Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Airforce Talon & Condor


Calil

Posts Recomendados

Olá Calil,

 

Tenho uma Talon SS comprada recentemente. Já veio tunada com ferrolho, martelo de bronze e valvula trazidos dos EUA. Nem cheguei a atirar com ela original ainda. Atirei bem pouco, mas tenho gostado muito da leveza e autonomia dela.

 

Um ponto que muitos falaram foi relacionado ao ruído, mas ainda acho um pouco barulhenta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim ela é barulhenta mesmo mas eu vi isso aqui pra vender e pretendo comprar um dia:

 

Breechoring.jpg

 

Ou eu mesmo fazer na minha. Esse Oring dizem que reduz bem o barulho! $40.00 no Talon Tunes! Chama Hammer Slap Mod

 

Isso que eu queria no tópico, troca de dicas!

Eu tenho intenção de fazer um abafador interno (ja que existe um espaço entre o cano e o shroud, espaço este que não é pequeno!)

 

Se ela quietar com isso na minha opinião ficará perfeita! Eu não gosto de arma com magazine, ela é single, eu não gosto de arma pesada, ela é leve, é uma arma que voce pode mudar de calibre, indo do .17 até o .25 (com CR).

 

Só falta alguém fazer um cilindro de carbono, no tamanho do cilindro original dela. Aí o pacote fica completo!! :) Pq esses cilindros que não são os orginais tira toda a harmonia visual, que para mim é tão importante quanto o funcionamento!!

Editado por Calil

ºToo Much!!!

 

Fórum Arco Brasil

http://www.arcobrasil.com/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu li sobre esse hammer, mas o barulho que ele reduz é ocasionado pelo impacto martelo-hammer-válvula do cilindro. Dizem também que reduz o recuo provocado também por este conjunto (martelo-hammer-válvula).

Meu próximo passo é comprar este tank adapter: 005.jpg

 

Com isso pretendo ganhar em ergonomia na visada é ter a informação da pressão do meu tank.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma Talon SS a mesma veio em calibre 4.5 e com cano de 12" e kit co2, comprei a mesma usada em janeiro de 2009 paguei R$3900.00 como queria a carabina rápido entrei no carro aqui em BH e fui parar em OSASCO/SP para buscar ai começou o monte de gasto, de cara comprei um cano de calibre 5.5 de 18" facada de R$1200,00 mais o funcionamento não me deixou satisfeito em co2 tive de comprar o kit para PCP mais R$1200,00 do cilindro com válvula hi-flo e R$600,00 do adptador para recarga o cilindro de scuba outra facada R$800,00 com o frete. participei de uns bons campeonatos em 2009 e 2010 dai pra la ela só fica guardada no cofre, essa semana resolvi gastar um pouco e pedi a tal válvula E-tac-REG e o trilho para levantar a luneta que deve melhorar bem a visada. próximo passo e o martelo e o ferrolho em bronze quem sabe algo para reduzir o barulho pois este muito me incomoda.

Meus Brinquedos

NORICA TITAN .177

AIRFORCE TALON SS .22 + PCP + KIT CO2

BEEMAN 1072 .22 E .177

DAYSTATE AIR WOLF .22

E ALGO MAIS.

ATIRADOR COM CR SFPC/4

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Calil, eu quero um cano de 18" .22 pq qualquer coisa acima disso vai sair do frame (fica com a ponta fora, como nas condor's). A arma mais longa, para meu gosto pessoal, fica estética fica prejudicada.

O .25 para mim tem dois problemas: fiscalização por conta de calibre não permitido e dificuldade de achar munição. Outra coisa que vc vai ter que mexer é no conjunto de martelo, hammer e valvula do cilindro, pq com calibre maior geralmente significa chumbo com mais peso e com isso a talon vai ficar fraquinha.

 

Py4uai, bota gasto nisso! Fez um bom investimento.

A minha está com o martelo, hammer e ferrolho de bronze, além da valvula hi-flo e dá uma pancada forte. Só não sei comparar com o original, que nunca usei. Quero pegar um cano de 18", mas o valor que vc pagou no seu desanima. Rsrsrs.

Onde você conseguiu o e-Tacreg?

O trilho que vc fala é o trirail? Se for não melhora muito a visada não, eleva pouco o mount. Tem mount beeem alto no mercado, mas acho que a solução ideal para a visada é o e-tacreg que inclina o cilindro para baixo ou essa valvula que coloquei foto lá no inicio do post. Elevar muito a luneta pode causar dificuldades em compensar a mira com distâncias variadas, a clicagem da luneta muda muito. A Talon/Condor já deixa a luneta muito alta em relação ao cano.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Py4uai, bota gasto nisso! Fez um bom investimento.

A minha está com o martelo, hammer e ferrolho de bronze, além da valvula hi-flo e dá uma pancada forte. Só não sei comparar com o original, que nunca usei. Quero pegar um cano de 18", mas o valor que vc pagou no seu desanima. Rsrsrs.

Onde você conseguiu o e-Tacreg?

O trilho que vc fala é o trirail? Se for não melhora muito a visada não, eleva pouco o mount. Tem mount beeem alto no mercado, mas acho que a solução ideal para a visada é o e-tacreg que inclina o cilindro para baixo ou essa valvula que coloquei foto lá no inicio do post. Elevar muito a luneta pode causar dificuldades em compensar a mira com distâncias variadas, a clicagem da luneta muda muito. A Talon/Condor já deixa a luneta muito alta em relação ao cano.

 

quando comprei meus acessórios o dolar estava bem mais alto e tudo praticamente era lançamento, outra coisa era a febre do momento todo mundo queria uma PCP e como eu não sabia comprar fora do Brasil dependia de atravessadores.

Meus Brinquedos

NORICA TITAN .177

AIRFORCE TALON SS .22 + PCP + KIT CO2

BEEMAN 1072 .22 E .177

DAYSTATE AIR WOLF .22

E ALGO MAIS.

ATIRADOR COM CR SFPC/4

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só sei de uma coisa, não sei vocês.

 

Eu ja tive um air ranger, era sensacional. Porém, como não gosto de competição, meu negocio é atirar no sitio, eu não gostava do peso dela (e não, não estou falando de caçar, não caço). Também ODEIO armas com carregadores, parece loucura mas não tenho paciencia de ficar completando os carregadores.

 

Por isso optei pela Talon SS. Muito leve, monotiro, e um visual futurista (embora eu sempre preferi o tradicional, com madeira). Recentemente vendi minha Pro Sport Walnut .22 e mantive a Talon. Essa não vai mais embora não, gostei DEMAIS da talon, pqp é muito boa!!!

ºToo Much!!!

 

Fórum Arco Brasil

http://www.arcobrasil.com/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Calil, o que eu gosto na competição e encontrar o pessoal, passo 95% do tempo batendo papo.

Minha diversão no tiro reunir com o pessoal para atirar no sítio em tampinhas, latinhas, silhuetas.

Eu tenho um bam b-50 e o que me fez optar pela condor foi tudo isso que vc já disse acrescentando autonomia. A minha bam tem um cilindro de 180cc, enquanto a talon 490cc.

 

Só não compartilho com a idéia do monoshot. Não me desagrada nenhum pouco a talon ser monoshot. Atiro com chumbos variados e já vi multishot não caber determinado modelo, amassar a saia, etc. Mas torço para um dia ter uma Multishot e mater minha talon na coleção. A Air Ranger seria uma ótima opção.

 

Por enquanto vou me concentrar na talon, melhorar a consistência de tiro acrescentando um e-tacreg e um cano de 18" para elevar precisão.

Editado por leandrolordelo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gordon, isso de viável é relativo. Se vc tiver um lugar para encher cilindro como facilidade... Esqueça a bomba. Eu tenho uma bomba hatsan que ainda uso para encher minha bam b50, mas nunca usei na talon até pq precisa de um adaptador que eu não tenho. Mas encher 490cc na bomba tem que ter determinação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://www.talonairgun.com/forum/viewtopic.php?p=166212&sid=85d5aa58fd871a3e145787eecc49af19 callil essa valvula que o amigo '' leandrolordelo '' postou é interessante mas da uma olhadinha nessa que os nossos hermanos argentinos estão fazendo, é bem mais suave o angulo dela.......agora callil não sei se vc gosta ou curti essa modificação que esse camarada fez na talon ss dele da uma olhadinha......

http://www.talonairgun.com/forum/viewtopic.php?t=24840...... eu gostei e pretendo fazer na minha......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de saber do pessoal que tem Talon/Condor, se é viável encher com bomba manual.

 

pelo que vi um amigo encher uma hatsan na bomba, acho que fica meio inviável encher o cilindro da Talon

Meus Brinquedos

NORICA TITAN .177

AIRFORCE TALON SS .22 + PCP + KIT CO2

BEEMAN 1072 .22 E .177

DAYSTATE AIR WOLF .22

E ALGO MAIS.

ATIRADOR COM CR SFPC/4

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Boa noite pessoal, eu andei vendo que tem alguns raros sites brasileiros que vendem as air force aqui descritas, sendo que alguns desses sites trocam o nome delas... percebi que isso é dado apenas por ser importada de outro lugar, mais gostaria de saber se alguem indica um site brasileiro com um preço razoavel do modelo Condor... e outro site nacional onde vende um silenciador bom para ela...

 

 

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre tive muita vontade de possuir uma Talon ou a Condor ! mas confesso que manjo bulhufas delas !

 

Só sei que tem a Talon , Talon SS e a Condor sei que o chassis é o mesmo, mas que tem diferenças entre elas

Exemplo Talon x Talon SS presumo que este SS seria Small and Silent ! só uma teoria , não sei se é isso mesmo .

Quem me explica as principais diferenças entre elas ?

Editado por willamms macena
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A talon possui cano de 18" polegadas e tank standart

 

A talon ss possui cano de 12" polegadas e também tank standart

 

A condor possui cano de 24" polegadas e tank com valvula hi flo

  • +1 1


Fx Impact x .22 + hawke sidewinder 6,5x20x44

FX Impact M3 .22 + Vectror Taurus 6x24x50 ffp

S410 .177 + vector marksman 10x44

Gunpower Stealth .22 + Discovery VTZ 3x12x40

HW 97k .177 + Hawke Vantage 4x12x40

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A talon possui cano de 18" polegadas e tank standart

 

A talon ss possui cano de 12" polegadas e também tank standart

 

A condor possui cano de 24" polegadas e tank com valvula hi flo

:thumbup:

 

Sem querer abusar mas ja abusando !

E os canos são intercambiáveis ? exemplo :cano de 24 pol na SS

 

Todas aceitam o uso de CO² com o adaptador ?

 

SS seria mesmo Small and Silent ?

Editado por willamms macena
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:thumbup:

 

Sem querer abusar mas ja abusando !

E os canos são intercambiáveis ? exemplo :cano de 24 pol na SS

 

Todas aceitam o uso de CO² com o adaptador ?

 

SS seria mesmo Small and Silent ?

 

Esse é o grande diferencial das airforces, além de ser feitas com aluminio aeronautico elas são como um lego. Não só o cano mas também os tanks são intercambiaveis.

Elas aceitam sim o uso de co2 mas com cilindro de co2(paintball). Williams creio que o significado seja esse mesmo.

  • +1 1


Fx Impact x .22 + hawke sidewinder 6,5x20x44

FX Impact M3 .22 + Vectror Taurus 6x24x50 ffp

S410 .177 + vector marksman 10x44

Gunpower Stealth .22 + Discovery VTZ 3x12x40

HW 97k .177 + Hawke Vantage 4x12x40

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Pessoal,

 

alguém sabe se algum desses bipés serve na Talon?

 

http://dx.com/p/steel-rifle-bipod-for-rifles-32459

 

http://dx.com/p/m-3-retractable-aluminum-alloy-tactical-bipod-rifle-stand-for-m4-m16-max-10kg-113961

 

Abs.

 

Gostaria de saber do pessoal que tem Talon/Condor, se é viável encher com bomba manual.

Bem, viável é pois já enchi algumas vezes mas é um saco. No início até que vai mas quanto mais fica cheia mais pesado fica o trabalho. Além disso tem que de vez em quando dar um tempo para não estragar os orings da bomba.

CBC 345 Expresso 4,5 // CBC Montenegro 4,5 // Cometa 220 4,5
Urko 5,5 // Gamo 400 4,5 // Beeman 1072 // CBC BAM B12-6
CBC BAM B19S 4,5 // Hatsan 125

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Silversurfer, Em nenhum dos dois produtos especifica se é para trilho 11mm. O primeiro fala que é para armas m4 e as m4 geralmente tem trilho de 20mm. No restante é compativel sim. Parecem muito com as originais airforce, só não posso afirmar o quesito acabamento. Abraço.

Obrigado Leandro, vou pesquisar mais. O bipé da Airforce é muito caro então estou pesquisando alternativas.

 

Volto a dizer, se só existisse bomba manual, eu jamais teria PCP!!!! :)

 

Nao acho viavel encher 500cc de cilindro com bomba manual não!

Calil, como falei é muito chato ter que no dia anterior passar pelo menos uns 30 a 50 minutos em cima da bomba para dar uns 60 tiros no dia seguinte, mas é possível. A bomba penso que seja para uma emergência mesmo. Bem, pode ser um dinheiro que o cara poupa com academia. :):)

CBC 345 Expresso 4,5 // CBC Montenegro 4,5 // Cometa 220 4,5
Urko 5,5 // Gamo 400 4,5 // Beeman 1072 // CBC BAM B12-6
CBC BAM B19S 4,5 // Hatsan 125

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A vantagem é o que você já citou: a promessa de aumentar autonomia. Outro ponto que acredito ser vantagem é referente a recarga do cilindro de CO2, pois em alguns lugares tem como encher um de CO2, mas não tem como encher de ar comprimido.

Aqui em minha cidade tem representação da white Martins que cobra 15 reais pelo CO2. Já para o ar comprimido tenho que viajar 70km e desembolsar mais 25 reais de recarga.

O ponto negativo é que perde uns fps de velocidade, mas não sei o quanto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
E CO2 tem alguns problemas: Precisa de CR (ridiculo isso mas vivemos no Brasil) e quem morar em região fria está lascado.

Calil, eu tenho CR mas lendo o R-105 entendi que mesmo sendo PCP tem que estar apostilado. Não concordo com isso mas é a lei. Vou procurar a parte que fala isso para postar aquí.

CBC 345 Expresso 4,5 // CBC Montenegro 4,5 // Cometa 220 4,5
Urko 5,5 // Gamo 400 4,5 // Beeman 1072 // CBC BAM B12-6
CBC BAM B19S 4,5 // Hatsan 125

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Encontrei, está no anexo 1 do R105:

 

http://www.dfpc.eb.mil.br/institucional/legislacao/r105_anexos/anexoI.doc

 

Lá diz que:

 

Arma de pressão por ação de gás comprimido é categoria de controle 1 e que Arma de pressão por ação de mola (ar comprimido)é controle 3.

 

A categoria de controle 1 é a mesma das armas de fogo. É um absurdo mas é a nossa lei.

 

 

Argumentando com um colega de clube expliquei para ele que PCP não seria gás comprimido e sim ar comprimido, então entraria na categoria 3. Ele me disse que esse não era o entendimento do EB.

CBC 345 Expresso 4,5 // CBC Montenegro 4,5 // Cometa 220 4,5
Urko 5,5 // Gamo 400 4,5 // Beeman 1072 // CBC BAM B12-6
CBC BAM B19S 4,5 // Hatsan 125

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

peço licença

 

ha algum tempo entrei em contato com o dfpc questionando esta questão, por incrível que pareça tive retorno e com uma boa notícia, co² cat 1 e ar comprimido cat 3 .

então eles entendem que pcp que usa ar comprimido esta na categoria 3.

 

segue o email:

 

Brasília, 09 de junho de 2011.

Prezado(s)(as) sr(s)/sra(s)

A DFPC agradece seu contato.

 

 

O Exército não faz as leis mas, na sua esfera de atribuições, tem o dever de cumpri-las e de fazer com que sejam cumpridas.

Transcrevo o art. 26 da Lei nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003, conhecida como Estatuto do Desarmamento:

“Art. 26. São vedadas a fabricação, a venda, a comercialização e a importação de brinquedos, réplicas e simulacros de armas de fogo, que com estas se podem confundir.”

“Parágrafo único. Excetuam-se da proibição as réplicas e os simulacros destinados à instrução, ao adestramento ou à coleção de usuário autorizado, nas condições fixadas pelo Comando do Exército.”

A regulamentação desse artigo consta da Portaria nº 02 COLOG, de 26 de fevereiro de 2010, que pode ser acessada na Página da DFPC - www.dfpc.eb.mil.br - LEGISLAÇÃO.


A Portaria mencionada diz que armas de pressão por ação de gás comprimido, como a maioria das utilizadas na prática do airsoft e do paintball, estão classificadas na Categoria e Controle 1, na qual todas as atividades são controladas: fabricação, utilização, importação, exportação, desembaraço alfandegário, tráfego e comércio; tudo conforme o art. 10 do Regulamento para a Fiscalização de Produtos Controlados - R-105, disponível em www.dfpc.eb.mil.br - LEGISLAÇÃO - R 105, aprovado pelo Decreto nº 3.665, de 20 de novembro de 2000, que também pode ser ser acessado na página da DFPC.

Além do que, as armas utilizadas na prática dos esportes paintball e airsoft muitas vezes têm calibre superior a 6 mm e, de acordo com o inciso VIII do artigo 16 do R-105, são consideradas como de uso restrito, só podendo ser adquiridas por pessoas naturais registradas no Exército. Nessas condições, os adquirentes precisam possuir Certificado de Registro (CR), documento que é tirado com a SFPC da região onde reside o requerente. Verifique qual a sua em www.dfpc.eb.mil.br – SFPC EM TODO O BRASIL. Os documentos necessários para pessoa física estão relacionados no Anexo "O" da Portaria nª 005- D Log, de 2 de março de 2005 (disponível emwww.dfpc.eb.mil.br – LEGISLAÇÃO). Para pessoa jurídica, no anexo “J” da mesma Portaria.

 

Vejamos um resumão:

 

ORIENTAÇÕES PRÁTICAS SOBRE AIRSOFT E PAINTBALL

Referência: Port 02 COLOG 26/02/2010

 

1) Todos esses artefatos são considerados armas de pressão!

2) 99 % das armas longas de airsoft são de 6mm e por ação de mola, inclusive as ditas elétricas. Então, para o usuário:

Certificado de Registro - não é necessário (cadastro no Exército)

Guia de Tráfego - não é necessária (guia de tráfego), porém, os proprietários devem circular portando documento que comprove a origem de cada uma de suas armas;

Locais de prática- não é necessário ter o CR.

 

3) 90% das armas curtas de airsoft e todas as de paintball - sejam armas longas sejam armas curtas -- são a cilindro de gás. Então, para o usuário:

Certificado de Registro - é necessário ter o CR;

Guia de Tráfego - é necessário ter GT;

Locais de prática: é necessário ter o CR.



Vale lembrar que apenas as armas de pressão por ação de mola E, SIMULTANEAMENTE, com calibre igual ou inferior a 6mm estão classificadas na Categoria de Controle 3, na qual controlam-se apenas fabricação, importação, exportação, desembaraço alfandegário e tráfego - sendo o tráfego controlado apenas na saída da fábrica, de portos e aeroportos. Somente armas com as características descritas acima não necessitam de Certificado de Registro. Porém, se forem importadas, vão precisar, da mesma forma que qualquer outra, de Certificado Internacional de Importação (porque serão importadas) e, quando da saída do aeroporto/porto, precisarão, igualmente, de Guia de Tráfego (www.sgte.eb.mil.br).

Reiterando: se o interessado for comprar armas por ação de gás comprimido no comércio local deverá apresentar seu CR, Identidade e deverá, também, providenciar guia de tráfego dessa arma para transporte residência-campo de paintball.

 

Para importar esse tipo de arma, o interessado tem de possuir o Certificado Internacional de Importação (CII), disponível em www.dfpc.eb.mil.br MODELOS DE DOCUMENTOS. Após adquirir o CR, o interessado pode enviar o CII diretamente para a DFPC:

 

Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados

Quartel-General do Exército - - Bloco H - 4o piso - Setor Militar Urbano

CEP 70630-901

Brasília- DF

 

Para facilitar a análise do processo, é melhor enviar, se pessoa física, cópia de Identidade e CPF e, se pessoa jurídica, cópia de CNPJ e identidade. Não é necessário autenticar os documentos. Envie também o original da GRU que comprova o pagamento para a análise do pedido de CII.

No que diz respeito à quantidade de armas a serem importadas, informo que, se pessoa física, as armas devem ser de modelos diferentes, em quantidade reduzida. Se forem várias armas de um único modelo, ou grande quantidade, fica caracterizada comércio, então será necessário CR de pessoa jurídica.

É um detalhe para o qual se deve atentar.

Lembrando: até que todas as exigências de importação sejam cumpridas, a arma vai ficar retida na alfândega, mesmo que venha como bagagem acompanhada. E, a depender do tipo de arma, o primeiro passo do adquirente após chegar ao Brasil é se registrar como Colecionador (tirar o CR) na SFPC de sua região. Ou partir direto para o CII, nos seguintes passos:

 

1. Solicitar autorização para importar (CII). Pagar taxa referente à importação.

2. Registrar a importação no SISCOMEX (Receita Federal).

3. Requerer junto à SFPC o desembaraço alfandegário tão logo seja conhecida a data de chegada do produto. Pagar a taxa referente ao desembaraço alfandegário.

4. Providenciar Guia de Tráfego (www.sgte.eb.mil.br) - pois tanto as armas de controle de grau 1 quanto de grau 3 necessitam de GT na saída de aeroportos e portos.

 

O sr. pode buscar mais detalhes tanto na SFPC de sua região - afinal, é lá que tem início o processo - quanto na legislação pertinente: PORTARIA 002 - COLOG, de 26 de fevereiro de 2010.

 

Quanto às dúvidas sobre armas de pressão

 

O Regulamento para Fiscalização de Produtos Controlados (R-105), aprovado pelo Decreto nº 3.665, de 20 de novembro de 2000, adotou duas classificações para as armas de pressão: a primeira, em razão da substância que impulsiona o projétil, e a segunda, em função do calibre do armamento.

 

A razão de distintos graus de controle ligados à substância que impulsiona o projétil (armas por ação de gás comprimido e por ação de ar comprimido) é a consideração quanto às propriedades físico-químicas de cada um desses elementos: o ar comprimido não apresenta perigo para quem o manipula (não é bom condutor de calor ou de eletricidade, não é inflamável, não é explosivo e, também, não é tóxico), nem para o meio ambiente (não polui), e suas características não se alteram quando comprimido. E o gás comprimido tem características opostas, daí ter grau de controle mais restritivo.

 

Uma arma de pressão por ação de ar comprimido é toda arma de pressão que tem por princípio de funcionamento a expansão do ar comprimido sobre um projétil. Esse ar comprimido, que atua sobre o projétil, geralmente tem origem na expansão de uma mola comprimida que, quando liberada, impulsiona um pistão que comprime o ar à sua frente. E é esse ar comprimido que atua sobre o projétil, arremessando-o.

 

a. Nesse sentido, deve ficar claro que por “mola” entendem-se todos os dispositivos que acumulam energia mecânica quando submetidos a uma força de compressão ou extensão. Tal energia atua no sentido de trazer o dispositivo à sua posição de repouso. Assim, dispositivos que funcionam como “molas” podem ser confeccionados com materiais metálicos (tais como aço, titânio, magnésio); materiais polímeros (elastômeros) ou, ainda, por materiais gasosos (gás ou mistura gasosa).

 

b. O que normalmente causa alguma confusão na diferenciação entre armas de ação por ar comprimido e por gás comprimido é o fato de que alguns modelos de armas de pressão por ação de mola utilizam molas a gás no lugar de uma mola metálica helicoidal convencional. Essa mola a gás consiste em um cilindro hermético (que contém, geralmente, gás nitrogênio), e possui uma de suas extremidades móvel (justamente a que tem contato com o pistão). Mas o gás não atua sobre o projétil, ele funciona como mola.

 

c. Apesar de não possuírem molas, as chamadas PCP – Pre-charged pneumatic, ou “pressão pré-carregada” – enquadram-se no mesmo grau de restrição porque são armas de pressão que possuem um cilindro pré-carregado (por bomba ou compressor) com ar atmosférico comprimido. Logo, elas mantêm as características físico-químicas do ar comprimido, como já citado, fundamental para a determinação do grau de controle de uma arma.

 

Se o projétil é acionado por ar comprimido (como as armas de ação por mola e as PCP), a arma pertence à categoria de Controle 3, na qual são controlados fabricação, importação, exportação, desembaraço alfandegário e tráfego -- sendo o tráfego controlado apenas em saídas de fábricas, portos e aeroportos.

 

Uma arma de pressão por ação de gás comprimido (o qual, normalmente, é o CO2) é uma arma de pressão que funciona pela liberação e expansão desse gás diretamente sobre o projétil. O CO2 é previamente armazenado em uma “garrafa” e esta acoplada à arma. Por ocasião do disparo, uma parcela do gás é liberada e age sobre o projétil, arremessando-o, e escapa pela boca da arma, misturando-se à atmosfera. Daí, volta-se ao item que registra que o determinante para o grau de restrição de uma arma são as características físico-químicas do elemento impulsionador do projétil: considerações quanto ao grau de risco para quem manipula a arma, para o meio ambiente e alteração ou não das características desse elemento impulsionador quando comprimido.

 

Logo, se o projétil é acionado por gás comprimido, a arma possui categoria de Controle 1, na qual todas as atividades são controladas: fabricação, utilização, importação, exportação, desembaraço alfandegário, tráfego e comércio, tudo conforme o art. 10 do R 105.

 

Por fim, ratificamos que o fator preponderante para a classificação de uma arma de pressão, ao contrário do que muitos possam pensar, não é a energia de seu projétil ou a pressão a que este é submetido; mas sim a substância empregada na impulsão desse projétil: se gás comprimido ou ar comprimido.

 

Quanto ao calibre, a classificação considera o dano que pode causar. Assim, as armas de pressão com calibre de até 6 mm são de uso permitido, enquanto que as armas de pressão com calibre superior a 6 mm são de uso restrito.

 

De acordo com o prescrito na Portaria 002 COLOG, de 26 de fevereiro de 2010, que regula essa matéria e que está disponível em nosso sítio eletrônico (www.dfpc.eb.mil.br – LEGISLAÇÃO), as armas de pressão por ação de gás comprimido -- tanto as de uso permitido (calibre de até 6mm) ou restrito (acima de 6mm) --, bem como as armas de pressão por ação de mola de uso restrito (calibre superior a 6mm), podem ser adquiridas no comércio local ou via importação exclusivamente por pessoas naturais ou jurídicas registradas no Exército -- ou seja, por quem possui Certificado de Registro. Armas de pressão por ação de mola e do tipo PCP que tenham calibre igual ou inferior a 6mm prescindem de tais exigências quando adquiridas no comércio local. Contudo, se forem importadas, precisarão de Certificado Internacional de Importação e de Guia de Tráfego para a saída do porto/aeroporto.

 

E se o sr. quiser depois importar peça ou acessório para arma de calibre de uso restrito ou por ação de gás comprimido?

 

Como já dito, as armas de pressão de calibre superior a 6 mm são classificadas como de uso restrito, nos termos do art. 16, VIII, do Regulamento para a Fiscalização de Produtos Controlados (Decreto nº 3.665/00):

 

Art. 16. São de uso restrito:

...

VIII - armas de pressão por ação de gás comprimido ou por ação de mola com calibre superior a seis milímetros, que disparem projéteis de qualquer natureza;

 

No que concerne aos acessórios, o Anexo I do Decreto 3.665/00, relaciona-os como produto controlado na posição 0010.

0010

1

AcAr

acessório de arma

 

As peças para armas de pressão, por outro lado, são controladas apenas quando se destinarem a armas de uso restrito, ou seja, de calibre superior a 6 mm, conforme item 3120 do Anexo I do Decreto 3.665/00:

3120

1

Ar

peça para arma de uso restrito

 

Portanto, tratando-se de arma de pressão, qualquer acessório é controlado; assim como as peças destinadas às armas de uso restrito. Todos sujeitam-se ao controle do Exército. Em ambos os casos, para a importação o interessado deverá observar as normas insertas no Decreto 3.665/00 e legislação complementar.

 

Esperamos ter respondido satisfatoriamente a seu questionamento e permanecemos à disposição.


Atenciosamente,

Assessoria de Comunicação Social
Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados

Em 05/06/2011 às 03:14 horas, "Edson Luiz de Lima" <edsonluizlima25@hotmail.com> escreveu:

Este é um e-mail de pedido de informações via www.dfpc.eb.mil.br/ de:Edson Luiz de Lima <edsonluizlima25@hotmail.com>Bom dia!Venho ate os senhores  para sanar uma duvida minha a respeito a categoria de controle de uma arma de pressão que comprei,a mesma utiliza o sistema de ar (respiravel) pre-comprimido,as PCPs como são chamadas, sendo o ar alojado em um reservatorio na propria carabina.a mesma possui calibre 5,5mm.minha duvida é:esta carabina se enquadra em qual categoria de controle?é nescessario tirar CR para evitar aborecimentos?desde ja agradeço a atenção!

Editado por cebo de grilo

cbc expresso 245 + EU (xodozinho)

hatsan at44-10 + leapers 6-24x50

cbc GII 5,5 + tasco 3-9x40

fionda mod.80 em restauro

a amazônia é o pulmão do mundo

e (..............?) é o intestino grosso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, tô pulando de alegria aquí. Vou levar esse email para o SFPC daqui. Muito obrigado colega.

 

 

Abraços.

Sim essa discussao passamos por ela há um tempo atras e como disse o nobre amigo PCP nao é gas comprimido e sim ar. Portanto, categoria 3!

ºToo Much!!!

 

Fórum Arco Brasil

http://www.arcobrasil.com/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A potência e a precisão da Condor já foi muito discutida em várias ocasiões.

As aramas da Airforce são muito versáteis e permitem uma infinidade de alterações e "tunnings".

Mas há quem goste também de carabinas reguladas e de grande autonomia.

Então vou mostrar uns testes que fiz com a minha Condor e que talvez alguns já conheçam de outros foruns.

 

Quem já viu este tópico no Talon Airgun:

http://talonairgun.com/forum/viewtopic.php?t=24602

 

Este artifício faz com que ocorra uma restrição à saída de ar do cilindro.

Já faz alguns meses que estou fazendo algumas experiências com este anel no top hat e cheguei a resultados muito interessantes.

Para fazer este anel usei reparo para conserto de torneira. É só abrir o furo central com um vazador e cortar a abertura para encaixar no top hat.

A arma utilizada para testes foi a Airforce Condor calibre 5,5. Cano de 18”.

O chumbo foi JSB Express 5,5 com peso de 14,35 grains (0,929 gramas). Todos os testes foram feitos com o PW em potência mínima.

Fiz várias sessões de tiro medindo velocidades e cheguei a conclusão que o melhor rendimento se dá nas velocidades em torno de 600 a 700 pés/s (183 a 213 m/s).

Foi onde consegui as velocidades mais constantes e a maior autonomia.

Não estava procurando potência, mas sim uma condição que me permitisse atirar no quintal de casa ou em locais restritos.

Para variar as velocidades basta mudar a espessura do anel. Quanto mais fino, maior será a velocidade e menor a autonomia.

Para velocidades mais altas não consegui a mesma constância. Ainda tenho que fazer testes com chumbos mais pesados para ver se consigo resultados diferentes.

A pressão inicial foi de 200 bar e a final ficou em torno de 100 bar nos dois casos.

Para facilitar a visualização e a tabela não ficar muita extensa vou mostrar a velocidade média em grupos de 20 tiros:

 

Qtdade de tiros....................... velocidade (pés/s)

01 – 20.........................................615

21 – 40.........................................615

41 – 60.........................................621

61 – 80.........................................625

81 – 100.......................................626

101 – 120.....................................625

121 – 140.....................................627

141 – 160.....................................619

161 – 180.....................................615

181 – 200.....................................612

201 – 220.....................................611

221 – 240.....................................611

241 – 260.....................................610

261 – 280.....................................606

281 – 300.....................................602

 

Para uma outra série onde aumentei a velocidade, consegui os seguintes resultados:

 

Qtdade de tiros...........................velocidade (pés/s)

01 – 20.........................................770

21 – 40.........................................791

41 – 60.........................................802

61 – 80.........................................810

81 – 100.......................................817

101 – 120.....................................789

121 – 140.....................................775

141 – 160.....................................778

161 – 180.....................................758

181 – 200.....................................745

Dá para notar que em velocidades mais altas a variação é um pouco maior.

Achei os resultados muito bons em termos de constância e autonomia.

Funciona quase como um regulador e custa 1 real.

Um esclarecimento acerca das medições das velocidades:

Primeiro, eu postei as velocidades médias em grupos de 20 tiros para facilitar a visualização e consulta.

Senão, seriam 500 linhas de texto para descrever todas as velocidades.

Segundo, as velocidades aparecem sem casas decimais porque eu fiz arredondamento, seguindo a regra: 1 a 4 - para baixo; 5 a 9 - para cima.

Terceiro, registrei velocidades maiores do que as apresentadas porque essas são médias.

Para exemplificar vou descrever tiro a tiro os grupos de maior e menor velocidade média:

 

Grupo 121 a 140 - velocidade média de 627 pés/s

Tiro a tiro = 628, 629, 632, 625, 629, 628, 630, 628, 631, 633, 625, 630, 620, 621, 620, 624, 626, 625, 628, 625.

 

Grupo 281 a 300 - velocidade média 602

Tiro a tiro = 603, 602, 599, 601, 596, 605, 606, 602, 601, 604, 600, 601, 599, 605, 602, 604, 601, 605, 598, 604.

 

Os tiros são consecutivos. Enchi o cilindro com 200 bar e fui atirando até notar que começava a haver uma queda mais evidente na velocidade.

Nos dois casos a pressão final girou em torno de 100 bar.

A espessura do anel não tem um padrão fixo. Fiz a experiência em 4 cilindros diferentes. Em cada um deles a espessura é diferente para uma mesma velocidade aproximada.

Talvez seja em função de pequenas diferenças nas válvulas.

E varia também de acordo com a velocidade que você queira conseguir.

Quem quiser fazer uma experiência deve começar com uma espessura do anel que seja em torno de 2/3 da altura do top hat.

Os testes de agrupamento foram iguais aos conseguidos anteriormente a colocação do anel. Em nada alterou a precisão da arma. Continua exatamente igual.

Apenas as distâncias de tiros é que mudaram.

Com a condição normal do top hat pode-se atirar de 30 a 50 m sem nenhum problema, com pequena diferença de altura no tiro, facilmente compensada pelo atirador.

Com este anel a distância boa para tiro cai para até 20 metros. Daí para a frente já se pode notar uma queda mais acentuado do chumbo.

Novamente eu digo que esta condição é para tiros no quintal, ou seja em distâncias pequenas.

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

 

Sempre tive muita vontade de possuir uma Talon ou a Condor ! mas confesso que manjo bulhufas delas !

Só sei que tem a Talon , Talon SS e a Condor sei que o chassis é o mesmo, mas que tem diferenças entre elas

Exemplo Talon x Talon SS presumo que este SS seria Small and Silent ! só uma teoria , não sei se é isso mesmo .

Quem me explica as principais diferenças entre elas ?

A sigla SS significa Sound Supressed.

 

Os frames da Talon e Talon SS são idênticos, exceto pela parte que vai do primeiro furo de fixação da bucha até o muzzle. Na TalonSS, esta parte é 4,5" mais longa. Todas as demais peças internas são iguais, exceto os canos (a Talon possui cano de 18" e a Talon SS, cano de 12" embutido no frame).

 

framesa.jpg

Foto 1: Comparativo entre os frames da Talon e Talon SS.

 

A Condor possui o mesmo frame da Talon SS, com partes internas idênticas, exceto: acréscimo de um calço no martelo (contra-peso) e o cano de 24".

 

condorhammer.jpg

Foto 2: Conjunto do martelo e contra-peso da Airforce Condor.

 

Tanto a Talon quanto a Talon SS possuem a válvula "padrão" (standard). Na Condor, a válvula é do tipo Hi-Flow (com abertura maior na haste piloto para aumento da passagem de ar).

 

valvestems.jpg

Foto 3: Haste Hi-Flow versus padrão.

 

São apenas essas as diferenças.

 

 

Editado por ASniper
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante