Ir para conteúdo

ANUNCIANTES

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

RobertoJCR

Tutorial ChairGun

Posts Recomendados

RobertoJCR    176

O ChairGun é um excelente programa que além de auxiliar no ajuste de lunetas permite ao atirador conhecer melhor o comportamento do projétil desde o momento em que sai do cano da carabina até atingir o alvo.

O intuito com esse tutorial é demonstrar apenas os comandos para uso inicial do programa. A partir daí, com um pouco de curiosidade é possível avançar e descobrir inúmeras funções...

Primeiro passo é escolher a unidade de medida. Recomendo para iniciantes a unidade métrica.

passo%2525201.jpg

Segundo passo é escolher o calibre, de acordo com a carabina a ser usada. No exemplo o calibre escolhido foi o 5.5

passo%2525202.jpg

Terceiro passo é a escolha do chumbo. Basta dar um click no local indicado, onde consta o nome do chumbo e imediatamente abre-se uma tabela contendo diversos tipos de chumbos. Escolha o chumbo que está utilizando e click em "select"

passo%2525203.jpg

Quando é feita a escolha do chumbo, os três campos indicados são automaticamente preenchidos com o calibre do chumbo, peso e coeficiente balístico, nessa ordem.

passo%2525204.jpg

Quarto passo é preencher o campo "Muzzle velocity" que nada mais é do que a velocidade inicial da carabina. É recomendado o uso de um cronógrafo, e na ausência desse, recomendo utilizar dados reais sobre a velocidade da carabina, pois os dados do fabricante, normalmente, são baseados no uso de chumbos super leves.

passo%2525205.jpg

Quinto passo é preencher o campo "zero range" com a distância que pretende zerar a luneta.

passo%2525206.jpg

Sexto passo é preencher o campo "scope Height". É a altura exata do centro do cano da carabina até o centro da luneta.

passo%2525207.jpg

O campo "energy" é preenchido automaticamente. O campo Clicks/Moa é o número de clicks necessários para ajustar um MOA a 100 metros. As lunetas mais comuns são de 4 e 8 clicks. O campo "Dotstep" é a distância entre os pontos do retículo da luneta e é um campo específico de lunetas com retículo Mil-dot.

passo%2525208.jpg

O campo "laser height" e "laser zero" só serão utilizados em caso de ajuste de um Laser.

passo%2525209.jpg

Sétimo passo é preencher o campo "Mag", ou seja, o zoom que está sendo utilizado na luneta. No exemplo está em 24X

passo%25252010.jpg

Oitavo passo é preencher o campo "Range" que é a distância que pretende que curva balística apareça na tela. No exemplo está preenchido com 50 metros.

passo%25252011.jpg

Nono passo é preencher o campo "kill zone". Trata-se do tamanho do alvo que se pretende atingir. No exemplo está com 2,54cm ou 1 polegada.

passo%25252012.jpg

Os campos "BC Tol"(variação de coeficiente balístico) o Campo "MV Tol"(variação de velocidade nos disparos) "Wind sped"(velocidade do vento) e "Wind angle"( ângulo do vento) não serão alterados.

passo%25252013.jpg

Pronto. Agora, depois dos campos preenchidos temos a trajetória do chumbo. No exemplo a seguir, temos a confirugação da minha Rapid no momento. Na parte debaixo, em destaque, está o intervalo onde um alvo de 1,5cm pode ser acertado sem necessidade de compesar a visada. No lado direito aparece a compensação necessária no retículo da luneta para acertar o alvo nas distâncias de 52, 64 e 74 metros.

passo%25252014.jpg

Espero que seja útil aos iniciantes no uso do programa. Sintam-se a vontade para completar com mais informações.

abs

Roberto

This post has been promoted to an article

• Upvote 8
  • Downvote 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eduardo Mello    221

Muito bom Roberto, vai ajudar muito. Esse programa é indispensável para quem pretende competir em FT.

Compartilhar este post

Link para o post
Doberman    276

Muito legal Roberto!!! Tava pensando em fazer um video aqui sobre o assunto mas o teu tutorial ta muito bem explicado! Show de bola!!! :thumbsup: :thumbsup:

Abração!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante BidU...@   
Visitante BidU...@

Muito bom roberto, ótimo tópico!

Esse programa é um adianto!

abraços

goodjob.gif

Compartilhar este post

Link para o post
Luiz Almeida    71

Tava pensando em fazer um video aqui sobre o assunto....

Abração!!!

Quanto mais informação melhor.... não acha??? :coffee: :coffee:

Compartilhar este post

Link para o post
Doberman    276

Quanto mais informação melhor.... não acha??? :coffee: :coffee:

Pois é Luiz, assim que eu tiver um tempinho mando ver num video sobre então, é um programinha show de bola!!! Uma boa dica é ABUSEM DO MENU "TOOLS" é sem dúvida um dos que eu mais uso, tem muitas ferramentas fantásticas ali!

Abração!!!

Compartilhar este post

Link para o post
edenilson    18

Ola galera, muito bem explicado, porem como sou leigo em informatica pediria a ajuda de vocês, como que eu faço para ter acesso ao programa? tenho que insta-lo no pc? link ? alem dos primeiros passos de como usar o programa necessitaria tambem de uma pequena ajuda de como chegar ao ponto inicial que o Roberto chegou, para apartir dai seguir as instruções dele.

Mais uma vez muito obrigado a todos pela atenção...

Compartilhar este post

Link para o post
Luiz Almeida    71

Ola galera, muito bem explicado, porem como sou leigo em informatica pediria a ajuda de vocês, como que eu faço para ter acesso ao programa? tenho que insta-lo no pc? link ? alem dos primeiros passos de como usar o programa necessitaria tambem de uma pequena ajuda de como chegar ao ponto inicial que o Roberto chegou, para apartir dai seguir as instruções dele.

Mais uma vez muito obrigado a todos pela atenção...

"ACHO" que é aqui: http://www.chairgun.com/download.php

Compartilhar este post

Link para o post
fjorge    4

Opa!!

valeu Roberto, me ajudou e muito!!!

Fernando Jorge

Compartilhar este post

Link para o post
Papa    92

Parabéns Roberto

Dez

Compartilhar este post

Link para o post
snipersx    3

Wae Roberto, não estava conseguindo passar as medidas pra (metros), depois da explicação tá tudo beleza...

Valeu brother,

Compartilhar este post

Link para o post
Mawhinney    7

Alguem mais teve problemas com o link que o amigo "LUIZ ALMEIDA" mandou?Nao consigo abrir a pagina de jeito nenhum!Mas o tutorial ficou fora de serie Show de Bola!Abraços e bons tiros pra todos!

Compartilhar este post

Link para o post
Mawhinney    7

Consegui baixar o programa e show de bola ,da resultados realmente impresionantes!Podem baixar sem medo!E agradeço aos amigo que me ajudaram a resolver o problema do link(CULPA MINHA)!!!!Abraços e bons tiros!

Compartilhar este post

Link para o post
Mawhinney    7

Rapaz,acho que tem alguma coisa de arrado comigo mesmo,apos baixar o programa,usei ele varias vezes "E POR SINAL IMPRESSIONANTEMENTE INCRIVEL",mas eu sempre troco o sistema de UNITS , troco do modo IMPERIAL para o METRIC, mas ontem a noite eu fui usar o programa e quando eu fui trocar a unidade de medida,a pareceu uma janela escrito RUN-TIME ERROR'6' : OVERFLOW.

Alguem sabe o porq disso?E principalmente,alguem sabe como resolver isso?Agradeço desde ja pela atenção e agradeceria mais ainda se alguem puder me ajudar!Abraços e bons tiros pra todos!!!!!

Compartilhar este post

Link para o post
RobertoJCR    176

Rapaz,acho que tem alguma coisa de arrado comigo mesmo,apos baixar o programa,usei ele varias vezes "E POR SINAL IMPRESSIONANTEMENTE INCRIVEL",mas eu sempre troco o sistema de UNITS , troco do modo IMPERIAL para o METRIC, mas ontem a noite eu fui usar o programa e quando eu fui trocar a unidade de medida,a pareceu uma janela escrito RUN-TIME ERROR'6' : OVERFLOW.

Alguem sabe o porq disso?E principalmente,alguem sabe como resolver isso?Agradeço desde ja pela atenção e agradeceria mais ainda se alguem puder me ajudar!Abraços e bons tiros pra todos!!!!!

Comigo também aconteceu um problema, mas o erro acontecia de outra forma. Quando abria a tabela de chumbos para escolher outro modelo, aparecia uma mensagem de erro e o programa fechava. A solução foi instalar ele novamente.

abs

Roberto

Compartilhar este post

Link para o post
Mawhinney    7

Amigo foi exatamente o que eu acabei de fazer!Baixei ele de novo no pen drive,tbm baixei um outro que tinha no mesmo site"BRC_110", tirei o antigo e coloquei ele,agora esta funcionando perfeitamente se der problema eu tiro ele e instalo de novo!Agradeço mesmo pela atenção e mais uma vez indico pra quem quiser testar o programa e muito bom mesmo,show de bola!Abraços e bons tiros!!!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Mawhinney    7

Alguem aqui ja testou o programa "LONG RANGE SHOOTING 2" achei ele em demo mas nao consigo realizar os calculos estao em YARDS e INCHES,se alguem puder dar uma força nessa tbm,o programa e muito bom,mas pelo sistema das medidas nao to conseguindo nada!Agradeço desde ja!Se puderem fazer um topico igual a esse seria melhor ainda!

Compartilhar este post

Link para o post
Jorge CRUZ    7

Valeu Roberto! Estava realmente precisando de uma luz sobre as variáveis de tiro e o programa aborda tudo!

Baixei um app para IPhone de mesmo nome mas não encontrei os campos para configurar metros, calibre , etc.

Alguém já usou e pode passar a dica das configurações?

Obrigado!

Abcs

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

Nenhum usuário registrado visualizando esta página.