Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Chairgun Versão 4.0.6 - Overview


Posts Recomendados

Opa Povo!!

 

Não sei se todos sabem mas a Hawke lançou a algum tempo o Chairgun na versão nova, a 4.0.6.

 

screenshot.jpg

 

Visualmente o programa ganhou um look mais clean, no básico tudo continua igual, a excessão de algumas coisas que foram retiradas. Como por exemplo no menu Ferramentas (Tools) a opção Converções (Conversions), que, pelo menos eu, usava bastante e achava muito prática.

 

 

21b1xrp.jpg

Antes no menu ferramentas, não existe mais na nova versão.

 

Em compensação, uma ferramenta que achei extremamente interessante é a Crosswind Analyses (também em ferramentas). Com ela é possível analisar o comportamento do chumbo sendo afetado pelo vento em até 04 diferentes zonas definidas pelo usuario, bem interessante na minha opinião.

 

ekgnzt.jpg

 

 

A opção de visualização também mudou, visualmente e estruturalmente:

 

Como era na versão anterior:

 

2e0l2jn.jpg

 

Antes vc podia alterar os valores sem ter de mexer na sua "tabela original".

 

Como ficou:

 

ejbd45.jpg

Agora para alterar a visualisação vc precisa mudar os valores direto na tabela, o que pode causar estranheza aos que "só queriam ver uma coisinha" kkkk Em contrapartida o gráfico agora mostra a marcação de distância, um facilitador sem dúvida.

 

Um detalhe que achei bem legal é que, no banco de dados dos chumbos, agora não há mais a mistura com calibres diferentes, o que facilita a busca sem ter de passar por um calibre diferente do procurado.

 

 

2i25xr9.jpg

 

Eu notei tb que há algumas pequenas diferenças na previsão balística do programa, talvez um leve ajuste em relação ao anterior quem sabe, ainda não testei a fundo para ver.

 

No fim das contas eu ainda uso muito a versão anterior enquanto me adapto a essa nova "visão do jogo" hehehe.

 

É isso ai pessoal, se alguém souber mais alguma coisa a respeito do programa, algo que eu tenha esquecido de mencionar fique a vontade e mande bala nas informações!!!

 

Abração!!! :thumbsup::thumbsup::thumbsup:

 

 

 

 

  • +1 4

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No começo estranhei essa nova versao, ainda tento me acostumar...

 

Com certeza é uma ótima ferramenta.. e me ajuda muito!

 

Valeu Doberman por compartilhar!

Urko III .177

Crosman Phantom .177

FX Wildcat .22

Air Arms S410 Xtra FAC .177 (saudade)

Hatsan AT44-10 .177 (saudade)

Air Arms TX200 MKIII Walnut .177 (saudade)

Beeman P17 .177

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No começo estranhei essa nova versao, ainda tento me acostumar...

 

Com certeza é uma ótima ferramenta.. e me ajuda muito!

 

Valeu Doberman por compartilhar!

 

Valeu Murate!!! :thumbsup::thumbsup:

 

Tb estou tentando me "adaptar" a ele hehehe

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal quem tiver problema com a database de chumbos e não estiver aparecendo os calibres 4.5 e 5.5 (que foi o meu caso), faça o seguinte:

 

Menu Toolbox - Reset Pellet Database, para limpar tudo e depois Toolbox - Update Pellet Database.

 

O manual em PDF (inglês) pode ser baixado nesse link:

 

http://www.hawkeoptics.com/user/chairgun/ChairGun406Help.pdf

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal quem tiver problema com a database de chumbos e não estiver aparecendo os calibres 4.5 e 5.5 (que foi o meu caso), faça o seguinte:

 

Menu Toolbox - Reset Pellet Database, para limpar tudo e depois Toolbox - Update Pellet Database.

 

O manual em PDF (inglês) pode ser baixado nesse link:

 

http://www.hawkeoptics.com/user/chairgun/ChairGun406Help.pdf

 

Boa Ylram!!

 

Outra dica que esqueci de citar lá em cima é que, se vc tiver dificuldade em colocar os graus de incidência do vento ou até mesmo em determinar de "olho" a velocidade do vento basta clikar com o botão direito na janela de velocidade do vento e em seguida em "wind speed". Abrirão algumas opções para que a analise do vento seja facilitada por simples visualização.

 

Por Ex.:

 

2qbdjwi.jpg

 

Pode não ser extreeeemamente preciso nessas condições mas ajuda pra ter uma base.

 

Abração! :thumbsup::thumbsup::thumbsup:

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bem lembrado Doberman, essa opções de "contexto" do menu direito do mouse estão disponíveis em quase todos os campos com opções já pré-definidas.

 

Eu tive um pouco de dificuldade para entender o menu Toobox - Generic Mil-dot Calibration.

 

Alguém poderia me dar uma dica qual seria a calibração correta para uma luneta 4x32 com 5 dots? No momento eu calibrei como 4x exato ou seja o valor padrão do Moa que é 3,438 Moa/Dot.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bem lembrado Doberman, essa opções de "contexto" do menu direito do mouse estão disponíveis em quase todos os campos com opções já pré-definidas.

 

Eu tive um pouco de dificuldade para entender o menu Toobox - Generic Mil-dot Calibration.

 

Alguém poderia me dar uma dica qual seria a calibração correta para uma luneta 4x32 com 5 dots? No momento eu calibrei como 4x exato ou seja o valor padrão do Moa que é 3,438 Moa/Dot.

 

Opa Ylram!

 

Se for o "padrão" 1/4'' MOA @ 100 yards (normalmente esta escrito nas torres) é: 4,1880

 

Que luneta seria a sua?

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ainda preferia o visual do antigo, mas esse parece que ta com a matemática mais elaborada e dados atualizados, além de que a antiga parou de funcionar do nada e nem reinstalando e limpando registro funcionou... Então sou obrigado a usar esse kkkkkk. Não to a fim de formatar. Mas mesmo assim usaria esse, tá mais "preciso". Só que acho que foi furada eliminar coisas do outro que eram tão boas. Como se fosse fazer diferença num HD de 1TB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Configurei os parâmetros da tela (os 4 campos) e ficou assim:

 

True Mil-Dot Magnification = 3,3 (4,188 MoA/Dot)

 

Será que fiz certo?

 

Eu não tinha usado essa opção ainda, fui lá dar uma olhada, só calibro os clicks por MOA. O true mil é em 10x... onde, 1mil = 3,6'' @ 100yds, logo 5x = 1,8'' @ 100 yds, pra 4x seria 1,6'' @ 100yds por ai.

 

Dificilmente uso o bracketing para estimar o range (e quando uso é em "ambiente controlado") então nem me atentei a essa config. vou estudá-la pra ver!

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Doberman eu li uma matéria do Nelson que dizia o seguinte:

 

"1 MIL DOT corresponde a 3,44 MOA.

Se a luneta for de 1/4 MOA, é só multiplicar 3,44 pelo denominador 4, ou seja, 3,44 * 4 = 13,76. Como o clique deve ser em número inteiro,arredondar para 14. Portanto, para luneta de 1/4 MOA, a variação equivalente a 1 MIL DOT, corresponde a 14 cliques. Se a luneta for de 1/8 MOA, serão necessários 28 cliques.
O arredondamento do número de cliques não afeta a precisão, porque a diferença é muito pequena."
Dai o que eu entendi nessa calibração é que para se usar o valor "padrão" o resultado deve ser 3.44 MoA/Dot, mas como disse fiquei na duvida se está correto a interpretação.
Essa opção de calibração interfere na janela "Visualisation View"
Editado por Ylram
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eita!!! kkkkkk 1 mil dot = 3,44 é nova pra mim kkkkkkk Essa relação é a 100 yds que ele se referia?

 

Veja tb: http://www.sniperflashcards.com/Moronic_Advice_by_John_Plaster.pdf ou na pag 10/11 http://www.leupold.com/wp-content/uploads/2012/07/Tactical-Milling-Reticle-Man.pdf

 

Amanhã vou fazer uns testes de visualização pra ver, vou tentar configurar tb!

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou te passar o link da matéria no fórum do AG, se você tiver conta da uma olhada (é um tópico explicando o mil-dot e até como usar o mesmo para calculo de distancia). Tem o post principal e uns comentários dele no tópico inclusive com isso que citei.

 

http://www.airgun.com.br/forum/viewtopic.php?t=31049&highlight=mil+dot+corresponde++++moa

 

Para a minha luneta que é 1/4 MOA parece que tem fundamento essa conta da 14 clicks para fechar 1 mil-dot.

 

Estou vendo os links que você me passou, valeu!

Editado por Ylram
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hauAHAUH Ylram acho que estamos falando a mesma coisa mas de modos diferentes kkkkkkkkk

 

1mil = 3,6'' @ 100 yds que é igual a 3,438'' MOA

 

Ou seja esta correto dizer que a distancia entre dots é 3,44 @ 100 yds

 

é... dormir faz bem kkkkkkkk

 

 

Abração meu velho! :thumbsup::thumbsup::thumbsup:

Editado por Doberman

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Configurei os parâmetros da tela (os 4 campos) e ficou assim:

 

True Mil-Dot Magnification = 3,3 (4,188 MoA/Dot)

 

Será que fiz certo?

 

Ylram, eu configurei conforme o indicado no manual do Chairgun que diz: "Coloque uma régua numa distância conhecida (medida) e verifique a aparente distancia entre os dots".

 

Colocando uma trena em pé a 5 mts de distância obtive aprox 6,8 cm de média em 5 dots, tirando a média deu 1,36 cm de distância entre eles.

 

Ficou assim:

 

29p9t2p.png

 

Na visualização me pareceu bem coerente com o que já vi em campo.

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaiz não entendí nada desse tal de true mil dot magnification auhauhauh. Mas nem liga, eu tava com outra dúvida, se alguem puder ajudar, como que vocês medem aquela distância da luneta pro cano, que aparece no chairgun, pelo que eu entendí seria entre o centro da luneta e o centro do cano, ai complica.

 

Talvez se eu pegar um paquímetro, medir a grossura do cano, da luneta, do conjunto todo e subtrair a metade do tamanho da luneta e metade do cano, acho que ficaria bem exato assim.

Editado por Andrei917
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aos amigos que baixaram a nova versão.

.

Eu tenho a versão anterior e gosto muito dela. Se eu baixar a nova, vou manter a versão antiga? É possível ficar com as 2 versões?

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaiz não entendí nada desse tal de true mil dot magnification auhauhauh. Mas nem liga, eu tava com outra dúvida, se alguem puder ajudar, como que vocês medem aquela distância da luneta pro cano, que aparece no chairgun, pelo que eu entendí seria entre o centro da luneta e o centro do cano, ai complica.

 

Talvez se eu pegar um paquímetro, medir a grossura do cano, da luneta, do conjunto todo e subtrair a metade do tamanho da luneta e metade do cano, acho que ficaria bem exato assim.

 

Opa Andrei! Eu uso um paquimetro, faço a medida da melhor maneira possível, alguns mm não interferem significativamente (tipo uns 2 a mais ou a menos)

 

Aos amigos que baixaram a nova versão.

.

Eu tenho a versão anterior e gosto muito dela. Se eu baixar a nova, vou manter a versão antiga? É possível ficar com as 2 versões?

 

Cyntra eu uso as duas no pc, inclusive no note com win 8, funcionam juntas sem probs!

 

Abração! :thumbsup::thumbsup::thumbsup:

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

 

Ylram, eu configurei conforme o indicado no manual do Chairgun que diz: "Coloque uma régua numa distância conhecida (medida) e verifique a aparente distancia entre os dots".

 

Colocando uma trena em pé a 5 mts de distância obtive aprox 6,8 cm de média em 5 dots, tirando a média deu 1,36 cm de distância entre eles.

 

Ficou assim:

 

29p9t2p.png

 

Na visualização me pareceu bem coerente com o que já vi em campo.

Ta errado isso. Com as informações visuais que você obteve o correto preenchimento seria: Pra full mildots 5 a vertical difference é 6,8 e pra full mildot 1 a vertical difference é 1,36. Nesse os mildots dessa luneta são verdadeiros a 10x.

Editado por Fersiq

AR+1210 Sharp Innova Wood Luxo, .22;(Preparando review)

Webley Rebel FAC, .177;

Crosman 1077, .177, com kit autonomia inspirado no post http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/3217-upgrade-na-crosman-1077/;
Cometa Fusion Premier, .22; (A venda)
Cometa Fusion Black, .177; (A venda)
Beeman P-17, .177.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante