Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Cuidados ao comprar cilindro


jtramone

Posts Recomendados

Estou adquirindo minha primeira carabina PCP, e gostaria de pedir uma ajuda aos amigos para comprar o cilindro.

 

Como a $$$ é curta, vou optar por um cilindro usado, provavelmente de 300 bar. Quais os cuidados que tenho que tomar? O que devo observar? Ouvi dizer que cilindros tem uma vida determinada, é verdade? Ou posso ficar tranquilo se passou recentemente no teste hidrostástico?

 

Valeu!

Banner_v2_zpsltvt4ocu.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes faça um vistoria visual em todo cilindro procure por amassados, marcas de mal uso, riscos profundos

 

E confira as informações que estão tipadas no cilindro 00344.gif

Apos o teste ser feito seu cilindro está liberado para uso por 5 anos , apos esse período deve ser feito novamente !

Alguns cilindros tem tempo de vida indeterminada mesmo ! isso vai depender da forma que este cilindro foi manuseado ao longo do tempo !

  • +1 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Willamms já te deu bons toques.

 

Mas se vc puder fazer um teste hidrotstático no cilindro usado que for compra, melhor, se o cilindro estiver bom o vendedor não será contra, são aproximadamente 60 reais, mas vale cada centavo.

 

Lhe aconselho o de 300 Bar, a médio longo prazo vc ficará feliz de ter pago um pouco mais. Meu cilindro é de aço de 6 litros, vida útil indeterminada, não me incomodo com o peso. Juro que ainda vou contar as recargas, mas são muitas.

 

Para quem prefere algo mais leve tem os de Fibra de carbono, a maioria tem vida útil de 15 anos, se não me engano, mas já vi com prazo indeterminado tb.

Editado por Eduardo Mello

A vantagem de ser inteligente é que podemos fingir que somos imbecis, enquanto o contrário é completamente impossível (Woody Allen).

 

 

Beeman HW 100 T FSB .177

Hatsan AT44-10.22 regulada

CZ Slavia 631 Lux

CBC Montenegro F18 Classic B19-14 .177

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

só complementando o que o amigo Edu Mello disse sobre os de fibra de carbono...

normalmente tem prazo de 15 anos, porém já são desenvolvidos muitos pra 20 anos,

e em uma conversa com um supervisor da Dräeger, já estão pra sair do forno cilindros

FC com prazo de 30 anos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu é de aço e de apenas 3L. A vantagem é que levo ele numa bolsa dessas de raquete de Tênis Wilson. E é 300bar. Por isso me dei ao luxo de pegar um pequeno.

3 litros e 200Bar não recomendo. É muito pouco ar.

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu é de aço e de apenas 3L. A vantagem é que levo ele numa bolsa dessas de raquete de Tênis Wilson. E é 300bar. Por isso me dei ao luxo de pegar um pequeno.

3 litros e 200Bar não recomendo. É muito pouco ar.

Qual é a sua arma e quantas recargas você consegue fazer com este cilindro? Quantos kg ele pesa cheio?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei quanto pesa mas não é nada demais não. Dá pra carregar na sacola deraquetes sem cansar.

Na S200 que eu tive dava quase 30 recargas.

Na AT estimo umas 14, 15 recargas.

 

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 months later...

Prezado Henrique Coelho, tenho uma bt65 elite e encomendei um de 3L 300bar, pensando na portabilidade, mas fiquei um pouco tenso achando que seria muito pouco ar, mais depois de sua informação, fiquei tranquilo, pois acho que vou conseguir 10 recargas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos teve uma época que queria comprar um cilindro de aluminio usado de 200bar,em uma loja de mergulho,e olha a explicação que ele me mandou por e-mail,sob as validades de cilindros.

 

 

Oi Luciano ! Tudo bem ?
Vou explicar um pouco sobre cilindros e como utilizá – los:

Eu trabalho com mergulho autônomo a mais de 15 anos, tenho minha escola a 10 anos, me especializei o máximo que pude na área de mergulho autônomo recreativo (para ver peixinhos), técnico (para mergulhos mais fundo que 40 metros, naufrágios e cavernas) e também na área de manutenção de equipamentos.

Hoje realizo toda a manutenção em meus próprios equipamentos, nos equipamentos dos meus clientes e do Corpo de Bombeiros da cidade e região.

Então, entendo um pouco do que vou falar ...

Cilindros de ar comprimido podem ser de AÇO, ALUMINIO ou COMPOSITE (aluminio revestido com fibra de carbono);
A diferença entre eles, além de peso é a vida útil;
Cilindros de aço podem durar até 50 anos, existem casos de cilindros de 1949 que foram testados e ainda estavão perfeitos para uso;
Cilindros de alumínio podem durar mais que os de aço, pois tem menos oxidação (ferrugem);
Cilindros de composite, são muito leves, alguns suportam 300 BAR de pressão de trabalho, mas tem uma vida útil muito curta, no máximo 15 anos, são os cilindros que os bombeiros utilizam hoje em dia para entrar em incêndios;
Normalmente cilindros de mergulho (SCUBA) são feitos para trabalhar com 210 BAR de pressão;
No início da era PCP, os atiradores utilizavam cilindros de aço nacionais, de baixo volume, como são pequenos, permitem poucas recargas. Por isso os atiradores resolveram utilizar os cilindros de mergulho.
Existem diversos fabricantes e diversos tamanhos de cilindros, no meu ponto de vista os melhores são:
Alumínio: Luxfer ou Catalina (fabricação USA)
Aço: Faber (fabricação ITALIA)
Está entrando no mercado uma nova marca de cilindros de alumínio XS SCUBA, comprei 2 para testar, mas só o tempo vai dizer se são bons ou não. (fabricação ????,dizem USA) rsrsrsrs.
Cilindros de aço brasileiro eu não recomendo !!!!!
E cilindros de alumínio brasileiros não existem.
O que vai determinar a vida útil de um cilindro é a forma como ele foi armazenado, transportado e principalmente recarrecado !
Os fabricantes LUXFER e CATALINA garantem ao menos 1.000 recargas em seus cilindros! Normalmente suportão mais !! Independente do tempo que leve para serem realizadas.
Todo cilindro utilizado para mergulho ou PCP deve passar por uma vistoria anual (INSPEÇÃO VISUAL) onde verificamos o estado do cilindro visualmente por fora e por dentro, verificamos se possui oxidações, contaminações do ar e a estrutura da rosca de gargalo.
Nesta inspeção anual, também é recomendado a realização de manutenção da torneira, onde a mesma é desmontada, limpa, “O” rings substituidos, lubrificada (com produtos próprios) e remontada;
Essa inspeção visual é realizada aqui na loja mesmo.
A cada 5 anos os cilindros devem passar por um teste hidrostático, este teste é realizado em equipamento específico para isso, onde a torneira do cilindro é removida, o cilindro é cheio com água e colocado no aparelho;
Ele vai receber uma pressão de 340 BAR, assim será verificada a elasticidade da liga (aluminio ou aço), não deve sofrer um variação maior que 10%;
Estando tudo certo, ele é esvaziado, lavado e carimbado com MÊS, ANO e LOGO de quem realizou o teste;
Caso ele não seja aprovado o cilindro é CONDENADO, furado ou serrado e devolvido ao dono;
O teste hidrostático eu só realizo em uma empresa aqui no estado de São Paulo, e se eu tiver qualquer dúvida quanto a procedencia de um cilindro, NÃO FAÇO A RECARGA !
A tada inicial que vem estampada no cilindro não é necessariamente sua data de fabricação, mas sim a data do 1° teste hidrostático.
Além da parte de manutenção, um cilindro só deve ser recarregado em um compressor próprio e com os filtros devidamente em dia ! Pois mesmo não sendo AR para respirar, um compressor com filtros ruins vai deixar passar umidade e óleo para dentro do cilindro, o que diminui a vida útil do cilindro e da arma de PCP;
Nosso compressor tem seus filtros substituidos a cada 50 horas de trabalho.
Cilindros nunca devem ficar totalmente vazios, pois pode condensar umidade na parte interna, o ideal é ter sempre um pouco de pressão dentro dele;
As recargas devem ser feitas lentamente para evitar o aquecimento excessivo, isso vale para a recarga do cilindro da arma também !!!
Podem ser guardados em pé ou deitados, tomando cuidado para não cair no pé de ninguém;
Também podem ser tranpotados em pé ou deitados, sem problemas !
Não devemos deixar sobre impactos, tombos ou quedas.
Se vc quiser vir conhecer um cilindro por dentro, tenho aqui na escola cilindros de aço e alumínio cortados, para realizar aulas de equipamentos.
Não sei qual FORUM vc acompanha, e também não sei quem escreveu este artigo, só posso dizer que eu realizo recargas de AR e Misturas Gasosas em cilindros a mais de 10 anos, sou extremamente rigoroso com a questão de segurança, e sempre me atualizo sobre o assunto.
Cilindros de alumínio LUXFER ou CATALINA duram bem mais que 25 anos

  • +1 1

At44-10 5,5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 years later...

Amigos, sou mergulhador categoria: Dive master (O Divemaster é um líder de mergulho, responsável pela segurança de outros mergulhadores, auxiliando-os e supervisionando-os.PADI Fonte: Professional Association Diving Instructors / Associação Profissional de Instrutores de Mergulho) e faço minhas as palavras do parceiro que instruiu o Luciano Predador. Já vi um cilindro mal conservado explodir e posso garantir que é algo nada bonito de se ver. Portanto compre um bom cilindro preferência novo ou com pouco tempo de uso. Leve até uma loja de mergulho ou uma autorizada para que seja feita a inspeção visual e teste hidrostático ( no corpo do cilindro contém as datas dos testes realizados) se tudo Ok, use sem receio. Quanto a pergunta do Digger: Vc encontra os cilindros em qualquer loja de mergulho ou pesca de preferência ao Catalina ou Luxfer são excelentes e tem uma durabilidade excepcional.

Abraços.

  • +1 1
  • -1 1

A sua hipocrisia é o alimento diário do seu espírito???

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante