Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

CLIQUES DA LUNETA - Entenda de uma vez por todas como usar corretamente


Charles Dias

Posts Recomendados

Charles,

+1 Para você. Excelente idéia, a de quebrar o mito do uso das lunetas.

Como você se colocou à disposição para perguntas, começo colocando uma situação.

1- Zero a luneta a 20 Metros.

2- Coloco um alvo a 30 metros, 10 clicks Up para zerar.

3- Alvo a 40 metros são 15 clicks UP

4- Alvo a 50 metros. São 25 clicks Up.

Dada a situação. Com a luneta zerada a 20 metros(Marco Zero) se vou atirar a 40 metros. Dou 25 clicks (10+ 15). Após isso volto os 25 clicks e a luneta fica no Marco Zero.

.

Depois de debatida esta situação, colocarei outra sobre a clicagem do Chairgun.

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acompanhando!

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelo post, nem tinha me ligado desses alvos que são 1 quadrado = 1 click, vou imprimir uns pra facilitar. Ainda mais que minha arma não cabe na caixa com luneta, toda vez eu tenho que desmontar, até ando atirando com mira aberta pra não comer os parafusos nessa brincadeira de monta e desmonta.

 

Como eu queria uma luneta meio no estilo daquela sks, mas igual as de verdade, não tem ponto, é um "chevron" ou apenas isso ^

 

Tem um recurso que facilita bastante a medição de distância onde é só alinhar o alvo no meio daquela curva ali, em algumas o calculo é baseado na altura de alguém, mas fazendo uma continha básica já da pra guardar de cabeça a relação, e ainda mostra na lente o zoom selecionado entre outras coisas.

Editado por Andrei917
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tópico bacana... no aguardo de mais atualizações..

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelo post, nem tinha me ligado desses alvos que são 1 quadrado = 1 click, ....

Cuidado que isso nem sempre é verdade! O autor fez uma suposição de que um click = a 1 mildot, mas tem que ver a especificação da luneta. Algumas tem 1 click = 0.1 mildot (Fonte: Nelson L. de Faria). Todas que já passaram em minha mão tem as seguintes relações: 1/4 MOA ou 1/8 MOA.

Onde 1 mildot = 3.44 MOA

  • +1 3

Pedro Ashidani
MVB - Nº:2664

Steyr LG-110 FT 4,5mm/5,5mm
Weihrauch HW97K inox 4,5mm
Weihrauch HW35E Inox 4,5mm
Weihrauch HW50S Inox 4,5mm

Steyr LP10

Farley Coaxial II

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acompanhando.

Esteja sempre na mira.
Que DEUS seja seu alvo!!!

AT 44-10 .22 + JDS - Barska 3x9-40
CBC F18 B12 - 0,177

Crosman 357 - 0,177
Zoraki HP 01 - 0,177 e .22 (Dual Calibre) Moderador HW100
http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/6527-zoraki-hp01-hw100-dual-calibre/


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cuidado que isso nem sempre é verdade! O autor fez uma suposição de que um click = a 1 mildot, mas tem que ver a especificação da luneta. Algumas tem 1 click = 0.1 mildot (Fonte: Nelson L. de Faria). Todas que já passaram em minha mão tem as seguintes relações: 1/4 MOA ou 1/8 MOA.

Onde 1 mildot = 3.44 MOA

 

Eu acabei vendo que tem vários tipos depois, no meu caso não tinha nenhum alvo pronto, ai eu fiz um alvo com linhas bem finas de 6,95 em 6,95mm, no Corel. Serve pra regular a luneta 1/4 MOA a 10m. Nesse caso são 10 clicks pra mover os 6,95mm. Usei 6,95 pra não arredondar muito, já que na verdade é 6,94444 e infinitos 4... Tem gente que arredonda logo pra 7.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Cadê o restante do tópico??? Meu Deus como vc faz isso com a gente??? ah não!! pode terminar o post ! garanto que tem muita gente da polícia e militares que não sabem estes detalhes !!

 

Estou aguardando o restante!!

 

Excelente tópico!! sou apaixonado por instrumentos opticos!

 

 

Fontes.

Editado por fontes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pergunta: em 10m quantos cliques eu dou para que o ponto de impacto se mova 1 cm em uma luneta com 1/4 e em uma com 1/8 "

obrigado

Como não foi respondido, vai uma formula para ajudar:

x=n.a.d.2.pi/21600

 

onde n é o número de clicks

a é o angulo(em minutos) que cada click produz( 1/4 ou 1/8)

d é a distância até o alvo

pi = 3,14

x é o delocamento do POI que os clicks produzirão.

assim para 10m, com 1/4 moa por click tem-se aproximadamente 14 clicks e para 1/8 moa, 28 clicks

  • +1 4

Pedro Ashidani
MVB - Nº:2664

Steyr LG-110 FT 4,5mm/5,5mm
Weihrauch HW97K inox 4,5mm
Weihrauch HW35E Inox 4,5mm
Weihrauch HW50S Inox 4,5mm

Steyr LP10

Farley Coaxial II

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como não foi respondido, vai uma formula para ajudar:

x=n.a.d.2.pi/21600

 

onde n é o número de clicks

a é o angulo(em minutos) que cada click produz( 1/4 ou 1/8)

d é a distância até o alvo

pi = 3,14

 

assim para 10m, com 1/4 moa por click tem-se aproximadamente 14 clicks e para 1/8 moa, 28 clicks

 

Pedro,

Muito obrigado pela explanação que tirou inclusive minhas dúvidas aqui, pois essa parte extremamente técnica deixo para o Murate e o Takao me explicarem timtim por timtim :blushing: , mas da forma que vc expôs ficou muito claro, mais que isso acho que não tem como :thumbup:

 

Mas quem não sabe precisa aprender do começo ... e esse é um assunto por demais importante para ser escrito de qualquer maneira. Calma que fórmula é fácil ... mais importante é entender o que está por trás da fórmula.

 

desculpa Charles, mas nem sempre fórmulas são fáceis, tanto que se fossem as dúvidas não estariam aí pois todos saberiam essas fórmulas...

 

falando assim é menosprezar o conhecimento do nosso amigo Pedro que, digamos ser invejável pela grande maioria dos "mortais" que praticam o tiro esportivo e frequentam os fóruns de ar comprimido (me colocando nessa grande parcela)

 

aliás, ninguém respondeu até então, nem mesmo eu (que realmente não sabia) ou vc (que, se sabia, acabou esquecendo ou deixando de lado)... a não ser o Pedro que além de saber a fórmula, tb explicou de forma tão cordial e sucinta todo o significado da mesma e não simplesmente expôs o resultado

 

Abraço a todos!

  • +1 3

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, chega de baderna.

 

Charles, realmente sua resposta foi um tanto estranha, mas coloco isso no mérito de o escrito tb depende de quem lê, e não acho que tenha sido sua intenção insultar ninguém.

 

agora...

 

Se algum usuário tem dúvidas e algum de nós sabe a resposta, o mais cordial é respondê-la. Sei que seus planos são para uma matéria bem mais complexa, mas as vezes a pessoa quer a resposta na hora e não quer saber os "porquês" por traz de um resultado. Dessa forma vc pode dar a resposta de forma rápida para que o usuário tenha sua dúvida sanada e deixar a parte técnica para a continuação do seu post.

 

 

Espero que cessem essas provocações e brigas.... quem continuar será punido, independente de quem seja.... bem a não ser que seja o PAPA, pq dai não posso fazer nada huahuahuahua

 

Abraço e espero pelo resto do artigo.

  • +1 2
  • -1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado ao Pedro por sanar minha dúvida; Charles ficarei no aguardo de todas as atualizações para ficar por dentro do assunto, desculpa se fui ansioso demais em querer pular as partes do seu tópico, mas com certeza vou aguardar para aprender mais

Muito obrigado a todos !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Compreensível, Edenilson. Mas como disse, muitas vezes vale a pena conter a impaciência para entender tudo o que há por trás da técnica para que ela possa ser plenamente utilizada, algo que somente a plena compreensão permitirá.

 

Obrigado ao Pedro por sanar minha dúvida; Charles ficarei no aguardo de todas as atualizações para ficar por dentro do assunto, desculpa se fui ansioso demais em querer pular as partes do seu tópico, mas com certeza vou aguardar para aprender mais

Muito obrigado a todos !!!

banner.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante