Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Harmônicos de canos - Parte II


Posts Recomendados

Uma aula de física Pedro, tinha me esquecido já da equação de torricelli.

 

Em geral o agrupamento melhorou com o tuner, o que exatamente ele altera na carabina?

Seria a frequência das ondas?

 

É um assunto tão complexo, que não sei nem elaborar as dúvidas, rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma aula de física Pedro, tinha me esquecido já da equação de torricelli.

 

Em geral o agrupamento melhorou com o tuner, o que exatamente ele altera na carabina?

Seria a frequência das ondas?

 

É um assunto tão complexo, que não sei nem elaborar as dúvidas, rs.

Minha teoria é que o dispositivo altera duas coisas:

1- A frequencia de ressonância do conjunto

2- A localização que a coroa do cano se encontra em relação ao ponto nodal.

 

Realmente, este assunto tem me descabelado a bastante tempo...

Pedro Ashidani
MVB - Nº:2664

Steyr LG-110 FT 4,5mm/5,5mm
Weihrauch HW97K inox 4,5mm
Weihrauch HW35E Inox 4,5mm
Weihrauch HW50S Inox 4,5mm

Steyr LP10

Farley Coaxial II

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso da sua 97, o dispositivo alterou para melhor... Mas, na minha tx por exemplo, o dispositivo poderia acabar influenciando pra pior, certo?

Não há como saber se o dispositivo ajudaria ou não, a não ser fazendo testes de agrupamento com e sem o tuner...

 

Ou seja, o dispositivo poderia acabar alterando a frequencia que estava numa faixa "boa" originalmente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso da sua 97, o dispositivo alterou para melhor... Mas, na minha tx por exemplo, o dispositivo poderia acabar influenciando pra pior, certo?

Não há como saber se o dispositivo ajudaria ou não, a não ser fazendo testes de agrupamento com e sem o tuner...

 

Ou seja, o dispositivo poderia acabar alterando a frequencia que estava numa faixa "boa" originalmente?

 

Existem diversos pontos "doces", alguns melhores que outros, pois na verdade os diversos harmônicos se sobrepõem.

Eu acidentalmente encontrei um chumbo que está grupando muito bem (veja meu post na olimpíada postal) em uma velocidade um pouco diferente da que eu achava ideal.

Mas na minha opinião, assim como na HW77 do Anderson, e na minha HW97, o principal fator seria aproximar a coroa do ponto nodal de vibração.

Pedro Ashidani
MVB - Nº:2664

Steyr LG-110 FT 4,5mm/5,5mm
Weihrauch HW97K inox 4,5mm
Weihrauch HW35E Inox 4,5mm
Weihrauch HW50S Inox 4,5mm

Steyr LP10

Farley Coaxial II

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se alguém tivesse uma câmera que gravasse a 1000fps com uma boa qualidade, daria pra tentar estimar a frequência e encontrar o ponto nodal e então confrontar com a teoria, pra aperfeiçoar as fórmulas...Se eu tivesse uma, certamente faria isso.

 

Vou tentar a 320fps só por curiosidade, aí posto aqui.

 

Abs

''A ciência se aprende, mas a criatividade é nata''. by Diogo M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá pedro bom dia. estou acompanhando esse topico de perto. teria como vc mostrar esse adaptador de frente? fiquei curioso

pra ver ele frontal! parabens por mais esse topico. tenho certesa que tem lhe custado queda de cabelo.rsrsrsrs

 

abraço

marcossa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se alguém tivesse uma câmera que gravasse a 1000fps com uma boa qualidade, daria pra tentar estimar a frequência e encontrar o ponto nodal e então confrontar com a teoria, pra aperfeiçoar as fórmulas...Se eu tivesse uma, certamente faria isso.

 

Vou tentar a 320fps só por curiosidade, aí posto aqui.

 

Abs

Já tentei filmar a 1000fps e não consegui aproveitar...

 

Também tentei o Bong Test, que consiste em bater no cano e medir a frequencia mas também sem muito sucesso...

 

olá pedro bom dia. estou acompanhando esse topico de perto. teria como vc mostrar esse adaptador de frente? fiquei curioso

pra ver ele frontal! parabens por mais esse topico. tenho certesa que tem lhe custado queda de cabelo.rsrsrsrs

 

abraço

marcossa

No final de semana eu posto uma foto frontal.

Pedro Ashidani
MVB - Nº:2664

Steyr LG-110 FT 4,5mm/5,5mm
Weihrauch HW97K inox 4,5mm
Weihrauch HW35E Inox 4,5mm
Weihrauch HW50S Inox 4,5mm

Steyr LP10

Farley Coaxial II

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa Pedro, eu já tava achando complexo o conteúdo do primeiro post, agora empenou de vez, hehe!

Física nunca foi meu forte, mas o tema é realmente instigante.

Obrigado mais uma vez por disponibilizar um material diferenciado como este.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tentei filmar a 1000fps e não consegui aproveitar...

 

Também tentei o Bong Test, que consiste em bater no cano e medir a frequencia mas também sem muito sucesso...

 

No final de semana eu posto uma foto frontal.

 

No video a 1000fps vc chegou a usar algo tipo papel milimetrado atrás do cano pra ter referência?

 

Pro Bong Test acredito eu que tenha que retirar o cano da arma, senão todo o conjunto vai reverberar gerando uma frequência resultante. Como vc fez, gravou o audio e depois analisou o espectro em algum software?

''A ciência se aprende, mas a criatividade é nata''. by Diogo M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No video a 1000fps vc chegou a usar algo tipo papel milimetrado atrás do cano pra ter referência?

 

Pro Bong Test acredito eu que tenha que retirar o cano da arma, senão todo o conjunto vai reverberar gerando uma frequência resultante. Como vc fez, gravou o audio e depois analisou o espectro em algum software?

Na verdade não tenho habilidades/ ferramentas para separar por quadros ou sincronizar tempos. Achei complicado o papel milimetrado devido ao recuo da carabina. Usei mais para entender como o cano vibra.

 

Quanto ao bong test. Fiz com o cano fora somente para ver se conseguiria, e com o analizador de espectro deu para ter uma idéia, mas nada muito preciso. Porém o modo de vibração do cano solto e com uma das extremidades fixas é diferente, e para maior precisão acho que o bong test deveria ser feito na própria arma.

Editado por pedroashidani

Pedro Ashidani
MVB - Nº:2664

Steyr LG-110 FT 4,5mm/5,5mm
Weihrauch HW97K inox 4,5mm
Weihrauch HW35E Inox 4,5mm
Weihrauch HW50S Inox 4,5mm

Steyr LP10

Farley Coaxial II

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom !! Estou acompanhando , ainda eu que sou fascinado por Física ... muito gostoso fazer esses calculos hehe

uma dúvida que eu tenho :

a massa do cano , ou seja , o diâmetro ... certamente vai interferir na vibração , diminuindo a intensidade das ondas , ou aumentando ?

em outras palavras :
um cano mais grosso tende a vibrar mais ou menos ?

Abraço

A paciência é amarga, mas seus frutos são doces. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edu,
No meu entender, um cano de maior diâmetro, vai ter uma frequência mais alta, porém a amplitude de vibração menor. Resumindo, um cano de maior diâmetro tende a ser mais preciso que o de menor diametro.

Editado por pedroashidani
  • +1 1

Pedro Ashidani
MVB - Nº:2664

Steyr LG-110 FT 4,5mm/5,5mm
Weihrauch HW97K inox 4,5mm
Weihrauch HW35E Inox 4,5mm
Weihrauch HW50S Inox 4,5mm

Steyr LP10

Farley Coaxial II

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acompanhando o tópico. Muito interessante a gambiarra na ponta do cano. Parabéns, Pedro !!

+2.

 

Estou bastante satisfeito com a gambi.

Minha HW97, está com a mola original, apenas com um encamisamento com PET e lubrificação com graxas Maccari.

 

Participei recentemente da 2ª etapa do brasileiro e fiz 229 pontos.

 

Comparei com o Ranking SP/RJ e entre mais de 80 resultados, somente 6 ficaram acima e 1 foi igual, sendo 5 destes resultados foram com HW77 e 2 com a HW97.

 

Não sei o grau de tunning que estas carabinas possuem, mas este resultado indica que a gambi ajudou.

 

Agora para mim falta uma luneta decente, visto que a leapers 4-16X50 está mudando o POI de vez em quando e um kit v-mach. Acho que dá para subir de 4 a 6 pontos...

Pedro Ashidani
MVB - Nº:2664

Steyr LG-110 FT 4,5mm/5,5mm
Weihrauch HW97K inox 4,5mm
Weihrauch HW35E Inox 4,5mm
Weihrauch HW50S Inox 4,5mm

Steyr LP10

Farley Coaxial II

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Pedro boa noite, estou tentando repetir os resultados encontrado utilizando os dados e formulas informado por você mais os resultados não bate, sobre as unidade utilizadas na equações, elas estão em mm, em cm, em M, poderia esclarecer ou lançar a resolução dos cálculos.

Gostei muito sobre o assunto, pois estava procurando justamente como encontra a velocidade ideal para a minha AT44 me baseando sobre o cano que ela possui.

Seria possível me passar a referencia bibliográfica do material que utilizou.

Obrigado pela atenção!!!

FayTSLq.jpg?1Daystate Air Ranger (0,22) -> Yukon 10-40X56 Mil-dot-TB30 -> Supressor.

IoMiv.jpgHatsan AT44W-10 (0,22) -> BSA 6-24X40 Mil-dot-TB25 -> Supressor.

3ZGmQJR.jpgWeihrauch HW97K (0,177) -> HAWKE 5.5-16X44 Mil-dot.

zKfEWcX.jpgWeihrauch HW50S (0,177) -> Ambidestro.

BxBcDXR.jpg Pistola de pressão Zoraki HP-01 (0,177) -> Destro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Pedro acho cheguei nos valores, Frequência= (705000/(370^2)) ×(√(15^2+4,5^2 ))=80,64 Hz, utilizei os valores em "mm" ai consegui chegar nos 80 Hz.

Na velocidade temos V=8 x 0,37 x 80,64 = 238,71 m/s, nesta formula utilizei o comprimento em "M".

Ai surgiu outras duvidas, no caso da AT44, Dia. Cano 14mm, Calibre 5,5mm, comp. cano 580mm, cheguei em 31,52 Hz, ajustando com 4,9 temos 154,46 Hz.

Na velocidade temos V=716,70, ajustando com por 3, temos 238,90 m/s.

OK, mais estes ajustes achei muito gambiarra, ou teria um conceito por traz destes valores, e qual fator de correção escolher?

Valeu pela ajuda!!!

FayTSLq.jpg?1Daystate Air Ranger (0,22) -> Yukon 10-40X56 Mil-dot-TB30 -> Supressor.

IoMiv.jpgHatsan AT44W-10 (0,22) -> BSA 6-24X40 Mil-dot-TB25 -> Supressor.

3ZGmQJR.jpgWeihrauch HW97K (0,177) -> HAWKE 5.5-16X44 Mil-dot.

zKfEWcX.jpgWeihrauch HW50S (0,177) -> Ambidestro.

BxBcDXR.jpg Pistola de pressão Zoraki HP-01 (0,177) -> Destro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Pedro acho cheguei nos valores, Frequência= (705000/(370^2)) ×(√(15^2+4,5^2 ))=80,64 Hz, utilizei os valores em "mm" ai consegui chegar nos 80 Hz.

Na velocidade temos V=8 x 0,37 x 80,64 = 238,71 m/s, nesta formula utilizei o comprimento em "M".

Ai surgiu outras duvidas, no caso da AT44, Dia. Cano 14mm, Calibre 5,5mm, comp. cano 580mm, cheguei em 31,52 Hz, ajustando com 4,9 temos 154,46 Hz.

Na velocidade temos V=716,70, ajustando com por 3, temos 238,90 m/s.

OK, mais estes ajustes achei muito gambiarra, ou teria um conceito por traz destes valores, e qual fator de correção escolher?

Valeu pela ajuda!!!

Estes modelos tem se mostrado bastante eficiente para carabinas de mola. Para PCP ainda faltam testes. para apurar melhor como determinar o 3º modo de vibração.

Na teoria eu esperava que o 2º modo de vibração tivesse 3 vezes a frequencia de vibração fundamental, porém em (http://www.varmintal.net/amode.htm) o valor encontrado pela anáise de elementos finitos chegou a 4,95 vezes. Já no livro (Rifle Accuracy Facts, de Harold R. Vaughn.) o valor chega a 6 vezes. Como é um valor que não determinei como calcular, realmente está sendo usado uma estimativa.

Todos estes estudos foram feitos para fogo.

 

O procedimento de dividir por 3, 5, 7 está relacionado aos instantes que o cano chega na extremidade da oscilação que seriam: 1/4 do período, 3/4 do período, 5/4 do período etc.

 

Agora, se as GAMBIARRAS estão demasiadas, contribuições são bem-vindas.

 

 

Referências:

I´m Feeling good vibrations, again - Bill Calfee,Precision Shooting Magazine (March 2005 - Vol. 52 - No. 11)

Barrel Tunning - Mike Wright - Airgun World (April 2011)

Barrel Tunning II - Mike Wright - Airgun World (May 2011)

http://www.varmintal.net/amode.htm

Rifle Accuracy Facts, de Harold R. Vaughn.

Vibrações Mecânicas, Singresu Rao.

Editado por pedroashidani

Pedro Ashidani
MVB - Nº:2664

Steyr LG-110 FT 4,5mm/5,5mm
Weihrauch HW97K inox 4,5mm
Weihrauch HW35E Inox 4,5mm
Weihrauch HW50S Inox 4,5mm

Steyr LP10

Farley Coaxial II

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 weeks later...

Grande Pedro, realmente é uma teoria muito complexa e merece um estudo com muito carinho e calma, gostei dos cálculos e método utilizado, me ajudou a dar um norte para a minha pesquisa.

 

Agradeço muito a atenção e por ter mandado as referencias, se eu encontrar mais sobre o assunto e poder contribuir, postarei.

 

Não me leve a mal pela palavra "GAMBIARRA" de modo algum tive a intenção de ofender ou desprezar tal material, se me expressei mal me desculpe.

 

Eu gosto muito de aplicar a engenharia em nosso hobby, por este motivo fiquei muito interessado pelo seu material postado.

 

Obrigado !!!

 

Roque Jr.

 

FayTSLq.jpg?1Daystate Air Ranger (0,22) -> Yukon 10-40X56 Mil-dot-TB30 -> Supressor.

IoMiv.jpgHatsan AT44W-10 (0,22) -> BSA 6-24X40 Mil-dot-TB25 -> Supressor.

3ZGmQJR.jpgWeihrauch HW97K (0,177) -> HAWKE 5.5-16X44 Mil-dot.

zKfEWcX.jpgWeihrauch HW50S (0,177) -> Ambidestro.

BxBcDXR.jpg Pistola de pressão Zoraki HP-01 (0,177) -> Destro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante