Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Modo fácil de centralizar lunetas


Posts Recomendados

Há pouco tempo peguei uma luneta usada e para efetuar uma correta instalação, antes de qualquer coisa, fiz o alinhamento mecânico do reticulo. Simplesmente leve os ajustes da torre para um lado, até o final, e depois para o outro, mas dessa vez contando os clicks. Retorne a metade dos clicks e terá o centro mecânico do retículo. OK. Como esperado, o centro mecânico não coincide perfeitamente com o centro ótico nem mesmo em lunetas excelentes. Na minha nova (usada e xing) isso é ainda pior. Feita a centralização mecânica comecei a girar a luneta firmemente apoiada e apontada para um alvo nivelado e prossegui até conseguir o alinhamento ótico. Pronto, agora ela estava pronta para ser instalada. Até que ela não é tão ruim.

Após o trabalho, comecei a pensar em como fazer esse alinhamento ótico de maneira mais fácil, pois não sou bom nisso e é um serviço chato(pelo menos pra mim). Não tive nenhuma idéia revolucionária e passei a procurar no youtube e achei diversos vídeos que me proporcionaram nada além do método que havia usado.

Até que vi este aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=-A3GwfB0Yg8

Realizei o teste e funciona perfeitamente. Apesar de não ser nada revolucionário, pois utiliza conceitos de física básicos, como não fui capaz de pensar nisso (nem tantos outros foram), dou ponto pro cara que fez o vídeo.

 

Pelo método utilizado, que alinha o retículo real refletido no espelho com o visto através da ocular (que é uma imagem projetada ao contrário), acredito que esse método apenas funciona com retículos localizados em segundo plano. Ou seja, funciona para a maioria das lunetas. Para aqueles que possuem lunetas com retículo no primeiro plano focal, como algumas Bushnell Elite e algumas Leupold, devem continuar com o método tradicional e chato.

Editando: Para falar a verdade, não tenho certeza sobre funcionar em lunetas com retículos no primeiro plano focal, pois não sei exatamente a localização do retículo nesse tipo de luneta. Seria interessante alguém que possui uma dessas fazer o teste e postar o resultado.

 

Espero ter sido útil,

 

Fernando.

Editado por Fersiq
  • +1 3

AR+1210 Sharp Innova Wood Luxo, .22;(Preparando review)

Webley Rebel FAC, .177;

Crosman 1077, .177, com kit autonomia inspirado no post http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/3217-upgrade-na-crosman-1077/;
Cometa Fusion Premier, .22; (A venda)
Cometa Fusion Black, .177; (A venda)
Beeman P-17, .177.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Amigos, não tenho experiência nenhuma com lunetas o que sei é somente no teórico (zerar, paralaxe, retículos, magnitude, compensação), até então nunca li nada sobre achar o centro mecânico da lunetas, antes de zerar ela na arma, então não entendi a finalidade disso, alguém poderia me explicar? :blushing:

 

Abraços

 

Luiz Ferrarini

CBC B19-14 4,5

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Amigos, não tenho experiência nenhuma com lunetas o que sei é somente no teórico (zerar, paralaxe, retículos, magnitude, compensação), até então nunca li nada sobre achar o centro mecânico da lunetas, antes de zerar ela na arma, então não entendi a finalidade disso, alguém poderia me explicar? :blushing:

 

Abraços

 

Luiz Ferrarini

Luiz, as lunetas possuem ajuste lateral (direita esquerda), e ajuste de altura (cima e baixo). Esses ajustes sao feitos por meios de clicks que se ouvi quando se gira a peça que faz o ajuste. O ajuste mecanico nada mais é do que contar quantos cliques a luneta da em seu ajuste, e dividir por 2 para saber onde é o centro mecanico (dos clicks). Mas como o Fersiq bem disse, isso nao serve para muita coisa, tendo em vista que na maioria das lunetas, mesmo de boa qualidade, o centro mecanico não é o mesmo que o centro óptico.

Portanto, em resumo, não serve para muita coisa não =P Já que o que o atirador deseja é o centro óptico, para o tiro acertar onde ele mirou!

 

André Carboni.

  • +1 1

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hehehehe Obrigado André! +1 para você.

 

Era isso mesmo que eu havia imaginado, apenas não tinha entendido se era obrigatório achar o centro mecanico antes de zerar a luneta na arma.

 

De qualquer forma se a pessoa desejar o centro mecanico é uma boa pedida!

 

Abraços

 

Luiz Ferrarini

CBC B19-14 4,5

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Amigos, não tenho experiência nenhuma com lunetas o que sei é somente no teórico (zerar, paralaxe, retículos, magnitude, compensação), até então nunca li nada sobre achar o centro mecânico da lunetas, antes de zerar ela na arma, então não entendi a finalidade disso, alguém poderia me explicar? :blushing:

 

Abraços

 

Luiz Ferrarini

Para quem usa armas de mola é interessante encontrar uma luneta que ofereça o centro mecânico próximo ao centro ótico. Como o Carboni explicou, o centro ótico garante melhor alinhamento para você extrair precisão. Já o alinhamento mecânico garante que o tubo eretor da luneta, que sustenta o retículo, fique propriamente apoiado com a tensão das molas, fazendo com que não ocorra flutuações do retículo, que mudaria seu POI durante uma sequencia de tiros.

  • +1 1

AR+1210 Sharp Innova Wood Luxo, .22;(Preparando review)

Webley Rebel FAC, .177;

Crosman 1077, .177, com kit autonomia inspirado no post http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/3217-upgrade-na-crosman-1077/;
Cometa Fusion Premier, .22; (A venda)
Cometa Fusion Black, .177; (A venda)
Beeman P-17, .177.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O método postado pelo Igor é o método profissional

 

também pode ser feito com a luneta colocada numa caixa de cartão com 2 V cortados

 

como explica este PDF do Charlie da Tuna

 

https://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=4&cad=rja&ved=0CEUQFjAD&url=http%3A%2F%2Fwww.charliedatuna.com%2Fairgun_docs%2FOptically%2520centering%2520a%2520scope.doc&ei=b06wUb_uGpCI7AbehYHgCw&usg=AFQjCNFBSI5ucJYLEq0xHsVB7VEwt37cMw

 

se o método do espelho bater certo com o método mais "pro" então é excelente pois evita um monte de trabalho

 

eu só conto os clicks e divido ao meio

 

depois mantenho o centro óptico o mais possível ajustado no " meio" porque uso mounts reguláveis em altura e windage e faço os ajustes ( zeragem) da luneta usando os ajustes do mount e não as torretas

 

assim o tubo eretor das lentes da luneta fica bem centrado e a luneta funciona bem melhor ( mesmo que seja numa PCP)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Netby,

 

o método postado pelo Igor não poderia ser dito profissional, sem que existisse um dito amador. Ele apenas era o único método que qualquer um daqui do fórum conhecia, inclusive eu. Ele é usado por armeiros profissionais e por fuçadores amadores. No tópico mencionei o método como chato porque dá muito mais trabalho, como você mesmo observou. Quanto ao método do espelho, funciona sim. E de acordo com os testes que fiz, funciona melhor quando se tem lunetas com ajuste de parallax ajustados ao infinito. Com lunetas onde não existe ajuste de parallax, pode ser um método um pouco ingrato, já que se estiver em um ambiente com iluminação pobre, acaba tendo que inclinar um pouco a cabeça da objetiva, para garantir entrada de luz. Se a iluminação for boa, consegue-se ver o retículo no espelho sem tirar o olho do centro, garantindo ajuste livre de parallax. De qualquer forma, no mínimo, ele torna o trabalho muito menos chato e demorado.

Agora vamos a um ponto que muito me interessou muito em seus comentários. Eu também preferiria fazer o ajuste de windage através dos mounts, com a luneta centralizada óticamente, mas não consegui achar nenhum mount da millet ou sportsmatch com esse tipo de ajuste aqui no Brasil. Até na cabana sports, que vende diversos mounts da sportsmatch originais, apenas encontrei o com ajuste de altura, os de ajuste lateral liguei para a loja e foi-me dito que não tem previsão de importá-los. Se não for pedir muito, poderia postar aqui algumas fotos com detalhes do sistema de ajuste lateral, para eu tentar adaptar um mount comum em um torneiro? Vai que dá certo.

AR+1210 Sharp Innova Wood Luxo, .22;(Preparando review)

Webley Rebel FAC, .177;

Crosman 1077, .177, com kit autonomia inspirado no post http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/3217-upgrade-na-crosman-1077/;
Cometa Fusion Premier, .22; (A venda)
Cometa Fusion Black, .177; (A venda)
Beeman P-17, .177.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante