Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

NOVATOS - O básico de chumbos para carabinas de pressão


Charles Dias

Posts Recomendados

bom post, o Doberman tb tem um muito bom sobre o formato dos chumbos, mas a toxidade do chumbo é uma coisa que deve ser lembrada sempre! ponto por isso!

________________________________________________________________________________________________________________

 

Não nos esqueçamos nunca de Guilherme Paraense!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Yoda,

 

De minha autoria mesmo. Pode ficar a vontade para publicar no seu blog, que é ótimo.

 

 

Obrigado Charles.

 

Se quiser encaminhar nome completo ou se preferir deixar apenas o nome do fórum, você é quem sabe. Se quiser adicionar outras informações, fique à vontade.

 

Qualquer coisa, mande os dados que você quer que apareça como créditos do texto para gasparello@gmail.com.

 

Mais uma vez, obrigado pela autorização, é um texto muito esclarecedor e bem ilustrado!

http://www.tocandira.com.br

Esteja preparado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite Charles!

 

Me permita somente um comentário referente a exposição a chumbo.

 

As maiores causas de envenenamento por chumbo são via oral e aérea (ou como você mesmo disse, a pessoa ficar com pó de chumbo na mão e comer, ou poeira de chumbo que é muito comum em casas antigas pintadas de branco, ou muitas tintas modernas na cor amarela).

 

A contaminação através da pele não é significativa a não ser que se trabalhe com sais orgânicos de chumbo, assim, atirando com chumbinhos e tomando o cuidado de lavar as mãos após os tiros, ninguém vai ficar contaminado com chumbo.

 

Não tem necessidade de tomar banho (faz bem somente para o nariz da patroa ter o maridão cheirosinho), pois o risco de contaminação que temos neste caso é pequeno.

 

Um outro caso que pode causar problemas, é com o pessoal que recarrega armas de fogo, e faz os projeteis em casa, fundindo o chumbo em uma panela. Os vapores que são desprendidos são bastante nocivos à saúde de mamíferos.

 

Finalmente, para quem atira no quintal, deve-se providenciar um coletor de chumbos que não faça o chumbo explodir em mil pedaços, pois assim estará contaminando o próprio quintal e o ar que respira.

 

Me perdoe o adendo

 

Abraços

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adendo muito bem vindo.

 

No caso do banho e lavar as mãos é para evitar exatamente a contaminação oral e aérea posterior a uma seção de disparos.

 

Boa noite Charles!

 

Me permita somente um comentário referente a exposição a chumbo.

 

As maiores causas de envenenamento por chumbo são via oral e aérea (ou como você mesmo disse, a pessoa ficar com pó de chumbo na mão e comer, ou poeira de chumbo que é muito comum em casas antigas pintadas de branco, ou muitas tintas modernas na cor amarela).

 

A contaminação através da pele não é significativa a não ser que se trabalhe com sais orgânicos de chumbo, assim, atirando com chumbinhos e tomando o cuidado de lavar as mãos após os tiros, ninguém vai ficar contaminado com chumbo.

 

Não tem necessidade de tomar banho (faz bem somente para o nariz da patroa ter o maridão cheirosinho), pois o risco de contaminação que temos neste caso é pequeno.

 

Um outro caso que pode causar problemas, é com o pessoal que recarrega armas de fogo, e faz os projeteis em casa, fundindo o chumbo em uma panela. Os vapores que são desprendidos são bastante nocivos à saúde de mamíferos.

 

Finalmente, para quem atira no quintal, deve-se providenciar um coletor de chumbos que não faça o chumbo explodir em mil pedaços, pois assim estará contaminando o próprio quintal e o ar que respira.

 

Me perdoe o adendo

 

Abraços

banner.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

há artigo científico evidenciando sobre a contaminação em estande de arma de fogo fechado, pois o chumbo deixa resquícios no ar...

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom!!! Parabéns!! No início tinha todas essas dúvidas e não sabia como saná-las,(na maioria aprendi atirando, mesmo).

Um forte Abraço!!!


_____________________________________________________________________________________________
[X] Gamo CF-30 gás Ram 45kg+Gatilho(vendida :()
[X] Luneta NIKKO STIRLING 4X32mm MOUNTMASTER

[X] Beeman P17
[X] CBC Standard B19-S gás Ram 40kg +Gatilho GB

[X] Airsoft Glock G18C

[X] Weihrauch HW 50 S

[X] CZ Slavia 634

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que não sou meio certo da cabeça porque atirava em quase todo meu tempo livre na adolescência! Na época eu sequer suspeitava que o chumbo era nocivo. Eu também "fumava" cigarrinhos de chocolate Pan e vivia com os joelhos todos ralados. Eram tempos onde o politicamente correto não existia!

 

Brincadeiras à parte, acho muito importante as dicas sobre contaminação com chumbo.

http://www.tocandira.com.br

Esteja preparado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rs... eu não tinha grana p ter uma carabina e ficava apenas admirando o pessoal atirar, cheio de vontade...lembro que o pessoal que até enchia a boca de chumbo p facilitar o municiamento... aí vinha aquele negócio (chumbinho pardal, tupi..) cheio de baba (dependendo do cidadão até poderia derreter o cano...rs) e o povo não estava nem aí p contaminação... rs

tb seguia o exemplo dos adultos fumando cigarrinho Pan, até que os "politicamente corretos" proibiram a comercialização dos mesmos pq incentivava a molecada a adquirir o vício... o duro que até acho que tá certo... rs

mas esse negócio de joelho ralado não era comigo não.... KKKKKKKKKKKKKKKKKK

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite

 

Bom atirar com armas de fogo é um pouco diferente pois devido à velocidade, ao sair do cano uma arma de fogo espalha um pouquinho de pó de chumbo no ar, mas honestamente, é menos do que se contamina com tintas hoje em dia (em especial as tintas de casas velhas pintadas de branco como eu disse) e muito menos do que se contaminava até 1985-1990 com a gasolina premium, que continha chumbo tetraetila como aditivo. Mas se o estante for aberto, com uma boa circulação de ar, fica tudo bem. Em estande fechado, com ar condicionado não fica assim tão bem... se você atirar muito muito pode sim ter problemas.

 

Na verdade Vergne tem um tratamento sim, bastante desconfortável e com resultados que variam muito de pessoa para pessoa e que depende muito do tipo físico (os gordinhos se dão mal nessa pois o chumbo acumula na gordura do corpo).

O tratamento consiste em aplicar doses enormes de um agente complexante, para levar o chumbo para a corrente sanguinea e ser eliminado na urina. Mas tem um monte de riscos, é claro...

 

A grande vantagem de utilizar os chumbos premium como o JSB e o H&N é que o resíduo de chumbo que fica nos dedos é muito pequeno. Muito mesmo. Com isso a contaminação ja diminui muito (lembrando também que muito pouco se absorve pela mão, pois evolutivamente a pele da mão é muito resistente a temperatura, ataques químicos e outras coisas... ja fiz uma demonstração para uns alunos onde eu coloquei ácido sulfuríco fumegante na palma da minha mão... e depois de um tempo passei a mão em um papel toalha... o papel ficou na hora com o aspecto de queimado, mas minha mão ficou zerada...) se evitarmos de passar a mão no rosto, braço e principalmente na boca ou comer algo.

 

Agora com chumbos ruins, que espalham chumbo para todo lado (as vezes vc nem consegue enxergar através do cano)... bom ai piora um pouquinho :yes

 

Abraços

  • +1 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • +1 1

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Uma dúvida: isso se refere (o peso) também aos chumbos .22? ou somente .177?

CBC B19-S .177- Coronha e muzzle da B17, mola da cometa 220 com o guia traseiro cortado, gatilho e bucha da Quick Shot. Uma delícia!

Cometa New Fênix 400 .177 - kit elite 45kg, gatilho e muzzle da Quick Shot, Soleira regulável by JSimbalista. Aprendendo a domar a fera ainda!

Gamo CFX Royal .177 - até que enfim!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, vlw Ylram. Por acaso vc saberia a classificação dos .177? pelo menos os normais. Tenho somente o technogun focus aqui, 14,27 gr. Acredito que esteja como normal, sim?

CBC B19-S .177- Coronha e muzzle da B17, mola da cometa 220 com o guia traseiro cortado, gatilho e bucha da Quick Shot. Uma delícia!

Cometa New Fênix 400 .177 - kit elite 45kg, gatilho e muzzle da Quick Shot, Soleira regulável by JSimbalista. Aprendendo a domar a fera ainda!

Gamo CFX Royal .177 - até que enfim!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, vlw Ylram. Por acaso vc saberia a classificação dos .177? pelo menos os normais. Tenho somente o technogun focus aqui, 14,27 gr. Acredito que esteja como normal, sim?

 

Você quer saber dos 5.5 (.22) certo? Eu não tenho uma tabela de referencia mas acredito que os chumbos abaixo de 15,43 grain (gr), equivalente a 1 grama (g) são classificados como leves.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso, .22, digitei errado na hora e nem percebi, agora que fui ver. Ok, é pq estava vendo na Mundilar um JSB ultra shock, mas tem 25,4gr, dá 1,65g. To com medo da minha G2 não suportar ele, pois não sei se seria considerado pesado.

Editado por pedro angelo

CBC B19-S .177- Coronha e muzzle da B17, mola da cometa 220 com o guia traseiro cortado, gatilho e bucha da Quick Shot. Uma delícia!

Cometa New Fênix 400 .177 - kit elite 45kg, gatilho e muzzle da Quick Shot, Soleira regulável by JSimbalista. Aprendendo a domar a fera ainda!

Gamo CFX Royal .177 - até que enfim!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

olá, primeiramente, muito bom seu post! estou com uma dúvida quanto aos chumbos: to lendo o livro do nelson, sobre armas de pressão e ele fala do chumbo de cabeça redonda que, segundo ele, "é o projeto de maior precisãoa qualquer distância". também fala dos de ponta arredondada, como sendo uma variação do de ponta redonda. Queria saber se esse de ponta arredondada também possui a mesma precisão do ponta redonda. Hoje comprei um chumbinho (.177) da gamo, pro-magnum penetration. esse que eu comprei é uma ponta redonda ou um ponta arredondada?

 

http://images.quebarato.com.br/T440x/chumbinho+gamo+pro+magnum+penetration+5+5+criciuma+sc+brasil__21235C_6.jpg

post-3038-0-72047800-1364526614_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

rs... eu não tinha grana p ter uma carabina e ficava apenas admirando o pessoal atirar, cheio de vontade...lembro que o pessoal que até enchia a boca de chumbo p facilitar o municiamento... aí vinha aquele negócio (chumbinho pardal, tupi..) cheio de baba (dependendo do cidadão até poderia derreter o cano...rs) e o povo não estava nem aí p contaminação... rs

tb seguia o exemplo dos adultos fumando cigarrinho Pan, até que os "politicamente corretos" proibiram a comercialização dos mesmos pq incentivava a molecada a adquirir o vício... o duro que até acho que tá certo... rs

mas esse negócio de joelho ralado não era comigo não.... KKKKKKKKKKKKKKKKKK

EU ACHAVA GRAÇA DAS MINHAS PRIMEIRAS CARABINAS, QUANDO ATIRAVA PRA CIMA VIA O CHUMBO SUBINDO E CAINDO....TAMANHA A POTENCIA DELAS,KKKKKK

sumatra 500cc tasco 3-9x40 ie

balestra jaguar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso, .22, digitei errado na hora e nem percebi, agora que fui ver. Ok, é pq estava vendo na Mundilar um JSB ultra shock, mas tem 25,4gr, dá 1,65g. To com medo da minha G2 não suportar ele, pois não sei se seria considerado pesado.

NAO POSSO PRECISAR UMA TABELA DE QUALIFICAÇÃO , MAS POSSO AFIRMAR PELO POUCO QUE ENTENDO , QUE SIM,25 GRAINS É PESADO, 22 GRAINS JA SERIA, PRA TER IDEIA A MAIORIA DOS CHUMBOS NÃO PASSA DE 25 , QUANDO SE FALA EM 36 COMO OS EUJIN JA PASSA UM POUCO DO LIMITE QUE UMA CARABINA DE PRESSAO DISPARA COM EFICIENCIA, MESMO AS PCPS, PELO MENOS NÃO CONHEÇO NINGUEM COM SUMATRAS OU CONDOR QUE, QUE SERIA ALTA POTENCIA, QUE SE UTILIZEM DE TAMHANO PESO, SALVO PARA TESTES MESMO.

sumatra 500cc tasco 3-9x40 ie

balestra jaguar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

NAO POSSO PRECISAR UMA TABELA DE QUALIFICAÇÃO , MAS POSSO AFIRMAR PELO POUCO QUE ENTENDO , QUE SIM,25 GRAINS É PESADO, 22 GRAINS JA SERIA, PRA TER IDEIA A MAIORIA DOS CHUMBOS NÃO PASSA DE 25 , QUANDO SE FALA EM 36 COMO OS EUJIN JA PASSA UM POUCO DO LIMITE QUE UMA CARABINA DE PRESSAO DISPARA COM EFICIENCIA, MESMO AS PCPS, PELO MENOS NÃO CONHEÇO NINGUEM COM SUMATRAS OU CONDOR QUE, QUE SERIA ALTA POTENCIA, QUE SE UTILIZEM DE TAMHANO PESO, SALVO PARA TESTES MESMO.

 

Colega, evite usar o Caps Lock (ou caixa alta), essa é uma das regras do fórum.
Obrigado
André Carboni.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

EU ACHAVA GRAÇA DAS MINHAS PRIMEIRAS CARABINAS, QUANDO ATIRAVA PRA CIMA VIA O CHUMBO SUBINDO E CAINDO....TAMANHA A POTENCIA DELAS,KKKKKK

 

rs... sem contar que o "zóio" tava bom tb... rs...

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante