Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

EM PCP 4,5 É MUITO MAIS PRECISA QUE 5,5?


Posts Recomendados

ola amigos em mola é notório a diferença mas nas pcps também?

vale apena comprar em 5,5 para field e silhuetas metálicas ou tem que ser 4,5

COMETA 400 4,5 MM

CBC JADE MAIS 4,5MM (PAPEL)

 

Aqui não,Posso até não ser simpático Comigo não tem desculpa
Minha criação é chucra, A verdade ninguém furta
Sou bruto, rústico e sistemático

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, um calibre pode ser tão preciso quanto o outro, vai depender da arma e seu projeto, pois em PCP é fácil atingir uma VO alta suficiente para que o calibre 5,5 mm se comporte como o 4,5 mm, isto é mesma trajetória. As diferenças são que um continua sendo mais suscetível a ação do vento, na autonomia da arma e no custo do chumbo.

 

Vai do gosto do freguês.

 

 

Existe uma preferência no calibre 4,5 mm em Field Target, teoricamente por ser menor e passar mais fácil pela Kill Zone, mas acredito que seja mais em razão do limite de potência, sendo assim o 4,5 mm mantém uma trajetória mais tensa.

 

 

 

Para SM 1/5 tb vai depender da VO da arma, as armas com VO abaixo de 220 m/s e calibre 4,5 mm já sofrem no carneiro.

A vantagem de ser inteligente é que podemos fingir que somos imbecis, enquanto o contrário é completamente impossível (Woody Allen).

 

 

Beeman HW 100 T FSB .177

Hatsan AT44-10.22 regulada

CZ Slavia 631 Lux

CBC Montenegro F18 Classic B19-14 .177

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

grato ja tive uma mas nao pude ficar muito com ela agora as ht44 estão em promoção e estou coçando para comprar outra

COMETA 400 4,5 MM

CBC JADE MAIS 4,5MM (PAPEL)

 

Aqui não,Posso até não ser simpático Comigo não tem desculpa
Minha criação é chucra, A verdade ninguém furta
Sou bruto, rústico e sistemático

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o Eduardo Mello disse, vai do gosto do fregues.

Recentemente adquiri uma AT44-10 no calibre .177 e tenho a intençao de usa-la para a pratica de FT.

Minha escolha (depois de trocar umas ideias com o Icaro) foi baseada pela finalidade do meu uso. Tenho a ser instalada uma valvula reguladora e com isso espero ter uma autonomia e consistencia interessante sem mudanças drasticas na carabina, e deixa-la proxima, se nao dentro, do limite de energia praticada internacionalmente (talvez eu deixe um pouco a mais rsrs).

Vou usar uma bomba manual para a recarga dela, entao espero atingir uma regulagem que me poupe um pouco com as bombadas rsrs..

Nao tive muitas oportunidades de atirar com ela, mas ja dei umas mexidas nela para buscar uma maxima precisao. Um dos poucos testes que fiz foi esta:

 

dscf0004ep.jpg

10 tiros a 15 metros sentado e com bipe e um pano como apoio

*15 metros para uma PCP acredito nao ser uma distancia adequada para concluir algo, nao tive oportunidade de testa-la a maiores distancias, mas a principio este resultado me animou...

*fiz o teste para avaliar o alivio no gatilho...

Assim que eu pegar um cronografo irei fazer um review da AT44-10 no calibre .177 junto com os ganhos com a instalaçao da valvula.

Urko III .177

Crosman Phantom .177

FX Wildcat .22

Air Arms S410 Xtra FAC .177 (saudade)

Hatsan AT44-10 .177 (saudade)

Air Arms TX200 MKIII Walnut .177 (saudade)

Beeman P17 .177

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o calil em partes vai depender do uso.

 

Acho que os 2 são bons e tem características que lhes traz vantagens. Para competições, eu iria de 4,5mm e não é pela precisão não, pois ambos podem atingir precisão equivalente.

 

A principal vantagem que vejo no calibre 4,5mm é a autonomia da arma com um V0 bom. Veja por exemplo uma hatsan at44. Existe regulador que se adapta ao cilindro original, mas numa 5,5mm mesmo com o regulador não será possível chegar a muito mais do que 25 disparos numa v0 de 270 m/s que seria a ideal para esses projéteis. Em compensação seria possível atingir aproximadamente 60 disparos com munição 4,5mm a 260 m/s (boa v0 para o 4,5mm)

 

Numa competição de FT ou BENCH ou até mesmo em algumas provas de SM onde se tem 40 alvos a autonomia é um ponto a ser levado a sério. Nas provas de FT aqui fazemos a prova dentro de trilhas no mato... então ou vc tem uma arma com autonomia de pelo menos uns 40 tiros BONS ou vc vai precisar escolher entre carregar um cilindro de ar pra dentro do mato ou caminhar de volta pela trilha até a base pra encher sua arma no maio da prova.

 

Ao meu ver essa é a principal vantagem para nós, na categoria internacional e mesmo nos USA o FT é praticado com limite de potência.. 16 joules no internacional e 20 nos USA... em ambas as potências o 4,5mm leva grande vantagem por ter mais v0, e esta se encontrar na faixa ideal para o peso da munição nesse calibre.

 

Só uma dica independente do calibre. Se a idéia for competir em provas, não perca tempo comprando armas de 50, 60 .. 70.. 80 joules.... na maioria das provas nem será permitido vc participar a não ser que baixe a potência da arma para níveis aceitáveis.

 

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em .177 = 30J

Em .22 = 42J

*dados do frabricante

 

fiz uma simulação no chairgun pro hawke p/ saber os equivalentes. Usando o mesmo chumbo jsb exact com os pesos respectivos dos seus calibres.

O 4.5 com 16 joules.

o 5.5 necessita de 21 joules p/ ter o mesmo POI a 100 metros.

 

NES FIRMA MITESCERE NESCIT

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Horvath, sua estimativa de tiros na velocidade ideal em 5,5mm e 4,5mm foi baseada em experiência própria ? Pergunto isso porque já li em foruns americanos algo em torno de 40 tiros no calibre 5,5 à 260m/s em uma at44 regulada ("Adrius" regulator, aquele que faz um furinho no cilindro original).

teste01copy.jpg

Cometa 300 - 4,5 mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ZZ, a estimativa é baseada nos testes realizados pelo cunha numa at44 5,5mm e nos dados apresentados pelo site www.altaros.cz para a 4,5mm. Usei um regulador desse fabricante na minha Cz e os resultados obtidos foram bem parecidos com os divulgados no site.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ZZ, a estimativa é baseada nos testes realizados pelo cunha numa at44 5,5mm e nos dados apresentados pelo site www.altaros.cz para a 4,5mm. Usei um regulador desse fabricante na minha Cz e os resultados obtidos foram bem parecidos com os divulgados no site.

 

Concordo, na minha marauder 5.5mm deu 25 tiros num spread de 3.6m/s a 270m/s (o regulador altaros FAC ocupa bastante espaço dentro do cilindro diminuindo consideravelmente o volume do mesmo, enquanto o fabricante do regulador conseguiu 74 tiros com spread de 3m/s no calibre 4.5mm a 255m/s

 

Com Vo de 250 m/s consegui quase os 40 tiros com spread de 4m/s, mas com chumbos 14.3 grains.

 

Como minha arma agrupa melhor com V0 proximo a 270m/s, ou baixo a autonomia ou retiro o regulador e aumento o spread.

ubda4285.gif

mvbpx6.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O regulador ao qual eu me referia era outro ! Procurem Adrius Regulator. Há de se levar em conta também que além do regulador tem que ser feita uma modificação na transfer port (maior fluxo) e obiteração de alguns furos da saída de ar da válvula original do cilindro para economia do ar e maior pressão de disparo sem modificar tanto o curso do martelo !!! Há possibilidade ainda de modificar o pilotinho por um mais fino ou mais grosso.

Pelo que entendi são varias formas de fazer o ar passar e produzir a velocidade que queremos e o equilibrio destes fatores é que vai ditar o consumo final.

teste01copy.jpg

Cometa 300 - 4,5 mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

 

Numa competição de FT ou BENCH ou até mesmo em algumas provas de SM onde se tem 40 alvos a autonomia é um ponto a ser levado a sério. Nas provas de FT aqui fazemos a prova dentro de trilhas no mato... então ou vc tem uma arma com autonomia de pelo menos uns 40 tiros BONS ou vc vai precisar escolher entre carregar um cilindro de ar pra dentro do mato ou caminhar de volta pela trilha até a base pra encher sua arma no maio da prova.

 

Ou entao você simplesmente leva dois cilindros (da carabina) cheios e boa! É uma grana a mais, sim. Mas aí você vai ter autonomia sem comprometer v0 e potência...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabio, armas que permitem a troca do cilindro tem um problema, 2 cilindros diferentes significam 2 válvulas de disparo diferente que significa 2 comportamentos diferentes. Pra Bench e FT é tiro no pé essa idéia.. pra atividades menos exigente é viável, para precisão extrema não....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola amigos em mola é notório a diferença mas nas pcps também?

vale apena comprar em 5,5 para field e silhuetas metálicas ou tem que ser 4,5

 

Flávio,

 

Vamos analisar as provas de BR que testam ao extremo a precisão das carabinas.

A diferença entre os calibres 4.5 e 5.5 é de 0.5mm no seu raio e parece que as carabinas 4.5 não se deram bem competindo com as carabinas 5.5 nas Provas de BR do Rio...

 

Embora tenha muitos fatores a serem levados em consideração, a diferença do tamanho do projétil foi alegada como uma desvantagem do calibre 4.5 e num primeiro momento as de calibre 4.5 não se mostraram competitivas, nos levando a concluir que: SE em 4.5 são mais precisas, essa diferença é inferior a 0.5mm a 23 metros...

 

abs

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Vamos usar ciencia e matematica.

 

Na balistica interna:

 

Considerando apenas o cano e formato dos chumbos tanto a usinagem do 4,5 quanto 5,5mm sao identicas nao tendo diferenca pratica.

 

Na balistica intermedia:

 

Nao existe diferenca de sucetibilidade de ambos os calibres.

 

Na balistica externa:

 

Os chubos ambos se dao melhor no formato diabolo classico ou mais unifrome e sao todos dependentes de estabilizacao por arrasto "dragg" e ambos sofrem com velocidades perissonicas e supersonicas.

 

os chumbos 5,5mm tem um coeficiente balistico muito melhor que os 4,5mm, ai começam as diferenças!!!

 

Em um ambiente controlado sem vento os dois sao iguais a curtas distancias, nas distancias medias e longas o 5,5m ganha leve vatagem na correcao de trajetoria quando ambos possuem a mesma velocidade inicial V0 pelo maior CB do 5,5m porem a precisoa e a mesma.

 

ja em ambientes sem controle o 5,5m se da melhor pois pelo CB possui menos variacao pelo vento em relacao ao 4,5mm assim se torna mais preciso.

 

Na pratica em armas de mola onde a precisao e precisa amis do equilibrio da mola e peso do pistao o 4,5mm se sai melhor. ja em PCP em ambientes controlados o 5,5mm e mais pratico, em ambientes sem controle o 5,5m e mais preciso.

 

Quanto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, em PCP eu tô começando a engatinhar mas o que percebi é que chumbinho leve não vai bem. Tem que ter um pesinho. Por exemplo, o H&N Barracuda 5,5mm que costuma se dar muito bem com carabinas PCP é de 21,14gr / 1,37 g. Numa Talon regulei a mira para 25m. Cada tiro só fazia aumentar o buraco. Depois atirei em 50m sem precisar compensar. Não testei com um chumbo mais leve mas provavelmente não teria o mesmo resultado.

CBC 345 Expresso 4,5 // CBC Montenegro 4,5 // Cometa 220 4,5
Urko 5,5 // Gamo 400 4,5 // Beeman 1072 // CBC BAM B12-6
CBC BAM B19S 4,5 // Hatsan 125

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bullseye,

 

Não compreendi sua colocação neste ponto:

 

"Em um ambiente controlado sem vento os dois sao iguais a curtas distancias, nas distancias medias e longas o 5,5m ganha leve vatagem na correcao de trajetoria quando ambos possuem a mesma velocidade inicial V0 pelo maior CB do 5,5m porem a precisoa e a mesma."

 

Pelo que o pessoal comenta, a trajetória do 4,5 seria mais tensa ou seja mais retilinea do que o 5,5, exigindo menor compensação. Pois teoricamente na mesma velocidade um projetil mais leve tende a não ter tanta queda em sua trajetória.

 

Quanto ao restante concordo em genero, numero e grau.

 

 

Abs

 

Milton

CBC 345 Expresso Junior Comando (4.5mm)

Gamo Delta 24 (4.5mm)

Gamo CF 30 (4.5mm)

BAM B22 (4.5mm)

Luneta Nikko Stirlling Mount Master AO 4x32

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bullseye,

 

Não compreendi sua colocação neste ponto:

 

"Em um ambiente controlado sem vento os dois sao iguais a curtas distancias, nas distancias medias e longas o 5,5m ganha leve vatagem na correcao de trajetoria quando ambos possuem a mesma velocidade inicial V0 pelo maior CB do 5,5m porem a precisoa e a mesma."

 

Pelo que o pessoal comenta, a trajetória do 4,5 seria mais tensa ou seja mais retilinea do que o 5,5, exigindo menor compensação. Pois teoricamente na mesma velocidade um projetil mais leve tende a não ter tanta queda em sua trajetória.

 

Quanto ao restante concordo em genero, numero e grau.

 

 

Abs

 

Milton

 

Trajetoria mais retilinea se aplicaria nas springer apenas, nao?

ºToo Much!!!

 

Fórum Arco Brasil

http://www.arcobrasil.com/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nao considerando a mesma velocidade inicial!!! Se o 4.5mm e o 5.5mm tiverem a mesma velocidade inicial ha 50 metros o 5.5mm tera uma velocidade MAIOR pelo seu melhor CB, e menor variacao pelo vento como dito...

 

Quanto maior o CB maior a conservacao da energia.

 

Claro que isso pondo os melhores chubos com melhores CB.

 

UM pessimo chumbo 5.5mm sera pior que um chumbo exelente 4.5mm...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

vou por pimenta na conversa sobre calibres, olhem o Hawke Chairgun, no caso simulei com pro magnum nos calibres 4,5 e 5,5; mesma Vo de 250m/s, zero da luneta e altura da luneta, e coloca o mesmo vento de 15km/h a 90 graus e olha o Drift a 50m, exatamente o mesmo de -28,895cm

 

Se não me engano li um tópico falando sobre vento lateral, o Netby falava nele tb, mas não consegui localizar, lembro que não havia consenso no tópico.

 

 

Ai fica a pergunta, a hawke ta errada? Eu simulei errado? Não há diferenças em ventos laterais em 4,5 e 5,5?

 

Sinceramente não sei responder, mas tendo a pensar que não há diferença.

 

Abraço, Rafael (pensando muito numa at44 em 4,5.. rss)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante