roteador antigo.

 

Mas eles vão escorregando com o tempo e, pela espessura (uns 3mm), não diminuem tanto o barulho. Já cogitei usar pedaços de flanela colados com cola universal. Mas acabo com o mesmo problema de o amortecedor ficar com uma espessura muito pequena.

 

Sobre o moderador, pra ser bem sincero, não acho que ele seja essencial para a Rebel, já que até 4 pumps, o som do impacto no alvo é maior que o do disparo. Fiz ele por diversão, já que estou com tempo sobrando nessas férias (eita palavrinha bonita essa!) e porque acho que ela fica mais bonita assim.

 

Uma carabina curta que tenha coronha bulpup fica bonita, mas na minha opinião, uma carabina muito curta com a coronha em formato mais conservador, como a da Rebel fica meio... Estranha. Parece um brinquedo. Como é possível ver pela última foto, com o moderador ela fica com um tamanho bem próximo ao da B19-17.

Com certeza, fica bem mais bonita, sim Tiago. O supressor completa o visual dela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a ideia e boa e ficou bonito.

 

Obrigado Diego!

 

 

 

 

Prendeu rosqueando?

Esse terminal de toalheiro tem uma rosca, pra encaixar na rosca do bocal da Rebel?

 

 

Não. Ele é liso por dentro, mas encaixa perfeitamente no terminal que vem na Rebel (de fato, é preciso aplicar certa força pra conseguir encaixar os dois). É possível soltar ele depois, mas eu preferi deixar ele fixo e quando vou guardar a carabina eu desroesqueio o conjunto.

 

Apesar disso, ele está só encaixado sob pressão. Não quis colar ou prender ele de maneira permanente pensando na possibilidade de um dia querer trocar esse moderador.

9k6qzq.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante