Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Regulagem de luneta


Posts Recomendados

Olá,

Sou novo no fórum e também nesse esporte. Poucos dias atrás ganhei uma cbc f22 nitro 800 com uma luneta 4x32 também da cbc. Aí vem o problema, ja li, vi vídeos e tudo mais sobre a regulagem de lunetas e não consigo a regulagem correta. Faço todo o procedimento de zerar a luneta, procedimento de regulagem e mesmo assim os tiros não saem em um agrupamento satisfatório. O problema pode ser o recuo da carabina? Não queria nada perfeito, sei que nem mesmo é possível, só queria uma margem razoável, algo que não acontece, quanto mais eu regulo, mais aleatório saem os tiros.

 

Desde já agradeço,

Ary Gomes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá arygomes, seja bem vindo!

 

Vc chegou a testar a carabina com vários tipos de chumbo? Quais? Acontece que nem todos os chumbos serão os ideais para a sua carabina como vc verá no futuro, alguns não agruparão nem com reza brava rsrsrs

 

A Nitro é uma arma potente e pode ser sensivel a pegada, mas vamos por partes. Quais chumbos vc usou e qual a distância dos disparos? A arma foi comprada recentemente? Se for nova pode estar com efeito diesel ainda.

 

Abração!!! :thumbsup::thumbsup::thumbsup:

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ary Gomes,

A carabina Nitro 800 é forte e tem um recuo considerável. No caso dela é recomendável verificar o seguinte:

1- Se os parafusos de fixação da carabina estão devidamente apertados e apertar se for necessário; isso deve acontecer com frequência, parafusos frouxos afetam a precisão e podem rachar a coronha:

2- Verificar o aperto dos parafusos de fixação da luneta e se a luneta não está correndo no trilho.

3- Normalmente os mounts(suportes) que vem nas lunetas CBC não suportam o recuo das Carabinas modelo Nitro. Todos os casos que conheci o dono trocou o Mount por um Mount único ou outro capaz de segurar o tranco da nitro.

4- Faça o teste com a vários chumbos para saber o que melhor agrupa com a sua carabina, a falta de agrupamento pode ser causada pelo chumbo inadequado para a sua carabina.

5- O ideal é regular a luneta com a carabina apoiada de forma a ter a menor interferência possível do atirador.

Seja bem vindo ao nosso esporte.

.

Doberman, você é um "fast gun" dedo rápido. Quando comecei a postar, você já tinha chegado antes. kkkkkkkkkkk

Editado por Cyntra

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ary Gomes,

A carabina Nitro 800 é forte e tem um recuo considerável. No caso dela é recomendável verificar o seguinte:

1- Se os parafusos de fixação da carabina estão devidamente apertados e apertar se for necessário; isso deve acontecer com frequência, parafusos frouxos afetam a precisão e podem rachar a coronha:

2- Verificar o aperto dos parafusos de fixação da luneta e se a luneta não está correndo no trilho.

3- Normalmente os mounts(suportes) que vem nas lunetas CBC não suportam o recuo das Carabinas modelo Nitro. Todos os casos que conheci o dono trocou o Mount por um Mount único ou outro capaz de segurar o tranco da nitro.

4- Faça o teste com a vários chumbos para saber o que melhor agrupa com a sua carabina, a falta de agrupamento pode ser causada pelo chumbo inadequado para a sua carabina.

5- O ideal é regular a luneta com a carabina apoiada de forma a ter a menor interferência possível do atirador.

Seja bem vindo ao nosso esporte.

.

Doberman, você é um "fast gun" dedo rápido. Quando comecei a postar, você já tinha chegado antes. kkkkkkkkkkk

 

hAuAHuAhAUhAuAHuAH Opa Cyntra!!! Da nada meu velho kkkkkkkkk A tua explicação foi perfect!!!

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vocês são rápidos mesmo, Doberman e Cyntra!

Vou fazer mais algumas considerações que, creio eu, excluem algumas possibilidades:

Mira aberta: Usando sem a luneta, somente a mira aberta, achei boa a precisão e consegui bons tiros, com nenhum disparo "anormal". Consegui regular a mira aberta em poucos disparos a 15m.

Chumbo: Usei 2 marcas diferentes (estou sem elas agora) e novamente, na mira aberta, obtive bons resultados com os dois.

 

Doberman, geralmente atiro a uma distancia de 15~20m, a arma deve estar com uns 500 disparos.

Cyntra, vou responder seguindo a ordem que você usou:

1- A precisão da carabina sem luneta é boa, o que eu acho que descarta essa possibilidade.

2- Coloquei a luneta o mais firme que consegui e mesmo assim não vai!

3- Considero profundamente essa possibilidade, o mount não é único e dentre as possibilidades creio ser a mais provável.

4- Consegui bons agrupamentos em mira aberta com dois tipos diferentes de chumbo, já com a luneta...

5- Usei meus dotes para criar um suporte que apoiasse a arma e me permitisse atirar hehehehehehe

 

Obrigado pela ajuda

Abraço,

 

Ary Gomes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com a luneta vc conseguiu algum bom agrupamento?

Digo, fez um agrupamento sem ficar tentando regular a luneta?

 

Experimente fazer um agrupamento sem regular a luneta mesmo.

 

 

 

...

2- Coloquei a luneta o mais firme que consegui e mesmo assim não vai!

...

Obrigado pela ajuda

Abraço,

 

Ary Gomes.

Ary, cuidado. Não se deve apertar tanto a luneta, pode acabar danificando.

Veja esse post do Doberman: http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/1409-instalacao-da-luneta-no-mount-para-iniciantes-como-nao-passar-aperto-na-hora-do-aperto/

 

O mount é altamente recomendável um mount único. Se possível ainda, um Dampa (Sportsmatch DM60, caso seja tubo de 1").

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Takao, tentei em vão alguns tiros (muitos, MUITOS kkkkk), mesmo sem conseguir a regulagem da luneta, e nenhum agrupamento ao mínimo decente, com muitos tiros aleatórios.

Sobre o aperto da luneta, olhei este tópico antes de instalá-la, coloquei o mais firme possível sem forçar, é claro.

 

Obrigado :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ary, quando vc tenta regular, sente a clickagem "mole"? Quero dizer sem nenhuma resistência ou o barulho do click beeeem fraquinho? Essa luneta veio com a arma ou vc comprou separado? Alguma vez ela se comportou como deveria, segurando a regulagem?

 

Se ela esta instalada corretamente e se com a mira aberta a arma agrupa com os chumbos utilizados acredito que há a possibilidade de o sistema de ajuste da luneta estar danificado de alguma forma.

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seguinte, se a luneta estiver na arma, poe a arma numa mesa, algo que tu não va encostar e nem fique balançando sozinho, se a luneta estiver fora é mais facil ainda, poe na mesa igual kkk. Não var precisar carregar chumbo não! E só pra olhar pela luneta.

 

Agora vc mira essa luneta pro alvo, deixa ela se estabilizar, e sem encostar nela, vai mexendo a cabeça pra uma lado e pro outro e veja se o X da luneta sai de onde estava antes. Pode ser também um problema de paralaxe gigante.

Editado por Andrei917
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Andrei917, ja fiz isso também e pelo visto também não é.

 

Vou pedir a troca da luneta, acho que é o único jeito.

 

Enquanto isso, red dot ficaria bom em uma nitro 800?

Alguma sugestão?

 

Estou pensando seriamente em comprar um red dot...

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Andrei917, ja fiz isso também e pelo visto também não é.

 

Vou pedir a troca da luneta, acho que é o único jeito.

 

Enquanto isso, red dot ficaria bom em uma nitro 800?

Alguma sugestão?

 

Estou pensando seriamente em comprar um red dot...

 

Obrigado

 

MINHA opinião kkkkkk vc vai acabar não gostando, RD é massa em pistolas, mas nunca vi um que tenha achado massa usar numa carabina pra continuar usando em detrimento da luneta.

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, pelo visto vou ficar de mira aberta mesmo ate conseguir algo com essa luneta. O problema é que nao tenho dinheiro pra comprar uma luneta boa e que aguente a nitro e nao consigo regular a que tenho kkkkkk

 

To dentro d'água mesmo hauauahhaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Bom dia pessoal.

Também estou com dificuldades.

Tenho uma Hunter 440 4,5 e comprei recentemente uma luneta básica da gamo mesmo a 4x32 wr.

Não consigo entender direito os videos de regulagem e na verdade, gostaria de saber se é preciso zerar este tipo de luneta também, pois na regulagem de vertical mesmo já regulada no limite para cima o chumbo ainda esta a 1 cm abaixo do alvo.

Se alguem puder me ajudar, desde já agradeço.

Marcelo Tette

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser que vc esteja atirando muito perto, ai a regulagem não "alcança". Pega um tirinha de garrafa pet da largura da base do mount e dobra no meio, amassando bem essa dobra com um martelo por exemplo. Depois corta pra diminuir o comprimento, de modo que as pontas dessa tira não cheguem perto das bordas, ocupando uns 2/3 da metade de baixo da onde vai a luneta. Da uma volta de fita isolante em tudo e coloca no mount de trás, em baixo da luneta.

 

Diz a lenda que isso pode entortar a luneta se ficar muito grosso, talvez então só uma camada de garrafa pet, sem dobrar, não garanto nada, se quiser arriscar. Aqui funcionou muito bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso, se o chumbo está pegando abaixo do centro do alvo, levanta a parte de trás da luneta, se estiver pegando a cima, levanta a frente. Acho que como no seu caso é pouca coisa, da pra usar algo bem fino, ou só uma camada de garrafa. No meu caso pegava 10cm abaixo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, que legal que deu certo pra você também! Não fui eu quem inventou isso, é uma técnica muito usada por aí. Mas geralmente o pessoal faz com alumínio de lata, que é muito liso e duro, as vezes pode escorregar, já a pet amassa um pouco e acaba prendendo melhor. Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante