Ir para conteúdo

ANUNCIANTES

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

karolaza

Teste do sabão Ypê- Acreditem, funciona!!!! Video

Posts Recomendados

Karolaza vc esqueceu alguns detalhes importantes:

- Devem ser feitos 03 disparos, por barra, em ao menos duas barras diferentes e retirada a MÉDIA de penetração obtida!

- As barras DEVEM de preferência estar em sua embalagem original (plástico). Fora dela a dureza do sabão muda rapidamente.

- Caso o sabão seja retirado de sua embalagem os restantes na embalagem NÃO SERVIRAM MAIS PARA TESTES pois terão sua dureza modificada!

Sem isso há possibilidade de dados errados!

Abração!!! :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Doberman quanto a 3 disparos no mesmo sabão acho que pode dar erro, pois procurei fazer com que cada tiro ficasse um longe do outro e mantendo tb cada um traçando em um espaço de sabão onde as paredes fossem o mais iguais possívies, e fazer 3 tiros isso complica. Quanto a tirar da embalagem discordo de vc pois os tirei e logo em seguida usei no teste, sendo que a temperatura atual aqui em SP esta baixa entre 18 a 22 cº não acho que instantâneamente o sabão ao tirar do plástico vai mudar algo.

Outra coisa, mesmo sendo apenas dois disparos para cada chumbo a diferença entre eles não foi tão grnade!!

Abraço.

Em tempo: Se vc reparar quer queira ou não o resultado entre o cronógrafo e o sabão deu uma margem bem pequena no teste que fiz, seia isso então um conhecidência? Será que se tivesse realmente mantido o sabão na embalagem teria um resultado bem diferente do obtido?

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Doberman quanto a 3 disparos no mesmo sabão acho que pode dar erro, pois procurei fazer com que cada tiro ficasse um longe do outro e mantendo tb cada um traçando em um espaço de sabão onde as paredes fossem o mais iguais possívies, e fazer 3 tiros isso complica. Quanto a tirar da embalagem discordo de vc pois os tirei e logo em seguida usei no teste, sendo que a temperatura atual aqui em SP esta baixa entre 18 a 22 cº não acho que instantâneamente o sabão ao tirar do plástico vai mudar algo.

Outra coisa, mesmo sendo apenas dois disparos para cada chumbo a diferença entre eles não foi tão grnade!!

Abraço.

Em tempo: Se vc reparar quer queira ou não o resultado entre o cronógrafo e o sabão deu uma margem bem pequena no teste que fiz, seia isso então um conhecidência? Será que se tivesse realmente mantido o sabão na embalagem teria um resultado bem diferente do obtido?

Pois então kkkkkkk esse teste tem uma margem de erro, e a cada detalhe que se retira (ou acrescenta) a margem de erro aumenta. Para que testes cientificos tenham validade eles precisam ser refeitos exatamente como o teste inicial saca?

Não quero dizer que, se vc tirar o sabão da embalagem e fizer o teste de imediato dará diferença, mas se deixar os sabões restantes abertos para um teste no "dia seguinte" ou horas após (ou até mesmo minutos dependendo do clima), com certeza terá dados diferentes (e já testei isso várias e várias vezes).

A quantidade de disparos por barra pode variar, mas sempre obtive resultados mais confiaveis com 03 disparos por barra e se não me falha a memória o desenvolvedor do teste tb indica isso.

Quanto a média é de extrema importanncia pois a dureza de uma barra para outra pode definir o sucesso ou o fracasso do teste, saca?

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Por isso fiz questão de fazer o teste assim que comprei e aferi a temperatura ambiênte, posso até concordar que seria bom 3 tiros por chumbo mas como comprei apenas duas barras(porra que sabão caro R$ 1,50 cada barra..rsrsra), resolvi para não arriscar dar apenas dois tiros em cada. De qualquer forma pelo que vi acredito que da para ao menos dizer que o teste do sabão inventado pelo cara é plauzivel.

Olha o porque que não atirei mais de duas vezes na mesma barra;;rsrsrs

60297503.jpg

Abração!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Por isso fiz questão de fazer o teste assim que comprei e aferi a temperatura ambiênte, posso até concordar que seria bom 3 tiros por chumbo mas como comprei apenas duas barras(porra que sabão caro R$ 1,50 cada barra..rsrsra), resolvi para não arriscar dar apenas dois tiros em cada. De qualquer forma pelo que vi acredito que da para ao menos dizer que o teste do sabão inventado pelo cara é plauzivel.

Olha o porque que não atirei mais de duas vezes na mesma barra;;rsrsrs

60297503.jpg

Abração!!!

Po velho dava pra fazer o nariz ali ainda AHUAHAUHAUHAuAHAUHAUHAUhAUAHAUHAUhAUhAUh

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já acho que 3 tiros por barra é muito.

Prefiro 2 tiros por barra.

Quando dá um tiro na barra, abre-se um buraco. A massa de sabão que estava naquele lugar foi para outro certo?

Considerando que o sabão não vai dilatar a mesma quantidade referente a massa que foi deslocada, significa que a densidade do sabão alterou, ficou mais densa pq tem mais massa ocupando o mesmo espaço.

E isso vai interferir na medição do outro tiro.

A não ser que a pessoa q desenvolveu isso, pensou no coeficiente considerando essa alteração de densidade.

• Upvote 3

Compartilhar este post

Link para o post

vou fazer um teste para ver como minha cbc se comporta...hehe

parabéns...

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Takao,

Vc simplesmente definiu aquilo que eu realmente queria explicar, mas como sou meio ignorante não conssegui com clareza e vc descreveu exatamente a mesma coisa que penso! De qualquer forma mesmo sendo apenas dois tiros o danado do teste acabou por se aproximar muito do cronógrafo e confesso que fiquei até surpreso.

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns ao Karolaza pelo teste e ao Doberman por alertar quanto as variáveis que devem ser minimizadas para tal.

Vou ver se no feriado faço o teste também.

Se realmente funciona (como parece funcionar - parabéns ao autor da constante) vai ser de grande valia para quem não tem cronografo.

Tópicos como este que geram discuções sadias são muito bem vindo.

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Doberman,

Só achei um pouco complicado dar tres tiros em uma mesma barra de sabão, haja vista que a onda de choque causada pelo tiro no sabão, certamente virá a abalar a estrutura interna da barra, fazendo com que os próximos 2 tiros sofram alteração devido ao primeiro...

Veja o que causa um tiro após a penetração:

[media=]

[/media]

Obviamente, o tiro acima é de uma arma de fogo e com munição hollow point, mas acredito que o mesmo ocorra, porém, em menor escala.

Vocês acham que os tiros sequentes na mesma barra de sabão podem sofrer alteração no comprimento da perfuração devido a este abalo causado pelo primeiro tiro??? Acho válido pensar sobre isso...

Abraço!

Obs. 1: Seguindo este tópico!

Obs. 2: Caracas... vocês tão rápido no gatilho, diga-se, teclado... eu procurei vídeo e as melhores palavras para explicar o que o Takão disse em duas linhas....kkk

Editado por Ivan Marques

Compartilhar este post

Link para o post

muito bom o video.....melhor ainda a trilha sonora......vou testar minha cbchina b19-17

Compartilhar este post

Link para o post

Vejam bem meus caros amigos.

O atirador que bolou o tete do sabão Ypê recomenda a média de três disparos no sabão.

Independente de aumentar a densidade da barra (concordo que isso acontece) a constante dele foi obtida desta forma.

Portanto, já está considerado esse tipo de variação na constante fornecida por ele.

Por isso temos que fazer o teste com a média de três disparos.

Abraço.

• Upvote 2

Compartilhar este post

Link para o post

Karolaza, muito bom o vídeo e interessante o resultado. obrigado por postar

Compartilhar este post

Link para o post

ficou bem esclarecedor...vou tentar fazer também, colocando as variáveis que citaram...

quando realizado, posto os resultados...

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu Karolaza é um teste valido para quem não tem Chrony e ajuda a ter uma ideia do VO da carabina.

Eduardo Macedo.

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos aos resultados que obtive hoje pela manhã:

Temperatura 21,7 ºC.

Sabão Ype Azul

Armas:

1.HW50S

2.HW30S

TestedosaboYpe.jpg

Os resultados na HW30S estão muito próximos daqueles obtidos no chonografo.

Os resultados da HW50S estão com variação maior do que a prevista na fórmula de + - 10%.

No entanto, o número de repetições do experimento é muito pequeno e não significativo.

Para um bom resultado o ensaio teria que ser repetido mais vezes para minimizar as interferências que possam causar diferença nos resultados.

Mas pelo que vi, também queimei a língua nessa.

Dá para usar o teste para se ter uma boa noção da velocidade de uma arma, principalmente para quem não dispõe do cronografo.

Abraço.

• Upvote 2

Compartilhar este post

Link para o post

Bacana vc ter tb feito, ai monstra mais credibilidade e não fica só o meu teste como exemplo, eu partucularmente acho que o sabão tendo uma variação de 4% até 10% ja se monstra um meio confiável da pessoa o usar para chegar bem próximo do VO real de sua arma, sem nessecidade de um cronógrafo.

obs: no meu teste o qual dei 2 tiros por barra se vc notar foi o que chegou mais próximo do meu cronografo, mesmo sabendo que a pessoa que inventou sugeriu dar 3 tiros por barra ainda sim acredito que o mais correto é 2, visto que a margem de diferença ficou pequena e o que os colegas alegaram principalmente o Takao existe razão nisso.

Compartilhar este post

Link para o post

ao meu ver é razoavel o teste. Irei tentar por aqui tb, só preciso achar gamo match huauhahuahua não tenho nenhum

Compartilhar este post

Link para o post

Bacana vc ter tb feito, ai monstra mais credibilidade e não fica só o meu teste como exemplo, eu partucularmente acho que o sabão tendo uma variação de 4% até 10% ja se monstra um meio confiável da pessoa o usar para chegar bem próximo do VO real de sua arma, sem nessecidade de um cronógrafo.

obs: no meu teste o qual dei 2 tiros por barra se vc notar foi o que chegou mais próximo do meu cronografo, mesmo sabendo que a pessoa que inventou sugeriu dar 3 tiros por barra ainda sim acredito que o mais correto é 2, visto que a margem de diferença ficou pequena e o que os colegas alegaram principalmente o Takao existe razão nisso.

Outro fator que considero importante nesse teste, é marcar o local exatos dos disparos. Se for muito próximo a parede externa, o chumbo vai encontrar pouca resistência da massa de sabão. Sendo assim, se forem 2 disparos, marcar em 1/3 e 2/3 da barra aproximadamente. Na vdd acho que o espaço entre os dois disparos deve ser um pouco maior pq o primeiro disparo vai alterar a densidade desse 1/3 do meio.

Como o autor desse método deve ter chegado à esses coeficientes:

1 - Cronografou com o chrony;

2 - Deu 3 disparos na barra de sabão; Pegou o comprimento da penetração média dos 3;

3 - Dividiu a média cronografada pela penetração média e obteve o coeficiente.

Daí por experiência vieram os outros fatores que ele encontrou, de usar a barra ainda na embalagem e etc.

Não sei se o autor marcou pontos exatos para dar os tiros na barra, mas criando esse parâmetro ajudaria a ter menor desvio padrão do teste e menor diferença com o chrony.

Se quiserem fazer com outro chumbo, podem tentar fazer esse método para encontrar o coeficiente para determinado chumbo que tenha penetração média no sabão.

Se tiver pouca penetração, qualquer milimetro vai alterar a Vo;

Se tiver muita penetração, vai dar resultados mais confiáveis, mas vai gastar mais sabão, rs.

Me perdoem se eu estiver errado.

Editado por Takao
  • Upvote 2

Compartilhar este post

Link para o post

Eu li em algum lugar que tem que ser o sabão Ype "amarelo", não pode ser o azul pois este é mais macio.

Talvez por isso o teste do Anderson tenha dado uma variação maior, ele usou o azul.

@edit: Aqui vai o link do tópico do criador do teste, Pinga_oz do fórum AG.

http://www.airgun.com.br/forum/viewtopic.php?t=285&start=0

Editado por Ylram

Compartilhar este post

Link para o post

Takao e Ylram realmente procurei fazer o mais próximo do autor da invenção, mas só não concordei em dar mais que 2 tiros em função e achar que poderia realmente afetar a resistência, se vcs notarem dei 2 tiros procurando manter o mais centrado possivel da barra de sabão a fim de manter a mesma quantidade de material entorno de cada disparo!

Takao se vc reparar veja que a diferença de arrasto para cada 2 tiros de cada chumbo não tiveram tanta diferença:

1004999n.jpg

Quanto a possibilidade de recalcular uma fómula para outro tipo de chumbo como o Takao levantou tb acho interessante, cabe aos nossos matemáticos de plantão fazer as contas e mandar para a gente refazer os testes.

Outra coisa, mesmo que o Anderson tenha usado o azul considero que uma margem de 10% aceitável para o feito, até então não sei exatamente se o azul é mais ou menos mole que o neutro, ao tentar amassar com a mão pelo menos eu não senti

diferença de qualquer forma fica ai a duvida!!!

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Posso ver se faço isso p/ chumbos jsb ou outro q tenha menor variação de peso em cada chumbo. Isso tbm influencia no teste.

Compartilhar este post

Link para o post

Posso ver se faço isso p/ chumbos jsb ou outro q tenha menor variação de peso em cada chumbo. Isso tbm influencia no teste.

Takao meu querido, ja que se propôs a fazer os calculos procure chumbos mais acessíveis, visto que este tipo de meio para medir o VO é mais para aqueles que não tem como consseguir um cronógrafo, então acho importante que se faça com chumbo fácil e barato. Isso é só minha opinião!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Carabinasdear

Carabinasdear

Carabinasdear

Carabinasdear

Carabinasdear

Carabinasdear

Carabinasdear

Carabinasdear

Carabinasdear

Carabinasdear

Carabinasdear