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Oxidação a boneca/onde achar sublimado corrosivo (cloreto de mercurio)?


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- Desmonta-se a carabina s/ deixar nenhuma paça em contato c/ outra, desengraxe-a utilizando gasolina ou desengraxante industrial.

-Faça a imersão das peças a serem oxidadas em uma cuba contendo ácido muriático s/ inibição, (puro), deixe pelo menos 3 minutos, em seguida lave em água corrente e depois ferva em uma solução de água c/ sabão durante 5 minutos, em seguida enxague em água quente e movimente-as p/ facilitar a secagem.

-Com as peças devidamente secas inicie o processo de escovação, onde poderá ser utilizado uma politriz ou um moto esmeril, com uma escova rotativa de aço com arame 0,25mm.

-Após a escovação as peças deverão ser verificadas p/ avaliação do grau de deformidades sofrido pela ação da corrosão, caso tenha sido uma corrosão leve, inicie o polimento utilizando uma roda de feltro onde se colará pó de esmeril c/ grana 180, durante o desbaste é necessário respeitar as gravações e tbm os cantos vivos fabris de todas as peças.

-Após o desbaste, passa-se na mesma roda uma pedra de sêbo e repete-se toda o operação c/ o intuíto de remover os riscos deixados pela operação anterior, em seguida utilizando uma roda de pita ou sizal com massa de polir, repita os procedimentos de polir como anteriormente, tendo o cuidado p/ q a roda ñ tome a peça de sua mão.

-Para finalizar a operação use uma roda de brim c/ massa de lustrar e lustre todas as peças, atentando sempre p/ q a roda ñ o supreenda tomando-lhe a peça.

-Lave as peças em gasolina e depois seque-as em serragem e remova o pó da seragem c/ ar comprimido filtrado p/ ñ umidecer as peças.

-Faça uma bonéca c/ tecido de algodão e passe álcool absoluto em todas as superfícies, quando o álcool evaporar completamente, utilizando outra boneca de algodão passe a seguinte solução oxidante:

-Percloreto de ferro a 10%------------------140 ml

-Sublimado corrosivo--------------------------30 ml

-Sulfato de cobre cristal-----------------------30 ml

-Ácido nítrico puro------------------------------30 ml

-Água destilada q.s.p.-----------------------1.000 ml

-Cubra toda a superfície das peças em movimento contínuo e pendure-as.

-Após 8 horas de descanso ferva durante 10 minutos e escove-as com uma escova rotativa c/ arame de aço medindo 0,10 mm em um motor de baixa rotação (1.400/1700 r.p.m.).

-Terminando a escovação passe novamente outra mão do produto oxidante e após 8 horas repita isso por no mínimo 3 vezes ou até qdo for necessário, após a ultima demão as peças terão uma coloração preta aveludada, e p/ fixação da cor e proteção da oxidação aplique extrato de benjouim.

-Atentem p/ o seguinte:

-O q vcs receberam trata-se de uma jóia q foi retirada de um baú c/ um grande tesouro, deem-lhe o devido valor e façam com q isso amplie em seus conhecimentos, sempre compartilhando c/ os q merecem e valorizam o q lhes é passado c/ dedicação.

-A oxidação à bonéca estava caindo no esquecimento e essa técnica que é de raro domínio, estava morrendo, hoje foi revivida, ñ deixem acontecer com outras coisas do nosso dia a dia.

 

Texto na forma íntegra e descrita pelo amigo Franco, da Alterama.

 

Obrigado por compartilhar, Under!!! +1 Facíl!!!!!

 

Abração!! :thumbsup::thumbsup::thumbsup:

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

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E você usou ele com a superfície "super" polida? ou lixou só até 600?

 

E quem utilizou PermaBlue, além da dificuldade de aplicação em peças polidas, como fica no quesito durabilidade?

@AndréCarboni que fez a sua Dione, como ela está atualmente (em termos de oxidação)?

 

ABS

 

 

Opa

 

Polida até a lixa 1500 ou 2000, ou seja super polida.

Ficou excelente, principalmente o cano,

Foram necessárias, porém, várias demãos - umas quinze se não me engano - para chegar a cor negra.

As fotos estão em http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/8431-a-primeira-reforma-rossi-dione-55/?hl=%2Bprimeira+%2Breforma

 

Abs

_________

Aurélio

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