Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Quantidade de chumbos por latinha, verdade ou mentira?


Ylram

Posts Recomendados

Hoje estava meio de "bobeira" e resolvi dar uma "conferida" nas latinhas de chumbo que tenho aqui.

 

De inicio a finalidade era identificar chumbos com defeito ou de tipo diferente numa mesma lata. Dai tive a ideia de auferir também a quantidade de chumbos por latinha.

 

Pode parecer besteira, perda de tempo, mas acredito que todos vocês pelo menos uma vez já se perguntaram "será que essa lata tem mesmo essa quantidade de chumbos"?

 

Pois bem, aqui está o resultado da minha "conferida" (todas as latas são calibre 5.5):

 

Norica Apache (latinha verde e branca, importado), na lata consta que contém 250 chumbos. Retirando os defeituosos (sim, tinha chumbo "quebrado") e de outro formato, contei 245. Detalhe que a lata não tem nenhuma avaria aparente.

 

Rossi Diabolo (latinha vermelha e branca, importado), também consta que seriam 250 chumbos. Não encontrei nenhum com defeito mas em uma tinha 245 e na outra 240 chumbos! Detalhe que as latas estavam amassadas (são de alumínio, muito fracas) e lacradas com uma fita vermelha em volta da tampa.

 

Snyper Diabolo (latinha azul e preta, nacional), consta na lata que seriam 125 chumbos. Não encontrei nenhum com defeito e nas duas latas exatamente 125 chumbos (pelo menos aqui a industria nacional tem se mostrado eficiente). A "lata" como sabemos é de plastico, do tipo "gira pra lá, gira pra cá".

 

Paulista Esfera (embalagem de tic-tac, nacional), consta que seriam 100 balas, ops, chumbos. O desafio é encontrar alguns sem defeito... Deixando de lado este critério e baseando na quantidade tinha 98 chumbos.

 

Eu confesso que já esperava que as latinhas não tivessem exatamente a quantidade anunciada, mas me surpreende que nenhum fabricante anuncia que pode ter uma margem de erro. Como exemplo, algo do tipo "diferenças de 5% para mais ou para menos são aceitáveis".

 

Tentei contato com a Rossi pelo site (tem um formulário "Fale Conosco") mas o formulário sequer funciona. Resumindo, vou ter outro desafio de arrumar uma forma de questionar junto a eles a diferença, nem que seja para passarem qual a margem de erro que trabalham.

 

No mais fico aqui pensando agora com as marcas de "grife", ocorre algo parecido com o que observei nos chumbos "baratos"...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ylram,

 

 

Tempos atrás também resolvi conferir se a quantidade de chumbo entregue era realmente o declarado na embalagem. Segue uma lista com os modelos e os quantidades encontradas.

 

 

MARCA/MODELO ---------------- EMBALAGEM ----------------- CONTADOS

 

Gamo Rocket 5,5 -------------------- 100 un -------------------------- 96

Gamo Rocket 5,5 -------------------- 100 un -------------------------- 103

Gamo Rocket 5,5 -------------------- 100 un -------------------------- 94

 

Gamo Rocket 4,5 -------------------- 150 un ------------------------- 152

 

Gamo Round 4,5 -------------------- 250 un -------------------------- 250

Gamo Round 4,5 -------------------- 250 un -------------------------- 261

 

Technogun Sonic 4,5 --------------- 250 un -------------------------- 251

Technogun Sonic 4,5 --------------- 250 un -------------------------- 252

 

Eunjin 5,5 28,4gr -------------------- 125 un -------------------------- 124

 

 

Todos os valores são para chumbos utilizáveis, "aliens" defeituosos ou esferas soltas (caso do Rocket) não contam.

 

 

Ja,

 

D.

この世に悪があるとすれば、それは人の心だ。

"Kono Yo ni aku ga aru to sureba, sore wa hito no kokoro da."

Edward D. Morrison

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dracull, valeu por compartilhar suas experiencias.

 

@Eduardo, o pessoal da Rossi respondeu meu contato no "Fale Conosco", e deixou a entender que a embalagem DEVE ter o numero de chumbos anunciados ou mais, não menos. Informaram que vão passar o caso ao fornecedor (eu questionei se o fornecedor trabalha com margem de erro). Pedi para me manterem informado e vou compartilhando.

 

Eu havia citado na abertura do topic que o formulário "Fale Conosco" da Rossi não funciona, quero aqui fazer uma retração, pois funciona sim! O que ocorre é que após clicar no enviar simplesmente "apaga" todo o formulário e não exibe nenhuma confirmação de envio (tipo "sua mensagem foi enviada aguarde retorno"), dai fica a impressão que não funcionou mas a mensagem foi enviada, recebida e respondida para meu e-mail.

Editado por Ylram
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

parece besteira 5, 10 , 7 chumbinhos mas em um lote eles devem ganhra algumas latas só com esses perdidos q ninguem dá falta em um dia de produção o lucro p eles sai grande ! dá p encher mais um lote !

- Air Arms TX 200 MK II Beech - .177+ Luneta Bsa Stealth Tactical STS 6-24x44IR !
- Dye Proto Reflex Marker Noth aurora - .68 + Dye Rotor Bomber steel Hopper

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece que o Doberman tem o costume de contar. Se ele tiver lendo este post, com certeza, trará informações valiosas e preciosas a respeito.

Yiran, parabéns pela criação do tópico.

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduardo, pode ser que outros fabricantes ou importadores adotem esta questão do peso. Eu fiz contato apenas com a Rossi pelo fato de os chumbos deles terem apresentado a maior diferença e por serem o importador exclusivo. E eles foram categóricos em afirmar que "nunca viram tal situação de chumbos a menos" deixando a entender claramente que deve vir sempre a quantidade anunciada ou maior.

 

Enfim meu objetivo é mais conscientizar, seja o fabricante ou importador, seja o consumidor. Da forma como vendem os chumbos hoje se usa a medida em quantidade, dai se na prática não for exatamente desta forma (se tiver a questão do peso total por exemplo) ou se houver margem de erro, o consumido precisa ser informado.

 

Do contrário, se todos se acomodam com a situação, com a falta de informação, o erro pode virar regra e os únicos prejudicados a longo prazo seremos nós.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

puts to com uma latinha de jsb de 500 e uma de gamo parei olhei sentei p começar a contar e,........................

 

preferí ficar na ignorância mesmo !! kkk

- Air Arms TX 200 MK II Beech - .177+ Luneta Bsa Stealth Tactical STS 6-24x44IR !
- Dye Proto Reflex Marker Noth aurora - .68 + Dye Rotor Bomber steel Hopper

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

puts to com uma latinha de jsb de 500 e uma de gamo parei olhei sentei p começar a contar e,........................

 

preferí ficar na ignorância mesmo !! kkk

 

Torque, é rápido contar 500, monte grupinhos de chumbo de 30 em 30

 

ou pra ficar melhor, conte de 50 em 50 em grupos também e no final some tudo ( eu prefiro assim )

 

Ae fica rápido, fiz vários grupos de 50 e deu certo e foi rápido!

Menaldi Frank 4,5mm - nº: 1 - Barska Varmint 6x24x50mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal fiquei curioso e também contei os meus, comprei uma lata de JSB Exact Heavy de 500 unidades

 

contei e advinhem?

 

 

Tem exatamente 514 chumbinhos!

 

:thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

 

Tai o padrão de qualidade de "primeiro mundo".

 

E o que o Charles falou é o certo, os chumbos tem que ter um padrão no PESO (de cada chumbo).

Se os fabricantes adotassem a metodologia de "média de quantidade por peso da lata", e latas de um mesmo tipo de chumbo (exemplo os Gamo) tiverem quantidade totalmente diferentes entre si, das duas uma: ou todos os chumbos de uma lata são mais pesados que na outra lata do mesmo tipo (improvável), ou dentro de uma mesma lata não tem padrão algum de peso entre os chumbos (mais provável, o que é um desastre para agrupar).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falou tudo, Ylram.

 

É fato que, regra geral, quanto mais caro o produto, maior o controle de qualidade. Claro que o controle de qualidade num Palio não será o mesmo que numa Mercedes. O mesmo vale para chumbos. Basta uma pesquisa rápida no site da JSB para descobrir que há chumbos de várias qualidades em termos de cuidado na produção e seleção.

 

Se o atirador de pressão quer resultados precisos que resultam em bons agrupamentos fechados, terá de usar chumbos de boa qualidade e ainda por cima tratar esses chumbos (selecionar, pesar, lavar, ...).

 

 

 

Tai o padrão de qualidade de "primeiro mundo".

 

E o que o Charles falou é o certo, os chumbos tem que ter um padrão no PESO (de cada chumbo).

Se os fabricantes adotassem a metodologia de "média de quantidade por peso da lata", e latas de um mesmo tipo de chumbo (exemplo os Gamo) tiverem quantidade totalmente diferentes entre si, das duas uma: ou todos os chumbos de uma lata são mais pesados que na outra lata do mesmo tipo (improvável), ou dentro de uma mesma lata não tem padrão algum de peso entre os chumbos (mais provável, o que é um desastre para agrupar).

banner.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É mto provável que seja por peso... Ninguém vai ficar contando centenas de chumbinhos por lata...

 

Daí o problema de ter variáveis de quantidade, estão no peso dos chumbinhos...

Se tiver uma boa padronização, bom controle de qualidade... Teria menor variação de quantidade de chumbinhos na lata...

Lata de 500 chumbinhos... Cada um variando de 0.01g... altera a quantidade final de chumbinhos mesmo com uma balança bem aferida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu dei uma "googleada" sobre essa questão de como são embalados os chumbos. Não encontrei nada em português, mas um texto em inglês que faz um resumo do processo de produção e cita a embalagem "por peso" (mas sem qualquer relação com o tamanho da embalagem ou quantidade).

 

 

Com certeza é o método mais aceitável e no caso dos chumbos de "grife", parecer ser comum jogar uma margem de erro "para cima", ou seja pesar sempre um pouco a mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu dei uma "googleada" sobre essa questão de como são embalados os chumbos. Não encontrei nada em português, mas um texto em inglês que faz um resumo do processo de produção e cita a embalagem "por peso" (mas sem qualquer relação com o tamanho da embalagem ou quantidade).

 

 

Com certeza é o método mais aceitável e no caso dos chumbos de "grife", parecer ser comum jogar uma margem de erro "para cima", ou seja pesar sempre um pouco a mais.

 

 

 

Pois é Yiram, isso o que vc falou deve ser verdade mesmo, eles devem jogar uma margem de erro um pouco a cima mesmo, passando uns de 4 a 15 chumbinhos mesmo

 

mais no caso das marcas mais tops...

 

 

falando em chumbinho tem alguém deste tópico interessados em chumbos, tenho 1 lata de rossi match

e 4 de gamo, pro hunter, pro magnum e match que estão parados aqui em casa, estou querendo vender

 

ja foram usados, mais como vendi minha antiga carabina então não faço mais o uso deles.

 

dou preferência a quem for do rj , pra entregar em mãos.

 

vou postar no tópico de vendas.

Menaldi Frank 4,5mm - nº: 1 - Barska Varmint 6x24x50mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em atenção ao meu contato e relato de ocorrência de grande quantidade de chumbos a menos (240 ao invés de 250 como exemplo) a Rossi me enviou 2 latas novas de chumbos e informou que está contatando o fornecedor e tomando providencias.

Recebi as latinhas ontem e fiquei bastante satisfeito com o atendimento deles, me lembro a história do "gringo honesto" que tem um topic aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em atenção ao meu contato e relato de ocorrência de grande quantidade de chumbos a menos (240 ao invés de 250 como exemplo) a Rossi me enviou 2 latas novas de chumbos e informou que está contatando o fornecedor e tomando providencias.

Recebi as latinhas ontem e fiquei bastante satisfeito com o atendimento deles, me lembro a história do "gringo honesto" que tem um topic aqui.

 

contou quantos chumbos vieram nas novas latas? só por curiosidade...

 

de qualquer modo, foi uma atitude decente da empresa, é mais comum a empresa dar desculpas ou pior, colocar a culpa no consumidor...

Editado por BrunoM

________________________________________________________________________________________________________________

 

Não nos esqueçamos nunca de Guilherme Paraense!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda não contei, mas vou contar assim que tiver sobrando um tempo.

 

Penso exatamente como você, mesmo que as novas latas ainda estejam com chumbo a menor, valeu a pena pela iniciativa da empresa em reconhecer o problema e assumir que irá tomar providencias de agora em diante (não disseram exatamente quais, apenas que estão em contato com o fornecedor).

 

Lembrando que em nenhum momento eu pedi a troca ou remessa de novas latas, eles me enviaram de forma espontânea.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 years later...
Em ‎24‎/‎04‎/‎2012 em 22:06, Ylram disse:

Hoje estava meio de "bobeira" e resolvi dar uma "conferida" nas latinhas de chumbo que tenho aqui.

 

De inicio a finalidade era identificar chumbos com defeito ou de tipo diferente numa mesma lata. Dai tive a ideia de auferir também a quantidade de chumbos por latinha.

 

Pode parecer besteira, perda de tempo, mas acredito que todos vocês pelo menos uma vez já se perguntaram "será que essa lata tem mesmo essa quantidade de chumbos"?

 

Pois bem, aqui está o resultado da minha "conferida" (todas as latas são calibre 5.5):

 

Norica Apache (latinha verde e branca, importado), na lata consta que contém 250 chumbos. Retirando os defeituosos (sim, tinha chumbo "quebrado") e de outro formato, contei 245. Detalhe que a lata não tem nenhuma avaria aparente.

 

Rossi Diabolo (latinha vermelha e branca, importado), também consta que seriam 250 chumbos. Não encontrei nenhum com defeito mas em uma tinha 245 e na outra 240 chumbos! Detalhe que as latas estavam amassadas (são de alumínio, muito fracas) e lacradas com uma fita vermelha em volta da tampa.

 

Snyper Diabolo (latinha azul e preta, nacional), consta na lata que seriam 125 chumbos. Não encontrei nenhum com defeito e nas duas latas exatamente 125 chumbos (pelo menos aqui a industria nacional tem se mostrado eficiente). A "lata" como sabemos é de plastico, do tipo "gira pra lá, gira pra cá".

 

Paulista Esfera (embalagem de tic-tac, nacional), consta que seriam 100 balas, ops, chumbos. O desafio é encontrar alguns sem defeito... Deixando de lado este critério e baseando na quantidade tinha 98 chumbos.

 

Eu confesso que já esperava que as latinhas não tivessem exatamente a quantidade anunciada, mas me surpreende que nenhum fabricante anuncia que pode ter uma margem de erro. Como exemplo, algo do tipo "diferenças de 5% para mais ou para menos são aceitáveis".

 

Tentei contato com a Rossi pelo site (tem um formulário "Fale Conosco") mas o formulário sequer funciona. Resumindo, vou ter outro desafio de arrumar uma forma de questionar junto a eles a diferença, nem que seja para passarem qual a margem de erro que trabalham.

 

No mais fico aqui pensando agora com as marcas de "grife", ocorre algo parecido com o que observei nos chumbos "baratos"...

Sei que esse tópico é antigo, porém comprei 10 latas de chumbo Rossi diabolô da lata vermelha e branca e em nenhuma havia 250 chumbinhos, a que chegava mais perto tinha 247 chumbinhos. Se em cada lata falta no mínimo 3 chumbinhos, imagine a quantidade de latas que eles enchem com as ¨sobras¨.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Alberto José disse:

sac@rossi.com.br 

 

Obrigado Alberto, vou entrar em contato com eles avisando do ocorrido, e pedindo que corrija este erro, visto que é um chumbinho bom e não é tão barato, como também melhorar o lacre, tipo HeN, que quando tenta tirar a fita danifica-a afim de evitar extravios, podendo assim saber onde ocorreu o erro de verdade, se foi no envasamento ou durante a distribuição até o consumidor final.

Editado por Francisco Luiz Viana Neto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Sempre que contei os chumbos, em marcas até o nível da Gamo e Norica, sempre encontrei chumbos a mais, nunca a menos. Só nas marcas top (H&N, JSB e RWS) sempre encontrei a quantia exata.

Enviado de meu MS45S usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existem pequenas balanças eletrônicas com a função de contagem de peças. Basta zerar a balança com a lata vazia em cima, calibrá-la para 25 unidades com 25 chumbinhos dentro. Depois é só encher a lata que ela dá a quantidade exata.

Enviado de meu MS45S usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante