Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Para tiro de precisão entre 50m e 100m ... 4,5 ou 5,5?


Posts Recomendados

Para PCP, 5.5 sem margem de dúvida... se tiver grana, compre chumbinhos mais pesados de 18 gr que melhoram ainda mais a precisão.

Editado por tarcisiobossi

"Preocupe-se mais com a sua consciência
do que com sua reputação.
Porque sua consciência é o que você é e
a sua reputação é o que os outros pensam de você.
E o que os outros pensam,
é problema deles."
( Bob Marley)
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Hatsan MOD80 GAS RAM 40Kg + Gold Crown 4x32
TX200 MK3 Beech + Leapers 3-9x40
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para o que você quer a receita é simples:

- Calibre 5,5mm com JSB Heavy e velocidade superior a 270m/s.

 

Essa combinação é infalível.

 

PCP em 4,5mm seria apenas para prática de FT, que tem limite de 16j e onde os alvos ficam a no máximo 50m.

Nesse caso o 4,5mm levaria vantagem pela menor parábola da trajetória do projétil.

 

Para BenchRest os calibre se equivalem...

 

Para todo o resto, em PCP, o 5,5mm leva vantagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

horvarth oq leva alguem a comprar uma arma de 10 mil reais? voce eh competidor profisional? eh milionario? por favor me explique, sem ofensas, mas eu acho demais 10 mil nao consigo compreender, a menos q tu tenha muia grana

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

horvarth oq leva alguem a comprar uma arma de 10 mil reais? voce eh competidor profisional? eh milionario? por favor me explique, sem ofensas, mas eu acho demais 10 mil nao consigo compreender, a menos q tu tenha muia grana

 

EU não tenho muita grana, mas gastei 3.000 numa arma de mola e te digo: valeu cada centavo! Muitas pessoas tem a mesma reação que vc teve quando digo quanto gastei. É como diz o ditado, não importa o preço do brinquedo, mas o prazer proporcionado!

________________________________________________________________________________________________________________

 

Não nos esqueçamos nunca de Guilherme Paraense!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certamente a explicação do Horvath está corretíssima, não esqueça de adicionar ao conjunto um bom nível.

Quando estiver atirando teste atirar com a arma nivelada e depois inclinada para os lados. Vai se surpreender com o resultado.

 

horvarth oq leva alguem a comprar uma arma de 10 mil reais? voce eh competidor profisional? eh milionario? por favor me explique, sem ofensas, mas eu acho demais 10 mil nao consigo compreender, a menos q tu tenha muia grana

 

Realmente parece exageiro dar 10 mil numa arma ( e na verdade é, pois só aqui no Brasil custa essa fortuna).

Mas tudo que é bom tem seu preço e como estamos falando de equipamentos de muiiiita precisão esse preço sem dúvidas influencia na qualidade do equipamento.

Uma coisa é acertar um tiro numa tampa a 100m ( é bom demais) a outra e acertar os 10 tiros do carregador (é o orgasmo em forma de tiro).

Certamente você com o tempo vai notar isso logo logo estará com uma carabina de 3 mil nas mãos e já pensando em comprar uma de 10 mil.

 

Abraço.

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tb não sou milionário e longe de ser rico, comecei com carabina simples a uns anos atraz, tinha gastado na época uns 700,00(com chumbos e arma) e ainda parcelado, tava todo feliz e contente achando que estava totalmente satisfeito me sentindo o melhor dos atiradores, ai veio as pesquizas e muitas e muitas horas de fórum, depois disso não parou mais os gastos, hoje tenho um pequeno e simples arsenal particular tanto de airsoft como de airgun, mas saiba que tudo que fazemos é com muito empenho e suor, devagar devagarinho vamos chegando lá, tenho certeza que aqui não tem nenhum milionário e mesmo que o fosse realmente é lamentável só aqui existir preços tão altos.

 

Como o Anderson explicou, um dia vc vai ao menos compreender o porque um cara paga 10.000,00 em uma arma e com certeza não é porque ele é ou deixa de ser milionário.

  • +1 1

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É realmete tudo isso aee que o karolaza disse, eu tb quando comecei tinha uma que achava ser a melhor, aee conheci as HW depois as Air Arms, aee vi que o esporte tava em outro nivel, muito além do qual eu conhecia, e te falo outra coisa, depois que vc atirar com uma carabina dessas, vc vai com certeza ver a diferença e entender o pq do valor tão diferente, hoje inda infelizmente não possuo uma dessas top, mas estou a caminho e posso te falar uma coisa, a qualidade dela em todos os sentidos é absurdamente melhor, um abraço amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é verdade... Comecei com Mola a anos atrás, a pouco tempo comprei uma PCP de R$3.000,00 e já estou namorando uma de R$6.000,00.... É difícil explicar com palavras, mas com o tempo você ira sentir a necessidade de ter algo melhor (após muito tempo de pesquisa e experiência de tiro) e o melhor custa caro, mas vale cada centavo.

 

Eu também não sou rico, longe disso... mas não pratico apenas este esporte e como todo esporte, você quer sempre ter um BOM equipamento e para isso você terá que gastar. seja no futebol, tiro, mergulho, kite, automobilismo e outros... Sempre haverá um equipamento melhor que o seu e que você vai querer ter!

 

 

 

Abraços!

Editado por G4rr4

4FNqq.jpg Air Arms S510 Xtra FAC. High Gloss (.22) -> Millett LRS 6-25x56 tubo de 35mm Mil-DotBar - 1/4 MOA Illuminated

IoMiv.jpg Hatsan AT44W-10 (.22) -> Bipé -> Supressor -> UTG 30mm AccuShot 4-16X44 Mil-dot -> Side Wheel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

horvarth oq leva alguem a comprar uma arma de 10 mil reais? voce eh competidor profisional? eh milionario? por favor me explique, sem ofensas, mas eu acho demais 10 mil nao consigo compreender, a menos q tu tenha muia grana

 

Vou responder pelo meu irmão... a minha custa a mesma coisa que a dele. Não somos milionários, temos uma boa condição mas não somos milionários não.

 

Eu sou competidor, mas competidor amador. O principal motivo de comprar armas desse nível é que elas te garantem uma qualidade constante, não existem muitas surpresas. Essas armas são reguladas o que garantem uma precisão maior com uma autonomia maior. Meu irmão gosta de tiros a longa distância (acima de 100 metros) por isso escolheu a wolf, uma arma de potência razoável, precisa pra caramba, e com autonomia monstro.

 

Poderia escolher outras armas??? Sim.. mas com essas características o preço não seria muito diferente. Arma boa Custa CARO.

 

Eu pratico FT e decidi pegar uma EV2. O por que??? Fácil.. quando eu erro a culpa é TODA minha huauhahuahu eu tenho muita mas muita raiva de perder tiro simplesmente pq a arma decidiu "loquear" e o tiro saio no lugar errado. Com uma arma dessas vc sabe que quando vc erra.. a culpa é toda sua.

 

Fora outras coisas... vc pega uma hatsan dá 2 meses já ta pensando em polir gatilho, trocar o cano, colocar cilindro regulado... eu sei eu tive uma at44 e fiz tudo isso. Depois vc percebe que se tivesse economizado o dinheiro dos tunnings teria comprado uma arma melhor.. ai vende a sua e compra uma melhor.. e melhor.. e toda vez vc percebe que perdeu dinheiro.. que vc quer melhor... e no final vc chega nessas armas que temos hj ou similares ( theoben, FX, air arms, Weirauch, daystate, Steyr, etc)

 

Não se iluda, primeira arma do meu irmão foi uma cbc g2 5,5mm com luneta 4x32 da cbc, hj ele tá de air wolf

 

Minha primeira arma foi uma hatsan HT 80 5,5mm com luneta 4x20... hj to de EV2....

 

Não fomos de cabeça... houve ALGUMAS armas entre a primeira e a que temos hj...... foi uma evolução natural.... se vc gosta de tiro e teu bolso te permitir... vc vai acabar seguindo o mesmo caminho...

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo começa assim:

1- Todo mundo pensa em gastar inicialmente R$ 300,00. O mínimo possível.

2- Pesquisa daqui, pesquisa dali e compra uma de R$ 600,00(Uma loucura, o dobro do inicialmente pretendido), para acertar garrafas pet a 10 metros.

3- Pouco tempo depois, ele vende a de R$ 600,00 para pegar uma de R$ 1.000,00, para acertar latas de refrigerante a 15 metros.

4- Nessa de R$ 1.000,00 ele faz todo tipo de tuning, para acertar tampas de garrafa pet a 20 metros(Alívio de gatilho, troca de molas, encamisamento, coroa do cano, pistão aliviado, (rezar para 3 santos diferentes, 5x ao dia, durante três semanas,) Algumas vezes a simpatia funciona por um certo tempo.

5- MOMENTO DA TRANSIÇÃO - Springer Top ou PCP de Entrada

6- O Cidadão está evoluindo, acertando alvos menores a distâncias cada vez maiores.

7- Ele quer um equipamento melhor e acha que não compensa pagar entre R$ 2.500 e R$ 3.400,00 em uma springer.

8- Ele posta a dúvida no fórum e muitos dizem que por valores equivalentes ele pode ter uma "PCP de Entrada", que é "bem melhor" do que qualquer Springer Top.

9- Ele volta a pensar como no item 1 e faz como no item 2, só que com valores diferentes.

10- Aqui ele já está com uma PCP entre R$ 5.000,00 e R$ 6.000,00 -

11- Ele quer fazer 250 pontos no Bench Rest e acertar a cabeça de um alfinete a 50metros.

12- Daqui até os R$ 10.000, 00 a distância é consideravelmente grande, mas o cara chega bem rápido. Por incrível que possa parecer.

.

Comigo foi mais ou menos assim.

- Quando resolvi partir para a PCP, planejava uma Air Arms S510 e não estava encontrando uma disponível.

Nesse período eu vi uma moto que custava o preço de uma Daystate Air Wolf MCT. Como eu tenho muito medo de andar de moto, comprei a AirWolf. kkkkkk

  • +1 3

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo começa assim:

(...)

Nesse período eu vi uma moto que custava o preço de uma Daystate Air Wolf MCT. Como eu tenho muito medo de andar de moto, comprei a AirWolf. kkkkkk

 

sensacional!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"

 

Tudo começa assim:

(...)

Nesse período eu vi uma moto que custava o preço de uma Daystate Air Wolf MCT. Como eu tenho muito medo de andar de moto, comprei a AirWolf. kkkkkk

 

sensacional! "

 

Sabia decisão, e muito mais segura...rsrs

CBC 345 Expresso Junior Comando (4.5mm)

Gamo Delta 24 (4.5mm)

Gamo CF 30 (4.5mm)

BAM B22 (4.5mm)

Luneta Nikko Stirlling Mount Master AO 4x32

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu gurizada eh isso ai mesmo. deu pra entender. é como um carro, a gente vai trocando e ficando com um equipamento de maior valor até chegar no carro que te satisfaz, fiz uma analogia grotesca mas deu pra entender hehehehe.

 

 

eu mesmo sempre tive uma urko II e agora tenho minha cometa, mas comecei ficar com vontade de ter uma hw ou uma hatsan at4410

 

mas como ainda nao estou formado vou me divertindo com meu brinkedo cometa que eu ja considero de alta qualidade. abraço e bons tiros a todos nos

Editado por murilo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu gurizada eh isso ai mesmo. deu pra entender. é como um carro, a gente vai trocando e ficando com um equipamento de maior valor até chegar no carro que te satisfaz, fiz uma analogia grotesca mas deu pra entender hehehehe.

 

 

eu mesmo sempre tive uma urko II e agora tenho minha cometa, mas comecei ficar com vontade de ter uma hw ou uma hatsan at4410

 

mas como ainda nao estou formado vou me divertindo com meu brinkedo cometa que eu ja considero de alta qualidade. abraço e bons tiros a todos nos

 

Ficamos na torcida aqui para você comprar sua HW ou AT44-10.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 years later...

Bom voltando um pouco ao topico eu recentemente comprei minha primeira pcp um benjamin discovery cal 4.5 , atiro plugado ao cilindro com um luneta bem sub dimensionada para o proposito, uso chumbo jsb monster de 13.40 grains e acerto com certa facilidade um alvo de field target a 75 metros e tbm acerto tampinhas de garrafa de cerveja.., o rato de 7 tiros acerto 5 em media tampinhas a mesma media , vejo alguns amigos atirando de 5.5 e com luneta maior que não conseguem a mesma media no entanto, alem de equipamento tbm precisa treinar bastante...

eu atiro sempre que posso as vezes ate dentro de casa e faço isso a muito tempo aprendi com meu avo qdo eu tinha 4 anos e ate hj sou apaixonado por tiro hj tenho 34 anos ou seja a 30 anos atirando rsrsrs não sou nem um sniper e fui dar meu primeiro tiro usando luneta aos 30 anos e aos 34 consegui minha pcp de entrada, barata..4.5... no entanto acerta com facilidade dos 50 aos 75.

acima de 75 ainda não atirei com ela mas logo chego la.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza conjunto ajuda, mais treino e conhecer o seu equipamento tambem.

É Thiago já tem 1 ano que fui contaminado por chumbo, quem sabe daqui a 3 como vc eu realizo meu sonho.

CBC B19-17 - GR45 Elite - Gatilho Quick Shot - Leapers 4-16X40 (eb+ect levou =/ ) (3-9X40 viajou)

Sonhando com uma AA S510 Xtra FAC (se Deus quiser eu chego nela)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

horvarth oq leva alguem a comprar uma arma de 10 mil reais? voce eh competidor profisional? eh milionario? por favor me explique, sem ofensas, mas eu acho demais 10 mil nao consigo compreender, a menos q tu tenha muia grana

Brother, como ja falaram, é a evolução natural da "doença" ...

- Eu comecei com uma G22 que comprei p/ "brincar" em fds,

- ai minha filha me atazanou e passei p/ ela

- como nao podia ficar sem comprei uma nitro 1000, mas p/ mim nao estava bom, não bastava potência , tinha que ter precisão (sou apaixonado por disparos de precisão .

- agora estou com uma FX Royale 400, cara? Sim, mas vale cada centavo que paguei. Como já falaram, acertar a tampa de pet a 50m e bom, mas fazer isso nos outros 11 disparos não da nem p/ te explicar, só sentido p/ saber.....

- agora to almejando alvos maiores, to de paquera com uma bobcat .30 ou uma Morana .25. E aos poucos se forma o arsenal q todos sonhamos.....

FX Royale 400, Leapers Accushot 6-24x56

CBC Nitro 1000 .22

CBC F22 .22

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Vou meio que na contra mão das respostas dos amigos.

Tenho uma benjamin discovery 4.5mm dentre as pcps esta entre as mais baratas., e digo nossa pista aqui em São Carlos sp tem 75 metros, gosto de atirar conectado ao cilindro ficando assim sempre no ponto doce da arma .., e não tenho nenhuma dificuldade em acertar tampas de garrafa pet a essa distancia

Aqui no clube apenas uma! das varias hatsan que temos consegue algo semelhante.. uma long do amigo Ederval Redondo...

Outra que vai muito bem tbm é uma AA s200 regulado do amigo Helano

mas te digo pelo menos comparada as que temos no nosso clube maioria hatsans minha magrela 4.5 faz bonito!,claro que se puderes gastar acima dos 6 mil va com as top!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...
Boa tarde pessoal,


Esse tópico vem em boa hora, eu estava esses dias pesando à respeito disso!


Eu queria entender a física por trás da afirmação de o calibre 5,5 mm ter mais precisão em longo alcance do que o 4,5 mm.


Pelo que pesquisei internet à fora, 2 fatores são determinantes no tiro a longa distância: velocidade e coeficiente balístico do projétil.


- A velocidade se explica por que quanto mais rápido o projétil viaja menor o tempo que ele leva para percorrer o trajeto até o alvo sofrendo menos interferência do vento e da gravidade puxando ele para baixo. Sempre abaixo da velocidade do som para evitar a desestabilização do projétil.


- O coeficiente balístico é "a facilidade com que o projétil corta o ar", considera principalmente (se não só) sua aerodinâmica (forma física) e massa.


Se tivermos uma situação hipotética onde um projétil de 4,5 mm e um de 5,5 mm de mesmo coeficiente balístico (consideremos 0,02) são disparados à mesma velocidade (300 m/s por exemplo) não deveríamos ter uma trajetória similar dos dois projéteis? Claro que o projétil de 5,5 mm chegaria com mais energia ao seu destino (é mais pesado e isso já teria sido considerado no coeficiente balístico) mas exceto por isso não deveriam se comportar de maneira similar? Ou há alguma outra variável que deveria ser considerada?


Aplicando o experimento acima no programa Hawke ChairGun Pro ele descreve duas trajetórias diferentes para cada um dos projéteis, inclusive mostrando que a trajetória do projétil de 4,5 mm seria mais linear e precisaria de uma menor correção vertical no POI, ou seja, teria uma trajetória mais retilínea. Isso não faria ele mais desejável para tiro a longa distância já que a correção do POI é menor?


Por hora eu só furo papel à 10 metros, mas fico aqui fantasiando com minha PCP no futuro e fico com essas perguntas na cabeça. Eu tenho uma queda pelo 4,5 mm por que é mais barato e no final das contas vamos atirar em alvos inanimados já que caça é proibida, então a energia com que o projétil acerta o destino não é tão importante.


E aí?


Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Boa tarde pessoal,
Esse tópico vem em boa hora, eu estava esses dias pesando à respeito disso!
Eu queria entender a física por trás da afirmação de o calibre 5,5 mm ter mais precisão em longo alcance do que o 4,5 mm.
Pelo que pesquisei internet à fora, 2 fatores são determinantes no tiro a longa distância: velocidade e coeficiente balístico do projétil.
- A velocidade se explica por que quanto mais rápido o projétil viaja menor o tempo que ele leva para percorrer o trajeto até o alvo sofrendo menos interferência do vento e da gravidade puxando ele para baixo. Sempre abaixo da velocidade do som para evitar a desestabilização do projétil.
- O coeficiente balístico é "a facilidade com que o projétil corta o ar", considera principalmente (se não só) sua aerodinâmica (forma física) e massa.
Se tivermos uma situação hipotética onde um projétil de 4,5 mm e um de 5,5 mm de mesmo coeficiente balístico (consideremos 0,02) são disparados à mesma velocidade (300 m/s por exemplo) não deveríamos ter uma trajetória similar dos dois projéteis? Claro que o projétil de 5,5 mm chegaria com mais energia ao seu destino (é mais pesado e isso já teria sido considerado no coeficiente balístico) mas exceto por isso não deveriam se comportar de maneira similar? Ou há alguma outra variável que deveria ser considerada?
Aplicando o experimento acima no programa Hawke ChairGun Pro ele descreve duas trajetórias diferentes para cada um dos projéteis, inclusive mostrando que a trajetória do projétil de 4,5 mm seria mais linear e precisaria de uma menor correção vertical no POI, ou seja, teria uma trajetória mais retilínea. Isso não faria ele mais desejável para tiro a longa distância já que a correção do POI é menor?
Por hora eu só furo papel à 10 metros, mas fico aqui fantasiando com minha PCP no futuro e fico com essas perguntas na cabeça. Eu tenho uma queda pelo 4,5 mm por que é mais barato e no final das contas vamos atirar em alvos inanimados já que caça é proibida, então a energia com que o projétil acerta o destino não é tão importante.
E aí?
Abraços!

 

Opa, o topico ta ficando bom....

Vamos por partes.

1) O BC é proporcional ao diametro do projetil, ou seja qto maior o diametro maior o atrito, consequentemente uma maior tentdencia a uma trajetoria parabolica, po risso os projeteis de .177 tem uma trajetoria mais linear que o .22

2) Se considerarmos projeteis de calibres diferentes, com o mesmo BC, temos duas possibilidades, ou o projetil de menor calibre tem mais massa, ou o projetil de maior calibre tem menos, senão é impossivel ambos terem o mesmo BC. Isso por si so, ja tornaria o calculo não confiavel.

3) Os projeteis de .22 tem melhor precisão por terem mais massa o que os torna menos sucetiveis a influencia externas, tal como o vento, em contrapartida o .177 tem aior velocidade, muitas vezes supersonicas, que tornam o tempo de viajem do projetil menor mas, ao quebrar a barreira do som instabilizam a ptrajetoria, tendendo a espirais, tendo em vista que não temos projeteis com o formato boat tail (Tenho um projeto p/ fazer um molde com esse formato mas anda meio parado por falta de tempo)

Espero ter elucidado as suas duvidas....

FX Royale 400, Leapers Accushot 6-24x56

CBC Nitro 1000 .22

CBC F22 .22

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Grato pela resposta fps!


O ponto é que área de contato (portanto forma) e massa já entrariam no cálculo do coeficiente balístico, de modo que mesmo tendo esses valores diferentes entre si mas chegando ao mesmo coeficiente balístico E considerando uma mesma velocidade o resultado teria que ser igual. Não deveria?


A não ser que exista outra variável neste cenário e é isso que eu gostaria de saber.


Por exemplo: caso a quantidade de energia cinética do projétil faça diferença na trajetória, daí claramente o 5,5 mm leva vantagem por ter mais massa mas em lugar nenhum li sobre isso até agora.


Mesmo no programa que eu falei - o Hawke ChairGun Pro - você pode mudar à vontade a massa do projétil que isso não influencia no gráfico da trajetória, já velocidade e coeficiente balístico interferem sim.


Como exemplo de calibres difenretes com o mesmo coeficiente balístico cito o H&N Silver Point, que tanto nas versões .177 quanto .22 mantém o mesmo coeficiente balístico de 0,016 apesar das massas diferentes (respectivamente 11,57 grains e 17,13 grains). (fonte http://www.hn-sport.de/en/products/air-gun-pellets/energy-values-ballistic-coefficient.html ).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pq a area de secção do projetil .22 é maior que o .177.. logo gera mais arrasto.....

Como usamos mais chumbos dommed, isso muda o BC.....

supersonic01op.png

Como vc pode ver o arrasto na frewnte e a turbulencia atras são minimos..... Quando o projetil é Flat base, a turbulencia gerada instabiliza o projetil gerando uma trajetoria em espiral, é por isso que os projeteis .177 são mais imprecisos que os .22, logico respeitando certas condições, se vc estiver em ambiente fechado e não ultrapassandoa velocidade do som o .177 é mais preciso....

FX Royale 400, Leapers Accushot 6-24x56

CBC Nitro 1000 .22

CBC F22 .22

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito interessante as respostas, vejam que não se tem uma resposta absoluta, alguns amigos dizem que 4.5 e outros juram que 5.5, isso me fez pensar e achei muito legal a discussão, portanto vou me “intrometer”.
A colocação do amigo ElvioJr é muito boa, mas com certeza, são mais que dois os fatores determinantes no tiro de precisão, afirmo isso só pensando nas variáveis estatísticas que são inumeras (clima, atirador, erro puro, etc...), e seria impossível estarem embutidas todas em duas variáveis independentes, o que torna a resposta (para a pergunta título do tópico) quase impossível de se responder a menos que se diminuam as variáveis (por exemplo, para um mesmo modelo de carabina e marca/tipo de chumbo, atirador), caso contrário, vai ficar difícil, e teremos discussões subjetivas (e super importantes, pois são empíricas), rss.

Quanto ao programa que o amigo cita, eu desconheço, mas a simulação nunca reproduz de forma fiel o que acontece na realidade, é uma aproximação (muitas vezes muito próxima da realidade), então teria que validar a simulação com experimentos para valida-las e confirma-las a meu ponto de vista.
Amigo fps, no ítem (1), sua colocação está correta na física no problema, mas é muito, mas muito mais complexo do que parece, esses modelos de física básica, normalmente desprezam os fenomenos de camada limite (e muitos outros), que são de extrema importância para o estudo do caso. Para tentar dar um exemplo da complexidade vou introduzir mais um parâmetro que ninguém falou aqui, a rugosidade.

Se dois projéteis de mesma massa e forma, forem lançados com mesma velocidade, horizontalmente, sendo um liso e um rugoso, qual tem velocidade final maior, o liso ou rugoso? A primeira impressão, vai parecer que o liso, pois tem menos atrito com o vento, certo? Depende da velocidade, ou mais precisamente, do número de Reynolds do fluido (ar) que esse objeto se desloca, a bola de golfe é um exemplo clássico, tem rugosidades para atingir maior distância, o que acontece na prática é que as rugosidades geram turbulência no ar que está em contato (camada limite) com a bola, e evitando que se formem vórtices atrás da bola (se fosse camada limite laminar) e que diminuem a estabilidade (caso também da famosa bola jabulani, se tivesse mais sulcos, provavelmente não teria). Com esse exemplo, eu só queria mostrar a dimensão do problema, que definitivamente, não é tão simples quanto parece para ser resolvido em um raciocínio lógico,mas envolve conceitos de fenômenos de transporte e mecânica dos fluidos (veja que nem falou-se em termodinâmica)

Por favor, me corrijam os físicos e engenheiros de plantão, caso tenha cometido algum engano, mas só penso que a complexidade é imensa, e os modelos matemáticos (que temos disponíveis) fazem simplificações para se tornarem usuais para as pessoas, sendo assim, penso que empiricamente, ou seja, metendo bala no alvo fica mais fácil dizer que para carabina A, chumbo B, mesmo atirador etc, etc, etc, e calibres X1 e X2, um deles foi melhor. Quando embutimos duas carabinas diferentes aí já complica tudo, rss.
Resumindo toda essa baboseira aqui em cima, para ter uma resposta mais coerente, o negócio é na bala mesmo, e comparar os resultados para as mesmas condições com calibres diferentes.

:smiling:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Justo JJB, quando me refiro ao coeficiente balístico e velocidade do projétil eu considero todas as outras variáveis climáticas (humidade temperatura, altitude, direção e velocidade do vento, etc), humanas (atirador de constância ideal) e da arma (mecanismo e velocidade de projétil no muzzle) iguais.

 

O colega fps citou o arrasto, dei uma pesquisada rápida e ao que parece ele já é considerado no coeficiente balístico. Com certeza existem N fatores que interferem aí (como as citadas rugosidade e termodinâmica, para armas de fogo li que até a temperatura do cano pode trazer diferenças, loucura...) mas me parece que de uma maneira geral quem mais influí na trajetória de um projétil é o coeficiente balístico e velocidade.

Daí vem curioso:

- Para a mesma arma (uma AA S510 por exemplo) a versão de 4,5 mm é declarada com velocidade do projétil maior do que a da versão 5,5 mm (~100 fps de diferença no chumbo recomendado por eles), logo a versão de 4,5 mm leva vantagem.

- Porém dando uma olhada nas mesmas versões do projétil de um fabricante - o H&N Barracuda por exemplo - apresenta um melhor coeficiente aerodinâmico em 5,5 mm do que em 4,5 mm, logo a versão de 5,5 mm leva vantagem aqui.

- Parece-me também que quanto maior a massa do chumbo melhor o coeficiente aerodinâmico, porém automaticamente isso implica em uma menor velocidade se considerar que a potência da arma é fixa.

O que me leva a crer que não há uma maneira clara de afirmar qual calibre é melhor para longa distância na teoria. Seria realmente interessante uma mano-a-mano na prática pra tirar essa dúvida, ao estilo Caçadores de Mito :-)

Isso tudo quando considerado PCP's. Nas carabinas de mola fica mais fácil afirmar que o 4,5 mm se sai melhor pois a carabina precisa de menos força pra levá-lo a uma velocidade alta, o que gera menos vibração quando o êmbolo bate no final do curso dentro da câmara e isso é extremamente desejável para a precisão do tiro.

Abraços!

PS: Em tempo, o programa que eu citei é gratuito e pode ser baixado aqui: http://www.hawkeoptics.com/chairgun.html

 

PS2: O pessoal do canal AirgunBrasil podia comprar essa briga e testar duas PCP's iguais só com o calibre diferente, ia ser demais =D

Editado por ElvioJr
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ElvioJRr, de fato as duas variáveis citadas podem sim apresentar maior influência, mas talvez são insuficientes para chegar em uma conclusão apenas avaliando elas, uma vez que existem inúmeras variáveis e a complexidade é grande, o que lhe faz ter contradição, sendo 4.5 com maior velocidade e 5.5 maior coef. aerodinâmico, como vc cita, correto? mas é possível sim descobrir através de experimentos (tipo caçadores de mito mesmo, rss) qual é a mais precisa, e o resultado vai ser um só ou A ou B, mas as teorias explicando o porque de uma ser mais precisa, serão muitas, algumas mais aceitas, outras menos... não é trivial...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Elvio eu uso o chairgun mas p/ ajustaes "grossos" do tiro...

ele te aproxima da balistica, mas é justamene isso que m e seduz no tiro, as variaveis e a dinamica de cada situação... Isso que interesssa no tiro o acerto ou erro é mera consequencia

FX Royale 400, Leapers Accushot 6-24x56

CBC Nitro 1000 .22

CBC F22 .22

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em uma matéria sobre calibres para caça do Field Sports Channel os caras fazem a análise entre os calibres .177, .20, .22. e .25 e acabam elegendo o .177 de médio peso por melhor retenção de energia, melhor acurácia, melhor trajetória e "buraco mais letal" .

A matéria é bem bacana, eles atiram em blocos de terracota e fazem um molde em gesso do orifício que o projétil deixa (por isso o "buraco mais letal").

 

Saí um pouco do contexto por que aqui não podemos caçar então é mais a precisão que conta, mas não deixa de ser uma matéria interessante e muito bem feita. Segue link:

 

https://www.youtube.com/watch?v=OJX3xg1nUAY

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom vamos fazer umas simulações aqui....

Parametros da simulação:

- Velocidade inicial 1000 fps, a maioria das armas não utiliza essa velocidade por motivos que ja coloquei aqui, mas vamos usar mesmo assim

- Peso maximo disponivel para os projeteis em seus respectivos calibres, com exceção do .22 que utilizei o JSB exact por ser o mais utilizado....

- Vento lateral de 8 Km/h em angulod e 90º, ou seja uma brisa bem leve.

- Lunetas zeradas em 32m p/ o zero proximo

 

Cores:
- Roxo .25
- Azul .22
- Vermelho .177

 

Resultados:
1) Energia retida:
comp-e.jpg

P/ campo, em distancias superiores a 50m o .177 nem é indicado pq te obriga a um disparo na cabeça e torna bem possivel um animal ferido. quanto a precisão vamos mais p/ frente, sei que caça não é o foco aqui mas so como exemplo.....

 

2) POI
comp-poi.jpg

Ate 50m todos "caem" muito parecido, o .177 leva uma certa vantagem pois a trajetória é bem mais retilínea..... mas ha 90m ele cai absurdos 55cm (Meio metro de compensação)

3) Vento
comp-wind.jpg

Aqui o ja esperado, com uma simples brisa, o projetil mais leve (.177) deria demais, lembrando que a esta distancia vc ainda teria que compensar a queda de 55cm mais a derivação do vento de 35cm......

 

Como resultado, vejo que não existe calibre perfeito, existe sim o mais indicado para determinada situação e atirador.... Existe um ditado em defesa que diz

"É melhor um acerto com um 22 que um erro com um 44"
Nesta situação é bem por ai mesmo....

FX Royale 400, Leapers Accushot 6-24x56

CBC Nitro 1000 .22

CBC F22 .22

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então fps, eu estava brincando com o programa e reparei AGORA o seguinte: você precisa preencher os dados de cada calibre clicando nas abas mas fora do "check box" (aquela caixinha que você marca e desmarca).

 

Depois de todos dados inseridos dessa maneira (velocidade, coeficiente balístico, zero range, vento, etc) você dá o "check" na caixinha (marca ela) para que os gráficos sejam gerados. Se você começar no calibre .177 por exemplo e dar um "check" no .22, preencher os dados e depois outro "check" no .25 e preencher os dados o programa bagunça todas as variáveis nos calibres anteriores (não me pergunte por que). Depois de tudo preenchido é que você deve passar dando "check" em cada calibre e ele gera os gráficos sem alterar as variáveis de cada calibre.

 

Você pode fazer o tira-teima olhando na tabela de cada calibre assim que preenche ele e anotando os resultados antes de preencher os dados do próximo calibre (foi onde eu descobri isso).

 

O que notei fazendo dessa maneira foi:

 

- O calibre .177 tem uma vantagem ridiculamente pequena no POI considerando o mesmo coeficiente balístico e velocidade.
- O desvio lateral (drift) causado pelo vento é exatamente o mesmo para todos os calibres considerando o mesmo coeficiente balístico e velocidade.
- A massa do projétil não interfere na trajetória ou desvio lateral, o coeficiente balístico e velocidade sim (até por que o coeficiente balístico já considera massa e área de contato do projétil).

 

Seguem imagens da experiência:

 

poi.jpg

POI (desvio vertical)

 

Windage.jpg

Drift (desvio horizontal pelo vento)

 

energy.jpg
Energia (aqui a massa faz toda diferença, repare a paulada que é o calibre .25 à 100 mts!)

 

tabelas.jpg
Tabelinha do tira-teima

 

Eu acho que agora deu pra matar a pau: o que faz mesmo diferença na longa distância é a velocidade e coeficiente balístico do projétil.

Agora o quanto cada um desses dois itens influência (melhor um coeficiente balístico alto ou mais velocidade?) fica pra uma investigação em outro dia... XD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz rapidinho aqui uma simulação com dados reais (falta do que fazer né...).


Peguei no site da Air Arms os dados técnicos da AA S510 Xtra:

- para .177 (4,5 mm) tem 27,1 J de energia na boca do cano.

- para .22 (5,5 mm) tem 39,0 J de energia na boca do cano.


Tomei como base a energia pois a velocidade pode variar em função do porjétil usado.


Para projétil considerei o JSB Exact Heavy:

- para .177 (4,5 mm) tem 0,670 gramas e coeficiente balístico de 0,0310

- para .22 (5,5 mm) tem 1,170 gramas e coeficiente balístico de 0,0330


No programa (Hawke ChairGun Pro V4.2.0) deixei as seguintes variáveis fixas:

Zero Range: 50m

Wind Speed: 8 Km/h

Wind Angle: 90 degrees


Quando fui inserir o campo "energy" cliquei antes com o botão direito nele e selecionei "Changing energy changes velocity", assim a velocidade será preenchida automaticamente com base na potência da arma e peso do projétil.


Eis os dados


poi2.jpg

POI (desvio vertical)


windage2.jpg

Drift (desvio lateral pelo vento)


velocity2.jpg

Velocidade


energy2.jpg

Energia


tabelas2.jpg

Tabela de tira-teima


Em uma breve analise, eu diria que:


- quanto mais rápido o projétil viaja menor a correção vertical (POI), o que faz sentido pois ele passa menos tempo no trajeto e portanto a gravidade tem menos tempo de "puxar" ele para baixo.

- quanto maior o coeficiente balístico menor a correção horizontal (drift) já que o projétil "corta" o vento melhor.

- nesse caso eu escolheria o calibre 4,5 mm pois apesar de ter uma pequena desvantagem no "drift" ele tem uma trajetória muito mais retilínea (menor ajuste do POI vertical).


É chato, é um monte de número, é teoria no papel (falta a pratica pra validar a teoria) mas em suma não há uma resposta fácil para qual calibre é melhor, ambos tem os pontos positivos e negativos (lembrando que desconsideramos o fator energia aqui onde o 5,5 mm ganha de lavada).


Para esse teste em específico com essa arma (AA S510 Xtra) e esse projétil (JSB Exact Heavy) eu ficaria com o 4,5 mm sem dúvidas.


Uma coisa é fato, velocidade é importante! Nas especificações da arma considere sempre a energia na boca do cano (muzzle energy) e partir do peso do projétil calcule a velocidade dele. Quanto mais potente a arma, melhor!


Muitas vezes você notará na propaganda que a arma oferece "tal" velocidade mas é impossível saber isso sem levar em conta o peso do projétil. Com a potência dela (geralemnte em J ou ft/lb) e com o pesso do chumbo descubra a velocidade . Coloque no programa que eu já citei, ele calcula pra você ;-)


PS: tenho certeza que o Charles Dias deve estar com mais dúvidas do que com respostas agora... desculpa aí amigo, é que sou curioso pra entender como as coisas funcionam e adoro física, daí dá nisso! XD


Abraço!

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O calibre 5,5 cair mais não é o problema, até porque já é previsto sua queda mais acentuada que no 4.5mm.. Olharia com mais atenção pra ventos que com certeza vão influenciar de maneira mais decisiva seu tiro...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vi em post do forum um video comparativo de 2 AA, uma em cada calibre.

Um ingles mostrando seus tiros e é notorio nos videos uma maior precisao do 4,5, pois todos os acertos sao bem mais centrais e com menos correçao na mira.

Não lembro o link, mas é bem interessante.

Longe de garantir a superioridade de um sobre o outro, mas eu iria de 4,5 mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa pedida under, vamos checar!

 

Mesmo programa, mesma metodologia e mesma observação: isso é teoria! Carece de confirmação prática, mas dou me voto de confiança para o programa da Hawke ;-).

 

windage3.jpg

 

A diferença é bem pouca já que os coeficientes balísticos são bem próximos, com leve vantagem para o 5,5 mm por que o coeficiente balístico dele é maior (quanto maior, melhor).

 

Lembrando que o 5,5 mm cai mais não por que é mais pesado, mas por que viaja mais devagar nesse comparativo que estamos fazendo e, portanto, passa mais tempo sob efeito da gravidade.

 

Abraço!

Editado por ElvioJr
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kra, tem algo estranho no Chairgun.....

Pq p/ um projetil .25 ter o mesmo BC que um .177 ele teria que ser feito de aluminio... rs

o volume do projetil é muito maior... e o arrasto tb... vou colocar no meu tablet e ver se isso se repete

FX Royale 400, Leapers Accushot 6-24x56

CBC Nitro 1000 .22

CBC F22 .22

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em tempo, descobri onde estava a falha na sua metodologia....

Numa primeira instancia realmente os resultados se assemelham, ai pensei, onde esta o erro aqui? Ou tudo que aprendi no exercito estava errado.....

Ai caiu a ficha
Compare

 

IMG_0533.png

bisley-magnum-22-pellets.jpg

 

IMG_0534.png

images.jpg

 

IMG_0535.png

rws-super-h-point-22-cal-pellets-500-ct-

 

IMG_0536.png

h-n-lead-round-balls-9mm-71-7-grains-200

 

Para que os resultados se assemelhassem, vc acaba tendo que escolher um projetil de caça de alta performace para o .177 e projéteis de pessima performace para os demais calibres, do contrario os resultados diferem......

FX Royale 400, Leapers Accushot 6-24x56

CBC Nitro 1000 .22

CBC F22 .22

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá fps,

Essas variáveis que aparecem nas imagens: WSF, sectional density e form factor já são contempladas no coeficiente balístico, não?

 

Então, no último post eu usei referências reais: uma Air Arms S510 e projétil JSB Exact Heavy com suas respectivas características declaradas tanto no calibre 4,5 mm quanto no calibre 5,5 mm.

 

O 4,5 mm teve vantagem na trajetória mais retilínea (era mais rápido) e o 5,5 mm teve leve vantagem no desvio pelo vento (melhor coeficiente balístico).

 

Abraço!

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

conselheiro parecia que estava falando de mim . ia comprar uma hatsan elite zero no mundo da carabina . ia . vou de fx t12 whisper , regulada , com cano l.w.e usada mesmo .

conselheiro , o meu muito obrigado . me poupou tempo e dinheiro . fico te devendo esta .

bom , já q estou aqui , o referido modelo foi liberado pelo exército em 2010 . acho q msm usada ( porem conservada ) , me parece ser uma opção melhor . aceito sugestões !! :) abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante