Jump to content

ANUNCIANTES

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada
Charles Dias

Básico de recarga de PCPs para iniciantes

Recommended Posts

Senhores, minha intenção com esse tópico e concentrar as informações acerca das opções de sistemas de recarga para carabinas de PCP com foco em quem está começando com esse tipo de equipamento e não tem a mínima noção do que pode ou não pode ser feito. Peço que corrijam possíveis erros no que explicar, uma vez que escrevo esse tópico enquanto aprendo.

 

Vamos lá. Carabinas de PCP (Pre Charged Pneumatic) utilizam ar previamente comprimido em tanques para impulsionar os chumbos. Só que os cilindros das armas têm tamanho reduzido a fim de torná-las manuseáveis. Algumas trazem tanques maiores,outras menores. De qualquer forma, o ar comprimido dentro desses tanques esgotará a medida que a arma for sendo usada, a ponto dela não mais disparar com precisão, demandando que o ar seja reposto. É exatamente sobre os sistemas de recarga que trata esse tópico.

 

Há três sistemas possíveis:

 

1) Bombas manuais

 

2003_AIR_PUMP_250.jpg

 

Versões modernizadas e específicas das velhas bombas de encher pneus de bicicleta, essas bombas são construídas de forma a permitir recarregar os tanques das carabinas de PCP utilizando apenas a força do atirador. Seu funcionamento é simples, basta plugar a bomba à arma e bombear ... o que dá trabalho.

 

Apesar de serem um tanto caras, um tanto sensíveis e demandarem esforço físico intenso do atirador/bombeador, essas bombas dispensam qualquer outro elemento para recarregarem armas de PCP.

 

2) Estações de recarga

 

adaptador_yoke.jpg

 

As estações de recarga são formadas por basicamente três peças:

 

- Tanque/cilindro de mergulho;

 

- Válvula;

 

- Mangueira.

 

O princípio de funcionamento das estações de recarga é simples. Tanques de mergulho são construídos de forma a armazenar ar em alta pressão (ar comprimido). Uma válvula (pode ser do tipo Yoki ou Din) controla a saída do ar comprimido. Uma mangueira própria para aguentar a alta pressão envolvida (tipo capilar) tem na ponta um conector que é ligado ao tanque da arma. Então o atirador abre a válvula permitindo que o ar em alta pressão no tanque encha a tanque da arma.

 

Esses sistema tem como vantagens permitir várias recargas do tanque da arma, disso dependendo da capacidade do tanque de mergulho, além de poder desconectar a arma da estação após a recarga e ter liberdade total de movimento para atirar. Seu preço não é tão maior que o de uma boa bomba manual. Há, no entanto, esse sistema tem duas características que podem ser impeditivos de uso para muitos atiradores:

 

1 - Para recarregar os cilindros de mergulho são necessários compressores de alta capacidade, disponíveis geralmente em lojas de suprimentos de mergulho (paga-se pela recarga), as quais geralmente existem apenas em grandes cidades ou cidades litorâneas, ou em batalhões do Corpo de Bombeiros (que podem não topar recarregar cilindros de civis);

 

2 - Os cilindros de mergulho são grandes e pesados, tornando seu transporte complicado para quem não possui automóvel ou possui um automóvel compacto.

 

3) Estações remote

 

GPAPRTHPA.jpg

Cilindros HPA (High Pressure Air) são geralmente utilizados na prática do paintball, mas podem ser adaptador para serem utilizados também em carabinas de PCP. Por conta de sua pequena capacidade de armazenagem, esse pequeno cilindro não será utilizado para recarregar o cilindro da arma, mas ligado a ele por uma mangueira própria, servirá como um cilindro adicional.

 

Apesar de custar um pouco menos que uma estação de recarga ou uma bomba, a grande vantagem desses sistema é o tamanho e peso muitíssimos menor, podendo facilmente ser transportado em uma mochila comum. Por outro lado, sua utilização limita a liberdade de movimento do atirador, uma vez que tem de estar o tempo todo ligado à carabina.

 

Outro ponto importante a respeito desse sistema, é da necessidade da modificação da válvula do mesmo a fim de que libere o ar com a pressão necessária para que a carabina funcione perfeitamente, o que somente deve ser feito por quem entende do assunto.

 

INTERESSANTE - Carabinas de pressão não tão caras carecem das chamadas "válvulas reguladoras", as quais liberam apenas a quantidade exata de ar necessário para o disparo, aumentando assim a autonomia da carabina. Uma vez que as estações remote têm a válvula regulada para liberar uma quantidade ótima de ar, ela acaba assumindo o papel da válvula reguladora em armas que carecem dessa peça.

Share this post


Link to post
Share on other sites

fala charles, td bom? uma duvida, de que forma devo armazenar a pcp, em relação a pressão do cilindro, devo esvasiar? no manual cita pra não deixar com menos de 80 bar pra disparar, mas para guardar não especifica

Share this post


Link to post
Share on other sites

Encaixa bem na minha situação a pouco tempo atrás em não ter a mínima noção do que pode ou não ser feito, na parte do item 1 achei importante para quem está iniciando, saber sobre:

Na parte do item 1; 

Que raios é 2 ou 3 estágios?

Qual é a bomba mais indicada para que tipos de armas?

Qual a postura correta para o ato de bombear?

Quais são as coisas idiotas que eu não devo tentar fazer com uma bomba manual?

Na parte do item 2;

Como é um Yoki e como é um DIN?

Qualquer tanque cilindro serve?

O que devo saber sobre especificações e prazos de validade?

O que não devo tentar fazer em hipótese alguma?

Na parte do item 3;

Considero completa as informações

Em todos eles uma parte sobre conservação e manutenção básica é essencial.

Creio que uma parte sobre as bombas elétricas no mercado e engenhocas caseiras também deve ser explanada.

É isso, fiquei empolgado com o tópico, também quero aprender. (só agora vi que é de 2012)

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


  • Recently Browsing   0 members

    No registered users viewing this page.

×
×
  • Create New...

HW50.jpg