Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Encher coronha a custo zero.


Pedro Angelo

Posts Recomendados

Bem, meu primeiro tópico - nervoso igual virgem, sem saber o que fazer rsrsrs - então vejamos se será de utilidade pública para conhecimentos ou para encher fossa. Ouvi muito o pessoal dizer para encher a coronha de polímero a fim de atrasar (adiantar seria colocar mais a frente, atrasar seria colocar mais atrás, :crazy:) o centro de equilíbrio da carabina e consequentemente melhorar (diminuir) o tranco da arma, principalmente as brasileirinhas, que possuem aqueeeele recuo todo (se não o tivessem, não fariam jus à nacionalidade, concordam?). Então lembrei de quando era moleque e vivia lendo livros trabalhos manuais, e lembrei daquela, a poderosa massinha de modelar caseira. Em vez de ter que sair em busca de uma loja para comprar massa para usar na coronha, porque não fazer em casa sem gastar nada? Normalmente todos esses ingredientes são encontrados em casa, então toma:

 

Oi, meu nome é Pedro Ângelo e sou integrante do programa alimente-se bem com um real, a receita de hoje é: massinha para encher coronha, os ingredientes são:

 

4 xicaras de farinha de trigo

1 xicaras de sal

1 xicara e meia de água

1 colher de sopa de óleo

 

Esta é a receita pronta, rende 5 porções e custa 20 centavos a porção!

(não resisti rsrsrs)

 

Afim de evitar bagunça, utilize uma vasilha de plastico e jogue tudo dentro e misture com a mão, não gruda. Como a receita leva sal, e bastante, coloquei em duas sacolas, e percebi que se for utilizado aquela sacolinha de sacolão, que fica num rolo pra colocar as verduras, é melhor pra moldar por ser fina. Outra coisa, antes de colocar a massa na sacola, abra-a bastante e amarre com ela bem aberta pq assim tera espaço na sacola para movimentá-la ao penetrar (eitcha) a coronha.

 

Como medida utilizei uma xícara de café, de 50ml. Dessa forma esse receita dá certinho na coronha da CBC G2 e pesa 300g a massa pronta, caso queira mais pesado pode-se adicionar alguns chumbinhos usados. Mas achei que a arma já ficou bem melhor pra atirar, e mais equilibrada.

 

É isso aí, vlw.

 

Edit: abri a coronha essa semana e vi que o sal havia saido pela primeira sacola, acredito que devido ao calor daqui, a agua evaporou (coisa minima) pelo nó da sacola, carregando alguns cristais de sal dissolvidos que posteriormente se solidificaram fora da sacola, ainda bem que tinha a segunda sacola. E estava bem umida a massa tbm. Então fiz outra massa, com menos agua e sem sal, mas virou um grude, entao fui adicionando sal, devo ter colocado 1/4 da xicara de 50ml, bem pouquinho mesmo, o suficiente pra deixar ela menos colenta e pronto. Derreti uns chumbos de pesca e projeteis usados e coloquei num bebedouro velho de aluminio, pra papagaio, ficou bem certinho, um disco de cerca de 2 a 2,5cm de altura por +- 6cm de diametro, envolvi a massa e coloquei numa sacola e dentro de uma segunda sacola. Deu cerca de 700g, e ficou bem melho que o primeiro, o cg ta no guarda mato agora.

Editado por Pedro Angelo

CBC B19-S .177- Coronha e muzzle da B17, mola da cometa 220 com o guia traseiro cortado, gatilho e bucha da Quick Shot. Uma delícia!

Cometa New Fênix 400 .177 - kit elite 45kg, gatilho e muzzle da Quick Shot, Soleira regulável by JSimbalista. Aprendendo a domar a fera ainda!

Gamo CFX Royal .177 - até que enfim!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá colega

 

O aumento o peso da carabina com esta massa, foi suficiente p/ balancear a arma ?

 

Em uma CFX que tive....coloquei chumbada p/ pescaria......acho que gastei um pouco mais de 10 contos.

 

Aumentou o peso da coronha algo em torno de 1 kg.......e a arma ficou com o centro de gravidade, (balanceamneto), muito bom.....

 

Eu considero que uma arma bem balanceada deve ficar na horizontal na palma da mão, (mão aberta), que faz a pegada na telha......pelo menos p/ mim.......isso funciona........kkkkkkkkkkkk

 

 

Um abraço

 

 

Grandini

"NÃO SABEMOS O VALOR DA ÁGUA ATÉ O POÇO SECAR"
Benjamin Franklin

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Grandini, pra mim, atirador excepcionalmente iniciante, ficou melhor do que estava. Agora, se realmente balanceou como deveria, ainda não sei. O negócio, é que peguei pra treinar mesmo foi agora, coisa de 1 mes, antes atirava em lata, e com uma urko! :unsure: sem tecnica nenhuma, simples e puro plinking. Mas diminuiu consideravelmente o recuo, deu pra perceber isso, não sei se eu adicionar mais peso vai melhorar ou não, até pq ontem foi meu primeiro lance de 10m em pé, sempre atirei na mesa, escorado, e se adicionar muito peso na arma vou ficar perdido logo de inicio, vou aos poucos pq não tenho resistencia muscular pra esta posição (em pé) e vou cansar muito rápido. Agora, o ruim das chumbadas é a bateção. Se colocá-las na massa, deve melhorar, como eu disse, a massa nessa quantidade indicada deu +- 300,00.

 

* ela recuou o centro de gravidade cerca de 5 a 8cm mais ou menos.

 

abraços

Editado por pedro angelo

CBC B19-S .177- Coronha e muzzle da B17, mola da cometa 220 com o guia traseiro cortado, gatilho e bucha da Quick Shot. Uma delícia!

Cometa New Fênix 400 .177 - kit elite 45kg, gatilho e muzzle da Quick Shot, Soleira regulável by JSimbalista. Aprendendo a domar a fera ainda!

Gamo CFX Royal .177 - até que enfim!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Pedro Angelo

A sua receita é parecida com uma "fórmula" de cola (menos o sal) que eu fazia para colar balão e pipa de papel rs rs rs

Para acrescentar peso à massa, você pode "rechea-la" com alguns pedaços de chumbo de balanceamento de rodas de automóveis. O mesmo pode ser feito à massa de vidraceiro, se for o caso.

Realmente o aumento de peso na porção traseira da carabina melhora o centro de equilíbrio, aproximando-o do guarda-mato e diminui o recuo.

Gostei da sua criatividade!

"This is from Mathilda" - Leon

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

na verdade, a receita nao é minha, nem sei quem inventou, mas desde que eu era molecote, 15 anos atras, ja usava pra fazer ''massinha''. Boa ideia esses chumbos de balanceamento, mas nem tenho ideia se eles cobram ou dao nas oficinas. Essa sua formula eu utilizava goma e clara de ovo, principalmente no sao joao pra colar bandeirola. Rsrsrsrs

CBC B19-S .177- Coronha e muzzle da B17, mola da cometa 220 com o guia traseiro cortado, gatilho e bucha da Quick Shot. Uma delícia!

Cometa New Fênix 400 .177 - kit elite 45kg, gatilho e muzzle da Quick Shot, Soleira regulável by JSimbalista. Aprendendo a domar a fera ainda!

Gamo CFX Royal .177 - até que enfim!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Grandini, pra mim, atirador excepcionalmente iniciante, ficou melhor do que estava. Agora, se realmente balanceou como deveria, ainda não sei. O negócio, é que peguei pra treinar mesmo foi agora, coisa de 1 mes, antes atirava em lata, e com uma urko! :unsure: sem tecnica nenhuma, simples e puro plinking. Mas diminuiu consideravelmente o recuo, deu pra perceber isso, não sei se eu adicionar mais peso vai melhorar ou não, até pq ontem foi meu primeiro lance de 10m em pé, sempre atirei na mesa, escorado, e se adicionar muito peso na arma vou ficar perdido logo de inicio, vou aos poucos pq não tenho resistencia muscular pra esta posição (em pé) e vou cansar muito rápido. Agora, o ruim das chumbadas é a bateção. Se colocá-las na massa, deve melhorar, como eu disse, a massa nessa quantidade indicada deu +- 300,00.

 

* ela recuou o centro de gravidade cerca de 5 a 8cm mais ou menos.

 

abraços

 

Pedro, para avaliar se a sua arma está bem equilibrada, faça o seguinte.

Assuma a posição de tiro que mais lhe agrada (tem os que preferem empunhar perto do guarda-mato, os que preferem mais a frente, vai do gosto pessoal).

Agora segure a arma apenas com a mão que a apoia a coronha e tente abrir a mesma. Se a arma pender a cair para frente ou para trás, o CG (centro de gravidade) não está equilibrado com a sua pegada.

O resultado prático é que involuntariamente você tem que fazer um esforço para compensar a pegada, e isso pode prejudicar o tiro ou simplesmente provocar cansaço.

Mas enfim é como eu falei, vai de acordo com o gosto do atirador, tem os que preferem a coronha pendendo para trás, ou o cano para frente.

Eu no inicio preferia a carabina pendendo para frente, hoje prefiro com o CG equilibrado a minha pegada, a carabina literalmente pára em cima da minha mão.

Editado por Ylram
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

entao Ylram, no caso terei que segurar a coronha somente com a mao direita, correto? Mas dessa forma nao seria igual pra todos? Pq a variaçao da posiçao da mao imagino que seria pouca de um atirador para outro. Mas vou fazer o teste aqui pra ver.

CBC B19-S .177- Coronha e muzzle da B17, mola da cometa 220 com o guia traseiro cortado, gatilho e bucha da Quick Shot. Uma delícia!

Cometa New Fênix 400 .177 - kit elite 45kg, gatilho e muzzle da Quick Shot, Soleira regulável by JSimbalista. Aprendendo a domar a fera ainda!

Gamo CFX Royal .177 - até que enfim!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro não sei se você é destro ou canhoto, a mão que me refiro é a que fica na telha da coronha.

Eu sou destro, mão esquerda na telha, mão direita no cabo coronha, como exemplo me refiro a apoiar a carabina apenas com a mão esquerda aberta.

Veja o tópico do review da minha Gamo CFX lá tem uma foto que mostra como ficou o CG da carabina com GR instalado, abaixo o link e a foto que me refiro.

 

http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/5733-gamo-cfx-55-gr-45kg-gatilho-elite-primeiras-impresses/

 

sam0626a.th.jpg

 

Como pode ver na foto o CG está perto da janela de municiamento (praticamente junto ao apoio/almofada que tem na coronha), se a minha posição de tiro for apoiando a mão esquerda proxima ao guarda-mato, a carabina pende para frente.

Dai eu teria que encher o cabo da coronha para ficar mais pesada atrás, mudando o CG para perto do guarda-mato. No momento não fiz isso pois quero a carabina o mais leve possivel pois uso em campo.

Editado por Ylram
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vc quer que eu abra o cano segurando a carabina com a mao esquerda e use a direita pra quebrar? Nao consigo, tentei mas fica desconfortavel. Pq na hora de municiar eu so retiro a mao esquerda da telha a a uso pra quebrar o cano e seguro a coronha no grip com a direita. Vc disse que ao quebrar o cano com a direita, com a arma apoiada na esquerda pela telha, ela nao deve balançar?

CBC B19-S .177- Coronha e muzzle da B17, mola da cometa 220 com o guia traseiro cortado, gatilho e bucha da Quick Shot. Uma delícia!

Cometa New Fênix 400 .177 - kit elite 45kg, gatilho e muzzle da Quick Shot, Soleira regulável by JSimbalista. Aprendendo a domar a fera ainda!

Gamo CFX Royal .177 - até que enfim!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só espero que essa massa não apodreça dentro da coronha, o cheiro não vai ser dos melhores. ..

bom, ainda nao passou muito tempo, mas por isso que coloquei numa sacolinha de sacolao de pesar frutas que é bem fininha e mole, e acaba vedando mais que uma sacola de supermercado, e amarrei e coloquei dentro de uma sacola mais grossa, pra ficar firme pra tirar se tiver qualquer problema. Se a sacolinha tiver qualquer furo, e entrar O2 vai endurecer mais rápido tbm.

CBC B19-S .177- Coronha e muzzle da B17, mola da cometa 220 com o guia traseiro cortado, gatilho e bucha da Quick Shot. Uma delícia!

Cometa New Fênix 400 .177 - kit elite 45kg, gatilho e muzzle da Quick Shot, Soleira regulável by JSimbalista. Aprendendo a domar a fera ainda!

Gamo CFX Royal .177 - até que enfim!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vc quer que eu abra o cano segurando a carabina com a mao esquerda e use a direita pra quebrar? Nao consigo, tentei mas fica desconfortavel. Pq na hora de municiar eu so retiro a mao esquerda da telha a a uso pra quebrar o cano e seguro a coronha no grip com a direita. Vc disse que ao quebrar o cano com a direita, com a arma apoiada na esquerda pela telha, ela nao deve balançar?

Pedro o objetivo aqui é apenas identificar o CG da carabina, não se preocupe com a forma como empunha ou municia! Tente equilibrar a carabina na mão esquerda aberta, vai ter um ponto em que ela fica equilibrada esse é o CG, tendo você encontrado ele segure firme com a mão esquerda e sem soltar, faça a empunhadura normalmente segurando também com a mão direita onde normalmente coloca.

Se a posição não for confortável ou não for a mesma que você está acostumando, significa que você está com a arma desequilibrada e isso ao longo dos tiros pode causar cansaço devido a necessidade de compensar o preso em uma das mãos ou mesmo no ombro.

Editado por Ylram
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ahmm agora tendi. Achei que era pra abrir e municiar com a mao esquerda apoiada e bascular com a direita, tentei fazer isso e me enrolei todo. kkkkkkkkkk

CBC B19-S .177- Coronha e muzzle da B17, mola da cometa 220 com o guia traseiro cortado, gatilho e bucha da Quick Shot. Uma delícia!

Cometa New Fênix 400 .177 - kit elite 45kg, gatilho e muzzle da Quick Shot, Soleira regulável by JSimbalista. Aprendendo a domar a fera ainda!

Gamo CFX Royal .177 - até que enfim!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala sério assim o maluco parece ser eu, te passando esses "malabarismos", rs.

 

Um exemplo prático da questão do enchimento da coronha e o CG, imagina você tem uma carabina que o peso dela tende "para frente". Se você apoia a mão esquerda la na frente da coronha visando pegar no ponto de equilíbrio, seu braço esquerdo fica mais cansado por estar esticado e ter que sustentar o peso assim.

 

Já se você apoia a mão esquerda mais perto do guarda-mato, precisa colocar mais força na mão direita para segurar o cabo da coronha que por conta do desequilíbrio puxa para cima, e esta igualmente vai cansar.

 

Dai o que você faz para equilibrar o CG é encher o cabo da coronha com peso, isso puxa o CG para trás, e quanto mais perto da sua mão esquerda nessa posição, menos cansativo vai ser manter a mesma.

 

De uma pesquisada no fórum sobre tópicos que discutem a "empunhadura", tem dicas bem interessantes.

Editado por Ylram
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

entendi, o que me perdi mesmo foi nesse ponto das maos. Kkkkkk. Mas vou dar uma pesquisada nesses termos, ate pq to aprendendo papel 10m agora (so por aprender mesmo, pq na regiao nao tem nada de clubes e campeonatos) e sozinho é dificil, se não fosse o pessoal do forum nem tinha jeito. Obrigado

CBC B19-S .177- Coronha e muzzle da B17, mola da cometa 220 com o guia traseiro cortado, gatilho e bucha da Quick Shot. Uma delícia!

Cometa New Fênix 400 .177 - kit elite 45kg, gatilho e muzzle da Quick Shot, Soleira regulável by JSimbalista. Aprendendo a domar a fera ainda!

Gamo CFX Royal .177 - até que enfim!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ylram, post editado, da uma olhada la em cima pra vc ver o que fiz. Ficou bem melhor agora, mais equilibrada e menos esforço na mao direita.

CBC B19-S .177- Coronha e muzzle da B17, mola da cometa 220 com o guia traseiro cortado, gatilho e bucha da Quick Shot. Uma delícia!

Cometa New Fênix 400 .177 - kit elite 45kg, gatilho e muzzle da Quick Shot, Soleira regulável by JSimbalista. Aprendendo a domar a fera ainda!

Gamo CFX Royal .177 - até que enfim!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

bom, como o M4RCOS previa, a massa azedou mais rápido do que esperava. Entao o que fiz, peguei uns panos (escondido de mãe, pq da última vez que peguei o saco de arroz pra encher o sand bag ela viu, e tive que esconde-lo senao ela pegava o arroz de volta) coloquei um pano de prato velho no fundo da coronha, enrolei a placa de chumbo que tinha feito em um pedaço de lençol, que é mais fino, e coloquei em cima do pano de prato, os panos ocuparam todo o espaço que tinha disponivel pra placa se movimentar, ficando bem presa, assim nao movimenta nem na vertical e nem na horizontal, ficou ate melhor do que tava. E nao vai feder. Porem levou o ponto de equilibrio 1cm à frente. Vou trocar o da b19 por panos tbm e retirar a massa.

CBC B19-S .177- Coronha e muzzle da B17, mola da cometa 220 com o guia traseiro cortado, gatilho e bucha da Quick Shot. Uma delícia!

Cometa New Fênix 400 .177 - kit elite 45kg, gatilho e muzzle da Quick Shot, Soleira regulável by JSimbalista. Aprendendo a domar a fera ainda!

Gamo CFX Royal .177 - até que enfim!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas o problema (nao no meu caso, cidade pequena e tudo perto) seria pra quem mora em capitais, que as vezes precisam se deslocar muitos quilometros pra chegar numa vidraçaria, gastar uma hora pra ir e vir ou mais, por isso pensei na massa e agora no pano, pra resolver isso em casa mesmo, sem precisar sair. Mas a massa de vidraçaria é excelente, sem duvida, penso ainda que deva ser a melhor pra utilizar na coronha.

CBC B19-S .177- Coronha e muzzle da B17, mola da cometa 220 com o guia traseiro cortado, gatilho e bucha da Quick Shot. Uma delícia!

Cometa New Fênix 400 .177 - kit elite 45kg, gatilho e muzzle da Quick Shot, Soleira regulável by JSimbalista. Aprendendo a domar a fera ainda!

Gamo CFX Royal .177 - até que enfim!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante