Este é um post popular. Neubert Postado Abril 5, 2013 Este é um post popular. Share Postado Abril 5, 2013 Segue a quem interessar, seguem abaixo detalhes da remoção do Pino guia da mola do pistão CBC da carabina modelo montenegro G-II. OBS: O processo é o mesmo para todos os pistões CBC GII dos calibres 4.5 a 5.5 01° passo - Obtendo o peso do pistão CBC GII com o Pino guia soldado original. Observações: Peso: 279.8 gramas 02° passo - Foto do guia de mola soldado no interior do pistão. 03° passo - Foto do Furo guia realizado no pistão. (Broca 2,5mm). Observações desta etapa: (1) - O furo foi realizado do lado oposto do rasgo original do pistão. (2) - A distância para realização do furo esta informada no paquímetro da foto. 23mm aproximadamente da "cabeça" do pistão. 04° passo - Foto do Furo realizado no pistão com broca 8mm. 05° passo - Foto do Furo guia de 2,5mm realizado no PINO guia de mola do pistão CBC (tophat). 06° passo - Pino Guia de mola do pistão furado com broca de 8mm Observações desta etapa: (1) - O diâmetro do pino guia de mola do pistão CBC GII é 11,5mm (2) - Utilizei uma broca de 8mm devido ao fato de não deixar o furo no pistão muito grande. (3) - Nesta etapa quem querer furar com uma broca de 3/8" ou 9,5mm pode utilizar que será mais fácil "quebrar" o pino no final. 07° passo - "Quebrando" o Pino Guia de mola do pistão CBC GII. Observações desta etapa: (1) - Para quebrar basta realizar 8 movimentos de ida e volta do pino no interior do pistão CBC - GII. (2) - Utilizei um soca Pino e também uma chave de fenda velha nesta operação. Batia o pino com o soca pino e voltava com a chave de fenda até o pino "partir" do pistão por fadiga. (Fácil e rápido). 08° passo - Acabamento interno no pistão CBC GII sem o pino guia (tophat). Observações desta etapa: (1) - Utilizei uma micro retífica DREMEL com duas pontas Abrasivas. (2) - Basta colocar na rotação BAIXA para evitar a quebra dos "rebolos" e introduzir pelo furo criado no pistão na etapa 04. (3) - Acredito que é possível utilizar as pontas abrasivas para furadeira com mandril de 3/8". Verifique esta possibilidade para quem não possui micro retífica. (A) - Foto- Acabamento planificado no interior do Pistão CBC GII ao final do processo de remoção e esmerilhamento. (B) - Foto do peso do pistão CBC GII sem o pino guia soldado e com o acabamento final. (esmerilhado). Peso: 224.7 gramas © - Foto da balança com o registro "peso" do pino guia de mola do pistão CBC GII. (após remoção). Peso: 47.5 gramas Respondendos as MP's recebidas: (1) - O matérial é "duro"? Resposta: Negativo o aço utilizado pela CBC no pistão tal como no pino é bem macio. Não possuo equipamento para conferir o tipo de aço empregado na fabricação do mesmo. Mas por experiência de duas décadas com estes materiais e posso estimar que se não for aço SAE 1020 (0.2% de carbono) é no máximo um aço SAE 1030. SAE 1045 só se for sem tempera. Lembrando que aço 1020 dificilmente aceita tempera. Mas isso não interessa e também não muda nada. Utilizei para realização dos furos brocas fabricadas "na china" que custam no mercado "o jogo" conforme foto abaixo no máximo 25,00 reais. Nem marcaram as brocas de qualidade duvidosa (isto é muito bom). Abaixo fotos destas brocas: (2) - É possível utilizar a furadeira como micro retífica? Resposta: Eu, caso não tivesse uma micro retífica, conseguiria fazer o trabalho de acabamento com a mesma qualidade do acabamento utilizando a dita cuja. Segue foto de como aplicar a furadeira elétrica com a ponta abrasiva durante a fase de acabamento. Lembro que estas pontas abrasivas trabalham com uma rotação de trabalho de 10.000 RPM ou seja dificilmente encontrarão uma furadeira elétrica no mercado nacional com mais de 3.000 RPM no mandril, sendo assim será "bem" mais demorado o processo de esmerilhamento. (3) - O furo realizado no pistão no lado oposto prejudica algo? Resposta: Negativo! é insignificante o valor da massa subtraída do pistão apos a realização do furo de 8 mm (não considerar a massa do pino retirado). Somente para nivelar a arruela original da CBC pesa: 6.6 gramas ou seja a massa de material removida chega ser ridícula = 1grama aproximadamente. Também cito que o furo foi realizado no diâmetro menor do pistão deixando livre sua "saia" de maior diâmetro que é quem apóia o pistão no interior de cilindro de compressão da carabina. Não acredito e afirmo que é reduzidíssimo (desprezível) o risco de que a massa removida de aço possa causar uma alteração no comportamento retilíneo do pistão durante o acionamento do mesmo. (4) - Porque as fotos abrem pela metade? Resposta: As fotos foram tiradas com qualidade VGA. O tamanho de cada uma varia de 80KB a 150KB. É muito pequeno o tamanho, porém como postei diversas fotos o download da pagina deve girar em torno de 2,5 megas, isto pode demorar em computadores ligados a internet com velocidade baixa. SOLUÇÃO: Aperte atualizar no teclado F5 ou atualiza a pagina no seu navegador quantas vezes forem necessárias para abrir todas as fotos por completo. (5) - Por que furar a 23 mm de distância da cabeça do pistão do lado oposto do rasgo original? Resposta: A distância foi calculada baseada na redução de material a ser "esmerilhado" na fase de acabamento após a quebra do pino no interior do pistão. A 23mm da cabeça do pistão podemos garantir que após o furo de 8mm no pino ficará apenas, ou quase nada, de material para desbastar com a micro retífica (ou furadeira), ou seja o furo "cortará" o pino pela "RAIZ". (6) - Curiosidade: Peso da bucha original da cbc GII: 2.2 gramas Minhas Observações Pessoais: (1) - Esta operação de remoção do pino guia do pistão é uma baseado em uma experiência minha, deu certo! Detalhei a quem interessar. Se não sabe operar os equipamentos citados DESISTA e peça para alguém habilitado e com experiência comprovada para a execução do tópico. (2) - Existe no mercado o pistão "alternativo" para carabinas CBC's GII fabricada pela SMS Airguns. Comprei um deste e instalei na Cbc GII STD Att, Neubert 6 Citar FILIAÇÃO MVB Nº 3077 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Robson R Postado Abril 5, 2013 Share Postado Abril 5, 2013 Muito explicativo, eu tenho um pistão desse original, + 1 merecido!!!!!!!!! abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Macedo Postado Abril 5, 2013 Share Postado Abril 5, 2013 Mais um belo tópico, muito bem explicado e ilustrado. Eduardo Macedo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Neubert Postado Abril 6, 2013 Autor Share Postado Abril 6, 2013 Este tutorial eu criei em 2009/2010 e estava em outro site esquecido por lá Citar FILIAÇÃO MVB Nº 3077 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ylram Postado Abril 6, 2013 Share Postado Abril 6, 2013 Pois eu achei bem didático para quem não conhece estes pistões "de perto" (meu caso). +1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Paes Postado Abril 6, 2013 Share Postado Abril 6, 2013 Parabéns professor, muito bom! Me tira uma dúvida, seria possível furar e retirar a haste através do rasgo lateral do pistão, sem necessidade desse furo de 8mm no lado oposto? Abraço e obrigado! Pontinho procê + Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
heder constantino fabeni Postado Abril 6, 2013 Share Postado Abril 6, 2013 Parabens estava vendo algo a respeito pois esta chegando o GR que vou por na minha cbc g2 seu metodo é mais facil e não precisa de torno abraço valeu. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Neubert Postado Abril 6, 2013 Autor Share Postado Abril 6, 2013 (editado) Parabéns professor, muito bom! Me tira uma dúvida, seria possível furar e retirar a haste através do rasgo lateral do pistão, sem necessidade desse furo de 8mm no lado oposto? Abraço e obrigado! Pontinho procê + RESPOSTA: Difícil pra caramba. MOTIVO: Duvido que encontre uma pedra de esmeril com o dimensional compatível que atinja a profundidade da base do tophat. Parabens estava vendo algo a respeito pois esta chegando o GR que vou por na minha cbc g2 seu metodo é mais facil e não precisa de torno abraço valeu. A ideia é esta! SEM UTILIZAR TORNEIRO e do estilo "faça você mesmo" Pois eu achei bem didático para quem não conhece estes pistões "de perto" (meu caso). +1 Estes pistões começaram a vir com solda no seu "guia de mola" após as CBC's GI. Antes a CBC não se dava bem com os criadores do GASRAM nacional e queriam dificultar a montagem dos mesmos em suas carabinas... A CBC foi infeliz com esta manobra. Editado Abril 6, 2013 por Neubert Citar FILIAÇÃO MVB Nº 3077 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Paes Postado Abril 6, 2013 Share Postado Abril 6, 2013 Obrigado pela resposta Neubert. Grande abraço companheiro! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Neubert Postado Abril 6, 2013 Autor Share Postado Abril 6, 2013 Obrigado pela resposta Neubert. Grande abraço companheiro! Por nada, Reforçando somente: A ideia de realizar o furo do lado oposto ao rasgo é para "arrancar" o tophat pela "raiz" se utilizar o rasgo existente tera uma altura considerável de marterial para remover e consequentemente muitas horas de trabalho. Esta operação acima citada executo em 30 minutos e realizei diversas vezes inclusive esta semana com uma carabina CBC Montenegro Special que ganhei em uma rifa e instalei um gasram de 60kg Citar FILIAÇÃO MVB Nº 3077 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
karolaza Postado Abril 15, 2013 Share Postado Abril 15, 2013 Este tutorial eu criei em 2009/2010 e estava em outro site esquecido por lá Lembro-me muito bem desta época, mais uma vez parabens por um belo post que vale ser lembrado e compartilhado. Citar - AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules - AT44 4,5mm Anchutz mod - Sniper KJW HPA Ar 600 fps - Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150 - SD700 sniper airsoft -mola M120 - SDV Sniper Dragunov King Arms - spring - Glock 17 green gás full metal aisoft Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cesar Garcia Postado Abril 15, 2013 Share Postado Abril 15, 2013 Lembro-me muito bem desta época, mais uma vez parabens por um belo post que vale ser lembrado e compartilhado. Coisas importantes e explicativas devem ser compartilhado novamente aqui, existia excelentes posts lá. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
heder constantino fabeni Postado Abril 17, 2013 Share Postado Abril 17, 2013 Muito obrigado vc é o professor, acabo de fazer esatamente o mesmo que vc minha MN stan f22 ficou um espetaculo abraço. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Neubert Postado Abril 17, 2013 Autor Share Postado Abril 17, 2013 Lembro-me muito bem desta época, mais uma vez parabens por um belo post que vale ser lembrado e compartilhado. Valeu Karolaza, é bom lembrar deste inicio que tínhamos somente as CBC's para brincar de "fuçar" Coisas importantes e explicativas devem ser compartilhado novamente aqui, existia excelentes posts lá. Existiam é a melhor definição para o que tomos hoje neste fórum citado. `Mas o lado bom é que novos sites surgem com bastante qualidade e particularidades que superam os "antigos" Muito obrigado vc é o professor, acabo de fazer esatamente o mesmo que vc minha MN stan f22 ficou um espetaculo abraço. Que bom que este tópico serviu para alguma coisa... Valeu senhor Heder e qualquer coisa é só entrar em contato nos posts... Abraços Neubert Citar FILIAÇÃO MVB Nº 3077 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.