Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Harmônicos - O Básico


Posts Recomendados

Muito interessante! A um tempo atras reparei que dependendo do ponto onde apoiava minha antiga Trail NP XL, o POI variava um pouco, tá explicado agora..

Tô acompanhando.

Mesma coisa aqui. Hoje atirando com a minha HT125, quando atirava apoiado no encosto de uma cadeira, o POI variava de acordo com a parte da arma que eu apoiava. Básica, mas muito elucidativa essa tua explicação Dob.... :thumbup:

"Felicidade é quando o que você pensa, o que você fala e o que você faz estão em harmonia"

 

Mahatma Gandhi

 

bandeiraoficial2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu povo!!!

 

Na verdade, vai até mais longe do que a superfície em que apoiamos nossas armas, imaginem a seguinte situação: arma apoiada no sand bag em todos os disparos mas que tenha vibração desigual em cada um desses disparos! O caos! kkkk

 

Cebo este vídeo que vc postou é perfeito! Veja que aos 0:17 quando o chumbo sai o cano chega a "empenar" (por falta de palavra melhor) e como um chicote manda o chumbo embora, se essa "chicotada" acontecer sempre da mesma forma a arma será precisa (levando em consideração claro o critério abordado).

 

com licença

 

achei videos que ilustram a questão.

 

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito legal este tema cachorrão!!! Ponto pro cê+1 :thumbsup: Realmente coronha atira sim, principalmente as de madeira onde a absorvição de vibração é melhor que com as de polimero. alem de mais bonito(meu gosto) acho que a madeira é um fator primordial. E vamos discutindo este tema que é bem interessante!!! :thumbup:

 

 

Abração!!

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom Doberman, parabéns e muito obrigado por compartilhar. +1 "procê"

 

Grande abraço.

Antonio Lima - São Gabriel - RS

Kral AI 002 S 4,5mm (GR 40Kg+Gatilho GB)

CBC Montenegro 4,5mm

Gamo Delta Fox (GR Rossi/SMS 140+Gatilho Flz)

Gamo  Delta Max 4,5mm (GR Elite 40 Kg+Gatilho Elite)

Gamo CFX 4,5mm (Gas Ram Quick Shot 40Kg, Êmbolo aliviado 84g)

Gamo CFX Royal 4,5mm (Gas Ram Quick Shot 40Kg, Êmbolo aliviado 110g )

Gamo Big Cat 4,5mm (Gas Ram Elite 40 Kg, Êmbolo Alongado Elite, Gatilho Elite)

Daisy Powerline 880 4,5mm

Crosman 1377C - American Classic

Gamo Compact 4,5mm

PCP Artemis M16 5,5mm

PCP Artemis M22 4,5mm

PCP CBC B57 4,5mm (Valvula Reguladora do Zeca)

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito interessante! A um tempo atras reparei que dependendo do ponto onde apoiava minha antiga Trail NP XL, o POI variava um pouco, tá explicado agora..

Tô acompanhando.

 

Nos meus tiros também, no caso já sabia que se trata das vibrações harmônicas (li bastante sobre isso a um tempo atrás quando usava bipé de cano e o pessoal comentava que atrapalhava a harmonia), porém ainda sem saber como poderia diminuir o efeito da mesma.

 

Interessante as sugestões dadas pelo Doberman, vou acompanhar.

 

Vendo os vídeos fiquei com a impressão que as vibrações ocorrem em todas as direções do cano simultâneamente, será?

Editado por Ylram
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito legal este tema cachorrão!!! Ponto pro cê+1 :thumbsup: Realmente coronha atira sim, principalmente as de madeira onde a absorvição de vibração é melhor que com as de polimero. alem de mais bonito(meu gosto) acho que a madeira é um fator primordial. E vamos discutindo este tema que é bem interessante!!! :thumbup:

 

 

Abração!!

 

Eu acho coronhas de madeira lindas mas ela não é melhor opção para armas de precisão pois a madeira contrai retrai com mudanças de temperatura e umidade alterando justamente as vibrações, dificilmente você vai ver um fuzil de benchrest ou sniper com coronha de madeira justamente por esse motivo

 

 

 

abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acredito que coronha de madeira seja melhor neste aspecto, pois uma coronha de polimero ela sofre muito mais deformação ou vibração que a madeira. Eu penso isso porque se um cano sofre essa vibração, imagina o polimero.

madeira absorve umidade mauriccius

 

coronhas especiais para armas de precisão são sintéticas (polímero e fibra de vidro ou carbono)

 

page23_1.jpg

 

tac_50.jpg

Editado por Antonio Amaral
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amaral,

 

Pelo menos quando minha GII era usada com coronha de madeira os grupos eram bem mais fechados quando mudei para o de polimero, tb ja atirei de CFX na mesma configuração da minha mas com coronha de polimero e os grupos tb não foram tão bons, eu me baseio na prática que tive, agora em relação a armas de fogo ja não feço idéia, pelo menos na arma de pressão nas duas experiências que tive foi bem esclarecedor e continuo acreditando que coronha de madeira tem vantagem.

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amaral,

 

Pelo menos quando minha GII era usada com coronha de madeira os grupos eram bem mais fechados quando mudei para o de polimero, tb ja atirei de CFX na mesma configuração da minha mas com coronha de polimero e os grupos tb não foram tão bons, eu me baseio na prática que tive, agora em relação a armas de fogo ja não feço idéia, pelo menos na arma de pressão nas duas experiências que tive foi bem esclarecedor e continuo acreditando que coronha de madeira tem vantagem.

 

 

os grupos foram melhores provavelmente por causa do peso André, a madeira sofre variações dependendo da região em que se está e a época do ano.

 

em armas de fogo as vibrações são incomensuravelmente maiores e os efeitos das mínimas variações do material da coronha tem proporcional influência

 

abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente relacionado a lugares diferentes vc tem razão, meus testes foram feitos sempre na mesma região e o peso influe mesmo. :thumbsup:

 

Abração!!!

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho coronhas de madeira lindas mas ela não é melhor opção para armas de precisão pois a madeira contrai retrai com mudanças de temperatura e umidade alterando justamente as vibrações, dificilmente você vai ver um fuzil de benchrest ou sniper com coronha de madeira justamente por esse motivo

 

 

 

abração

 

 

madeira absorve umidade mauriccius

 

coronhas especiais para armas de precisão são sintéticas (polímero e fibra de vidro ou carbono)

 

page23_1.jpg

 

tac_50.jpg

 

O Antônio tem razão, as coronhas de madeira tem muito mais variação em função das condições climaticas, podendo alterar o POI.

 

No caso do Karolaza deve ter acontecido um melhor casamento do conjunto com a coronha de madeira, logo o sistema vibrava de forma harmoniosa, gerando grupos menores.

 

Abração! :thumbsup::thumbsup::thumbsup:

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente relacionado a lugares diferentes vc tem razão, meus testes foram feitos sempre na mesma região e o peso influe mesmo. :thumbsup:

 

Abração!!!

 

é bom observar que a umidade relativa do ar em são paulo é muito baixa principalmente no inverno, aqui na Bahia é sempre mais de 80% e isso influencia muito na madeira

 

 

abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Doberman, muito bom e muito pertinente essa discussão. Nunca tinha pensado que a vibração pudesse interferir na precisão do tiro; nesses casos é que vemos o qão tecnico é o nosso esporte. Deixando um pouco de lado essa discussão sobre coronha de madeira ou de polímero, queria saber como a nossa empunhadura pode influenciar na vibração da arma; usar luvas melhora na absorção das vibrações?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Doberman, muito bom e muito pertinente essa discussão. Nunca tinha pensado que a vibração pudesse interferir na precisão do tiro; nesses casos é que vemos o qão tecnico é o nosso esporte. Deixando um pouco de lado essa discussão sobre coronha de madeira ou de polímero, queria saber como a nossa empunhadura pode influenciar na vibração da arma; usar luvas melhora na absorção das vibrações?

 

Opa Baby! Obrigado!

 

Então, nesse contexto esta unicamente a harmônica da plataforma de tiro, ou seja da carabina. Na verdade essa "tunagem" não visa eliminar as vibrações, mas reduzi-las (aumentando-se a rigidez do sistema) e fazer com que elas atuem da mesma forma todas as vezes, tornando a arma previsivel.

 

A posição com que fazemos os disparos sem dúvida tem influência, mas em outros fatores. Usar luvas, por exemplo, pode tirar a sensibilidade no acionamento do gatilho ou piorar a pegada para alguns. Questão de gosto e costume.

 

Veja um exemplo, a minha Kral, uma das armas mais precisas que usei até hoje, percebi que o encaixe dela na coronha é bem justo e com pontos de contato bem definidos e homogêneos, não há folgas entre a coronha e o mecanismo que é bem assentado. Isso sem dúvida influência e muito na harmônica do conjunto, consequentemente na precisão. Ela tenderá a vibrar da mesma forma em todos os disparos.

 

Esta inclusive é uma das razões para pegarmos armas do mesmo fabricante, mesmo modelo até mesmo compradas na mesma loja e verificarmos que uma atira extremamente bem enquanto a irmã não. Uma das razões, claro há outras variaveis.

 

Toda arma pode vir a ser precisa dentro de suas caracteristicas, porém algumas precisarão passar por um processo de tunagem dos harmônicos além dos processos normais conhecidos.

 

Não que esse processo seja o santo graal da precisão, mas é uma caracteristica que poucos levam em consideração na hora do tunning.

 

Abração!!! :thumbsup::thumbsup::thumbsup:

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Doberman, muito bom e muito pertinente essa discussão. Nunca tinha pensado que a vibração pudesse interferir na precisão do tiro; nesses casos é que vemos o qão tecnico é o nosso esporte. Deixando um pouco de lado essa discussão sobre coronha de madeira ou de polímero, queria saber como a nossa empunhadura pode influenciar na vibração da arma; usar luvas melhora na absorção das vibrações?

 

A empunhadura é uma parte essencial do tiro, assim também a puxada do gatilho.

Então, com certeza a forma de empunhar a arma influi na resultante das vibrações. Provavelmente influencie mais na questão do recuo...

Existe uma forma de segurar a arma, chamada Artilery Hold, que se baseia na forma de posicionar e atirar com um canhão de artilharia. Um canhão nunca fica fixo em sua base, ao contrário, ele dispôe de mecanismos que permitem o movimento de recuo a cada disparo. Mas fazendo sempre o mesmo movimento a cada disparo, o comportamento das forças e massas do canhão produzem alta precisão nos impactos.

Assim também deve ser a forma de "segurar" a arma: tão firme que ela não "caia no chão" e tão solto que ela possa se movimentar da sua própria maneira ao ser disparada. Se conseguirmos reproduzir sempre a mesma maneira de empunhar a arma, permitiremos que ela faça o tiro sempre com a mínima interferência do atirador. Com isso, aumentando a precisão.

"This is from Mathilda" - Leon

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Otima discussão. Um detalhe do Artilhery Hold é que a empunhadura deve se dar sempre no ponto de equilibro ou CG (centro de gravidade) da arma.

Editado por Ylram
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico me fez parar um pouco para analisar a questão da vibração da carabina.

Acho que devemos considerar somente o cano na modelagem para estudos de vibração harmônica.

Os outros fatores citados, afetam de maneira acentuada a precisão da carabina, mas na minha opinião, por motivos distintos.

Eu ACHO que a maneira como o cano vibra é pouco influenciado pelo apoio ou pela coronha.

Vejam bem, não estou dizendo que o artilery hold não ajuda na precisão, ou que coronha de madeira e polímero não produzam diferenças.

Um diapasão vibra da mesma maneira, independente se fulano ou ciclano está segurando ele.

Acho que o bedding melhora a precisão por evitar que folgas possam permitir movimentação da ação em relação à coronha. Já a pegada, afeta por causa da força de reação ao tranco da carabina.

Todos este fenômenos somam-se produzindo a precisão final, mas para fins de estudos é melhorar separa-los....

 

Este assunto é bem complicado e a única certeza que tenho é que não tenho certeza de mais nada.....

  • +1 2

Pedro Ashidani
MVB - Nº:2664

Steyr LG-110 FT 4,5mm/5,5mm
Weihrauch HW97K inox 4,5mm
Weihrauch HW35E Inox 4,5mm
Weihrauch HW50S Inox 4,5mm

Steyr LP10

Farley Coaxial II

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante o assunto Cachorro, mais um para vc. Acompanhando...........

 

Obrigado Robson!!! Auuuuuuuuuuu hehehehehe

 

abração!!! :thumbsup::thumbsup::thumbsup:

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Amigos, tenho uma Hatsan HT 80 SAS e gostaria de saber o que posso colocar dentro da coronha para melhorar a harmônica dela.

Já li em outros tópicos que se usa maça de vidraceiro ou chumbada, mas acho que isso não vai ajudar na harmonia da arma.

Será que preencher com PU Expansivo melhora a harmônica ?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, tenho uma Hatsan HT 80 SAS e gostaria de saber o que posso colocar dentro da coronha para melhorar a harmônica dela.

Já li em outros tópicos que se usa maça de vidraceiro ou chumbada, mas acho que isso não vai ajudar na harmonia da arma.

Será que preencher com PU Expansivo melhora a harmônica ?

Obrigado.

 

Eu acho que o principal objetivo destes preenchimentos é ajustar o CG (centro de gravidade) da arma de acordo com a "pegada" que fica mais confortável a você como atirador. E esse ajuste como consequência, fará com que você adote uma empunhadura "padrão", e empunhando a arma sempre da mesma maneira beneficia a harmônica do disparo.

 

Para equilibrar o CG cada caso é um caso, e ai o tipo de revestimento também, pois pode ser necessário algo mais ou menos pesado de acordo com o seu interesse. Sinceramente não saberia lhe indicar aqui o tipo de revestimento mais adequado, mas sou contra o uso daqueles que você não consegue retirar depois (tipo aquelas espumas vedantes que se usa em geladeiras).

 

Tem aqueles casos que o preenchimento é feito para diminuir o barulho do disparo, que é amplificado pelo fato de a coronha ser "oca". Mesmo sendo algo voltado para o barulho, não duvido que pode influenciar também no harmônico visto que é um assunto bem complexo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante