Ir para conteúdo

ANUNCIANTES

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Charles Dias

Cometa 220 by Elite Airguns

Posts Recomendados

No começo desse mês, depois de algumas semanas na fila de espera, recebi minha Cometa 220 de 4,5mm preparada pelo Evandro da Elite Airguns. A escolha dessa arma se deu após uma vasta pesquisa aqui e em outros fóruns quanto a uma boa carabina de pressão para até 30 metros. Como a HW30s não estava disponível então, fui de Cometa ... e não me arrependi. Mas vamos por partes, como diria nosso bom amigo Jack, o estripador.

 

cometa1.jpg

 

A Cometa 220 é uma arma muito bonita, leve e agradável de manusear. Em termos de tamanho ela se compara à Weihrauch HW30S, sendo, no entanto um pouco mais leve que essa. Muito bem balanceada e equilibrada, torna seu uso muito prático e fácil de se acostumar.

 

cometa3s.jpg

A coronha do tipo Montecarlo é curta e tem uma soleira de borracha mais firme, mas que absorve muito bem o recuo leve.

 

A coronha da Cometa 220 é em madeira de faia de cor clara, que sofreu um tratamento leve de escurecimento, porém nada de verniz, sendo apenas encerada. Seu aspecto geral é muito bonito e agradável ao olhar. O pistol grip tem pegada confortável e ótima empunhadura.

 

cometa8.jpgcometa2.jpg

Detalhe da coronha em madeira de faia e a bela oxidação negra virtualmente sem falhas. Dados impressos na arma indicam o ano de fabricação.

 

A oxidação dessa carabina é de ótima qualidade, de um negro profundo, virtualmente sem falhas. Na foto acima pode-se ver a trava de segurança que fica na extremidade do corpo da arma como é comum nas Cometa.

 

cometa5a.jpgcometa9.jpg

O muzzle break que me deixou com a pulga atrás da orellha

 

O cano da Cometa 220 é curto, o que acho legal porque não curto armas muito longas. Quando a recebi, no entanto, achei estranho foi o muzzle break na coroa, afinal de contas, todas as fotos que vi dela até então não mostravam tal peça. Pesquisando descobri que se trata de um acessório que passou a vir com a arma a partir do final de 2011, quando a minha foi produzida (como pode se ver pelo número de série). Esse muzzle break é bem parecido com o da Gamo Whisper e tem protetor da massa de mira.

 

cometa6.jpgcometa7.jpg

O conjunto de mira originalmente tem fibra ótica, porém como não me dou bem com elas, as retirei ... e o resultado foi ótimo

 

A alça de mira dessa arma lembra bastante o da HW30S, porém apenas o paraguso da elevação é de metal, sendo o restante de plástico. Acredito que por isso mesmo muitos donos de Cometa 220 trocam essa alça de mira pela da HW30S que é plenamente compatível. Já a massa de mira é totalmente de plástico e incorporada ao muzzle break, tendo um protetor circular de metal encaixado nela. O conjunto de mira tem as maledetas fibras óticas coloridas que não me acostumo, por isso as retirei, bem como preenchi os buraquinhos que ficaram na alça de mira com esmalte preto (roubado da esposa). O resultado ficou ótimo, mas penso, seriamente, em trocar a alça de mira por uma da HW30S.

 

cometa5.jpg

O conjunto do cano é travado no corpo da arma por uma esfera metálica, o que torna a "quebra" do cano muito mais fácil e confortável

 

Vamos agora ao que interessa, as modificações feitas pelo Evandro da Elite Aiguns. Antes, no entanto, gostaria de deixar registrado a enorme gentileza e paciência do Evandro para responder todas as minhas dúvidas sobre a arma em si e as modificações que ele faz na mesma, o que me deixou muito confortável na decisão da compra dela. O atendimento da Elite Airguns foi exemplar, fácil, cortês, e o envio foi rapidíssimo. Estão de parabéns.

 

Pois bem, a receita de preparação da Elite Airguns para essa arma foi a seguinte:

 

- Instalação deum gaz ram de 45kg;

 

- Aumento de câmara para aumento de potência;

 

- Brunimento de câmara para eliminar imperfeições da câmara de ar;

 

- Eliminação de folgas gerais da carabina e verificação de folga no fechamento do cano para garantir um agrupamento consistente;

 

- Verificação do agrupamento com o cano fixo para verificação de necessidade de correção da coroa do cano até que esteja em condição de minimizar a dispersao do agrupamento;

 

- Instalação de bucha de PU;

 

- Instalação de o'ring de teflon na traseira do pistão para eliminar o atrito de metal com metal e eliminar vibração do pistão ao se chocar com o final da câmara;

 

- Instalação de um novo pistão desenvolvido especialmente para ser utilizado com gas ram, com peso reduzido para diminuir a inércia ao disparo;

 

- Alívio de Gatilho.

 

Nunca atirei com uma Cometa 220 original, mas essa cometa preparada pelo Evandro está um doce total. Gatilho levíssimo, recuo mínimo, precisão excelente. Sinceramente, valeu totalmente o investimento. Essa arma faz bonito no papel a 10 metros, mas estou preferindo usá-la nas silhuetas 1/10 onde acho que tem um ganho de competividade em comparação com a HW30S que por ser mais fraca se dá melhor com a primeira modalidade.

 

Hoje fiz um experimento perigoso especialmente para esse review ... levei pela primeira vez minha esposa para o clube para atirar comigo ... primeira vez que ela atirou na vida. Como ela é novata total no tiro de pressão esportivo, a coloquei para atirar sentada apoiando a arma em um sandbag. O resultado foi o seguinte:

 

1a rodada - Papel a 10 metros para pegar alguma intimidade com a arma. Depois de uns vinte disparos elas estava conseguindo acertar cinco disparos dentro do círculo negro de um alvo de 17x17cm ... algo muito bom para quem atira pela primeira vez;

 

2a rodada - Latas de refrigerante a 20 metros ... cinco disparos, cinco latas no chão;

 

3a rodada - Silhuetas 1/10 de carneiros a 20 metros ... seis disparos, cinco silhuetas no chão;

 

4a rodada - Silhuetas 1/10 de galinhas a 9 metros ... aqui ela apanhou um pouco, 11 disparo para derrubar as cinco;

 

5a rodada - Bastões de giz a 9 metros ... aqui ela também apanhou um pouco, 9 disparos para explodir 5 bastões;

 

6a rodada - Latas de refrigerante e garrafas pequenas de água a 30 metros ... seis disparos e cinco latas e garrafas no chão.

 

Para verificar se ela não era uma atiradora nata ou algo assim, fiz uma rodada final com ela atirando com a CBC Standard GII 4,5mm.

 

7a rodada - Latas de refrigerante e garrafas pequenas de água a 30 metros ... uma dezena de disparos depois sem nenhum acerto e ela disse que odiou a arma por ser pesada, com gatilho duro e coice muito forte :rant:

 

Enfim, esse teste confirmou para mim serviu como confirmação de que a Cometa 220 by Elite Airguns é mesmo uma arma especial, muito precisa e que oferece precisão acima da média mesmo nas mãos de uma atiradora 100% novata.

 

RESUMO DA ÓPERA - Parabéns ao Evandro e sua equipe da Elite Airguns pelo ótimo trabalho de preparo da Cometa 220, uma vez que o resultado ficou assustadoramente ótimo e no nível de uma HW30S em termos gerais, apenas não são substituas em minha opinião porque a Cometa sendo mais forte acaba não sendo perfeita para o papel a 10 metros como é a HW30S.

  • Upvote 6

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns pela bela carabina, essa sua vem com o muzzle da Cometa Fenix e com a soleira da Fusion as Cometas 220 mais antigas como eu tinha a soleira é de um plástico duro com um fino acabamento branco, seu sistema de miras também parece ter melhorado comparado ao antigo, porém com uma alça da HW fica perfeita.

 

Eduardo Macedo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

se vc se adaptar bem com ela , tamanho , coronha , peso etc ... vc consegue ótimos resultados no papel 10m

 

abrax e parabens pela arma =]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A minha 220 comprei com o Eduardo de Macedo,esta descrita na assinatura.A caranina e um espetaculo em precisão!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tbm sou fãnatico na minha era do kelio e matheus foi a primeira arma que tive contato no club cctn

ate entao eu tinha uma ht80 me apaixonei depois de mais de um ano vim a pegar esta

maravilha com ele e nao vou me desfazer dela jamais meu xodo ....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou pensando em comprar uma. Gostaria da ajuda de vocês!

Qual alça e massa poço por, etc... Todas as melhorias que pode ser feitas na COMETA 220, além dessas já feitas pela ELITE.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

amigão a carabina e a customização, quantas dilmas ficou tudo no final?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tbm tenho uma só que 5.5mm, muito show a carabina e depois do gas ram 40kg sms, sem palavras, só estou aguardando pra quando der tempo fazer um novo pistão de alumínio só pra ver como fica, abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bela, carabina.

 

O interesssante que está ficando mais acessivel para nós essa Belezura.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual cometa 220 é melhor em precisão 4.5 ou 5.5? Lembrando sem se importar com diferença de preço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tente o JSB exact 4,52 ou HN Finale Match.

 

A cometa 220 em calibre 5,5 nao serve pra nada... muito fraca e este calibre nao eh permitido nas provas onde a carabina se desempenha melhor.

 

Abraço!!

 

Enviado de meu A953 usando o Tapatalk 2

 

 

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alguém sabe como aliviar o gatilho desta carabina?

 

E a cometa 220 4.5 com gas ram de 40 colocada pela rossi fica boa?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bom mesmo, agora que eu receber a minha vou poder ver se ela é tudo isso mesmo. Não vi ninguém falar mal dela até agora.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realmente só quem tem as cometinhas sabe bem como elas são precisas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora


  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.


























Carabinasdear

Carabinasdear

Carabinasdear

Carabinasdear

Carabinasdear

Carabinasdear

Carabinasdear

Carabinasdear

Carabinasdear

Carabinasdear

Carabinasdear

Carabinasdear



×