Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

cano fixo ou flutuante?


cebo de grilo

Posts Recomendados

tenho duvidas a respeito do cano em pcps ao que se refere sendo fixado por suportes ou flutuantes

alguns dizem que flutuantes são mais precisos, pois sendo livres podem vibrar armonicamente e não tem contato com o cilindro que possivelmente pode sofrer deslocamento ao esvaziar.

já ouvi dizer também que se a carabina não foi projetada para ter seu cano flutuante não adianta insistir.

 

por isso gostaria de saber relatos a respeito de testes de foristas do CA, quem tem algo a repassar fico grato se compartilhar.

cbc expresso 245 + EU (xodozinho)

hatsan at44-10 + leapers 6-24x50

cbc GII 5,5 + tasco 3-9x40

fionda mod.80 em restauro

a amazônia é o pulmão do mundo

e (..............?) é o intestino grosso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai de carabina pra carabina...

Como a vibração da carabina e sua consoante harmônica depende de diversos fatores é difícil se estabelecer uma regra.

Tem carabinas que vão melhor com cano flutuante enquanto outras não.

Só um teste prático, individualizado, pra definir isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já ouço essa discussão há mais de 30 anos e até hoje não se chegou a um consenso.<br />Já atirei muito com arma de fogo e de ar comprimido.<br />Já vi os dois tipos de canos nessas armas e vi os dois darem excelentes agrupamentos, dependendo da arma.<br />Esse assunto ainda vai dar muito pano para manga, ou muito tiro, para resolver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa questão é bem interessante e posso dizer sobre minha Hatsan AT44 Monoshot 5,5. Sem supressor de ruído ela é é muito mais precisa com os anéis de fixação do cano que com cano flutuante. Já usando supressor é o contrário, o desempenho é sensivelmente melhor com o cano flutuante.

 

Essa questão de harmônicos de canos é complicada e muito discutida. O problema é que envolve não apenas o cano em si, mas também fatores ambientais (temperatura, umidades, ...), portanto é muito complicado de modelar.

 

Minha dica, teste sua arma com cano fixado e flutuante ... adote o que ela gostar mais.

banner.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Charles sua resposta foi simples, direta e objetiva.

 

Cabe ao atirador descobrir se seu equipamento melhora a precisão soltando o cano ou mantendo o mesmo preso.

A vantagem de ser inteligente é que podemos fingir que somos imbecis, enquanto o contrário é completamente impossível (Woody Allen).

 

 

Beeman HW 100 T FSB .177

Hatsan AT44-10.22 regulada

CZ Slavia 631 Lux

CBC Montenegro F18 Classic B19-14 .177

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava reparando no cano da Barret .50, é totalmente flutuante, o diâmetro perto da culatra é enorme, parece ter parede de uns 15mm e na ponta o diametro e a parede reduzem bastante. Ele tbém tem umas nervuras longitudinais de reforço e refrigeração....

 

Muitos podem achar que esse comentário nada tem à ver com o tópico, mas na minha opinião pro cano ser flutuante ele deve ter algumas caracteristicas, tais quais maior diametro externo, menor comprimento e a massa tem que ir diminuindo da base para a ponta.

 

Em teoria, considerando 02 canos identicos, a precisão deveria ser a mesma tanto no cano fixo como no flutuante, tendo como única diferença a frequência de ressonância, que no cano fixo poderia ser ajustada conforme a distancia do suporte à base do cano.

 

Explico: Dizem que o cano flutuante é mais preciso pois vibra sempra igual, então pergunto - O cano fixo vibra diferente a cada tiro? Não!, vibra igualzinho, só vibraria diferente se o ponto de fixação do suporte fosse deslocado, mudando a frequência de ressonancia.

 

Posso estar errado, mas na minha opinião, um cano flutuante somente será mais preciso se tiver sido projetado pra ser flutuante. Eu acho que os canos flutuantes das PCP's têm se mostrado mais preciso em alguns casos quando o suporte é retirado, mais pelo fato de absorver pequenos movimentos no momento do disparo do que pela vibração do cano ao passar do chumbo. Para ilustrar, pensem numa camera de vídeo básica e numa fodônica, imaginem que vcs tem mal de parkinson e estão gravando um video, a imagem sairá toda tremida, já com a câmera fodônica, por mais que vcs tremam, a tecnologia de estabilização de video irá tentar compensar a sua tremedeira movimentando a imagem no sentido contrario e o vídeo parecerá que foi gravado pelo spielberg. Foi mais ou menos isso que quis dizer com cano flutuante, no momento do disparo, por ele estar mais solto, se a arma se movimentar levemente em qualquer direção no sentido radial ao eixo do cano, por inércia ele tenderá a permanecer onde estava momentos antes, fazendo paracer que a arma não se movimentou no momento do disparo.

 

Desculpem se viajei muito.

''A ciência se aprende, mas a criatividade é nata''. by Diogo M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

viajou não

tambem tenho esta linha de pensamento, só acho que em pcps devido a pouca massa do projetil não vibra tanto o cano.

o ideal seria filmar com uma camera de alta velocidade para verificar ....

 

vira e mexe voltamos em harmônicos que já foi bastante debatido.

cbc expresso 245 + EU (xodozinho)

hatsan at44-10 + leapers 6-24x50

cbc GII 5,5 + tasco 3-9x40

fionda mod.80 em restauro

a amazônia é o pulmão do mundo

e (..............?) é o intestino grosso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falou tudo quando disse ... "um cano flutuante somente será mais preciso se tiver sido projetado pra ser flutuante."

 

Estava reparando no cano da Barret .50, é totalmente flutuante, o diâmetro perto da culatra é enorme, parece ter parede de uns 15mm e na ponta o diametro e a parede reduzem bastante. Ele tbém tem umas nervuras longitudinais de reforço e refrigeração....

 

Muitos podem achar que esse comentário nada tem à ver com o tópico, mas na minha opinião pro cano ser flutuante ele deve ter algumas caracteristicas, tais quais maior diametro externo, menor comprimento e a massa tem que ir diminuindo da base para a ponta.

 

Em teoria, considerando 02 canos identicos, a precisão deveria ser a mesma tanto no cano fixo como no flutuante, tendo como única diferença a frequência de ressonância, que no cano fixo poderia ser ajustada conforme a distancia do suporte à base do cano.

 

Explico: Dizem que o cano flutuante é mais preciso pois vibra sempra igual, então pergunto - O cano fixo vibra diferente a cada tiro? Não!, vibra igualzinho, só vibraria diferente se o ponto de fixação do suporte fosse deslocado, mudando a frequência de ressonancia.

 

Posso estar errado, mas na minha opinião, um cano flutuante somente será mais preciso se tiver sido projetado pra ser flutuante. Eu acho que os canos flutuantes das PCP's têm se mostrado mais preciso em alguns casos quando o suporte é retirado, mais pelo fato de absorver pequenos movimentos no momento do disparo do que pela vibração do cano ao passar do chumbo. Para ilustrar, pensem numa camera de vídeo básica e numa fodônica, imaginem que vcs tem mal de parkinson e estão gravando um video, a imagem sairá toda tremida, já com a câmera fodônica, por mais que vcs tremam, a tecnologia de estabilização de video irá tentar compensar a sua tremedeira movimentando a imagem no sentido contrario e o vídeo parecerá que foi gravado pelo spielberg. Foi mais ou menos isso que quis dizer com cano flutuante, no momento do disparo, por ele estar mais solto, se a arma se movimentar levemente em qualquer direção no sentido radial ao eixo do cano, por inércia ele tenderá a permanecer onde estava momentos antes, fazendo paracer que a arma não se movimentou no momento do disparo.

 

Desculpem se viajei muito.

banner.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema de algumas PCP é que a fixação do cano é feita junto ao cilindro e este interfere diretamente no cano, por razões que já conhecemos, temperatura ambiente ou pressão interna.

 

Fiz testes prático em minha AT44 e o resultado foi que com o cano solto o POI era muito mais coincidente e grupos mais fechados do que com ele preso. Tive problema parecido com a EV2 que sofria com esses fatores, soltei o cano e o problema acabou. São duas PCP totalmente diferentes. O importante é testar e tirar suas conclusões.

A vantagem de ser inteligente é que podemos fingir que somos imbecis, enquanto o contrário é completamente impossível (Woody Allen).

 

 

Beeman HW 100 T FSB .177

Hatsan AT44-10.22 regulada

CZ Slavia 631 Lux

CBC Montenegro F18 Classic B19-14 .177

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o Edu

 

a minha HW100 KT com cano de 16mm de diâmetro e 41 cmts comprimento atira MUITO bem com o barrel band ( figura 8) mas com o cano flutuante( é bem fácil de soltar o cano nas HW100...) não atira nada pior antes pelo contrário.....

 

mas esta é uma situação idêntica aos chumbinhos,cada arma ( ou cano) é uma arma ,só testando mesmo para ficar a saber...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema de algumas PCP é que a fixação do cano é feita junto ao cilindro e este interfere diretamente no cano, por razões que já conhecemos, temperatura ambiente ou pressão interna.

 

Fiz testes prático em minha AT44 e o resultado foi que com o cano solto o POI era muito mais coincidente e grupos mais fechados do que com ele preso. Tive problema parecido com a EV2 que sofria com esses fatores, soltei o cano e o problema acabou. São duas PCP totalmente diferentes. O importante é testar e tirar suas conclusões.

 

Verdade, não considerei esse detalhe mas é muito importante.....

''A ciência se aprende, mas a criatividade é nata''. by Diogo M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante