Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Como zerar a sua luneta


Posts Recomendados

Gostei! Sempre é bom postar para o pessoal iniciante e para nós não tão iniciantes mas que devemos sempre aprender novas técnicas.

 

Apanhei bastante para regular a luneta no início, e vídeos como esse as vezes se perdem nos fóruns com o passar do tempo.

 

Parabéns pela lembrança e +1!

  • +1 1
20120811143140.jpg
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Importante também comprar luneta e mounts de boa qualidade, na Minha G2 por estar com uma Xing Ling comprei um mount unico e um colimador com o Ricardo Leao, pois ela esta mais suscetível a desregular, quando chegar faço um review e um vídeo de como usar, mas ja adianto que é bem simples....

CBC Montenegro Standard F22 GII + Gas Ram + Bosile 4x32 + Muzzle Thiago Vicentini

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também uso o colimador no primeiro ajuste, depois acerto com o chumbo que vou usar.

 

 

Importante também comprar luneta e mounts de boa qualidade, na Minha G2 por estar com uma Xing Ling comprei um mount unico e um colimador com o Ricardo Leao, pois ela esta mais suscetível a desregular, quando chegar faço um review e um vídeo de como usar, mas ja adianto que é bem simples....

20120811143140.jpg
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente... +1 para o amigo!

 

Tenho certeza que vai ser muito útil para muitíssimos atiradores, aguardamos os próximos vídeos.

 

Abraço!

Antonio Lima - São Gabriel - RS

Kral AI 002 S 4,5mm (GR 40Kg+Gatilho GB)

CBC Montenegro 4,5mm

Gamo Delta Fox (GR Rossi/SMS 140+Gatilho Flz)

Gamo  Delta Max 4,5mm (GR Elite 40 Kg+Gatilho Elite)

Gamo CFX 4,5mm (Gas Ram Quick Shot 40Kg, Êmbolo aliviado 84g)

Gamo CFX Royal 4,5mm (Gas Ram Quick Shot 40Kg, Êmbolo aliviado 110g )

Gamo Big Cat 4,5mm (Gas Ram Elite 40 Kg, Êmbolo Alongado Elite, Gatilho Elite)

Daisy Powerline 880 4,5mm

Crosman 1377C - American Classic

Gamo Compact 4,5mm

PCP Artemis M16 5,5mm

PCP Artemis M22 4,5mm

PCP CBC B57 4,5mm (Valvula Reguladora do Zeca)

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Horvath Brother muito bom o vídeo, inclusive movi ele para área de "sistema de miras" e destaquei o tópico por se tratar de um vídeo de extrema importância.

Parabéns pelo vídeo, pelo canal e por contribuir tanto para o esporte.

 

Eduardo Macedo.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E para isso nada melhor do que um vídeo, tem muita gente com preguiça de ler, rsrsrsrs.

 

Muito boa iniciativa Irmão Horvath :clap:

 

Ainda vou assistir, mas é bom lembrar que o melhor é usar chumbo de qualidade e apoiar a carabina sempre do mesmo jeito, se não vai apanhar para zerar.

Editado por Eduardo Mello

A vantagem de ser inteligente é que podemos fingir que somos imbecis, enquanto o contrário é completamente impossível (Woody Allen).

 

 

Beeman HW 100 T FSB .177

Hatsan AT44-10.22 regulada

CZ Slavia 631 Lux

CBC Montenegro F18 Classic B19-14 .177

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:thumbsup: Muito bom, continue a compartilhar. :clap:

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma duvida que acredito já coloquei em algum outro topic, e ainda me intriga, pois esta relacionada com o "zero" da luneta.

 

Na pratica eu já constatei que um dos fatores que influencia no ajuste da luneta é a altura do alvo, sendo esta informação raramente citada (na maioria dos casos apenas se cita a distancia do alvo).

 

Suponha uma arvore que está a 30 m de distancia de você. O alvo é fixado no tronco, a 1,5 metro de altura. A luneta foi zerada neste alvo.

 

Na sequencia considere a mesma arvore, porém agora o alvo está na copa da arvore a uma altura de 5 metros. Ou então está no chão junto a raiz.

 

Alguém se habilita a explicar estas situações e dar uma dica de como calcular a compensação rapidamente sem precisar de fazer um disparo para compensar em cima dele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dentro do possível, arma e alvo devem estar no mesmo nível, referente a altura. Obviamente que vc não vai medir isso milimetricamente, se visualmente o alvo aparenta estar na mesma altura da arma já é suficiente.

Tiro em ângulo, seja para cima ou para baixo, muda o ponto de impacto. Quanto maior o ângulo, maior será a diferença. Vou dar um exemplo fácil para entender:

 

Sua arma está zerada a 30 metros e você está exatamente a 30 metros de um tronco de arvore, logo você vai mirar no centro, certo. Ok, considere que você continua na mesma posição e no topo desta arvore tem uma folha que você que acertar (fui bonzinho.. folha..rsrsr), digamos que você tem um ragefinder e mede a distancia até a folha que da 40 metros devido obviamente ao ângulo. Vamos aqui considerar que essa folha está exatamente no mesmo eixo do tronco da árvore ok. Considerando que a 40 metros seu tiro pega 2 mil-dots pra baixo, rapidamente te faço a pergunta: onde mirar para acertar?

 

R. exatamente no X como se este alvo de 40 metros estivesse a 30.

 

Outra pergunta: Porque isso?

 

R: Uma regra fácil para você fazer uma compensação rápida, considere a distancia do alvo para fins de POI a distância em linha reta na mesma altura até o alvo, ou seja.. a arvore está a 30 metros, mesmo a folha estando a 40 metros o tiro vai bater no X.

 

triangulo_retangulo.gif

 

Aqui vai um pouco de matemática: mentalmente vc pode desenha o triângulo retângulo, onde o ângulo reto (90º) está na base da arvore, o cateto adjacente (verde) está entre vc e a base da arvore, o cateto oposto (preto) é a altura da arvore e finalmente a hipotenusa (azul) é a distancia entre vc e a folha. Para todas as cituações vc calcula a distancia pelo cateto adjacente(verde), ou seja, entre vc e a base do alvo (no caso o tronco da árvore) e nunca pela distancia direta ate o alvo.

 

Na prática, se possível, quando uma alvo estiver muito angulado, tente achar alguma coisa para mirar que esteja na mesma distancia só que próximo ao nível da arma, no caso de arvores é mais fácil, calcula pelo tronco.

 

Compreendeu?

 

Abraços

 

Cassius

 

É exatamente o que eu faço e tem dado certo até hoje... Procuro algo que esteja na mesma linaha vertical do objeto... E pego a distância do cateto adjacente.

=]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dentro do possível, arma e alvo devem estar no mesmo nível, referente a altura. Obviamente que vc não vai medir isso milimetricamente, se visualmente o alvo aparenta estar na mesma altura da arma já é suficiente.

Tiro em ângulo, seja para cima ou para baixo, muda o ponto de impacto. Quanto maior o ângulo, maior será a diferença. Vou dar um exemplo fácil para entender:

 

Sua arma está zerada a 30 metros e você está exatamente a 30 metros de um tronco de arvore, logo você vai mirar no centro, certo. Ok, considere que você continua na mesma posição e no topo desta arvore tem uma folha que você que acertar (fui bonzinho.. folha..rsrsr), digamos que você tem um ragefinder e mede a distancia até a folha que da 40 metros devido obviamente ao ângulo. Vamos aqui considerar que essa folha está exatamente no mesmo eixo do tronco da árvore ok. Considerando que a 40 metros seu tiro pega 2 mil-dots pra baixo, rapidamente te faço a pergunta: onde mirar para acertar?

 

R. exatamente no X como se este alvo de 40 metros estivesse a 30.

 

Outra pergunta: Porque isso?

 

R: Uma regra fácil para você fazer uma compensação rápida, considere a distancia do alvo para fins de POI a distância em linha reta na mesma altura até o alvo, ou seja.. a arvore está a 30 metros, mesmo a folha estando a 40 metros o tiro vai bater no X.

 

triangulo_retangulo.gif

 

Aqui vai um pouco de matemática: mentalmente vc pode desenha o triângulo retângulo, onde o ângulo reto (90º) está na base da arvore, o cateto adjacente (verde) está entre vc e a base da arvore, o cateto oposto (preto) é a altura da arvore e finalmente a hipotenusa (azul) é a distancia entre vc e a folha. Para todas as cituações vc calcula a distancia pelo cateto adjacente(verde), ou seja, entre vc e a base do alvo (no caso o tronco da árvore) e nunca pela distancia direta ate o alvo.

 

Na prática, se possível, quando uma alvo estiver muito angulado, tente achar alguma coisa para mirar que esteja na mesma distancia só que próximo ao nível da arma, no caso de arvores é mais fácil, calcula pelo tronco.

 

Compreendeu?

 

Abraços

 

Cassius

 

Legal,mas e a ação da gravidade,não muda nada?E a menor velocidade do chumbo pois,são 10 metros a mais?tenho tbm estas duvidas e ao usar o charigun ou sei lá como se chama,as vezes duvido dos dados ali mostrados.

abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela explicação Cassius, me lembrei que foi com o outro Horvath que conversei sobre isso "informalmente" no shoutbox e ele comentou algo basicamente parecido. Mas claro que não vou acertar uma folha, é muito difícil visualizar onde o tiro pegou, prefiro acertar uma manga, rs.

 

Foram muitas as vezes que eu errei esse calculo, na prática eu zerava a 30 metros e quando ia mirar em um alvo "no alto" o POI era como se ele estivesse mais próximo do que realmente estava! Acho que meu erro é que eu estava considerando a distancia até o alvo (ai era uns 30 m) ao invés da distancia até a base (era uns 25 m) em um mesmo eixo vertical.

 

Com o tempo, errando e aprendendo, fui naturalmente compensando o mildot "para cima" (1 mildot acima do X por exemplo), assim como já faço quando atiro em um alvo ao nível da arma porém mais proximo de quando zerei a luneta.

 

Sempre fiquei intrigado com esse "efeito" da balística pois eu assim como o S200 me questionava: e o efeito da gravidade? da maior distancia x velocidade do projétil? Com o tempo me convenci de que devido a distancia ser pequena são fatores que praticamente acabam por não influenciar.

 

Vou prestar mais atenção no calculo da distancia e testar considerando apenas a distancia horizontal (ignorando a distancia real do alvo).

 

Abraço!

Editado por Ylram
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Balística é pura física e metemática. Esse método de usar a distancia da base como referencia funciona, óbvio q nem sempre vc vai ter algum objeto no mesmo eixo do alvo para mirar. Tem que tentar estimar e com o tempo vai pegando noção, não tem jeito, tem que praticar. Eu mesmo ainda sou péssimo nisso.

A vida é cheia de surpresas e mudanças... vamos ver para onde ela vai me levar esse ano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vídeo excelente!!! Muito bem explicado!!! como meus apoios não são muito bons, costumo ir clicando e trazendo os tiros para o centro do alvo... gasta mais chumbo e com o tempo vc se adapta melhor e já sabe mais ou menos a quantidade de clicks, porém esse método que vc mostrou é muito mais fácil!!!

Abraço!

Alexandre

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

uma pergunta de quêm não sabe nada comprei uma leapers diferente da quê eu tinha portanto não sei pra quê serve o zero reseting da luneta ajuda aí

 

Cleiton, depois que vc zerar a sua luneta, dificilmente vai estar marcando o zero certo?

Uma vez zerada a luneta, trave as torres para que não se mexam.

Agora com a chave allen desrosqueie o parafuso das torres e "zere" as torres. Só apertar novamente e está com o zero resetado.

Serve para vc sempre saber se a luneta está zerada onde vc regulou.

Principalmente quando vc trabalha com clicagem para diferentes distâncias. Vc dá 15 clicks atira... e não lembra onde a luneta estava zerada...

Se vc resetou no zero, fica fácil de lembrar e é só voltar para o zero marcado na torre.

 

Ficou meio confuso, hahaha

Vou ver se faço um tutorial sobre isso com fotos.

 

Abss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Pessoal, boas!

 

Estou com um problema para ajustar minha luneta e gostaria da ajuda de vocês.

 

Tenho uma Leapers UTG 6-24x50. Estou instalando na minha "nova" Hatsan, porém não estou conseguindo "zerar".

 

Já fiz o ajuste vertical "todo" para cima. Chegou no limite superior e o "Tiro" ainda está acertando acima do alvo. Ou seja, precisaria de mais alguns cliques para subir o retículo, porem já subi até o máximo. Alguém tem alguma dica ?

 

Desde já agradeço a contribuição.

 

Abs e bons tiros !

Editado por Turko

BeFunky_AssCA4jpg_zps91bd70cf.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Turko,

 

Supondo que vc está girando os ajustes de maneira correta, tenho duas sugestões:

1- Inverter o mount. Colocar a parte da frente atrás.

2- colocar um calço(folha de alumínio) na parte da frente, em baixo do tubo da luneta.

Pedro Ashidani
MVB - Nº:2664

Steyr LG-110 FT 4,5mm/5,5mm
Weihrauch HW97K inox 4,5mm
Weihrauch HW35E Inox 4,5mm
Weihrauch HW50S Inox 4,5mm

Steyr LP10

Farley Coaxial II

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
  • 2 months later...

Muito bom o Vídeo, mereceu +1

"Preocupe-se mais com a sua consciência
do que com sua reputação.
Porque sua consciência é o que você é e
a sua reputação é o que os outros pensam de você.
E o que os outros pensam,
é problema deles."
( Bob Marley)
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Hatsan MOD80 GAS RAM 40Kg + Gold Crown 4x32
TX200 MK3 Beech + Leapers 3-9x40
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Amigo, bom dia.

A luneta que tenho é a mais simples que o mercado oferece, é uma gamo 4x32 wr.

Estou tendo dificuldade para ajustar ela, tô achando até que sou tapado, mas o material do video se aplica a lunetas deste tipo também.

Me desculpa se estiver sendo um pouco ignorante na pergunta.

Obrigado, Marcelo Tette

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, bom dia.

A luneta que tenho é a mais simples que o mercado oferece, é uma gamo 4x32 wr.

Estou tendo dificuldade para ajustar ela, tô achando até que sou tapado, mas o material do video se aplica a lunetas deste tipo também.

Me desculpa se estiver sendo um pouco ignorante na pergunta.

Obrigado, Marcelo Tette

Até onde sei, todas as lunetas tem a mesma forma de regulagem.

Passe mais detalhes sobre a dificuldade que está tendo, quem sabe conseguimos ajudar.

 

O erro mais comum do iniciante é achar que ao girar a regulagem para a direita o retículo vai se mover para a direita, mas na verdade a regulagem diz respeito ao POI (ponto de impacto). Por exemplo, se você atirou e pegou à direita do X da luneta, girar a regulagem para a esquerda faz com que o POI se desloque nesta direção, ou seja em direção ao X da luneta.

 

Resumindo muito iniciante acha que girando para a direita o retículo vai se mover para a direita, mas é o contrário! Se você prefere tomar o retículo por referencia ao invés do POI, deve pensar assim: se deseja movimentar o retículo para a direita gire para a esquerda, se desejar movimentar o retículo para cima, gire para baixo, e vice versa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante