Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Gasram: o que podemos esperar num futuro próximo?


Posts Recomendados

Amigos atiradores,

 

Nos últimos meses é notável a quantidade de lançamentos de carabinas com gasram "de fábrica" por marcas conhecidas como a Gamo, Hastsan e Norica.

 

E o mais incrível é ver que lá fora esta tecnologia chega como "novidade", enquanto para nós brasileiros já é bem antiga (arrisco a dizer que fomos os pioneiros). Citando um tópico no fórum AG que data de 2006 e é uma das mais antigas referencias que encontrei a respeito do assunto:

 

http://www.airgun.com.br/forum/viewtopic.php?t=4991

 

Uma coisa é certa o gasram revolucionou o universo das carabinas de pressão por mola, e assim como o CD tomou o lugar do disco de vinil, não acho nenhum exagero que num futuro próximo ele tome o lugar da "mola" na grande maioria dos modelos de carabina de pressão desta categoria.

 

E quando isso acontecer o que teremos é uma reviravolta nos preços, com as carabinas gasram saindo de fábrica mais baratas do que as de mola. A explicação me parece bem lógica e segue a mesma linha de raciocínio das peças destinadas a carabinas antigas: o custo de fabricação é caro. E com isso literalmente se empurra o consumidor a migrar para os modelos mais baratos de se produzir em larga escala.

 

Se por um lado os fabricantes "lá fora" estão investindo cada vez mais nesta tecnologia, me impressiona ver como a industria brasileira simplesmente se acomodou! Apesar de ter iniciado a produção dos primeiros "híbridos" a quase uma década atrás, pouco evoluiu nos últimos anos. Típica visão de quem prioriza o lucro e deixa de lado o investimento em tecnologia.

 

O mercado parece nos reservar 3 opções:

 

1) Carabinas saídas de fábrica com gasram, onde já podemos citar as Gamo (IGT), Hatsan (VORTEX) e Norica (GRS) e nossa nacional CBC (NITRO). Esta opção sem duvida tende a ser a preferida pelos iniciantes, pelo simples fato de que o fabricante já entrega o pacote pronto com garantia de fábrica;

 

2) Carabinas customizadas pelo distribuidor, atualmente uma iniciativa exclusiva da Rossi que instala e distribui alguns modelos com o seu gasram SMS. Apesar de a ideia ser boa, vejo como algo sem muita perspectiva a longo prazo, afinal a partir do momento que começarem a importar e distribuir novos modelos com gasram de fábrica não fará sentido algum querer customizar e distribuir os antigos, citando por exemplo a linha Dominator 200S e 200W.

 

3) Carabinas customizada de forma independente. Para o usuário experiente, esta ainda é opção mais atraente, afinal tem-se a oportunidade de deixar exatamente ao seu gosto. Ocorre que estes dependem dos fabricantes nacionais distribuírem as peças (molas gasram, buchas PU, o'rings, etc) e também da distribuição de carabinas customizáveis (sem gasram). Ocorre que a tendencia é ambos os preços subir e muito!

Sobre o aumento do valor das carabinas sem gasram, já citei como causa provável o custo de produção que tende a ser mais alto no futuro pois já não estarão sendo produzidas em larga escala.

E as peças, porque existe o risco de aumentar o custo para o fabricante nacional? A resposta esta lá do outro lado do oceano, na China! Com a proliferação da tecnologia gasram lá fora, não demora para os chineses começarem a produzir para os grandes fabricantes e dai é um pulo para copiar projetos e tecnologias.

 

É justamente nesse ponto que me impressiona a forma como os fabricantes nacionais se acomodaram e agora podem literalmente ser "devorados" pelos chineses. Com isso a unica forma de sobreviver será num primeiro momento aumentar o preço, se bem que já são absurdos. Alguém tem ideia do custo de produção de uma bucha de PU versus seu preço de venda? Ou de um simples o'ring de teflon?

 

Mas espere um momento, não seria o caso de começarmos a comprar as peças dos "chineses" com certeza mais baratas? Nesse ponto é um erro achar que as peças "chinesas" chegam para o consumidor final baratas? Pegue o caso de um o'ring de cano da SAG que custa 1 centavo, e é revendido por 2 ou 3 reais nas "lojas especializadas". A não ser que você faça importação direta em grande quantidade, você continuará "na mão" do distribuidor (importador) nacional e infelizmente se tratando de produto importado ainda é bem mais caro que o nacional a não ser que seja pirata e contrabando...

 

Este texto é de minha autoria, fruto de uma reflexão de mercado sob a visão de um usuário. É claro que tem algumas "indiretas" entrelinhas, mas o meu objetivo é levar todos a fazer a mesma reflexão, pois certamente é uma revolução que muito nos interessa.

 

Abraço.

 

Ylram Mariani

Editado por Ylram
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nas noricas é mola brasileiras

A questão é, até quando? Eu não sei quem seria o fornecedor destas molas, mas sinceramente não conheço empresa brasileira que consiga fazer concorrência com os chineses.

Nos fóruns gringos é possível encontrar discussões sobre o gasram que usamos no Brasil e infelizmente não raramente acompanhadas de criticas em relação ao custo do mesmo versus o da carabina em si (o custo de um GR aqui é praticamente o custo da arma nova lá fora).

 

YIram alguns meses eu li em uma pesquisa o relato que dizem que na Inglaterra já usava gas ram na carabinas no ano de 1969 não sei se isso é verídico.

abraços.

Rogério na verdade quando citei que seriamos os pioneiros, não quis dizer no sentido de termos inventado o GR, mas de termos sido os primeiros a produzir carabinas em larga escala já com GR instalado (no caso foi a CBC e sua linha NITRO).

Eu até procurei sobre a origem do gasram mas não achei. Se você encontrar o link de sua pesquisa me passa por favor!

Abraço.

Editado por Ylram
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Ylram, no Brasil o história do Gasram começou aqui: http://www.airgun.com.br/forum/viewtopic.php?t=9198&highlight=

 

Nessa época eu conversava bastante com o Sid e um dia ele comentou que tinha feito uma engenharia reversa do gasram da Theoben, esse: http://www.airgunbuyer.com/Showproducts.asp?cat=Theoben%20Gas%20Rams&SubCat=Theoben%20Gas%20Rams

 

Em 2007 eu comprei um dos primeiros GR "artesanais" do Sid, que acabou dando um defeito na válvula e ele trocou por um da linha mais nova, que tenho até hoje, em perfeito funcionamento, depois desse vieram outros...

Antonio Lima - São Gabriel - RS

Kral AI 002 S 4,5mm (GR 40Kg+Gatilho GB)

CBC Montenegro 4,5mm

Gamo Delta Fox (GR Rossi/SMS 140+Gatilho Flz)

Gamo  Delta Max 4,5mm (GR Elite 40 Kg+Gatilho Elite)

Gamo CFX 4,5mm (Gas Ram Quick Shot 40Kg, Êmbolo aliviado 84g)

Gamo CFX Royal 4,5mm (Gas Ram Quick Shot 40Kg, Êmbolo aliviado 110g )

Gamo Big Cat 4,5mm (Gas Ram Elite 40 Kg, Êmbolo Alongado Elite, Gatilho Elite)

Daisy Powerline 880 4,5mm

Crosman 1377C - American Classic

Gamo Compact 4,5mm

PCP Artemis M16 5,5mm

PCP Artemis M22 4,5mm

PCP CBC B57 4,5mm (Valvula Reguladora do Zeca)

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

E quando isso acontecer o que teremos é uma reviravolta nos preços, com as carabinas gasram saindo de fábrica mais baratas do que as de mola. A explicação me parece bem lógica e segue a mesma linha de raciocínio das peças destinadas a carabinas antigas: o custo de fabricação é caro. E com isso literalmente se empurra o consumidor a migrar para os modelos mais baratos de se produzir em larga escala.

 

 

Amigo, isso será lá fora. Aqui, como sempre, vão subir os preços, dizendo que o gas ram é uma tecnologia nova, que dura mais portanto tem mais gasto para ser produzido. Aposto o que quiserem que o preço irá subir em breve nos modelos que sairão com gas ram de fábrica, ainda mais que o chumbinho REPOPULARIZOU com muita força agora, pelo menos aqui do clube de tiro ele já está igual ou até com mais praticantes do que as armas de fogo.

Editado por Calil

ºToo Much!!!

 

Fórum Arco Brasil

http://www.arcobrasil.com/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A questão é, até quando? Eu não sei quem seria o fornecedor destas molas, mas sinceramente não conheço empresa brasileira que consiga fazer concorrência com os chineses.

Nos fóruns gringos é possível encontrar discussões sobre o gasram que usamos no Brasil e infelizmente não raramente acompanhadas de criticas em relação ao custo do mesmo versus o da carabina em si (o custo de um GR aqui é praticamente o custo da arma nova lá fora).

 

Rogério na verdade quando citei que seriamos os pioneiros, não quis dizer no sentido de termos inventado o GR, mas de termos sido os primeiros a produzir carabinas em larga escala já com GR instalado (no caso foi a CBC e sua linha NITRO).

Eu até procurei sobre a origem do gasram mas não achei. Se você encontrar o link de sua pesquisa me passa por favor!

Abraço.

 

A questão é, até quando? Eu não sei quem seria o fornecedor destas molas, mas sinceramente não conheço empresa brasileira que consiga fazer concorrência com os chineses.

Nos fóruns gringos é possível encontrar discussões sobre o gasram que usamos no Brasil e infelizmente não raramente acompanhadas de criticas em relação ao custo do mesmo versus o da carabina em si (o custo de um GR aqui é praticamente o custo da arma nova lá fora).

 

Rogério na verdade quando citei que seriamos os pioneiros, não quis dizer no sentido de termos inventado o GR, mas de termos sido os primeiros a produzir carabinas em larga escala já com GR instalado (no caso foi a CBC e sua linha NITRO).

Eu até procurei sobre a origem do gasram mas não achei. Se você encontrar o link de sua pesquisa me passa por favor!

Abraço.

Ok YIram vou procura o link logo que eu encontra eu mando para vc.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante