Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Regulagem da ocular, alguem usa/precisa?


Posts Recomendados

Boa dia pessoal!

 

Então eu tenho duas lunetas aqui, umas leapers 4-16x40 e uma gamo 4x32. As duas possuem a regulagem da ocular, pra quem não sabia é aquela lente por onde se olha, a que fica virada pra trás da arma. Nessas duas lunetas a lente ocular vem totalmente "roscada" na luneta, e há a possibilidade de ir girando no sentido anti horário, porém quanto mais eu giro, mais borrado fica o retículo.

 

O que me deixa mesmo na dúvida é que li em vários lugares que essa regulagem toda pro sentido horário é para pessoas que enxergam bem, tal de visão 20/20. Porém eu uso óculos pra longe com 1 grau em um olho e um pouco mais no outro. Mesmo assim essa regulagem é a melhor pra mim, ou seja se a regulagem pra "olho bom" serve pra mim que vejo tudo borrado a 2 metros, o resto da regulagem serve pra que exatamente? Existe alguém que usa a ocular toda "desrosqueada" da luneta? E caso sim, vcs usam óculos pra perto ou longe?

 

Usando óculos eu consigo girar essa regulagem um pouco mais no sentido anti horário antes de ficar borrado, mas quanto mais rosqueada na luneta a lente, fica melhor. Quando falta apenas meia volta pra chegar no máximo da regulagem o retículo já fica bom, mas mesmo assim deixo no máximo, que seria igual vem de fábrica, já que fica mais nítido. Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Justamente isso aí, é para corrigir o grau de quem usa óculos e atira sem eles, claro que não é tão preciso a ponto de quem possuem graus baixos notem diferença. Eu ainda não me rendi aos óculos apesar de já esta precisando, para mim ficam todas fechadas.

  • +1 1

A vantagem de ser inteligente é que podemos fingir que somos imbecis, enquanto o contrário é completamente impossível (Woody Allen).

 

 

Beeman HW 100 T FSB .177

Hatsan AT44-10.22 regulada

CZ Slavia 631 Lux

CBC Montenegro F18 Classic B19-14 .177

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comprei os óculos mas quase não uso kkkkkk. Pior que da uma baita diferença no meu caso, antes de ir no médico e comprar eu achava que enxergava bem... Mas que engano o meu, até a 1m de distância já da diferença. O óculos deixa a imagem muito definida, acho que mesmo uma pessoa que enxerga 100% teria como melhorar a "imagem" com um óculos super fraco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A regulagem da ocular é para que se tenha um retículo nítido ao máximo. Assim quando se tem a ocular regulada e se faz o ajuste do paralax é possível ter tudo devidamente em foco.

 

A recomendação em muitos sites gringos é que se olhe para o retículo com a arma apontada para o céu ou uma parede branca por ex. e, se este estiver fora de foco, gire a ocular e olhe novamente. Isso deve ser repetido até que se tenha a imagem mais nítida e clara do retículo.

 

Abração!!! :thumbsup::thumbsup::thumbsup:

  • +1 1

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sou míope e não é pouca coisa (8,5 graus em cada olho), uso lentes de contato. Quanto mais leio sobre essa regulagem de ocular, mais confuso eu fico, porque o resultado prático no meu caso é totalmente diferente do que vocês relatam, rs.

 

Na Nikko 4x32 eu vou girando a rosca de regulagem até aparecer um pontinho branco que serve de marcação. Eu deixo esse pontinho alinhado com o digito "0" que tem no corpo da luneta (para ser mais exato tem a marcação assim, + 0 -).

 

Até esse ponto o que eu percebo que o retículo fica mais grosso e a imagem maior, como se fosse um "segundo zoom". Resumindo a imagem aumenta proporcional ao aumento do tamanho do retículo. Não faz nenhuma diferença na nitidez da imagem!

 

Se eu continuou rosqueando, digamos até o fim da regulagem, ai sim a imagem fica embaçada. Por isso que muitas vezes eu costumo dizer que essa regulagem nada mais é que o "foco".

Editado por Ylram
  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Daniel, sempre abrilhantando o fórum com suas valiosas contribuições.

Parabéns companheiro!

Mais um pontinho procê.

Por falar em Bushnell, o que acha do modelo Legend Ultra-HD 4.5-14x 44 - Mil-Dot? Já teve contado com ela?

Editado por Paes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiz isso ainda ontem, primeiro regulei a frente pra ter o menor paralax e depois a ocular. A melhor regulagem pra mim é com a lente toda encaixada na luneta. Mas agora tudo fez sentido, pois eu achava que a regulagem normal era com a lente toda no sentido horário, assim como muita gente também acha em trocentos fóruns gringos, porém pelo que o netby e o Ylram disseram, a regulagem normal é "no meio", então usando a lente toda no sentido horário eu estou corrigindo minha visão e nem sabia! O Eduardo Mello ali em cima também parece ter a mesma regulagem.

 

O negócio é que a leapers não tem essa marcação de + 0 -. Então tirei a gamo 4x32 do baú e ví que ela tem isso. Já que girando no sentido horários seriam os graus negativos correspondentes a miopia, agora faz sentido pois é exatamente o problema que eu tenho de visão. Meu óculos são de 1 e 1.25 graus, caso nessa luneta a correção seja de 1.5 graus como disse o netby, então é por isso que eu vejo melhor com a lente toda girada no sentido horário.

 

Muito obrigado a todos ai pessoal! Eu tinha pesquisado no fórum antes e não achei nada, por isso criei o tópico, mas antes dei uma lida no google. Porém o negócio parece ser um baita mistério ainda na maioria dos fóruns, muitos lugares dizem que essa lente serve pra corrigir paralax, inclusive instrutores americanos do exército, o que não é nada certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Andrei a ideia de corrigir o paralax é justamente porque para cada olho tem uma posição que foca melhor, então passa a impressão de que ajustou o paralax.

Resumindo uns gostam do anel frouxo outros bem atarrachado, vai do gosto do freguês.

A vantagem de ser inteligente é que podemos fingir que somos imbecis, enquanto o contrário é completamente impossível (Woody Allen).

 

 

Beeman HW 100 T FSB .177

Hatsan AT44-10.22 regulada

CZ Slavia 631 Lux

CBC Montenegro F18 Classic B19-14 .177

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quote

""""Eu fiz isso ainda ontem, primeiro regulei a frente pra ter o menor paralax e depois a ocular. A melhor regulagem pra mim é com a lente toda encaixada na luneta. Mas agora tudo fez sentido, pois eu achava que a regulagem normal era com a lente toda no sentido horário, assim como muita gente também acha em trocentos fóruns gringos, porém pelo que o netby e o Ylram disseram, a regulagem normal é "no meio", então usando a lente toda no sentido horário eu estou corrigindo minha visão e nem sabia! O Eduardo Mello ali em cima também parece ter a mesma regulagem.

 

O negócio é que a leapers não tem essa marcação de + 0 -. Então tirei a gamo 4x32 do baú e ví que ela tem isso. Já que girando no sentido horários seriam os graus negativos correspondentes a miopia, agora faz sentido pois é exatamente o problema que eu tenho de visão. Meu óculos são de 1 e 1.25 graus, caso nessa luneta a correção seja de 1.5 graus como disse o netby, então é por isso que eu vejo melhor com a lente toda girada no sentido horário.

 

Muito obrigado a todos ai pessoal! Eu tinha pesquisado no fórum antes e não achei nada, por isso criei o tópico, mas antes dei uma lida no google. Porém o negócio parece ser um baita mistério ainda na maioria dos fóruns, muitos lugares dizem que essa lente serve pra corrigir paralax, inclusive instrutores americanos do exército, o que não é nada certo.""""" End quote

 

 

 

Nota:

 

o anel da ocular além de servir para corrigir os graus de miopia e presbiopia como eu falei acima....

 

TAMBÈM

 

serve para corrigir a paralaxe sim

 

( neste caso não é rodando o anel mas sim a maneira como colocamos ( ou melhor dizendo como miramos com..) o centro do olho ( pupila) no retículo...)

 

só que isso é bem mais difícil de explicar ( pelo menos em pormenor é bem mais complexo)

 

mas básicamente é assim.

depois de termos a imagem /retículo bem nítido e com a arma bem apoida como atrás dito

 

com o olho na posição correta para fazer o tiro,mira-se um alvo ( preferência contra uma parede branca para este sobressair bem nítito) e fazem-se pequenos movimentos laterais com a cabeça,deslocando o olho que está fixado no retículo alguns mm para direita e para a esquerda

 

se o paralax estiver bem ajustado , a imagem do alvo e o retículo não se mexem ( uma em relação ao outro)

 

se ao movimentar-mos ligeiramente a cabeça para um lado e para o outro ( lógico que é um movimento muito ligeiro) o alvo que estamos a mirar se deslocar para um lado e para o outro em relação ao retículo,então o paralax não está bem ajustado..

 

a explicação técnica para isso é muito mais complexa do que aquilo que eu disse, porém basicamente pode-se saber se o paralax está bem ajustado fazendo esse pequeno teste do movimento da cabeça...

 

quem quiser saber mais pormenores sobre o assunto ,creio que no youtube existem vídeos explicando bem sobre a matéria....

 

 

http://www.youtube.com/watch?v=JrFj2zR0mdI

Editado por netby
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso acontecia com minha Leapers Accushot, depois de regulado o paralax pela torre lateral, era preciso um ajuste fino na ocular, para o retículo fixar bem, assim eliminava por completo qq falta de paralax.

A vantagem de ser inteligente é que podemos fingir que somos imbecis, enquanto o contrário é completamente impossível (Woody Allen).

 

 

Beeman HW 100 T FSB .177

Hatsan AT44-10.22 regulada

CZ Slavia 631 Lux

CBC Montenegro F18 Classic B19-14 .177

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Daniel, sempre abrilhantando o fórum com suas valiosas contribuições.

Parabéns companheiro!

Mais um pontinho procê.

Por falar em Bushnell, o que acha do modelo Legend Ultra-HD 4.5-14x 44 - Mil-Dot? Já teve contado com ela?

 

 

Paes tive uma Bushnell Legend mas mais antiga que essa

 

as Legend costumam ter lentes quase tão boas como as Elite ( este quase é um a diferença bem pequena mesmo..)

mas o preço das Legend costuma ser cerca de metade ( ou menos) das Elites 4200 e 6500...

 

as Elites são fabricadas no Japão com lentes japonesas, e creio que as Legend e Trophy também usam lentes japonesas ( digo creio porque não tenho certeza) mas o fabrico é nas Filipinas ,daí o preço bem mais em conta..

 

a Bushnell tem as topo de gama ( Elites) com fabrico no Japão, a gama média ( Trophy e Legend) com fabrico nas Filipinas e gama baixa ( Sportsman ,Dusk and Dawn etc.) na China....

Editado por netby
  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha mesmo regulando o dia todo ainda não fica 100%. Mas também lá fora custa 100 pila... No fim o melhor que eu consigo é o principal, o retículo não se mexer em relação ao alvo, mas as bordas da imagem ficam "se entortando" como quando se usa aquelas lentes com muito ângulo ou aquele "olho de gato" que tem nas portas pra ver se tem alguem do outro lado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiz isso ainda ontem, primeiro regulei a frente pra ter o menor paralax e depois a ocular. A melhor regulagem pra mim é com a lente toda encaixada na luneta. Mas agora tudo fez sentido, pois eu achava que a regulagem normal era com a lente toda no sentido horário, assim como muita gente também acha em trocentos fóruns gringos, porém pelo que o netby e o Ylram disseram, a regulagem normal é "no meio", então usando a lente toda no sentido horário eu estou corrigindo minha visão e nem sabia! O Eduardo Mello ali em cima também parece ter a mesma regulagem.

 

O negócio é que a leapers não tem essa marcação de + 0 -. Então tirei a gamo 4x32 do baú e ví que ela tem isso. Já que girando no sentido horários seriam os graus negativos correspondentes a miopia, agora faz sentido pois é exatamente o problema que eu tenho de visão. Meu óculos são de 1 e 1.25 graus, caso nessa luneta a correção seja de 1.5 graus como disse o netby, então é por isso que eu vejo melhor com a lente toda girada no sentido horário.

 

Muito obrigado a todos ai pessoal! Eu tinha pesquisado no fórum antes e não achei nada, por isso criei o tópico, mas antes dei uma lida no google. Porém o negócio parece ser um baita mistério ainda na maioria dos fóruns, muitos lugares dizem que essa lente serve pra corrigir paralax, inclusive instrutores americanos do exército, o que não é nada certo.

 

É isso ai Andrei agora eu também estou entendendo o porque de a regulagem "no meio" (no pontinho em cima do zero) me parece a melhor opção, resumindo no meu caso estou usando a luneta sem correção alguma pois a minha lente de contato já se encarrega dos 8.5 graus de míope, rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É por isso que tem luneta de vários valores, qualidade custa caro.

A vantagem de ser inteligente é que podemos fingir que somos imbecis, enquanto o contrário é completamente impossível (Woody Allen).

 

 

Beeman HW 100 T FSB .177

Hatsan AT44-10.22 regulada

CZ Slavia 631 Lux

CBC Montenegro F18 Classic B19-14 .177

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

É por isso que tem luneta de vários valores, qualidade custa caro.

 

 

Isso é verdade especialmente em tudo o que "meta" óptica

 

quem usa óculos sabe que uns equipados com lentes Zeiss, por exemplo, custam os "olhos da cara" ,kkk

 

lunetas até uns 300 dólares +- ( como por exemplo as Leapers ,Hawke .MTC,Nikko Stirling ) têm lentes razoáveis ou "boazinhas"....

 

lunetas de 500 até uns 800 dólares já estão um patamar acima e por norma já têm lentes muito boas ou mesmo excelentes- como por exemplo as Bushnell Elite 4200/6500, Sightron ,Weaver,Nikon etc( todas estas mencionadas fabricadas no Japão)

 

depois temos lunetas de 1000 dólares para cima ( e por vezes muito para cima....) e destas sem dúvida as que têm as melhores lentes ( mais cristalinas) são as fabricadas no centro da Europa : Alemanha,Austria,Hungria,Republica Checa...

 

aí estão as top das top ( em termos de qualidade óptica e também qualidade mecânica..)

é o "reino" das Swarovsky,Schmidt&Bender,Zeiss,Kahles,Meopta.... qualquer uma delas um "sonho" de consumo....

Editado por netby
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Daniel, mais uma aula!

Obrigado pelas respostas.

Estou namorando essa Bushnell Legend 4.5-14x44 Mil-Dot faz tempo...

Precisava ouvir a opinião de alguém que já tivesse testado um exemplar da série.

Acho que esse ano faço minha tão sonhada importação.

Nela virá uns brinquedos de fogo, alguns de ar e duas ou três lunetas dessas.

Espero que dê tudo certo, hehe!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

talvez vc tem focado a uma distancia e atirado a outra. Quanto mais rosqueada e mais proxima uma lente estiver da outra, melhor ira se enxergar a pequenas distancias, e acontece o oposto para distancias maiores. De repente sua luneta veio regulada a 100 jd e vc a usa em 9 jardas, o foco estara ruim, entao ao rosquea-la em direçao a outra lente aproximando-as o foco tende a melhorar.

CBC B19-S .177- Coronha e muzzle da B17, mola da cometa 220 com o guia traseiro cortado, gatilho e bucha da Quick Shot. Uma delícia!

Cometa New Fênix 400 .177 - kit elite 45kg, gatilho e muzzle da Quick Shot, Soleira regulável by JSimbalista. Aprendendo a domar a fera ainda!

Gamo CFX Royal .177 - até que enfim!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

O ajuste da ocular serve pra dar nitidez ao retículo e não ao alvo. Como preciso usar óculos mas não uso, sempre preciso ajustar a ocular nas lunetas que instalo para o reticulo não ficar borrado.

AR+1210 Sharp Innova Wood Luxo, .22;(Preparando review)

Webley Rebel FAC, .177;

Crosman 1077, .177, com kit autonomia inspirado no post http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/3217-upgrade-na-crosman-1077/;
Cometa Fusion Premier, .22; (A venda)
Cometa Fusion Black, .177; (A venda)
Beeman P-17, .177.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante