Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Pressão de impulso


Posts Recomendados

Só a titulo de curiosidade, ninguém nunca mediu ou tem idéia de qual é a pressão na boca do cano que o pistão exerce, sem chumbinho? Eu nunca botei a mão na frente e disparei desmuniciado... gostaria de saber qual é essa pressão numa arma simples, como uma G2 ou sei lá.

B19-14 4,5mm + GR 45Kg + Centralizador + Bucha P.U. + Gatilho QUICKshot + Titan 3-9x42

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E qual finalidade nisso?

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

somente curiosidade,que alias é minha tambem...

teria que saber ate que ponto o pistão se desloca antes do chumbo começar a se mover, depois teria que medir o volume da camara e fazer as contas, se o seu volume diminuiu 100 x o volume anterior seria 100 atm ou quase 100 bar.

so que isso é muito relativo pois com a compressão o ar esquenta e automaticamente aumenta de volume sendo uma pressão maior do que a calculada.

se fosse medir com manometro teria que por uma valvula para o ar nao retornar para assim ser medido.

acho que ninguem mediu por dar muito trabalho para algo que somente mataria curiosidade.

cbc expresso 245 + EU (xodozinho)

hatsan at44-10 + leapers 6-24x50

cbc GII 5,5 + tasco 3-9x40

fionda mod.80 em restauro

a amazônia é o pulmão do mundo

e (..............?) é o intestino grosso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas e na boca do cano... ninguém nunca atirou desmuniciada e botou a mão na frente pra saber com que violência assopra? Preciso fazer isso logo, rs.

B19-14 4,5mm + GR 45Kg + Centralizador + Bucha P.U. + Gatilho QUICKshot + Titan 3-9x42

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas e na boca do cano... ninguém nunca atirou desmuniciada e botou a mão na frente pra saber com que violência assopra? Preciso fazer isso logo, rs.

 

Não sei se seria algo que se pode chamar de "prudente" kkkkkkk Não acharia nada estranho se o deslocamento de ar fosse forte o suficiente para machucar a pele se esta estiver encostada no muzzle.

 

Se a sua curiosidade estiver muuuuuito grande mesmo, teste com uma banana antes ou talvez com um pedaço de carne.

 

Abração! :thumbsup::thumbsup::thumbsup:

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho total besteira pois atirar sem chumbo, como bem discutido em outros

tópicos, ajuda a estragar a bucha...além do fato que é totalmente inseguro..

vai que colocam um chumbo escondido e por desatenção voce não percebe...

bom, é isso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho total besteira pois atirar sem chumbo, como bem discutido em outros

tópicos, ajuda a estragar a bucha...além do fato que é totalmente inseguro..

vai que colocam um chumbo escondido e por desatenção voce não percebe...

bom, é isso!

x2

 

 

 

x2

x3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo galera, não vou atirar com a mão na frente, colocarei algo como uma banana mesmo pra ter idéia.. mas a propósito, seria tanta força ao ponto de machucar a mão? O.o

 

Estou falando de uma carabina comum, como B12, Dione e etc. Nada dessas com GR de 70Kg hahahaha se imaginar uma bomba de encher pneu com câmara maior ainda e toda pressionada, dá pra segurar a pressão com os dedos das mãos... O.o

B19-14 4,5mm + GR 45Kg + Centralizador + Bucha P.U. + Gatilho QUICKshot + Titan 3-9x42

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E qual finalidade nisso?

 

Eu também tenho essa curiosidade (saber a pressão de trabalho da câmara).

Penso que se tivermos mais dados técnicos sobre o funcionamento das armas, será possível fazer tunagens mais bem embasadas e seguras.

"This is from Mathilda" - Leon

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom gente, devo confessar que quando eu era moleque fiz isso com a minha rossi das antigas, atirei sem chumo, lógico, pressionando o meu polegar na boca do cano e nunca me machuquei, mas não tinha a noção e o conhecimento que tenho hj. Não aconselho, pois não traz nenhum tipo de informação ou esperiência relevantes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

perdoe a minha ignorância novamente...mas que dados se obtém disparando a seco com o dedo

na ponta do cano?

creio que ele estava se referindo a o funcionamento das armas, pressão da camara sei la...

mas disparando a seco com a mao na ponta do cano, da pra obter dados como:

tempo medio pra estragar a bucha e o-rings

sorte ou azar de se machucar caso tenha algum vestigio de chumbo dentro do cano

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tô me divertindo lendo esse tópico hAuAHaUHAUhAuHAuAHAhAuhA



da pra obter dados como:
tempo medio pra estragar a bucha e o-rings

 

Mas HEIN???? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom acho que se for pensar a muito tempo atrás, bem provável que alguém já tenha feito isso, atirar sem chumbo com a mão na boca do cano, rs.

 

Confesso que já fiz isso na adolescência, e foi por pura curiosidade. A sensação nada mais é do que aquela que você tem quando pega uma bomba de ar de compressor, encosta na mão e da um "click" no botão que libera o ar, mais nada.

 

Quanto a utilidade de se fazer tal medição, sinceramente também desconheço. Acho que com as informações já disponíveis como volume da ar da câmara, potencia da mola, etc, já dá para fazer um calculo aproximado e ninguém nunca usou o resultado disso como referencia para algo, pelo menos que eu saiba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pessoal !!!!

se minguem soube responder, significa que é uma pergunta genuína, acredito que todos nós, quando iniciamos o esporte temos certas curiosidades que ao longo do tempo irão sendo desvendadas.

por isso não desmereço o guri pelas perguntas, pois teve a humildade de perguntar, e se tratando de um fórum relacionado a carabinas de ar não foge do do objetivo que é sanar duvidas por mais bobas que ''hoje'' nos parecem.

  • +1 2

cbc expresso 245 + EU (xodozinho)

hatsan at44-10 + leapers 6-24x50

cbc GII 5,5 + tasco 3-9x40

fionda mod.80 em restauro

a amazônia é o pulmão do mundo

e (..............?) é o intestino grosso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Superficialmente diria que a pressão por trás do chumbo seria de aprox 40bar.

No caso da mão acho que com 5 ou 10 bar o ar já escapa

Pedro Ashidani
MVB - Nº:2664

Steyr LG-110 FT 4,5mm/5,5mm
Weihrauch HW97K inox 4,5mm
Weihrauch HW35E Inox 4,5mm
Weihrauch HW50S Inox 4,5mm

Steyr LP10

Farley Coaxial II

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que possa haver um meio de se saber aproximadamente qual a pressão imposta a um chumbo na hora do disparo. Mas isso depende pra começar de um conceito que eu posso ter compreendido errado: o das PCPs reguladas. Essa regulagem visa liberar sempre a mesma quantidade de ar?

 

Se a resposta é sim, para se ter uma aproximação da quantidade de pressão, bastaria dividir a pressão máxima suportada pelo cilindro pela quantidade de disparos.

 

Claro, se uma PCP regulada não tem nada a ver com isso, minha teoria é completamente inválida.

9k6qzq.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Amigos,

 

Como alguns amigos mencionaram, eu também já fiz muitas coisas na minha infancia 11,12,13 anos com as Rossi e CBC 245/345, uma delas por varias veses era verificava a pressão das carabinas colocando o polegar na boca do cano e disparando em seco, nunca me machuquei e como a bucha era de corino não estragava nem a pau.

 

Como hoje tenho cronografo e as buchas de hoje são de PU que por melhor qualidade que seja esse procedimento não é aconselhavel! Principalmente nas carabinas citadas, CBC B12, Dione com bucha original não suporta esse tipo de curiosidade, por tanto não aconselho fazer! A menos que queira corrrer o risco de trocar a bucha!

 

Há cerca de uns 6 anos, um amigo das antigas, chegou em minha casa pegou minha Hunter Maxima recem comprada, armou e colocou o polegar na boca do cano "como faziamos antes" e disse: "deixa eu ver se é boa mesmo" não aconteceu nada com o dedo dele, apenas tomou uma bronca daquelas! o coitado quase leva uma voadora na caixa dos peitos!!! hehehehehehe!!!

 

Quanto a curiosidade tecnica do amigo Cebo de Grilo eu compartilho! E se algum amigo se aventurar a buscar essas respostas, por favor compartilhe conosco!

 

Forte abraço!

 

Evaldo Lucena

 

Espero ter ajudado aso amigos!

Editado por Evaldo Lucena
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É possível fazer uma estimativa...

1- considerando que a mola possui capacidade de empurrar o pistão completamente e todo o ar do pistão fica confinado no cano. Para um cano de 50cm, pistão de 30mm x 200mm e calibre 4,4mm e usando a equação geral dos gases (Pa.Va=Pb.Vb)

Este valor seria por volta de 40 bar.

2- Esta estimativa deve ser reduzida visto que a mola não possui capacidade para realizar tal esforço e será equilibrada em algum momento pela pressão do ar.

3- para calibre 4.5mm são aprox. 6N por bar na ponta do cano e que o dedo deve suportar.

 

A- Também dá para estimar o valor médio pelo trabalho realizado pelo gas a fim de impulsionar o projetil com uma determinada V0.

Pedro Ashidani
MVB - Nº:2664

Steyr LG-110 FT 4,5mm/5,5mm
Weihrauch HW97K inox 4,5mm
Weihrauch HW35E Inox 4,5mm
Weihrauch HW50S Inox 4,5mm

Steyr LP10

Farley Coaxial II

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tive uma ideia/curiosidade boba agora... sera que se eu colocar uma bexiga de festa na boca do cano, a carabina vai encher a bexiga de festa?

semana que vem e aniversario de um priminho e tal...

 

Já fiz isso com uma rossi kkkkk :fun:

O balão só dava uma "inchada" e logo murchava já q o ar voltava para o cano,mas não havia pressão nem quantidade de ar suficiente para encher.

"Deus criou homens fracos e fortes,Samuel Colt os igualou."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, o post recebeu bem mais respostas do que eu esperava, obrigado a todos que deram respostas construtivas.

 

Enfim...

 

Eu também tenho essa curiosidade (saber a pressão de trabalho da câmara).

Penso que se tivermos mais dados técnicos sobre o funcionamento das armas, será possível fazer tunagens mais bem embasadas e seguras.

 

Realmente é por isso que quero saber Líbero... muita gente hoje já tem acesso a carabinas mais avançadas... hoje em dia as formas de pagamento e tudo mais possibilitam isso. Comprar PCPs ou carabinas importadas, adaptar GR, trocar buchas e ter em mãos um equipamento de R$1000 ou R$1500 não é lá tão difícil hoje em dia. Mas ainda não podemos esquecer os usuários que usam carabinas de baixo custo, que, convenhamos, é a maioria. Se formos olhar em sites de venda de armas de pressão que façam a contagem de produtos vendidos ou de comentários de compradores, as carabinas de até R$500 são as mais vendidas disparadamente. E nessas, é que se tem a maior vontade de customização pra melhorar o desempenho e tentar igualá-lo a de outra arma que o bolso não foi capaz de comprar.

 

pessoal !!!!

se minguem soube responder, significa que é uma pergunta genuína, acredito que todos nós, quando iniciamos o esporte temos certas curiosidades que ao longo do tempo irão sendo desvendadas.

por isso não desmereço o guri pelas perguntas, pois teve a humildade de perguntar, e se tratando de um fórum relacionado a carabinas de ar não foge do do objetivo que é sanar duvidas por mais bobas que ''hoje'' nos parecem.

 

Obrigado pelo incentivo Cebo, acho que é isso mesmo. Mera curiosidade de quem ainda nem comprou sua primeira carabinas, mas adora o esporte há pelo menos 5 anos.

 

_____________________________________________

 

Pra entenderem melhor o propósito de minha dúvida, darei um exemplo na minha área... é como ler uma revista que diz que um determinado carro faz 0-100Km/h em 4 segundos e não ter ideia da potência daquele motor ou quanto que transfere de potência nas rodas por falta de informação da revista. Vai acabar despertando a curiosidade de saber a proporção entre força dissipada e velocidade atingida.

B19-14 4,5mm + GR 45Kg + Centralizador + Bucha P.U. + Gatilho QUICKshot + Titan 3-9x42

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho total besteira pois atirar sem chumbo, como bem discutido em outros

tópicos, ajuda a estragar a bucha...além do fato que é totalmente inseguro..

vai que colocam um chumbo escondido e por desatenção voce não percebe...

bom, é isso!

 

Isso aconteceu aqui na cidade. Uns carinhas arrumaram umas meretrizes e levaram pra uma festa particular daí na casa tinha uma carabina, e uma delas não queria bagdá pra ele, e eles estavam brincando com a arma, um hijo de la puta pegou a arma que estava encostada e colocou um chumbinho sem ninguem perceber, o caboclo pegou a arma, armou, e achando estar sem chumbo colocou na cabeça dela e atirou. Resultado, todo mundo pra delegacia. Sorte que devia ser uma carabina de mola cansada ou bem fraca, com chumbo ruim, pq o cara que me contou a historia disse que nao machucou muito, só superficial, ficou o furo do chumbo sangrando. Eu estava falando com uma amiga da minha irma que uma arma de pressao poderia matar sim, se atingisse o lugar certo, e ele veio falando que não mata e contou a historia, nem retruquei pq ele é muito barulhento, mas que essa menina deu sorte deu.

 

CBC B19-S .177- Coronha e muzzle da B17, mola da cometa 220 com o guia traseiro cortado, gatilho e bucha da Quick Shot. Uma delícia!

Cometa New Fênix 400 .177 - kit elite 45kg, gatilho e muzzle da Quick Shot, Soleira regulável by JSimbalista. Aprendendo a domar a fera ainda!

Gamo CFX Royal .177 - até que enfim!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acredito que o guri queira saber qual a pressão necessária para espelir o chumbo no exato momento em que ele começa a se deslocar,então fiz umas contas teoricas para termos uma base de quantos psi ou bar são gerado neste momento.

este é o esquema de como o pistão se comporta antes do disparo

segue o link:

http://www.arld1.com/pistonpelletdynamics.html

 

considerando a hatsan 135 que tem 120 mm ou 12 cm de curso e com um volume de 84,8 cm³ ,se o pistão chegar a + ou - 1,2 mm antes de o chumbo começar a se deslocar como mostra a ilustração anterior teríamos 120 ATM ou 120 bar ou 1750 PSI que seria a pressão da atmosfera multiplicada por 120 que é a quantidade que o volume da câmara diminuiu, se por exemplo for usado um chumbo mais leve e este começar a se deslocar antes, por exemplo em 20mm antes de chegar ao final de curso do pistão (120mm / 2mm = 60 ) significa que o volume diminuiu 60 vezes seu tamanho original que seria 60 ATM ou 60bar,isto daria 876 psi

mas isso somente em teoria, pois como se sabe o ar quando submetido a altas pressões bruscamente aumenta sua temperatura e consequentemente seu volume aumentando ainda mais sua pressão.

 

acrescentem mais algo ai pessoal.

 

ha ...se disparar ''sem chumbo'' com o dedo segurando o ar na ponta do cano não acontece absolutamente nada com o dedo, experiencia própria.

em relação a segurança eu não colocaria um chumbo e dispararia com o dedo na frente...

 

medidasdascarabinas.png

Editado por cebo de grilo
  • +1 1

cbc expresso 245 + EU (xodozinho)

hatsan at44-10 + leapers 6-24x50

cbc GII 5,5 + tasco 3-9x40

fionda mod.80 em restauro

a amazônia é o pulmão do mundo

e (..............?) é o intestino grosso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acredito que o guri queira saber qual a pressão necessária para espelir o chumbo no exato momento em que ele começa a se deslocar,então fiz umas contas teoricas para termos uma base de quantos psi ou bar são gerado neste momento.

este é o esquema de como o pistão se comporta antes do disparo

segue o link:

http://www.arld1.com/pistonpelletdynamics.html

 

considerando a hatsan 135 que tem 120 mm ou 12 cm de curso e com um volume de 84,8 cm³ ,se o pistão chegar a + ou - 1,2 mm antes de o chumbo começar a se deslocar como mostra a ilustração anterior teríamos 120 ATM ou 120 bar ou 1750 PSI que seria a pressão da atmosfera multiplicada por 120 que é a quantidade que o volume da câmara diminuiu, se por exemplo for usado um chumbo mais leve e este começar a se deslocar antes, por exemplo em 20mm antes de chegar ao final de curso do pistão (120mm / 2mm = 60 ) significa que o volume diminuiu 60 vezes seu tamanho original que seria 60 ATM ou 60bar,isto daria 876 psi

mas isso somente em teoria, pois como se sabe o ar quando submetido a altas pressões bruscamente aumenta sua temperatura e consequentemente seu volume aumentando ainda mais sua pressão.

 

acrescentem mais algo ai pessoal.

 

ha ...se disparar ''sem chumbo'' com o dedo segurando o ar na ponta do cano não acontece absolutamente nada com o dedo, experiencia própria.

em relação a segurança eu não colocaria um chumbo e dispararia com o dedo na frente...

 

medidasdascarabinas.png

 

 

Obrigado Cebo, era exatamente isso que eu queria saber, a pressão gerada "no que restou de câmara" até expelir o projétil. Bela resposta a sua.

 

 

Só tenho uma dúvida e um propósito de sabê-la, que é: qual a pressão necessária aproximadamente pra expulsar um projétil comum de 4,5mm na boca do cano a uma velocidade padrão,que é em torno de 180m/s. Nosso companheiro Cebo de Grilo já a respondeu, minha dúvida foi sanada, de minha parte o tópico pode ser trancado.

B19-14 4,5mm + GR 45Kg + Centralizador + Bucha P.U. + Gatilho QUICKshot + Titan 3-9x42

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

perdoe a minha ignorância novamente...mas que dados se obtém disparando a seco com o dedo

na ponta do cano?

 

Sem desmerecer as respostas dos outros colegas, espero que lendo as respostas do Pedro Hashidani e do Cebo de Grilo, fique mais claro qual o possível proveito se pode tirar de conhecer as pressões de trabalho da carabina.

Para mim foi muito esclarecedor!

Abraços

"This is from Mathilda" - Leon

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você tivesse mantido o texto completo do meu post, constataria que eu não cito nada sobre por o dedo em lugar nenhum. ÔOppa cuidado...! rs rs rs

 

Penso que se tivermos mais dados técnicos sobre o funcionamento das armas, será possível fazer tunagens mais bem embasadas e seguras.

 

ninguém nunca atirou desmuniciada e botou a mão na frente pra saber com que violência assopra? Preciso fazer isso logo, rs.

 

Líbero...uni sua dúvida a outra dúvida anterior..bom, de minha parte, podem postar dúvidas sempre..se eu pudesse

ajudar, com certeza ajudaria...mas como mais veterano em carabinas de ar (TALVEZ), por ver vários acidentes,

preferi fazer o papel de moderador chato, do que ter possíveis colegas de tiros machucados...se isso acontecer, muitos por

ignorância vão por a culpa no "tiro esportivo", jamais no usuário que fez cagada..ainda sim, prefiro ser muito chato e talvez

um dia alguem lembrar que eu existi, briguei e falei pra não o fazerem, do que esquecido por omitir informação ou ajuda com

meus conhecimentos (que são ínfimos)...desculpa ao amigo Spawn e Líbero..não irei postar mais nada, visto que só atrapalhei!

 

Ps.: Editei ambos tópicos pra não desvirtuar a dúvida inicial por conta dos meus posts...peço que esqueçam este

assunto que eu gerei, e continuem tirando as dúvidas pertinentes do tópico...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só tenho uma dúvida e um propósito de sabê-la, que é: qual a pressão necessária aproximadamente pra expulsar um projétil comum de 4,5mm na boca do cano a uma velocidade padrão,que é em torno de 180m/s. Nosso companheiro Cebo de Grilo já a respondeu, minha dúvida foi sanada, de minha parte o tópico pode ser trancado.

 

Para uma resposta exata a esta pergunta precisam ser considerados outros fatores como o peso da munição e as medidas da câmara, não basta o calibre e o VO. Que souber poderia postar uma "formula" matemática que auxilie o calculo levando em conta todas as variáveis envolvidas, mesmo que o resultado não seja algo exato, mas aproximado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para uma resposta exata a esta pergunta precisam ser considerados outros fatores como o peso da munição e as medidas da câmara, não basta o calibre e o VO. Que souber poderia postar uma "formula" matemática que auxilie o calculo levando em conta todas as variáveis envolvidas, mesmo que o resultado não seja algo exato, mas aproximado.

 

Não precisa ser nada tão exato assim amigo. Deixa pra lá, o Cebo de Grilo já disse que de uma carabina forte, gira em torno de 850 a 1000 PSI. Essa informação já basta para se ter uma mera noção, que é oque eu queria. Obrigado mesmo assim.

B19-14 4,5mm + GR 45Kg + Centralizador + Bucha P.U. + Gatilho QUICKshot + Titan 3-9x42

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Quando eu era adolescente por aqui só existia as Rossis antigas. De vez em quando eu colocava o polegar na ponta do cano e disparava (sem chumbinho, óbvio) e segurava um tempinho e soltava, aí eu sabia se o o'ring de vedação e a bucha estavam em boas condições. A bucha não estragava nunca, é original até hoje, só o o'ring eu troquei umas duas ou três vezes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para uma resposta exata a esta pergunta precisam ser considerados outros fatores como o peso da munição e as medidas da câmara, não basta o calibre e o VO. Que souber poderia postar uma "formula" matemática que auxilie o calculo levando em conta todas as variáveis envolvidas, mesmo que o resultado não seja algo exato, mas aproximado.

Considerando que a aceleração do projétil é constante dentro do cano tem-se:

 

L=comprimento do cano

a=cte

a=Força/massa

pressao=Força/Area

 

a=(pressao.Area)/massa

 

Considerando que o projétil parte do repouso

velocidade^2=2.a.L=2.pressao.Area.L/m

 

Assim a pressão necessária é

 

pressao=(m.velocidade^2)/(2.Area.L)

Pedro Ashidani
MVB - Nº:2664

Steyr LG-110 FT 4,5mm/5,5mm
Weihrauch HW97K inox 4,5mm
Weihrauch HW35E Inox 4,5mm
Weihrauch HW50S Inox 4,5mm

Steyr LP10

Farley Coaxial II

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
  • 3 months later...

não acontece nada... a pressão se desfaz pelo cano

não me chame de louco mas na juventude já fiz isso rsrsr

cbc expresso 245 + EU (xodozinho)

hatsan at44-10 + leapers 6-24x50

cbc GII 5,5 + tasco 3-9x40

fionda mod.80 em restauro

a amazônia é o pulmão do mundo

e (..............?) é o intestino grosso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante