Este é um post popular. Neubert Postado Março 22, 2013 Este é um post popular. Share Postado Março 22, 2013 (editado) Prezados, Segue a quem interessar as minhas impressões do teste em minha carabina NÓRICA DREAN RIDER calibre 5.5. - Informo que os testes foram baseados unicamente em minha curta experiência em carabinas de pressão, sendo assim o teor de minhas informações por aqui postadas podem não condizer com as impressões de outros usuários ou faltar com a verdade por "descalibração" dos equipamentos por mim utilizados. - Pequeno histórico desta carabina: O Usuário HENZELL deste Fórum não gostou desta carabina e a trocou por uma Gamo 400 com um atirador profissional do clube de tiro localizado no Álvares Cabral em Vitória-ES, o atirador também não gostou desta carabina, basicamente "odiou o gatilho" da mesma, então entreguei a minha GAMO 400 para ele em troca desta polemica DREAN RIDER (que achei linda). Conforme a historia diz, pouquíssimos disparos anteriores a este teste foram realizados com a "maldita" carabina Norica DREAN RIDER 5.5 Classic (Troquei em maio/junho de 2012 e somente este mês de setembro tive a oportunidade de "atirar e tunar" a mesma). - Esta carabina entrou no mercado brasileiro importado pela empresa http://www.eramantino.com.br/eramantino/norica.php e repassada a todas as lojas que desejassem ter como oportunidade de vendas, porem com seu preço proibitivo inicial (muito acima dos modelos DRAGON ou TITAM) e duelando diretamente em "valores e categoria" da GAMO HUNTER 440 e COMETA FENIX 400 já era de se esperar seu fracasso em nosso mercado (acredito que desapareceu de vês). - Os motivos principais do desgosto popular foram: Seu preço proibitivo (chegou a custar 1690,00 reais e teve lojas que a venderam apos longos períodos de espera de compradores por 1000,00 reais no final de suas queimas de estoque) seu acabamento inferior as concorrentes e também o posicionamento errôneo de projeto de seu gatilho (muito avançado para o dedo de acionamento) - Mas como patinho feio da historia, resolvi "abraçar" esta coitada e tirar o melhor que ela pode provar. - Seguem então abaixo um breve histórico das impressões que tive (e tenho) em possuir esta carabina espanhola. FOTO - 00 - Vista explodida com todos componentes FOTO - 00 - Manual Observações desta etapa: (1) - Manual completo e rico em detalhes e possui tradução em vários idiomas. FOTO - 01 - Manual características técnicas Observações desta etapa: 1) - Especificações: Fabricante: NORICA Pais de origem: Espanha Modelo: DREANRIDER Ano de fabricação: 2011 Sistema de alimentação: Break Barrel (quebra do cano para engatilhamento) Acabamento: Oxidado Calibre: 5,5mm (.22) Energia: 22.3 joules (segundo fabricante) Comprimento do cano: 454 mm Velocidade: 820.21 ft/s (250 m/s) (segundo fabricante) Coronha: Polímero cor preta Trava de segurança acoplada ao gatilho. Peso: 2,9 Kg FOTO - 02 - Panorâmica Norica Drean Rider Observações desta etapa: (1) - Linda a carabina, não foi a toa que a troquei em minha GAMO 400 sem medo de errar e conhecendo seus problemas anteriores FOTO - 03 - Detalhe do acabamento da extremidade do cano Observações desta etapa: (1) - Muito bem acabado, possui diversos furos em seu muzzle em alumínio (17 no total) (2) - Os Muzzles especialmente desenvolvidos para carabinas de ar comprimido não realizam nenhum tipo de redução sonora. Sua função é primordialmente "alterar a estética da carabina" dando-a uma aparência mais agressiva e facilitar a "quebra" do cano para municiamento e também proteger o cano de batidas, raspadas e suores da própria mão! FOTO - 04 - detalhe do acabamento da extremidade do cano Observações desta etapa: (1) - Não tentei remover a massa de mira, porem é visível que a mesma corre por trilhos do tipo rabo de andorinha no sentido longitudinal do cano (a vante). FOTO - 05 - detalhe da alça de mira Observações desta etapa: (1) - Boa e protegida por túnel metálico resistente e não solta ao armar a carabina (diferente das GAMO's que se forçar soltam os tuneis de metal pessimamente projetados (seu encaixe) FOTO - 06 - detalhe da alça de mira Observações desta etapa: (1) - Já citei acima FOTO - 07 - Detalhe do gatilho Observações desta etapa: (1) - Belo de ser ver, péssimo de manusear. (2) - O gatilho é duro, não tem ajuste de regulagem. FOTO - 08 - Detalhe da trava do gatilho na posição TRAVADA Observações desta etapa: (1) - Muito bem posicionada e facil acionamento, gostei deste tipo de trava que não conhecia. FOTO - 09 - Detalhe da trava do gatilho na posição DESTRAVADA Observações desta etapa: (1) - Como disse acima, fácil manuseio para destravar. FOTO - 10 - Detalhe do posicionamento gatilho tão mal falado Observações desta etapa: (2) - Eu não sei como um fabricante arruma modelos de mãos para conceber as medidas "anatômicas" (projeto) do dimensional do seus gatilhos, mas esta claro que a NORICA utilizou neste projeto a mão de um "GIGANTE". Mas não é nada disto é simplesmente a utilização de um projeto antigo adaptado "as pressas" para inundar o mercado aos clientes desavisados de primeira viagem. (3) - São "apenas" 4cm a serem vencidos para que a ponta do dedo indicador alcançe o gatilho. FOTO - 11 - Detalhe do posicionamento gatilho tão mal falado Observações desta etapa: (1) - Minha mão é possui tamanho médio, desde então segue a foto acima da mesma empunhado a coronha e ponta do dedo indicador direito sobre o gatilho FOTO - 12 - Detalhe da CORONHA AMBIDESTRA Observações desta etapa: (1) - Muito confortável de excelente empunhadura, sem rebarbas nos plasticos e bom equilibrio da carabina. Ponto Positivo para este detalhe. FOTO - 13 - Detalhe da CORONHA AMBIDESTRA Observações desta etapa: (1) - Já informei minhas impressões acima. FOTO - 14 - Detalhe da SOLEIRA DA CORONHA Observações desta etapa: (1) - De borracha macia, e bem anatômica, melhor que a da minha GAMO HUNTER 440. FOTO - 15 - LOGO MARCA EXISTENTE NA base da CORONHA Observações desta etapa: (1) - Característica comum dos fabricantes espanhóis de fixar o seu brasão neste local. FOTO - 16 - Detalhe da ALÇA DE MIRA Observações desta etapa: (1) - Ponto forte desta carabina, firme e bem desenhada, ajustes milimétricos e não desajustam com freqüência. FOTO - 17 - Detalhe das raias do cano - A Observações desta etapa: (1) - São 10 raias para a direita bem profundas e bem desenhadas. Excelente o acabamento das raias. FOTO - 18 - Detalhe das raias do cano B Observações desta etapa: (1) - Somente outra foto para ilustrar FOTO - 19 - Detalhe "LOGO MARCA" específica a este modelo Observações desta etapa: (1) - Podia ser um cachorro, um rato, um jumento porem o fabricante adotou este cavalo correndo. (2) - Marca registrada deste modelo e deste fabricante em específico. FOTO - 20 - Detalhe da interferência do chumbo gamo pro magnum Observações desta etapa: (1) - Testo com este "modelo e marca" de chumbo em todas as minhas carabinas "TOP's" ou não. MOTIVO: é o mais comum e utilizado por todos no BRASIL e é encontrado em qualquer "botequim". Lembro que é importado pela TAURUS. FOTO - 21 - Detalhe da saia deformada da maioria dos chumbos pro magnum Observações desta etapa: (1) - Ultimamente tenho deparado com a má qualidade destes chumbos, quase a metade das caixas com chumbos deformados de "fabrica". FOTO - 22 - Detalhe da bancada e carabina posicionada para aferição das velocidades - mola helicoidal Observações desta etapa: (1) - Testei em propriedade rural afastada dos centros urbanos do estado do Espirito Santo. FOTO - 23 - Mostrador digital com a informação da velocidade do disparo numero 8 da terceira etapa de teste Observações desta etapa: (1) - Segue abaixo os testes de velocidade dos projéteis com a carabina de pressão NORICA modelo DREANRIDER no calibre 5.5 (Original de fábrica, ou seja, esta com sua mola helicoidal) Dados das velocidades obtidas com uso do cronógrafo CHRONY F1 (Fabricação Canadense): Primeira etapa 10 disparos 01º - 640.0 (ft/s) ou 195.07 (m/s) - Energia: 19.027 joules (watt second) 02º - 613,0 (ft/s) ou 186.84 (m/s) - Energia: 17.455 joules (watt second) 03º - 615,2 (ft/s) ou 187.51 (m/s) - Energia: 17.581 joules (watt second) 04º - 611,7 (ft/s) ou 186.45 (m/s) - Energia: 17.381 joules (watt second) 05º - 601,0 (ft/s) ou 183.18 (m/s) - Energia: 16.778 joules (watt second) 06º - 610,1 (ft/s) ou 185.96 (m/s) - Energia: 17.290 joules (watt second) 07º - 619,5 (ft/s) ou 192.79 (m/s) - Energia: 17.827 joules (watt second) 08º - 632,5 (ft/s) ou 192.79 (m/s) - Energia: 18.583 joules (watt second) 09º - 615,9 (ft/s) ou 187.73 (m/s) - Energia: 17.621 joules (watt second) 10º - 636,0 (ft/s) ou 193.85 (m/s) - Energia: 18.789 joules (watt second) Velocidade média: 619.49 (ft/s) ou 188.82 (m/s) Segunda etapa 10 disparos 01º - 600,7 (ft/s) ou 183.09 (m/s) - Energia: 16.762 joules (watt second) 02º - 606,4 (ft/s) ou 184.83 (m/s) - Energia: 17.081 joules (watt second) 03º - 610,8 (ft/s) ou 186.17 (m/s) - Energia: 17.330 joules (watt second) 04º - 619,4 (ft/s) ou 188.79 (m/s) - Energia: 17.821 joules (watt second) 05º - 616,0 (ft/s) ou 187.75 (m/s) - Energia: 17.626 joules (watt second) 06º - 590,9 (ft/s) ou 187.75 (m/s) - Energia: 16.219 joules (watt second) 07º - 610,8 (ft/s) ou 186.17 (m/s) - Energia: 17.330 joules (watt second) 08º - 596,1 (ft/s) ou 181.69 (m/s) - Energia: 16.506 joules (watt second) 09º - 594,1 (ft/s) ou 181.08 (m/s) - Energia: 16.395 joules (watt second) 10º - 611,1 (ft/s) ou 186.26 (m/s) - Energia: 17.347 joules (watt second) Velocidade média: 605,63 (ft/s) ou 184.59 (m/s) Terceira etapa 10 disparos 01º - 599,4 (ft/s) ou 182.70 (m/s) - Energia: 16.689 joules (watt second) 02º - 591,2 (ft/s) ou 180.20 (m/s) - Energia: 16.236 joules (watt second) 03º - 594,4 (ft/s) ou 181.17 (m/s) - Energia: 16.412 joules (watt second) 04º - 613,9 (ft/s) ou 187.12 (m/s) - Energia: 17.506 joules (watt second) 05º - 616,1 (ft/s) ou 187.78 (m/s) - Energia: 17.632 joules (watt second) 06º - 591,2 (ft/s) ou 180.20 (m/s) - Energia: 16.236 joules (watt second) 07º - 604,2 (ft/s) ou 184.16 (m/s) - Energia: 16.957 joules (watt second) 08º - 593,8 (ft/s) ou 180.99 (m/s) - Energia: 16.379 joules (watt second) 09º - 595,8 (ft/s) ou 181.60 (m/s) - Energia: 16.489 joules (watt second) 10º - 604,2 (ft/s) ou 184.16 (m/s) - Energia: 16.957 joules (watt second) Velocidade média: 600.45 (ft/s) ou 183.01 (m/s) Observações: (1) - Teste realizado em 27-09-2012 no período da manhã com sol e pouco vento e temperatura ambiente de 12 graus. O teste foi dividido em três etapas com 10 disparos seguidos. (2) - Projeteis utilizados: Fabricante: GAMO Calibre: 5,5 Tipo: Pro Magnum Peso: 1,00 g Origem: SPAIN OBS: Qual razão dos testes com este tipo de chumbo? Resp: Pois se encontram em qualquer botequim e será um adotado por mim em todos meus testes com cronógrafo (JsB, RWS, H&N entre outros TOP são para profissionais e não interessam a maioria dos usuários) (3) - Para registrar os disparos foram utilizados uma estativa rígida Caldwell Matrix, um cronógrafo CHRONY F1 e uma mesa de madeira maciça (4) - Como não possuo nenhum parâmetro para calcular a distância padrão da ponta da carabina até as primeiras varetas do cronógrafo, adotei 100cm como referência para disparos (aferir a velocidade dos projeteis) com carabinas de ar comprimido. (5) - A carabina se manteve na mesma posição em todos os disparos realizados e sendo assim mantida a distância padrão adotada no início do teste. (6) - Muita variação nas velocidades obtidas, não gostei do resultado. A mola é nova e a carabina não se mostrou "constante" nos disparos para um mesmo projétil de massa estabelecida e forma dimensional. Isto prejudica os disparos principalmente para a modalidade de Field Target. Agora seguem abaixo modificação (tuning) realizado com esta carabina. Instalado gás ram de 55kg da marca SMS e fabricante FNA (Fabrica Nacional de Amortecedores) e tentativa de utilizar o pistão aliviado fornecido pelo respeitado vendedor do Mercado Livre. Lembro: As modificações por aqui citadas jamais deverão ser realizadas por menores de 18 anos, tal como pessoas não habilitadas e sem pratica em utilização dos instrumentos e ferramentas mencionadas. MOTIVO: Acidente grave ao usuário ou terceiros devido a falta de competência do mesmo. Deverão ser seguidas todas as normas de segurança regulamentadas em nossa legislação. FOTO - 24 - Desmontagem da capa estética dos parafusos frontais da coronha Observações desta etapa: (1) - Somente é importante nesta etapa de não utilizar uma chave de fenda espessa, pois o risco de danificar a coronha é grande . (2) - Guarde em um pote, pois perder é fácil e duvido que encontre uma tampa destas a venda no Brasil. FOTO - 25 - Desmontagem dos parafusos frontais da coronha Observações desta etapa: (1) - Removeu? guarde em um pote ou vasilha, não esqueça de remover as arruelas tipo "estrela" da coronha pois estarão presas a mesma. FOTO - 26 - Desmontagem do parafuso localizado no guarda mato da coronha Observações desta etapa: (1) - Utilize uma chave Phillips compatível com o dimensional do parafuso para não marcá-lo e é só. (2) - Guarde-o em um pote ou vasilha FOTO - 27 - Coronha separada da carabina Observações desta etapa: (1) - Somente para visualização panorâmica FOTO - 28 - Detalhe da desmontagem do pino traseiro do acabamento da coronha Observações desta etapa: (1) - Pode remover sem medo, somente observar que o pino sai somente para um lado (tem ranhuras em uma das extremidades que impedem seu movimento e garantem seu travamento) (2) - Utilize um "toca pino" compatível com o dimensional do pino de travamento (3) - Guarde-o em um pote ou vasilha FOTO - 29 - Pino traseiro do acabamento estético da coronha removido Observações desta etapa: (1) - Guarde o acabamento de plástico em um pote ou vasilha FOTO - 30 - Remoção da articulação ou haste de acionamento da carabina - pino trava existente Observações desta etapa: (1) - Pode remover sem medo, somente observar que o pino sai somente para um lado (tem ranhuras em uma das extremidades que impedem seu movimento e garantem seu travamento) (2) - Utilize um "toca pino" compatível com o dimensional do pino de travamento (3) - Guarde-o em um pote ou vasilha FOTO - 31 - Remoção da articulação ou haste de acionamento da carabina - pino trava removido Observações desta etapa: (1) - Pino liberado e haste solta. FOTO - 32 - Remoção da Haste de acionamento da carabina - do trilho existente para movimentação do pistão Observações desta etapa: (1) - Simples é somente desencaixar do trilho. (2) - Guarde a haste em local de fácil localização. Mantenha seu local de trabalho arrumado para evitar perda de tempo procurando as peças ao final dos trabalhos e desgastes desnecessários) FOTO - 33 - Carabina posicionada sobre o saca molas "BY NEUBERT" Observações desta etapa: (1) - Criação minha e tal como projeto e execução, quem quiser copie a vontade pois deu certo e funcionou espetacularmente bem. FOTO - 34 - Remoção do STOP MOUNT Observações desta etapa: (1) - Somente um pequeno parafuso e uma placa metálica de tamanho pequeno. (2) - Guarde aos dois itens em um pote ou vasilha FOTO - 35 - Remoção do pino que trava o gatilho e a mola de compressão simultaneamente Observações desta etapa: (1) - Basta aplicar o giro na alavanca que a "matriz" confeccionada para este fim libere o gatilho da força da mola de compressão da câmara. FOTO - 36 - Gatilho removido Observações desta etapa: (1) - Sai por baixo, com facilidade. (2) - Guarde o gatilho em local de fácil localização. FOTO - 37 - Espaço existente na parte inferior da câmara de compressão para encaixe do gatilho Observações desta etapa: (1) - Detalhe do projeto das NORICAS, simples. FOTO - 38 - mola removida Observações desta etapa: (1) - Já que não utilizarei mais a guardei em local apropriado. (2) - Possui guia traseiro em plástico e tophat em aço não soldado. FOTO - 39 - Todas as peças desmontadas da carabina até esta etapa - Menos a coronha esta nesta foto Observações desta etapa: (1) - Somente para ilustrar a quantidade mínima de peças desmontadas para remover a mola helicoidal e realizar a modificação planejada. FOTO - 40 - Detalhe do acabamento do polimento original da câmara de compressão Observações desta etapa: (1) - Sem comentários, lisa e perfeita. (2) - Não é necessário realizar o polimento interno. Acabamento melhor que todas as cbc's que desmontei. FOTO - 41 - Detalhe do comparativo do dimensional do pistão aliviado com o pistão original Observações desta etapa: (1) - A linha "amarela" inserida na foto é para ilustrar o "claro desalinhamento" existente no pistão aliviado que comprei (específico para este modelo) e que não é compatível com o dimensinal do pistão original daa nórica dreanrider. Mas vamos instalar que sabemos no que vai dar no final. FOTO - 42 - Detalhe do comparativo do dimensional do pistão aliviado com o pistão original - A Observações desta etapa: (1) - Somente para agregar informações visuais aos interessados. FOTO - 43 - Detalhe do comparativo do dimensional do pistão aliviado com o pistão original - B Observações desta etapa: (1) - Somente para agregar informações visuais aos interessados. FOTO - 44 - Detalhe da gota de silicone puro aplicado na bucha do pistão aliviado Observações desta etapa: (1) - Marca: FIRELIZARD. Uma gota basta. FOTO - 45 - Montagem do pistão aliviado no interior da câmara de compressão Observações desta etapa: (1) - Pouca interferência, porem maior que o pistão original. Principalmente devido a bucha de PU estar "zero" e sem ajustes. FOTO - 46 - Detalhe do GASRAM de 55kg da SMS fabricado pela FNA Observações desta etapa: (1) - Incrível eu comprei um gasram de 60kg e veio descrito em adesivo PRATA por cima do silk em amarelo original com a informação de 60kg porem ao remover a etiqueta encontrei a descrição 55kg antiga (vai entender) FOTO - 47 - Detalhe do acabamento necessário na haste do GASRAM de 55kg da SMS fabricado pela FNA Observações desta etapa: (1) - Tem que ter este rebaixo. Motivo: adaptar/centralizar no furo do interior do pistão. FOTO - 48 - Detalhe da arruela existente como guia traseiro da configuração original com mola Observações desta etapa: (1) - Remova a mesma pois sem ela é impossível montar o gatilho após o tuning. FOTO - 49 - Detalhe da arruela removida para utilização na extremidade do gasram Observações desta etapa: (1) - Somente para iluntrar esta etapa. FOTO - 50 - Detalhe da arruela instalada como guia traseiro do GasRam Observações desta etapa: (1) - Encaixe perfeito na traseira do cilindro do gasram FOTO - 51 - Comprimido a arruela e conseqüentemente o GasRam para instalação do gatilho e seu pino trava respectivamente Observações desta etapa: (1) - Com a haste inserida no pistaão e dentro da camara de compressão esta é a etapa em que comprimimos a mola a gas para liberar o espaço a mongagem do gatilho das noricas e assim travar a mola na sua locação correta. FOTO - 52 - Gatilho instalado e seu pino trava Observações desta etapa: (1) - Encaixe perfeito e sem interferências para evitar danos ao pino e aos furos de fixação do mesmo FOTO - 53 - Detalhe do acabamento plástico já instalado Observações desta etapa: (1) - Somente lembrar que pino tem lado de inseri-lo, ou seja, primeiro o lado liso do pino entra no furo depois o recartilhado da extremidade do mesmo com a função de travamento. FOTO - 54 - Detalhe do acabamento da extremidade da haste de acionamento do pistão após usar a lima para ajuste de interferências Observações desta etapa: (1) - Vi muita rebarba metálica nesta peça e utilizei uma lima para melhorar o acabamento. FOTO - 55 - O que eu Já sabia o Pistão aliviado não é compatível com a Norica DREANRIDER Observações desta etapa: (1) - É claro que o pistão aliviado adquirido por um experiente vendedor do Mercado livre possui um desenho incompatível com o real projeto do pistão original (2) - Agora me resta remover o dito cujo e instalar o pistão original. FOTO - 56 - Detalhe do dimensional dos parafusos de ambas buchas e seus respectivos parafusos Observações desta etapa: (1) - Não gostei do que vi, somente um fio de rosca trava a bucha de PU no pistão aliviado, com certeza os danos internos após o desprendimento desta peça no interior da carabina seria bastante desconfortante. FOTO - 57 - Adaptação criada por mim para utilizar a bucha de PU no pistão original e com o parafuso original Observações desta etapa: (1) - Reabri o furo na bucha de PU comprada junto com o pistão aliviado para adaptá-la no pistão original e ainda por segurança utilizando o parafuso em inox original da Norica especifico para esta função. FOTO - 58 - Detalhe do comprimento diminuto do parafuso que prende a bucha do pistão aliviado Observações desta etapa: (1) - Sem comentário, porem é uma vergonha para o fornecedor deste produto. FOTO - 59 - Detalhe dos pistões aliviado e original com as buchas invertidas ao final Observações desta etapa: (1) - Resultado após minhas modificações. FOTO - 60 - Detalhe do assentamento do pistão original perfeitamente posicionado dentro da camara de compressão como deveria ser Observações desta etapa: (1) - Detalhe do pistão original dentro da câmara de compressão e com a bucha de PU ja inserida no seu interior FOTO - 61 - Detalhe da haste instalada com folga no interior do seu trilho e contado com o pistão Observações desta etapa: (1) - Simples e encaixou perfeitamente e assim que deveria ser com o pistão "aliviado" mau projetado. FOTO - 62 - Cravando o pino de fixação da haste de acionamento do pistão na extremidade do cano Observações desta etapa: (1) - Tem lado atente a este detalhe primeiro o pino liso depois o lado do pino com recartilhado. FOTO - 63 - Aplicando graxa de bissulfeto de molibdênio no gatilho Observações desta etapa: (1) - É comum utilizar este lubrificante nas partes moveis dos gatilhos. Sua boa fixação em metais e resistência a pressão a permitem ser a melhor escolha neste mecanismo citado. (2) - Fornecedor: FIRELIZARD FOTO - 64 - Detalhe da instalação da coronha com seu parafuso de fixação frontal Observações desta etapa: (1) - Caso queira aplique um trava rosca (médio torque) para fixação dos mesmos. FOTO - 65 - Detalhe da instalação da coronha com seu parafuso de fixação do guarda mato Observações desta etapa: (1) - Caso queira aplique um trava rosca (médio torque) para fixação dos mesmos. FOTO - 66 - Detalhe da carabina posicionada para testes na área disponível no clube Álvares Cabral em Vitoria-ES Observações desta etapa: (1) - Espaço externo permitido somente disparos aos domingos pela manhã segundo regulamento interno do clube de tiro. FOTO - 67 - Cronógrafo posicionado e preparado para os disparos iniciais de teste Observações desta etapa: (1) - Somente uma foto para agregar valor ao Review/ modificação FOTO - 68 - Detalhe da carabina e cronógrafo utilizado nos testes após a instalação do GasRam Observações desta etapa: (1) - Somente uma foto para agregar valor ao Review/ modificação FOTO - 69 - Planilha utilizada para registrar os disparos realizados com esta carabina Observações desta etapa: (1) - Com Gás RAM - 55kg (Marca: SMS, fabricante: FNA) instalado e pistão original + bucha em PU. Primeira etapa 10 disparos 01º - 747,6 (ft/s) ou 227.87 (m/s) - Energia: 25.962 joules (watt second) 02º - 730,4 (ft/s) ou 222.62 (m/s) - Energia: 24.781 joules (watt second) 03º - 744,7 (ft/s) ou 226.98 (m/s) - Energia: 25.761 joules (watt second) 04º - 737,7 (ft/s) ou 224.85 (m/s) - Energia: 25.279 joules (watt second) 05º - 752,5 (ft/s) ou 229.27 (m/s) - Energia: 26.303 joules (watt second) 06º - 745,2 (ft/s) ou 227.13 (m/s) - Energia: 25.796 joules (watt second) 07º - 748,9 (ft/s) ou 228.26 (m/s) - Energia: 26.052 joules (watt second) 08º - 746,8 (ft/s) ou 227.62 (m/s) - Energia: 25.906 joules (watt second) 09º - 748,0 (ft/s) ou 227.99 (m/s) - Energia: 25.990 joules (watt second) 10º - 766,4 (ft/s) ou 233.60 (m/s) - Energia: 27.284 joules (watt second) Velocidade média: 746,79 (ft/s) ou 227.62 (m/s) Segunda etapa 10 disparos 01º - 747,2 (ft/s) ou 227.75 (m/s) - Energia: 25.934 joules (watt second) 02º - 748,7 (ft/s) ou 228.05 (m/s) - Energia: 26.038 joules (watt second) 03º - 757,5 (ft/s) ou 230.88 (m/s) - Energia: 26.654 joules (watt second) 04º - 757,4(ft/s) ou 230.85 (m/s) - Energia: 26.647 joules (watt second) 05º - 769,6 (ft/s) ou 234.51 (m/s) - Energia: 27.512 joules (watt second) 06º - 751,5 (ft/s) ou 229.05 (m/s) - Energia: 26.234 joules (watt second) 07º - 759,4 (ft/s) ou 231.46 (m/s) - Energia: 26.788 joules (watt second) 08º - 754,1 (ft/s) ou 229.84 (m/s) - Energia: 26.415 joules (watt second) 09º - 763,0 (ft/s) ou 232.56 (m/s) - Energia: 27.043 joules (watt second) 10º - 756,7 (ft/s) ou 230.64 (m/s) - Energia: 26.598 joules (watt second) Velocidade média: 755.51 (ft/s) ou 230.27 (m/s) Terceira etapa 10 disparos 01º - 751,1 (ft/s) ou 228.93 (m/s) - Energia: 26.206 joules (watt second) 02º - 763,5 (ft/s) ou 232.71 (m/s) - Energia: 27.078 joules (watt second) 03º - 761,3 (ft/s) ou 232.04 (m/s) - Energia: 26.922 joules (watt second) 04º - 746,2 (ft/s) ou 227.44 (m/s) - Energia: 25.865 joules (watt second) 05º - 758,2 (ft/s) ou 231.09 (m/s) - Energia: 26.703 joules (watt second) 06º - 756,6 (ft/s) ou 230.61 (m/s) - Energia: 26.591joules (watt second) 07º - 758,8 (ft/s) ou 231.28 (m/s) - Energia: 26.746 joules (watt second) 08º - 753,7 (ft/s) ou 229.72 (m/s) - Energia: 26.387 joules (watt second) 09º - 747,1 (ft/s) ou 227.71 (m/s) - Energia: 25.927 joules (watt second) 10º - 759,3 (ft/s) ou 231.43 (m/s) - Energia: 26.781joules (watt second) Velocidade média: 755.58 (ft/s) ou 230.30 (m/s) Observações: (1) - Teste realizado em 30-09-2012 no período da manhã com sol e pouco vento e temperatura ambiente de 20 graus. O teste foi dividido em três etapas com 10 disparos seguidos. (2) - Projeteis utilizados: Fabricante: GAMO Calibre: 5,5 Tipo: Pro Magnum Peso: 1,00 g Origem: SPAIN OBS: Qual razão dos testes com este tipo de chumbo? Resp: Pois se encontram em qualquer botequim e será um adotado por mim em todos meus testes com cronógrafo (JsB, RWS, H&N entre outros TOP são para profissionais e não interessam a maioria dos usuários) (3) - Como não possuo nenhum parâmetro para calcular a distância padrão da ponta da carabina até as primeiras varetas do cronógrafo, adotei 100cm como referência para disparos (aferir a velocidade dos projeteis) com carabinas de ar comprimido. (4) - A carabina se manteve na mesma posição em todos os disparos realizados e sendo assim mantida a distância padrão adotada no início do teste. (5) - Realizei 20 disparos (sem registrar) antes de iniciar o teste de velocidade com o gas ram instalado. Os dois primeiros disparos pareceu um tiro de .22LR porem logo o som modificou e ficou somente o sutil estalo caracteristico de carabinas com bucha de pu. (Muito bom). (6) - A primeira seqüência não foi compatível com a segunda e terceira principalmente devido ao ajuste do conjunto mola/pistão no interior da câmara de compressão da carabina. (7) - Muito bom o resultado com o gasram de 55kg instalado e a bucha de PU nova na ponta do pistão. Aprovado o casamento gasram + bucha de PU neste modelo de carabina testada. (8) - Realizarei o teste de agrupamentos quando tiver tempo de folga necessário para descrever e postar por aqui neste tópico. FOTO - 70 - Panorâmica da carabina posicionada sobre o banco de teste ao final do mesmo Considerações finais: (1) - A carabina é muito divertida e após a instalação do GASRAM ficou incrivelmente "gostosa" de atirar e a constância relativos as velocidades dos disparos foi exemplar. (2) - O gatilho com posicionamento errôneo no projeto é apenas um detalhe e eu me acostumei ao longo do semana com a carabina NORICA DREAN RIDER. (3) - Postarei Futuramente os agrupamentos com a NORICA citada neste Tópico. Abraços, Neubert Editado Abril 3, 2013 por Neubert 11 Citar FILIAÇÃO MVB Nº 3077 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Macedo Postado Março 22, 2013 Share Postado Março 22, 2013 Meus parabéns pelo belo review, o mais completo sobre esta carabina com certeza. Eduardo Macedo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
karolaza Postado Março 22, 2013 Share Postado Março 22, 2013 Senssacional este review, pra mim superou qualquer review ja visto por aqui!!!! Citar - AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules - AT44 4,5mm Anchutz mod - Sniper KJW HPA Ar 600 fps - Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150 - SD700 sniper airsoft -mola M120 - SDV Sniper Dragunov King Arms - spring - Glock 17 green gás full metal aisoft Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Neubert Postado Março 22, 2013 Autor Share Postado Março 22, 2013 Senssacional este review, pra mim superou qualquer review ja visto por aqui!!!! Eduardo Macedo, Valeu Karolaza, Valeu. Citar FILIAÇÃO MVB Nº 3077 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Luiz Ferrarini Postado Março 22, 2013 Share Postado Março 22, 2013 Um ótimo review! Como os outros seus que já tive acesso! O gatilho realmente ficou muito a desejar nesta arma. Com o tuning ela ficou bem bacana agora é so esperar os agrupamentos para ter uma idéia do que ela é capaz. Vou botar +1 para você! Luiz Ferrarini Citar CBC B19-14 4,5 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Robin Hood Postado Março 22, 2013 Share Postado Março 22, 2013 Me desculpe isso nao é review, é sim uma verdadeira aula tecnica de carabina, MEU PARABENS MUITO VEM FEITO +1 Citar CBC Nitro X 1000 5.5 CBC Nitro SIX Zoraki HP 01 5.5 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Charles Dias Postado Março 22, 2013 Share Postado Março 22, 2013 Excelente review, interessante não apenas para quem tem ou quer ter a arma. Muito bem ilustrado. Meus parabéns. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Babyboby Postado Março 23, 2013 Share Postado Março 23, 2013 Realmente, não é um review, é uma aula. Parabéns. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Macedo Postado Abril 3, 2013 Share Postado Abril 3, 2013 Amigo Neubert, Pelo seu empenho neste review que mais foi uma bela aula sobre esta carabina estou dando a você um brinde do CA como forma de agradecimento pelo seu empenho e dedicação, além de tudo nos premiar com este excelente review. Seu tópico sera fixado no topo e vamos te mandar um brinde que acho que vai ser feito muito bom uso por você. *brinde constitui na bancada, imagem ilustrativa. Por favor entre em contato para acertarmos o envio do seu brinde. Eduardo Macedo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
M4RC0S Postado Abril 3, 2013 Share Postado Abril 3, 2013 Amigo Neubert, Pelo seu empenho neste review que mais foi uma bela aula sobre esta carabina estou dando a você um brinde do CA como forma de agradecimento pelo seu empenho e dedicação, além de tudo nos premiar com este excelente review. Seu tópico sera fixado no topo e vamos te mandar um brinde que acho que vai ser feito muito bom uso por você. *brinde constitui na bancada, imagem ilustrativa. Por favor entre em contato para acertarmos o envio do seu brinde. Eduardo Macedo. Boa!!! belo incentivo àqueles que se dedicam a esmiuçar uma arma e nos proporcionar um belo review. aliás, os reviews do Neubert são sempre muito bons, com grande detalhamento. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Papa Postado Abril 3, 2013 Share Postado Abril 3, 2013 Um belo review, até parece o Papa. rsrsrsrs. Eduardo de Macedo fez muito bem, mereceu o brinde. Forte abraço Citar "Senhor, quando eu morrer não permita que minha mulher venda meus equipamentos pelo valor que eu disse a ela que paguei!" Quando fecho os olhos eu não vejo nada. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Charles Dias Postado Abril 3, 2013 Share Postado Abril 3, 2013 Mais que merecido esse prêmio como reconhecimento pelo excelente review. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cesar Garcia Postado Abril 3, 2013 Share Postado Abril 3, 2013 Pelo que percebi o sistema de gatilho é idêntico ao nórica Dragon. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Robson R Postado Abril 3, 2013 Share Postado Abril 3, 2013 Cara ótimo Review, muito completo, esta de parabéns, foi muito merecido seu premio... +1 abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Neubert Postado Abril 3, 2013 Autor Share Postado Abril 3, 2013 (editado) Amigo Neubert, Pelo seu empenho neste review que mais foi uma bela aula sobre esta carabina estou dando a você um brinde do CA como forma de agradecimento pelo seu empenho e dedicação, além de tudo nos premiar com este excelente review. Seu tópico sera fixado no topo e vamos te mandar um brinde que acho que vai ser feito muito bom uso por você. *brinde constitui na bancada, imagem ilustrativa. Por favor entre em contato para acertarmos o envio do seu brinde. Eduardo Macedo. A anos eu procuro os fóruns brasileiros e estrangeiros para consulta de minhas duvidas. Aprendi muito aqui. Agora este premio é muito gratificante para mim. ...Antes eu era um aprendiz e hoje sou um "Aprendiz avançado" com capacidade de transmitir informações confiáveis e esclarecedoras... Realmente muito Obrigado senhor Eduardo Macedo, e firmo aqui enquanto tiver capacidade técnica e habilidade com estes assuntos o compromisso de divulgar minhas experiencias com as carabinas de ar. Abraços, Neubert OBS: Enviarei meus dados para envio. Editado Abril 3, 2013 por Neubert Citar FILIAÇÃO MVB Nº 3077 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
AndréCarboni Postado Abril 3, 2013 Share Postado Abril 3, 2013 Sensacional o review! Parabens e +1!! Citar . Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Neubert Postado Abril 18, 2013 Autor Share Postado Abril 18, 2013 Premio recebido Obrigado E.MACEDO e demais moderadores... Abraços, Neubert Citar FILIAÇÃO MVB Nº 3077 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
AndréCarboni Postado Abril 18, 2013 Share Postado Abril 18, 2013 Show de bola Neubert! Parabens pelo premio! Sempre quis um desse! André Carboni. Citar . Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
karolaza Postado Abril 18, 2013 Share Postado Abril 18, 2013 Mais que merecido este premio!! Citar - AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules - AT44 4,5mm Anchutz mod - Sniper KJW HPA Ar 600 fps - Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150 - SD700 sniper airsoft -mola M120 - SDV Sniper Dragunov King Arms - spring - Glock 17 green gás full metal aisoft Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Murate Postado Abril 18, 2013 Share Postado Abril 18, 2013 Mais que merecido este premio!! 2x Parabens Neubert Citar Urko III .177 Crosman Phantom .177 FX Wildcat .22 Air Arms S410 Xtra FAC .177 (saudade) Hatsan AT44-10 .177 (saudade) Air Arms TX200 MKIII Walnut .177 (saudade) Beeman P17 .177 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Macedo Postado Abril 18, 2013 Share Postado Abril 18, 2013 2x Parabens Neubert Por isso ganhou... X3. Eduardo Macedo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
andersonymk Postado Abril 19, 2013 Share Postado Abril 19, 2013 Muito bom o review. O prêmio foi merecido. Material excelente para consulta e para minimizar dúvidas sobre o modelo. Achei interessante o aparato que tem que ter no comnpressor de molas para poder remover o conjunto de gatilho. Depois posta uns grupos dela para gente ver. Abraço. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
s200 Postado Setembro 10, 2013 Share Postado Setembro 10, 2013 muuito bom...isto sim é um senhora revisão..grato. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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