Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Chumbo pointed = penetração ???


andersonymk

Posts Recomendados

Prezados amigos do Carabinas de Ar.

 

Ontem estava fazendo uns testes com chumbos da JSB, que vem num kit contendo sete tipos diferentes de chumbo.

Dentre eles havia o JSB straton, chumbo que confesso nunca tinha usado antes.

 

Assim como eu, muitos aqui afirmam que os chumbos pointed são para perfuração, devido seu formato pontiagudo.

Eu sempre acreditei nesta afirmação e para mim este formato de chumbo sempre foi visto como perfurante (logicamente comparando com projéteis de mesma concepção em relação à liga de chumbo).

 

Fiz testes de agrupamento com os chumbos tipo domed que existiam na caixa de teste.

Sendo:

8,44 - 4,50mm

8,44 - 4,51mm

8,44 - 4,52mm

8,44 - 4,53mm

7,87 - 4,52mm

10,34 - 4,52mm

até ai nenhuma novidade à não ser comprovar a eficácia do kit para ver que chumbo minha arma mais gostava.

 

Chegando no chumbo pointed resolvi fazer um teste para aquilo a que ele se destina, ou seja perfurar.

Escolhi barras de sabão glicerinado para serem alvejadas a 25 metros de distância com minha CZ 200 S.

 

Barras posicionadas, arma zerada e...fogo no sabão:

Primeiro com o pointed: pimba abriu uma cavidade indicando que acertei o alvo.

Segundo tiro com o domed (JSB 8,44 4,52mm) zerei a arma e...fogo. abriu uma cavidade no sabão indicando o acerto. Porém logo atrás do alvo levantou um monte de poeira, indicando que havia atravessado.

 

De inicio não prestei atenção na peculiaridade do fato de ter levantado poeira atrás do alvo.

 

Ao chegar perto das barras pude notar que o domed atravessou facilmente, enquanto o straton ficou retido no sabão ???

Imaginei ter sido algum problema com aquele tiro em específico.

Resolvi realizar mais 8 disparos, sendo quatro com pointed e quatro com domed.

E... a história se repetiu.

 

1.JSB domed 8,44 - 4,52mm a 25 metros com CZ200S:

CIMG3203_zpsad38e628.jpg

 

2.JSB pointed straton 4,52mm 25metros com CZ200S:

CIMG3204_zps64c8cde1.jpg

 

Hoje pela manhã fiz um novo teste usando

1.JSB 8,44

2.JSB 10,34

3.JSB straton

4.H&N diabolo Spitzkungeln

5.Norica thor

 

Os tiros foram feitos com uma CZ200S a 25 metros posição de BR pressão de 140 Bar.

 

Dados de velocidade (média de 10 disparos):

JSB 8,44 grains............................262,2 m/s................18,8 joule

JSB 10,34 grains..........................242,1 m/s................19,6 joule

JSB straton 8,18 grains..............264 m/s....................18,5 joule

H&N spitzkugeln 8,32 grains......259,6 m/s................18,2 joule

Norica thor 7,50 grains...............266,0 m/s................17,2 joule

 

1.JSB exact - atravessou uma barra de sabão de 100 mm de comprimento:

CIMG3187_zps0a07b381.jpg

 

2.JSB exact heavy - atravessou uma barra de sabão de 100 mm de comprimento:

CIMG3188_zps77cfacbe.jpg

 

3.JSB Straton penetrou 58,7 mm na barra de sabão:

CIMG3189_zps8fce8258.jpg

 

4.H&N Spitzkugeln penetrou 59,3 mm na barra de sabão:

CIMG3190_zps18ea21a0.jpg

 

5.Norica Thor penetrou 48,8 mm na barra de sabão:

CIMG3202_zpsa2f43fe9.jpg

 

Vista da barra de sabão com os chumbos diferentes. No chumbo 4 tem dois disparos, pois achei que o disparo de baixo tinha resvalado.

CIMG3186_zpsc7766b02.jpg

 

fotos das latas dos chumbos testados (só não tenho foto da lata de Straton):

 

JSB Exact 8,44

CIMG3194_zpsb9005b57.jpg

 

 

JSB exact heavy:

CIMG3193_zps62a48202.jpg

 

H&N

CIMG3192_zps9b77d3cb.jpg

 

Norica Thor:

CIMG3191_zps080c2550.jpg

 

 

Fotos dos chumbos:

CIMG3195_zpsb64bd410.jpg

 

JSB exact 8,44

CIMG3197_zps4936361a.jpg

 

JSB exact heavy:

CIMG3198_zps130e1f41.jpg

 

JSB straton:

CIMG3199_zps0b406962.jpg

 

4.H&N

CIMG3200_zpsad62fe83.jpg

 

5.Norica thor:

CIMG3201_zps658384db.jpg

 

 

Bem, como pode ser visualizado os chumbos tipo pointed tiveram maior transferência de energia para o alvo, visto que as cavidades permanentes nas barras de sabão são visivelmente maiores.

Portanto a obovia conclusão a que chego que eles não são para perfuração mas sim para impacto.

 

Abraço.

  • +1 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo andersonymk!

seus resultados foram bem conclusivos e corretos. Nao tem nem o que questionar.

Porém isso ja era sabido, as proprias latas de gamo nos respondem essa questão:

Chumbinho-Magnum-Energy-Cal.-45-250-Un.-

srut-gamo-pro-magnum-5-5_602.jpg

O Gamo Magnum é descrito como ENRGY, e é do tipo "pointed"

Já o Gamo Pro Magnum é descrito como PENETRATION e é do tipo "domed"

E também ja comprovei com esses dois Gamos que realmente o Pro Magnum Penetration penetra MAIS que o Gamo Magnum Energy apesar do formato nos passar outra impressão à primeira vista.

Abraços

André Carboni.

Editado por andrecarboni

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns Anderson pelos teste, como sempre muito rico em detalhes.

Realmente a principio, ao olhar o chumbo se conclui o oposto do resultado do teste, mas como nosso amigo André Carboni já postou, os fabricantes até explicam de forma correta, mas em algumas lojas já não é bem assim, tem muita loja por aí se equivocando na descrião de seus produtos, e muita gente comprando gato por lebre, e talvez por não ter contato com um teste deste nunca vai saber dos verdeiros resultados.

Há três caminhos para o fracasso:

Não ensinar o que se sabe, não praticar o que se ensina e não perguntar o que se ignora.

(Beda)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

André, acho que a linha Magnum da Gamo é um meio termo entre p pointed e o domed. Os chumbos Gamo domed "sangue puro" são os Hunter e Pro Hunter. O mesmo é visto nos chumbos BSA Elite (domed) e Storm ("semi-pointed"). Acho que essa versão hibrida foi criada por ter melhores resultados na penetração mesmo.

 

Olha só um macro dos dois tipos pra comparação:

 

BSA Elite - domed

 

BSA_Elite_Front_022.jpg

 

BSA Storm ("semi-pointed")

 

128-235-thickbox.jpg

Editado por Tiago Ataulo
  • +1 1

9k6qzq.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tiago, obrigado pela correção! Realmente voce tem razão. Eu só me atentei à esses dois da Gamo pois são os que eu conheço na prática e os que tenho aqui em casa.

Foi muito bem observado que o Gamo Magnum Penetration é, na verdade, um "semi-pointed", e que os Gamos Pro Hunter que são realmente os do tipo "domed"

Obrigado

Abraços

André Carboni.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo andersonymk!

seus resultados foram bem conclusivos e corretos. Nao tem nem o que questionar.

Porém isso ja era sabido, as proprias latas de gamo nos respondem essa questão:

Chumbinho-Magnum-Energy-Cal.-45-250-Un.-

srut-gamo-pro-magnum-5-5_602.jpg

O Gamo Magnum é descrito como ENRGY, e é do tipo "pointed"

Já o Gamo Pro Magnum é descrito como PENETRATION e é do tipo "domed"

E também ja comprovei com esses dois Gamos que realmente o Pro Magnum Penetration penetra MAIS que o Gamo Magnum Energy apesar do formato nos passar outra impressão à primeira vista.

Abraços

André Carboni.

Boas observações.

Realmente das vezes que manipulei as latas de gamo acabei por não prestar atenção neste detalhe.

Grato pela informação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Anderson, parabéns pelo teste!

 

Na minha opinião, a diferença na penetração se deu pelo alto coeficiente balistico presente nos JSB domed, desta maneira os mesmos atingem o alvo com maior energia gerando uma maior penetração.


Fx Impact x .22 + hawke sidewinder 6,5x20x44

FX Impact M3 .22 + Vectror Taurus 6x24x50 ffp

S410 .177 + vector marksman 10x44

Gunpower Stealth .22 + Discovery VTZ 3x12x40

HW 97k .177 + Hawke Vantage 4x12x40

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também tenho melhores resultados de penetração nos chumbos "semi pointed", no caso o Gamo Pro Magnum (dentre os baratos que eu uso). Não tenho duvida de que a combinação do formato com a balística (coeficiente, material com que é fabricado, etc) do projétil favorecem esse resultado.

 

Penso que para o chumbo ter alto poder de penetração baseado no seu formato "pontudo", esta ponta tem que ser de um material bem mais duro que o restante do chumbo. Do contrário a ponta "fina" por ser a primeira parte que impacta o alvo, vai receber a energia e deformar consideravelmente em relação ao formato original. Isso acaba gerando mais poder de parada do que penetração em si (ressalto que estou falando de munição de ar comprimido) e um exemplo clássico é o Gamo Expander (praticamente um chumbo cônico visto que aquela "saia" existente em volta da cabeça é minima).

 

Já os chumbos com a ponta mais grossa (arredondada) terão uma área de contato inicial maior e por consequência tendem a manter um formato mais parecido com o original. Pelo menos é o que eu tenho observado na prática com os chumbos Gamo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que a maior penetração dos semi-pointed tem a ver com o ângulo de ataque da cabeça do chumbo em relação ao material a ser penetrado. Por exemplo, numa medição rápida das fotos dos macros postados aqui, a cabeça do H&N tem um ângulo de mais ou menos 99º mas no fim da cabeça ele chega a ter quase 103º. No Norica esse ângulo é um pouco mais agudo: aproximadamente 96º, mas o topo da cabeça dele é plano.

 

Já no BSA Storm, essa relação se inverte. No topo ele tem um ângulo de 113º mais ou menos, mas ele gradualmente se torna mais agudo e já no segundo terço da cabeça passa a ter por volta de 94º e na parte final, tem um ângulo de 76º - e que vai ficando ainda mais agudo, chegando a incríveis 32º.

 

Acredito que esse formato acabe gerando um arrasto menor e consequentemente um atrito menor com o alvo.

  • +1 1

9k6qzq.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Pessoal,

 

Eu também pude constatar este fato intrigante no quintal de casa. Temos uma peça (parábola de 60cm) de antena que era de TV por assinatura (igual à da SKY).

 

Fiz um teste com alguns chumbos: JSB Exact Heavy, BSA Interceptor (Hollow Point) e Gamo Hunter. Atirando com uma HT80 nesta peça a uma distância de 15 metros.

O resultado, naquele momento, não me surpreendeu: JSB e Gamo furaram a chapa e o BSA apenas amassou.

 

Na semana passada, chegou uma encomenda de chumbos que compramos na Mundilar, incluindo o Norica Pointed. Imediatamente pensei em fazer o mesmo teste, porém o Norica não perfurou a mesma chapa!!!

 

Suponho que o pointed tende a deformar com maior facilidade, pois o chumbo é um material muito macio e o projétil tem um pequeno ponto - inicial - de impacto no alvo. Acredito que se os mesmos projéteis fossem encamisados com uma liga mais dura, o resultado seria o que parece mais óbvio: maior penetração do pointed em relação aos demais tipos de chumbos.

 

Abraço,

HT 80 SAS QUATTRO TRIGGER 4,5 + GR 60K + Bucha PU

Webley Rebel - Multi Pump 4,5mm

CBC F18 Classic Plus B19-17 4.5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paschoal, exato!

Realmente é interessante essa discussão pois vai CONTRA o nosso "instinto". Como eu disse, à primeira vista pensamos que o chumbo mais pontudo é o que vai penetrar mais, e na pratica nao é o que acontece.

No momento do impacto é a relaçao de Pressão no ponto: P = F/A ou seja quanto MAIOR a área, MENOR a pressão. Como no chumbo pointed a primeira área de impacto que atinge o alvo é pequena a pressão é muito grande, sendo assim, transferindo mais energia e deformando mais o chumbo.

 

André Carboni.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns Anderson! +1

Esteja sempre na mira.
Que DEUS seja seu alvo!!!

AT 44-10 .22 + JDS - Barska 3x9-40
CBC F18 B12 - 0,177

Crosman 357 - 0,177
Zoraki HP 01 - 0,177 e .22 (Dual Calibre) Moderador HW100
http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/6527-zoraki-hp01-hw100-dual-calibre/


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paschoal, exato!

Realmente é interessante essa discussão pois vai CONTRA o nosso "instinto". Como eu disse, à primeira vista pensamos que o chumbo mais pontudo é o que vai penetrar mais, e na pratica nao é o que acontece.

No momento do impacto é a relaçao de Pressão no ponto: P = F/A ou seja quanto MAIOR a área, MENOR a pressão. Como no chumbo pointed a primeira área de impacto que atinge o alvo é pequena a pressão é muito grande, sendo assim, transferindo mais energia e deformando mais o chumbo.

 

André Carboni.

André, eu sabia que havia um modo mais claro de explicar minha "inquietação". Obrigado pela contribuição!!!

 

Abraço

HT 80 SAS QUATTRO TRIGGER 4,5 + GR 60K + Bucha PU

Webley Rebel - Multi Pump 4,5mm

CBC F18 Classic Plus B19-17 4.5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pelos testes que fiz , os poited vão ter penetração mais elevada em superficies rigidas, com latas, ja que estas precisam de um pequeno furo inicial para se rasgarem, os dome ou semi muitas vezes não consuguem fazer este furo inicial.

sumatra 500cc tasco 3-9x40 ie

balestra jaguar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante