Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Teste do sabão Ypê- Acreditem, funciona!!!! Video


karolaza

Posts Recomendados

Karolaza vc esqueceu alguns detalhes importantes:

 

- Devem ser feitos 03 disparos, por barra, em ao menos duas barras diferentes e retirada a MÉDIA de penetração obtida!

- As barras DEVEM de preferência estar em sua embalagem original (plástico). Fora dela a dureza do sabão muda rapidamente.

- Caso o sabão seja retirado de sua embalagem os restantes na embalagem NÃO SERVIRAM MAIS PARA TESTES pois terão sua dureza modificada!

 

Sem isso há possibilidade de dados errados!

 

 

Abração!!! :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Doberman quanto a 3 disparos no mesmo sabão acho que pode dar erro, pois procurei fazer com que cada tiro ficasse um longe do outro e mantendo tb cada um traçando em um espaço de sabão onde as paredes fossem o mais iguais possívies, e fazer 3 tiros isso complica. Quanto a tirar da embalagem discordo de vc pois os tirei e logo em seguida usei no teste, sendo que a temperatura atual aqui em SP esta baixa entre 18 a 22 cº não acho que instantâneamente o sabão ao tirar do plástico vai mudar algo.

 

Outra coisa, mesmo sendo apenas dois disparos para cada chumbo a diferença entre eles não foi tão grnade!!

 

Abraço.

 

 

Em tempo: Se vc reparar quer queira ou não o resultado entre o cronógrafo e o sabão deu uma margem bem pequena no teste que fiz, seia isso então um conhecidência? Será que se tivesse realmente mantido o sabão na embalagem teria um resultado bem diferente do obtido?

  • +1 1

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Doberman quanto a 3 disparos no mesmo sabão acho que pode dar erro, pois procurei fazer com que cada tiro ficasse um longe do outro e mantendo tb cada um traçando em um espaço de sabão onde as paredes fossem o mais iguais possívies, e fazer 3 tiros isso complica. Quanto a tirar da embalagem discordo de vc pois os tirei e logo em seguida usei no teste, sendo que a temperatura atual aqui em SP esta baixa entre 18 a 22 cº não acho que instantâneamente o sabão ao tirar do plástico vai mudar algo.

 

Outra coisa, mesmo sendo apenas dois disparos para cada chumbo a diferença entre eles não foi tão grnade!!

 

Abraço.

 

 

Em tempo: Se vc reparar quer queira ou não o resultado entre o cronógrafo e o sabão deu uma margem bem pequena no teste que fiz, seia isso então um conhecidência? Será que se tivesse realmente mantido o sabão na embalagem teria um resultado bem diferente do obtido?

 

Pois então kkkkkkk esse teste tem uma margem de erro, e a cada detalhe que se retira (ou acrescenta) a margem de erro aumenta. Para que testes cientificos tenham validade eles precisam ser refeitos exatamente como o teste inicial saca?

 

Não quero dizer que, se vc tirar o sabão da embalagem e fizer o teste de imediato dará diferença, mas se deixar os sabões restantes abertos para um teste no "dia seguinte" ou horas após (ou até mesmo minutos dependendo do clima), com certeza terá dados diferentes (e já testei isso várias e várias vezes).

A quantidade de disparos por barra pode variar, mas sempre obtive resultados mais confiaveis com 03 disparos por barra e se não me falha a memória o desenvolvedor do teste tb indica isso.

 

Quanto a média é de extrema importanncia pois a dureza de uma barra para outra pode definir o sucesso ou o fracasso do teste, saca?

 

Abração!!! :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

  • +1 1

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por isso fiz questão de fazer o teste assim que comprei e aferi a temperatura ambiênte, posso até concordar que seria bom 3 tiros por chumbo mas como comprei apenas duas barras(porra que sabão caro R$ 1,50 cada barra..rsrsra), resolvi para não arriscar dar apenas dois tiros em cada. De qualquer forma pelo que vi acredito que da para ao menos dizer que o teste do sabão inventado pelo cara é plauzivel.

 

Olha o porque que não atirei mais de duas vezes na mesma barra;;rsrsrs

 

 

60297503.jpg

 

Abração!!!

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por isso fiz questão de fazer o teste assim que comprei e aferi a temperatura ambiênte, posso até concordar que seria bom 3 tiros por chumbo mas como comprei apenas duas barras(porra que sabão caro R$ 1,50 cada barra..rsrsra), resolvi para não arriscar dar apenas dois tiros em cada. De qualquer forma pelo que vi acredito que da para ao menos dizer que o teste do sabão inventado pelo cara é plauzivel.

 

Olha o porque que não atirei mais de duas vezes na mesma barra;;rsrsrs

 

 

60297503.jpg

 

Abração!!!

 

Po velho dava pra fazer o nariz ali ainda AHUAHAUHAUHAuAHAUHAUHAUhAUAHAUHAUhAUhAUh

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já acho que 3 tiros por barra é muito.

Prefiro 2 tiros por barra.

 

Quando dá um tiro na barra, abre-se um buraco. A massa de sabão que estava naquele lugar foi para outro certo?

Considerando que o sabão não vai dilatar a mesma quantidade referente a massa que foi deslocada, significa que a densidade do sabão alterou, ficou mais densa pq tem mais massa ocupando o mesmo espaço.

E isso vai interferir na medição do outro tiro.

A não ser que a pessoa q desenvolveu isso, pensou no coeficiente considerando essa alteração de densidade.

  • +1 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Takao,

 

Vc simplesmente definiu aquilo que eu realmente queria explicar, mas como sou meio ignorante não conssegui com clareza e vc descreveu exatamente a mesma coisa que penso! De qualquer forma mesmo sendo apenas dois tiros o danado do teste acabou por se aproximar muito do cronógrafo e confesso que fiquei até surpreso.

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns ao Karolaza pelo teste e ao Doberman por alertar quanto as variáveis que devem ser minimizadas para tal.

Vou ver se no feriado faço o teste também.

Se realmente funciona (como parece funcionar - parabéns ao autor da constante) vai ser de grande valia para quem não tem cronografo.

 

Tópicos como este que geram discuções sadias são muito bem vindo.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Doberman,

 

Só achei um pouco complicado dar tres tiros em uma mesma barra de sabão, haja vista que a onda de choque causada pelo tiro no sabão, certamente virá a abalar a estrutura interna da barra, fazendo com que os próximos 2 tiros sofram alteração devido ao primeiro...

 

Veja o que causa um tiro após a penetração:

[media=]

[/media]

 

Obviamente, o tiro acima é de uma arma de fogo e com munição hollow point, mas acredito que o mesmo ocorra, porém, em menor escala.

 

Vocês acham que os tiros sequentes na mesma barra de sabão podem sofrer alteração no comprimento da perfuração devido a este abalo causado pelo primeiro tiro??? Acho válido pensar sobre isso...

 

Abraço!

 

Obs. 1: Seguindo este tópico!

Obs. 2: Caracas... vocês tão rápido no gatilho, diga-se, teclado... eu procurei vídeo e as melhores palavras para explicar o que o Takão disse em duas linhas....kkk

Editado por Ivan Marques
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vejam bem meus caros amigos.

O atirador que bolou o tete do sabão Ypê recomenda a média de três disparos no sabão.

Independente de aumentar a densidade da barra (concordo que isso acontece) a constante dele foi obtida desta forma.

Portanto, já está considerado esse tipo de variação na constante fornecida por ele.

Por isso temos que fazer o teste com a média de três disparos.

 

Abraço.

  • +1 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos aos resultados que obtive hoje pela manhã:

Temperatura 21,7 ºC.

Sabão Ype Azul

Armas:

1.HW50S

2.HW30S

 

TestedosaboYpe.jpg

 

Os resultados na HW30S estão muito próximos daqueles obtidos no chonografo.

Os resultados da HW50S estão com variação maior do que a prevista na fórmula de + - 10%.

No entanto, o número de repetições do experimento é muito pequeno e não significativo.

Para um bom resultado o ensaio teria que ser repetido mais vezes para minimizar as interferências que possam causar diferença nos resultados.

 

Mas pelo que vi, também queimei a língua nessa.

Dá para usar o teste para se ter uma boa noção da velocidade de uma arma, principalmente para quem não dispõe do cronografo.

 

Abraço.

  • +1 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bacana vc ter tb feito, ai monstra mais credibilidade e não fica só o meu teste como exemplo, eu partucularmente acho que o sabão tendo uma variação de 4% até 10% ja se monstra um meio confiável da pessoa o usar para chegar bem próximo do VO real de sua arma, sem nessecidade de um cronógrafo.

 

 

obs: no meu teste o qual dei 2 tiros por barra se vc notar foi o que chegou mais próximo do meu cronografo, mesmo sabendo que a pessoa que inventou sugeriu dar 3 tiros por barra ainda sim acredito que o mais correto é 2, visto que a margem de diferença ficou pequena e o que os colegas alegaram principalmente o Takao existe razão nisso.

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bacana vc ter tb feito, ai monstra mais credibilidade e não fica só o meu teste como exemplo, eu partucularmente acho que o sabão tendo uma variação de 4% até 10% ja se monstra um meio confiável da pessoa o usar para chegar bem próximo do VO real de sua arma, sem nessecidade de um cronógrafo.

 

 

obs: no meu teste o qual dei 2 tiros por barra se vc notar foi o que chegou mais próximo do meu cronografo, mesmo sabendo que a pessoa que inventou sugeriu dar 3 tiros por barra ainda sim acredito que o mais correto é 2, visto que a margem de diferença ficou pequena e o que os colegas alegaram principalmente o Takao existe razão nisso.

 

Outro fator que considero importante nesse teste, é marcar o local exatos dos disparos. Se for muito próximo a parede externa, o chumbo vai encontrar pouca resistência da massa de sabão. Sendo assim, se forem 2 disparos, marcar em 1/3 e 2/3 da barra aproximadamente. Na vdd acho que o espaço entre os dois disparos deve ser um pouco maior pq o primeiro disparo vai alterar a densidade desse 1/3 do meio.

 

Como o autor desse método deve ter chegado à esses coeficientes:

1 - Cronografou com o chrony;

2 - Deu 3 disparos na barra de sabão; Pegou o comprimento da penetração média dos 3;

3 - Dividiu a média cronografada pela penetração média e obteve o coeficiente.

 

Daí por experiência vieram os outros fatores que ele encontrou, de usar a barra ainda na embalagem e etc.

Não sei se o autor marcou pontos exatos para dar os tiros na barra, mas criando esse parâmetro ajudaria a ter menor desvio padrão do teste e menor diferença com o chrony.

 

Se quiserem fazer com outro chumbo, podem tentar fazer esse método para encontrar o coeficiente para determinado chumbo que tenha penetração média no sabão.

Se tiver pouca penetração, qualquer milimetro vai alterar a Vo;

Se tiver muita penetração, vai dar resultados mais confiáveis, mas vai gastar mais sabão, rs.

 

Me perdoem se eu estiver errado.

Editado por Takao
  • +1 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu li em algum lugar que tem que ser o sabão Ype "amarelo", não pode ser o azul pois este é mais macio.

 

Talvez por isso o teste do Anderson tenha dado uma variação maior, ele usou o azul.

 

@edit: Aqui vai o link do tópico do criador do teste, Pinga_oz do fórum AG.

 

http://www.airgun.com.br/forum/viewtopic.php?t=285&start=0

Editado por Ylram
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Takao e Ylram realmente procurei fazer o mais próximo do autor da invenção, mas só não concordei em dar mais que 2 tiros em função e achar que poderia realmente afetar a resistência, se vcs notarem dei 2 tiros procurando manter o mais centrado possivel da barra de sabão a fim de manter a mesma quantidade de material entorno de cada disparo!

 

Takao se vc reparar veja que a diferença de arrasto para cada 2 tiros de cada chumbo não tiveram tanta diferença:

 

1004999n.jpg

 

Quanto a possibilidade de recalcular uma fómula para outro tipo de chumbo como o Takao levantou tb acho interessante, cabe aos nossos matemáticos de plantão fazer as contas e mandar para a gente refazer os testes.

 

Outra coisa, mesmo que o Anderson tenha usado o azul considero que uma margem de 10% aceitável para o feito, até então não sei exatamente se o azul é mais ou menos mole que o neutro, ao tentar amassar com a mão pelo menos eu não senti

diferença de qualquer forma fica ai a duvida!!!

 

 

Abraços

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posso ver se faço isso p/ chumbos jsb ou outro q tenha menor variação de peso em cada chumbo. Isso tbm influencia no teste.

 

Takao meu querido, ja que se propôs a fazer os calculos procure chumbos mais acessíveis, visto que este tipo de meio para medir o VO é mais para aqueles que não tem como consseguir um cronógrafo, então acho importante que se faça com chumbo fácil e barato. Isso é só minha opinião!!!

 

Abração!!! :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eh, pensei nisso tbm.

Pesei alguns rossi match e a lata q eu tenho tem pouca variação de peso... Coisa de 0,2 grains...

To pensando em usa-las...

 

Mas acho q vou fazer para jsb tbm... Tem gente q tem arma, chumbo bons mas n tem cronografo, kkkkkk

Q nem eu!!

 

Hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eh, pensei nisso tbm.

Pesei alguns rossi match e a lata q eu tenho tem pouca variação de peso... Coisa de 0,2 grains...

To pensando em usa-las...

 

Mas acho q vou fazer para jsb tbm... Tem gente q tem arma, chumbo bons mas n tem cronografo, kkkkkk

Q nem eu!!

 

Hahaha

kkkkkkkkkkkkk

 

Então que tal ao invés do rossi vc use o technogun focus, ele alem de ser mais fácil de achar para comprar é modelo match e tb segundo o fabricante tem 7,79gr.

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu concordo que 2 tiros por barra é melhor (e mais seguro) que três. Vai saber o "tamanho" que o sabão tinha lá em 2005 quando foi inventado esse teste (sem falar que é fato que de lá para cá tudo diminuiu em tamanho e peso só para manter o "preço" igual).

 

Sobre a diferença de resistência do sabão, com a palavra a minha patroa que diz não compra o azul de jeito nenhum, pois se deixar ele molhado em cima do tanque vira uma "baba" rapidinho, rs. Se o Anderson puder refazer o teste dele usando o Ypê amarelo ou você com o azul, seria o "tirar a teima" se interfere ou não no resultado.

 

No mais, parabéns a todos que se dispuseram a fazer este teste! E boa sorte ao devolver o sabão furado e cortado para a patroa, rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu concordo que 2 tiros por barra é melhor (e mais seguro) que três. Vai saber o "tamanho" que o sabão tinha lá em 2005 quando foi inventado esse teste (sem falar que é fato que de lá para cá tudo diminuiu em tamanho e peso só para manter o "preço" igual).

 

 

 

 

Yliram, nesse caso o tamanho do sabão em 2005 e agora, não vai influenciar no resultado, pois por enquanto os que foram testados não atravessaram nenhuma barra, concordo se houveram mudanças na densidade, aí sim. o sabão "atual" está fazendo o mesmo efeito, já que os colegas não estão apenas medindo o sabão, eles realmente estão testando se o método é aceitável, e que bom que é... rsrsrs, pois vai ser assim q eu vou fazer o teste com a minha.

 

 

 

 

 

 

valeu.

GAMO CFX 4.5 , leapers 4-16x40

CBC B-19s 4.5

HATSAN AT44 - 4.5 shilba pro 30 8-32x56

CBC montenegro 4.5 G1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O tamanho a que me refiro é o espaço para você "cravar" os 3 tiros tranquilamente, sem se preocupar se os disparos próximos influenciam ou não. Resumindo não é o tamanho no comprimento mas sim na largura ou altura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O tamanho a que me refiro é o espaço para você "cravar" os 3 tiros tranquilamente, sem se preocupar se os disparos próximos influenciam ou não. Resumindo não é o tamanho no comprimento mas sim na largura ou altura.

 

Ah, entendi,

abç

GAMO CFX 4.5 , leapers 4-16x40

CBC B-19s 4.5

HATSAN AT44 - 4.5 shilba pro 30 8-32x56

CBC montenegro 4.5 G1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera fiz o teste com minha cbc f22 standard.... creio que deu um resultado bem parecido... até porque ela esta com bucha de p.u, e gasram de 60kg...

 

segue os resultados... tirei a foto do celular, então qualidade ruim!

 

0706121028.jpg

 

a media da penetração foi de 85,5mm, então a conta seria:

 

85,5 X 26,512 = 226,6 m/s (lembrando que ela é cal. 5,5)

 

Creio que está dentro do padrão esperado pelas configurações que fiz nela!

 

abraços

Editado por Robson R
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Se o objetivo é somente ter uma idéia da V0, então não necessitam de tanto rigor nos procedimentos.

Outro fator que percebi nos meus testes é que com armas com maior V0, por exemplo 300m/s, o teste perde precisão.

 

Ainda acho que para os sem-cronógrafo, a melhor opção é softcrono, porém se o atirador for sem-crono e sem-computador, aí o teste do sabão cumpre muito bem o objetivo.

Pedro Ashidani
MVB - Nº:2664

Steyr LG-110 FT 4,5mm/5,5mm
Weihrauch HW97K inox 4,5mm
Weihrauch HW35E Inox 4,5mm
Weihrauch HW50S Inox 4,5mm

Steyr LP10

Farley Coaxial II

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom saber que armas com Vo a partir de 300m/s da erro no sabão, mas sem duvida alguma pra mim o mais acessível e fácil de fazer que ganha disparado seria o teste do sabão para quem não tem cronógrafo.

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pela iniciativa Karolaza, acho que vc deveria destacar o topico pra facilitar futuras

consultas, quanto ao numero de disparos por barra acho valido os 3 recomendados pelo autor

ou seria mais justo o Takao realizar novas experiências para determinar qual a melhor forma de

executar os teste.

 

Abraços e bons tiros.

Airton

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu nunca duvidei deste teste do sabão a anos atrás por volta de 2009 eu li o teste feito pelo Pinga e achei muito interessante, só nunca falei nada até por que

eu nunca tive um cronógrafo para fazer os testes, e eu acho muito mais que válido estes tipos de testes para as pessoas terem mais ou menos idéia da Vo de suas carabinas, é uma boa opção.

 

lembrando que, tem muitas pessoas que esquecem do intuito do teste que é chegar o mais próximo da Vo real da carabina e não a VO exata, o que estamos discutindo é para ver se realmente o teste feito com sabão chega próximo a velocidade da carabina passado no cronógrafo que é uma ferramenta ideal para medir velocidades.

 

O teste do sabão seria uma Solução tabajara para medir as VO's. :thumbsup:

Menaldi Frank 4,5mm - nº: 1 - Barska Varmint 6x24x50mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente confesso que não acreditava tanto neste tal teste do sabão Ypê, mas depois de fazer um teste vi que estava errado e para a alegria de muitos que não tem cronógrafo acho que é de grande valia. Fiz o teste dentro dos parametros estabelecidos pelo autor deste magnifico teste. Dou s parabens a pessoa que o formulou pois ao menos compadaros aqui com meu F1 ele manteve uma margem de diferenças entre 4 a 5%(depende do chumbo usado)

 

Deixo aqui então a receita básica assim como um video do teste feito por mim no calibre 4,5mm, para que tudo corra da forma mais correta possível sugiro seguir a risca, e que ajude a muitos que não tem cronógrafo.

 

Divirtam-se..rsrsrs

 

ypeu.png

 

 

Video do teste:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

obs: no final reparei um pequeno erro na digitação, não vou refazer tudo denovo porque deu um trabalho da porr...rs mesmo

demais esse teste aee hein irmão!

cara eu sempre aprendo mais e mais com vcs, andré, wilians, charles amigos que sempre estão nos ajundo a subir um degrau no mundo incrivel das carabinas de ar, um abraço e semana que vem a gente se encontra lá na prova

 

OBS: OLHA O VIDEO QUE FIZ COM SABÃO CASEIRO, um desastre total e quase apanhei da mulher, só salvou pq aproveitei o desastre para lavar o quintal...kkkkk

olha aee

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje fiz mais uns testes no sabão Ypê.

Abaixo estão os resultados num teste estatístico usando bloco ao acaso.

 

1.Metodologia:

Foram usadas 10 barras de sabão Ypê amarelo ainda na embalagem original.

Cada barra foi numerada de 01 até 10, representando cada uma delas um bloco.

Os disparos foram feitos em número de três nas barras da forma já discutida no início deste post.

Assim como no crono foram feitos três disparos.

A ordem dos disparos foi feita por sorteio, sendo:

C- cronográfo

S- sabão

 

S - C - C - S - S - C- S - C - S- S- C- C - S - C - C -S - C - S- S- C

 

Para o tratamento estatístico foi usado o valor da média dos três disparos, tanto no crono quanto no sabão.

Abaixo estão os resultados:

 

Temperatira de 19,8 ºC

Arma HW50S

Chumbo Gamo match

 

Resultados de velocidade obtidos no cronografo e no sabão Ypê amarelo:

 

Resultdossaboxcrono.jpg

Tratamento estatístico:

Estatstica.jpg

 

Pelos resultados obtidos existe diferença estatística altamente significativa entre os resultados obtidos no cronografo e no sabão.

No entanto, para quem não tem um cronografo esse teste dá uma boa ideia da velocidade da carabina.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teclando agora à pouco com o Horvath no shout ele deu uma ideia de fazer outra constante:

K=Velocidade média no cronografo/penetração média no sabão.

vm em m/s

penetração em centímetros

 

K= 27,4286

 

Usando o teste estatístico com novo K:

Resultado274286.jpg

 

Acredito que este K vai ter que ser relacionado também à faixa de velocidade da arma, para não haver tanta distorção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anderson faz um comparativo do resultado obtido com o sabão amarelo e com o sabão azul.

 

Passei o olho rápido (estou de saída) e vi que com o amarelo o resultado foi uma velocidade maior (praticamente 10ms a mais no amarelo).

Não sei se além do sabão você mudou mais alguma "variável" (chumbo por exemplo).

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Teclando agora à pouco com o Horvath no shout ele deu uma ideia de fazer outra constante:

K=Velocidade média no cronografo/penetração média no sabão.

vm em m/s

penetração em centímetros

 

K= 27,4286

 

Usando o teste estatístico com novo K:

 

.................

 

Acredito que este K vai ter que ser relacionado também à faixa de velocidade da arma, para não haver tanta distorção.

 

Muito interessante o tratamento estatístico que você deu para os resultados obtidos. Análise de variância e teste de Tukey é coisa de agrônomo. kkk.

Mas para obter o novo valor do K foi necessário um cronógrafo para aferir.

O Softcrono, nesse aspecto, é mais preciso e barato na falta de um cronógrafo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

coloquei 1 sabão só e usei gamo pro magnum crente q não ia vara pq acho a whisper fraca, adivinha varou e perdi o teste

Gamo Whisper X 5.5, Kit Pistão Aliviado + Gás Ram 50 Kg ,Luneta Gamo Vampir, 3-9x40.

 

Gamo CF 30 4.5, Kit Pistão Aliviado + Gás Ram 45 Kg, Gatilho Balim, Luneta Tasco, 3-9x40.

 

CBC standard GII, Cano Bull Barrel, 5.5, Kit Pistão Aliviado + Gás Ram 60 Kg, Luneta Gamo WR, 4x32.

 

 

 

Colorado Vamo, Vamo Inter!!!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

coloquei 1 sabão só e usei gamo pro magnum crente q não ia vara pq acho a whisper fraca, adivinha varou e perdi o teste

 

Opa Centrum!

 

Teria perdido mesmo que não varasse, o teste só é válido com chumbo gamo MATCH 4,5 ou 5,5.

 

Abração! :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fiz de novo com o gamo pro magnum como manda o figurino deu 278 m/s. Ha Ha

 

Segunda vo compra o match.

 

PS: na Whisper o gamo match foi o pior chumbo q atirei até hj vamos dizer assim de 10 pra 1.

Gamo Whisper X 5.5, Kit Pistão Aliviado + Gás Ram 50 Kg ,Luneta Gamo Vampir, 3-9x40.

 

Gamo CF 30 4.5, Kit Pistão Aliviado + Gás Ram 45 Kg, Gatilho Balim, Luneta Tasco, 3-9x40.

 

CBC standard GII, Cano Bull Barrel, 5.5, Kit Pistão Aliviado + Gás Ram 60 Kg, Luneta Gamo WR, 4x32.

 

 

 

Colorado Vamo, Vamo Inter!!!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante