Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Preciso de dicas para restaurar coronha da SAG


Posts Recomendados

Pessoal a alguns dias o amigo Zaitsev "reviveu" um tópico incrível do Charles Dias sobre a restauração da coronha de sua BAM.

 

http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/3291-concluida-a-saga-da-restauracao-de-uma-coronha-de-bam-b19-18-lux/

 

Eu ainda não havia lido esse tópico e me chamou a atenção da aparente semelhança com a coronha da SAG (que também é "chinesa").

 

Já tem algum tempo que estou pensando em dar um trato na coronha da minha SAG, agora que tenho 2 carabinas posso fazer com calma (sem ficar sem arma para usar enquanto isso). Penso pedir o serviço para algum marceneiro, aqui tem muitos que fazem móveis sob medida, mas claro fico receoso por conta dos zigrinados e claro por ser meu "xodó".

 

Então queria algumas dicas, para não dizer que estou pedindo ao Charles Dias algumas dicas, rs.

 

Abaixo segue algumas fotos (clique na miniatura para ampliar) dos 3 tipos de detalhe que a coronha tem, bem parecidos com os relatos que vi no tópico da BAM.

 

1) Pequenos sulcos na coronha que acredito já serem "de fábrica" pois a pintura não aparenta estar danificada. Não estou muito preocupado com isso.

 

20130105124556.th.jpg

 

2) Arranhados superficiais geralmente por raspagem em superfície áspera, seja bancada ou parede. Descuido meu.

 

20130105124212.th.jpg

 

3) Marcas mais profundas na tinta por batida em superfície rígida, a pintura claramente "descascou" porém a madeira não apresenta dano. Descuido meu porém convém destacar a pintura dessas chinesas é muito "delicada" (para não dizer meia boca), marca muito facil;

 

20130105124359.th.jpg

 

Pois bem em resumo, a madeira tem alguns detalhes de fabrica, insignificantes e com os quais eu não estou preocupado. Por outro lado essa pintura que me parece uma crosta, é triste, meu xodó não merece... Me parece que são duas pinturas, a primeira vai na madeira e é mais fina, por cima dela vai uma mais grossa, quase uma resina (não tenho certeza qual é o verniz).

 

Gostaria de algumas dicas ou mesmo ter uma noção de quanto ficaria em $$$ para algum colega restaurar da forma que a carabina merece.

 

Abraço,

 

Ylram

Editado por Ylram
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pela sensibilidade da sua coronha, creio que ela é feita de poplar ou madeira parecida, de boa qualidade, muito utilizada em coronhas, até pela Air Arms, mas conhecida pela maciez excessiva.

 

Carabinas chinesas geralmente recebem uma "maquiagem" de primer e depois um tipo de mix de tinta e verniz que acaba imitando veio da madeira ... daí o descascamento.

 

De qualquer forma, tua coronha não será tão difícil de mexer como foi da minha ex-B19-18. O zigrinado demanda cuidado especial como sempre. Para ela sugiro os seguintes passos:

 

1 - Remoção da pintura e primer com removedor específico para restauração de móveis e objetos de madeira;

 

2 - Lixação com lixas fina e extrafina (não me lembro de cabeça das gramaturas), mas apenas para eliminar possíveis rebarbas e imperfeições escondidas pelo primer;

 

3 - Tingimento ao seu gosto (para ela sugiro um tingimento de mogno para ficar avermelhada como já é);

 

4 - Tru-Oil até ela ficar bem brilhante;

 

5 - Por fim, cera de abelha para acabemnto final.

 

Nível de dificuldade de 0 a 10 ... 7. Custo do material ... comprando tudo, por volta dos R$150. Tempo de feitura ... três semana para fazer com calma e obedecer as secagens do Tru-Oil.

  • +1 1
banner.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu as dicas Charles, a minha maior duvida (e medo!) é com os zigrinados, por isso prefiro mandar para quem entende de coronhas. Já vi gente aqui lixando e passando goma laca em coronha e achando que está fazendo bom serviço, eca!

 

Eu mesmo não pretendo fazer, não tenho experiencia nenhuma com isso. Então vamos conversando por MP!

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Zigrinados demandam um cuidado especial mesmo, principalmente quando são feitos à laser e, portanto, mais rasos.

 

Goma laca fica bonito? Fica. É adequado para coronhas, não. Mesma coisa para verniz e outras soluções. Isso acontece pq coronhas são manuseadas, daí é gordura e suor das mãos agredindo o material, que muitas vezes não é adequado e reage negativamente a essas agressões.

 

Valeu as dicas Charles, a minha maior duvida (e medo!) é com os zigrinados, por isso prefiro mandar para quem entende de coronhas. Já vi gente aqui lixando e passando goma laca em coronha e achando que está fazendo bom serviço, eca!

Eu mesmo não pretendo fazer, não tenho experiencia nenhuma com isso. Então vamos conversando por MP!

Obrigado.
banner.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante