Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Hatsan AT44 Monoshot 5,5 a 100 metros - AGORA FICOU SÉRIO!


Charles Dias

Posts Recomendados

Tempos atrás fiz uma "brincadeira" de atirar com minha AT44 Monoshot 5,5 a 100 metros em um alvo que era a impressão numa folha A4 do miolo do alvo utilizaod nas famosas provas de tiro de pressão a 100 metros na Holanda (http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/5582-brincadeira-a100-metros-com-a-hatsan-at44-monoshot-55/). O resultado, sinceramente, foi aquém do que esperava, apesar dos colegas terem dito que estava ótimo:

gallery_1221_30_78663.jpg

 

Desde antes dessa "brincadeira" notava que ao disparar a arma sentia um sopro de ar que escapava da lateral da arma. Conversando com o amigo Willamms Macenas e forçando a memória de quando a desmontei para colocar um parafuso que deixaram de colocar quando de sua montagem na fábrica, a razão do sopro de ar foi diagnosticada como advindo da falta de um dos minúsculos o´rings do transfer port. Como a segunda etapa do Desafio dos 50m estava próxima e eu sem tempo, preferi deixar para desmontar a danada e verificar isso somente na folga do carnaval.

Pois bem, desmontei minha AT44 (procedimento muito fácil) e realmente faltava o tal o´ring. Como o amigo Willamms Macenas havia trazido alguns para mim de sua última visita à Vedabrás, resolvi o problema e hoje fui ao clube de tiro testar. O dia não estava dos melhores, um ventinho leve prenunciando chuva não dava trégua. Na falta de um alvo como o que tinha usado na "brincadeira" (esqueci na impressora na casa dos meus pais), usei mesmo um alvo 17x17 cm oficial de provas de papel 10 metros. Pesava a favor desse teste a colocação o´ring até então faltante e a nova coronha do Paulo Martins com que dei de presente à minha AT. Pesava contra o sandbag frotal inadequado (o que tenho é para coronhas de telha arredondada e a nova coronha é de telha reta ... e o novo sandbag ainda não chegou):

gallery_1221_30_54279.jpg


Mas vamos que vamos. Para aquecer alguns disparos com chumbos tirados direto da lata, no caso os JSB Exact Jumbo que minha AT tanto gosta.

gallery_1221_30_16544.jpg


Opa, resultado animador considerando que a "bolota preta" desse alvo de 17x17 tem 59mm, muito menor que a "bolota" de nove pontos do alvo holandês, que tem 70mm, logo o agrupamento foi consideravelmente melhor dessa vez que na anterior.

Arma preparada para atirar de verdade e agora com chumbos inspecionados e pesados individualmente, ou seja, lá vem ganho de precisão derivado da eliminação da variação do peso dos chumbos e de qualquer problema com deformações.

gallery_1221_30_37698.jpg


Sim, senhores, 40 pontos em um alvo de 17x17cm a 100 metros tendo um 10 que não sei dizer se foi "X" ou não!

Vejamos uma comparação de medidas CTC (centro a centro), dando a "colher de chá" para a "brincadeira" passada e ignorando o flyer.

gallery_1221_30_15897.jpg

 

gallery_1221_30_42388.jpg


Ou seja, o agrupamento conseguido agora é nada mais nada menos que 16,1mm menor que o conseguido anteriormente!

Estou muito animado com os resultados. Assim que chegar o sandbag frontal adequado para a nova coronha e também um novo dispositivo de seleção de chumbos que acredito causará um aumento considerável na precisão dos disparos da minha AT, a meta será colocar os cinco disparos cada vez mais próximos do centro do alvo ... e de agora em diante usarei apenas alvos 17x17!

Se tudo der certo não demorará muito para presentear minha AT com dois brinquedinhos muito especiais que a ajudarão a ser "top precision" a 100 metros:

gallery_1221_30_14480.jpg


1 - Um dispositivo como usado pelo famoso EdgunUSA para medir com precisão o tamanho da cabeça dos chumbos.

,new10-50x60nato600.jpg


2 - Uma luneta Nikko Stirling 10-50x60 Diamond Sportsman, perfeita para tiro de precisão a 100 metros.

 

ATUALIZAÇÃO DO TÓPICO

 

Pronto, consegui (finalmente) editar e subir o vídeo em tempo real e sem cortes da sessão de tiros acima descrita.

 

ATUALIZAÇÃO DO TÓPICO

 

Definitivamente a "praia" da minha AT44 são dos disparos a longa distância! Essa arma não para de me surpreender. Com ela consegui num alvo de 17x17cm a 100 metros acertar um 10, dois 9 e dois 8 ... pena que uma maledeta gatilhada tenha estragado agrupamento tão bonito. A meta agora é alojar cinco disparos dentro do círculo que demarca os 9 pontos!

 



CONTINUA ... Editado por Charles Dias
  • +1 1
banner.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Charles meus parabéns cara!!! 16mm de diferença entre os dois grupos é uma diferença ENORME!!!

 

Acredito que com o aparelhinho do Edgun para a medição dos chumbos + a adição da luneta vc terá um conjunto todo a seu favor para os tiros a longa distância!

 

Abração e parabéns novamente!!! :thumbsup::thumbsup::thumbsup:

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muitas vezes não nos apegamos aos pequenos detalhes ! vejam como uma fuga de ar por menor que seja compromete todo o conjunto

 

Como sempre tenho dito la no clube , que 80 % das PCP de la nunca tiveram seus O"rings devidamente reparados ! e quando reparados não mantem a respectivas medidas ! pois 1 decimo mm para mais ou para menos faz diferença sim !

Editado por willamms macena
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Doberman, para vc ver como um o´ring de 50 centavos e uma coronha adequada fazem diferença. Creio que com todo o equipo adequado, chumbos o melhor selecionado possível e num dia seco e sem vento consigo um agrupamento de uma polegada ou até menos.

 

Charles meus parabéns cara!!! 16mm de diferença entre os dois grupos é uma diferença ENORME!!!

 

Acredito que com o aparelhinho do Edgun para a medição dos chumbos + a adição da luneta vc terá um conjunto todo a seu favor para os tiros a longa distância!

 

Abração e parabéns novamente!!! :thumbsup::thumbsup::thumbsup:



Ainda mais que o´rings originais costumam deixar a desejar. Os da Hatsan são uma mer%*!

 

Muitas vezes não nos apegamos aos pequenos detalhes ! vejam como uma fuga de ar por menor que seja compromete todo o conjunto

 

Como sempre tenho dito la no clube , que 80 % das PCP de la nunca tiveram seus O"rings devidamente reparados ! e quando reparados não mantem a respectivas medidas ! pois 1 decimo mm para mais ou para menos faz diferença sim !

banner.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Doberman, para vc ver como um o´ring de 50 centavos e uma coronha adequada fazem diferença. Creio que com todo o equipo adequado, chumbos o melhor selecionado possível e num dia seco e sem vento consigo um agrupamento de uma polegada ou até menos.

 

 

Ainda mais que o´rings originais costumam deixar a desejar. Os da Hatsan são uma mer%*!

 

Sem dúvida fazem uma diferença enorme!!! Estou finalizando um processo com a minha Titan (na qual ele foi a cobaia rsrssrs) e fiz pequenos acertos, pouca coisa, que fez uma enorme diferença. Quando eu comprar uns JSB posto os resultados, assim terei um bom comparativo.

 

Se toda parte mecânica estiver ok, o assentamento da arma na coronha e a rigidez do conjunto são responsáveis por um grande percentual no que concerne a consistência para resultados como esses que vc consegiu. Muito massa mesmo!!!

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nem me diga. Os que vieram na minha AT não durarão três introduzidas no cilindro. O Reginaldo me deu dois de nitrílico e estão perfeitos ... e olha que já usei até não querer mais!

 

Um exemplo de o'ring de péssima qualidade da Hatsan , é o que vem no Fill probe da AT ! se segurados na mão começam a derreter



Macedo, realmente tem uma técnica toda própria ... e quanto mais precisão se busca nessa distância, mais profundamente você tem de entender e aplicar essa técnica própria. Seleção de chumbos é fundamental. Entender a influência do clima (vento, umidade, temperatura, ...) idem.

 

Agora, o maior problema é que depois de se acostumar a acertar alvos de um centímetro nessa distância, latas de refri ficam fáceis como se fossem latões de 50 litros!

 

Charles ´parabens pelos belos tiros, 100 m não é facil e tem muita interferencia envolvida nos disparos, com certeza esta Nikko vai ajudar muito na precisão do disparos, uma bela seleção dos chumbos tab[mbem ajuda muito.

 

Eduardo Macedo.

banner.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Charles,

Resultados excelentes !

 

Além do ótimo post.. suas observações vão ao encontro das minhas. No último sábado um amigo que sentava ao meu lado direito disse que minha BT estava espirrando ar na cara dele.

Dei um tiro com a mão esquerda sobre o magazine.. e REALMENTE .. sai um belo de um sopro por ali.

Achei inadequado, e ia criar um tópico para questionar os colegas se isso é normal.. acabou passando e agora vejo o seu.

Minha BT não chegou a 500 tiros e já está assim ?

Os orings do fill probe foram trocados antes da 1a utilização - achei que estavam totalmente degradados, sõ falta o oring do transfer port ter ido pro saco tb.

 

Charles.. só desmontando pra ver ? Ou tem outro jeito ?

Abs

SVG

Marauder Pistol Woods Walk 5.5

HW97K 4.5

CBC 345 Expresso Junior 4.5
ROSSI MOD I 4.5

EX-Norica Storm 5.5

EX-Hatsan BT65SB-W 5.5

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O pior que só desmontando mesmo. Mas se está "soprando" deve ser por degradação ou mesmo ausência de o´rings ... no meu caso não veio mesmo.

 

Grande Charles,
Resultados excelentes !

Além do ótimo post.. suas observações vão ao encontro das minhas. No último sábado um amigo que sentava ao meu lado direito disse que minha BT estava espirrando ar na cara dele.
Dei um tiro com a mão esquerda sobre o magazine.. e REALMENTE .. sai um belo de um sopro por ali.
Achei inadequado, e ia criar um tópico para questionar os colegas se isso é normal.. acabou passando e agora vejo o seu.
Minha BT não chegou a 500 tiros e já está assim ?
Os orings do fill probe foram trocados antes da 1a utilização - achei que estavam totalmente degradados, sõ falta o oring do transfer port ter ido pro saco tb.

Charles.. só desmontando pra ver ? Ou tem outro jeito ?
Abs
SVG

banner.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Belos resultados, reparei no video que não tinha vento como tb o ultimo alvo explosivo fez muito mais barulho e fumaça. Será que para uma boa explosão tem que acertar no meio?

 

Muito legal o video!!!! :thumbsup:

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O pior que só desmontando mesmo. Mas se está "soprando" deve ser por degradação ou mesmo ausência de o´rings ... no meu caso não veio mesmo.

Charles, Depois que colocou o oring não assopra NADA ??

 

Senhores, tópico atualizado com vídeo em tempo real da peripécia.

Muito legal.

Realmente o último foi um estouro.

 

Abs

SVG

Marauder Pistol Woods Walk 5.5

HW97K 4.5

CBC 345 Expresso Junior 4.5
ROSSI MOD I 4.5

EX-Norica Storm 5.5

EX-Hatsan BT65SB-W 5.5

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, nenhum sopro de ar por mais leve que seja. Ficou totalmente selada.

 

Quanto ao estouro, alguns estouram mais forte que outros ... de qualquer forma são alvos muito divertidos. Vou preparar um review deles.

 

Charles, Depois que colocou o oring não assopra NADA ??

Muito legal.
Realmente o último foi um estouro.

Abs
SVG

banner.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou impressionado, sem dúvidas o melhor custo benefício. Não podemos tirar tbm o mérito do atirador. Estava planejando para esse ano a aquisição da minha primeira PCP que seria uma S510, mas depois de ver os vídeos do Charles tenho pensado mais a respeito pois pelo valor que iria pagar na S510 da para comprar a AT44-10 mais os acessórios.

Norica Storm 5,5 + GR50 (vendida)

B19-S + GR50 (vendida)

B19-14 4,5 + kit Elite GR45 + pistão aliviado

HW35 Stainless

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante