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Mudar rosca de cilindro de aluminio de 5/8-18UNF para M18X1.5


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Tenho um cilindro novo de alumínio com a rosca pronta para 5/8-18UNF e quero mudar a rosca dele para usar uma torneira de rosca M18X1.5. O vendedor disse que a base é bastante larga e que pode ser feito a mudança sem problemas.

Sei que o certo é levar no profissional capacitado para fazer o serviço, entretanto, quero fazer eu mesmo por mera curiosidade e capricho pessoal. (mesmo correndo o risco de perder a peça)

Estou ignorando que o mais certo seria comprar a válvula e adaptador próprios para a rosca do cilindro e que também a torneira só deveria ser instalada no cilindro próprio. Vou trabalhar com 150 BAR no máximo, para recarregar o cilindro da P45.

Procurei artigos a internet sobre o assunto e basicamente tem dois modos, manual ou por máquina, sendo que para cada caso tem um conjunto de machos próprios:

tiposmachos.jpg.189852bfbd23b8d24a04a17a42670ce2.jpgMachoManual.jpg.d4f0c8ac8b4d36f87bc1ea11a9455853.jpg

Além de uma série de orientações sobre alinhamento ou centralização:

centralizado.jpg.4b949d1bda206d43ca3914d0c1b5ad98.jpg

lubrificação, quebra de cavaco:

826176130_Quebradecavaco.jpg.5b4ba443c73283db3ff3c5d0c62c5561.jpg

E outras coisas como técnicas de alargamento.

Não achei nada sobre usar o macho direto sobre uma rosca pré-existente, pelo que deu a entender, tem que primeiro usinar a rosca antiga com uma broca ou alargador para só então passar o macho, procurando errar o mínimo possível:

errofuro.jpg.24d02a8f36f0cfdc721b4d00b9a97ed3.jpg

Quanto ao material ser de alumínio, encontrei opiniões divergentes, dizendo que o corte do alumínio deve ser a seco, sem lubrificação e ao contrário, que deve ter lubrificação senão o alumínio vai se soldar ao macho e causar imperfeição no corte:

382715323_deformao.jpg.2f3ef1c86f8956171e26b141bb649b48.jpg

Não descobri se a seco é mais para uso manual e lubrificado é mais para uso com máquina.

A alegação da lubrificação é que protege contra corrosão, reduz dilatação térmica, obtém tolerâncias apertadas e protege a soldagem do cavaco, uma vez que o alumínio tem propriedades plásticas próprias de usinagem, material de baixa fusão que se prende ou se agarra a ferramenta no efeito solda.

Na parte do lubrificante li que deveria evitar água, sebo, parafina ou fluidos caseiros tipo água+óleo+detergente e qualquer coisa que contenha sal, dar preferencia ao fluido ou óleo de corte próprio de alumínio ou então querosene ou álcool com um pouco de óleo lubrificante.

Na parte das ferramentas eu não vou investir em nada, pretendo pegar emprestado com amigos, tipo por exemplo o macho que parece ser o mesmo utilizado em bloco de motor de fusca, o formão para segurar o cilindro eu já tenho.

Também tenho que observar a afiação do macho:

Reafiarfrequentemente.jpg.2a6bb9904be6f78a45be8881ff96365b.jpg

Qualquer dica é bem vinda.

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Oi Pincipi!

Se eu não estiver enganado na interpretação dos números, essas duas medidas se equivalem, diferenciando-se apenas no tamanho e formato dos fios de rosca. Se isso estiver correto, a conversão das roscas é inviável.
Vide na tabela:  https://elginfasteners.com/resources/metric-bolt-conversion-metric-to-standard-bolt-conversion/

"This is from Mathilda" - Leon

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É verdade, pela tabela não dá, o problema é que no meu "olhometro" dá:

olhometro.jpg.c3f134bd22e2fdc4a0db4b3441298c49.jpg

Fazendo a conta que vi na internet para se saber o tamanho do furo a ser feito no gargalo do cilindro,  para depois passar o macho; 18 - 1,5 = 16,5 mm dá a entender que tem espaço, do tipo eu furar tirando dois milímetros e depois passar o macho.

2.jpg.e9150909929a00bb0cd00a2ad7407b09.jpg3.jpg.c0dc0cd59859c5bf76ef6becd97b0083.jpg

Na parte do formato das roscas, pelo pente em mm:

rosca.jpg.010a7b4d127f4d0415f12450a6a741bf.jpg

rosca2.jpg.f6f8ddb7b9c4e68fff8c8e872871cb08.jpg

No cilindro deve ser outra escala diferente de mm, os dentes não se encaixam, tanto no 1,25 1,50 e 1,75.

 

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Rosca 5/8 - 18 UNF

18 fios por polegada - furo com broca de 14,5mm de diâmetro

1175268020_RoscaUNF.jpg.ba449d0c1b8173ddc70b0874376f17b4.jpg

Rosca M18 x 1,5 Rosca Métrica Fina

Passo 1,5mm - furo com broca de 16,6mm de diâmetro (comumente encontra-se  no mercado broca de 16,5mm de diâmetro)

1036010559_RoscaMtricaFina.jpg.06f5ee7a698b5cf8942afc71f11031d4.jpg

O mais importante é após o serviço executado, submeter o conjunto a um novo teste hidrostático de pressão. Segurança acima de tudo :judge:

No meu entendimento, esta modificação inutiliza o cilindro sob o ponto de vista normativo legal  (marcações de identificação do cilindro) a não ser que seja emitido um laudo por um Profissional Habilitado (PH). 

Segue um vídeo postado pelo Eduardo Macedo em  21/10/2007 (chamo a atenção para a usinagem da rosca - 03:20) 

 

O vídeo acima mostra o comportamento de cilindros de ar comprimido (alta pressão) quando ocorre a quebra da "torneira" sem redutor de fluxo e com redutor de fluxo (vazão de ar)

No caso de substituição da torneira em que se exige abertura e usinagem de rosca, se esta não estiver bem feita e testada o perigo é os fios de rosca espanarem e a torneira sair do cilindro. Neste caso,  nem a  torneira com redutor de fluxo vai conter a energia liberada.

 

Editado por Alberto José
Inclusão de vídeo
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Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

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Certo, isso mesmo, parece que devo alargar o furo com a broca de 16,5mm e depois passar o macho e por fim fazer um teste hidrostático.

Analisando as alternativas, com qual você ficaria?:

a)Fazer você mesmo todo o serviço (não tem preço).  Gastando no mínimo R$ 315 e máximo R$ 520,00:

Broca 16,5mm de R$ 40 a R$ 70,00.

Conjunto macho M18X1,5 de R$ 45,00 a R$ 90,00 conforme a qualidade.

Desandador vira macho M20 de R$ 40,00 a R$ 120,00 conforme a qualidade.

Fluido de corte para alumínio R$ 40,00 a R$ 60,00.

Levar para fazer teste hidrostático R$ 150 a R$ 180,00.

b)Não gastar nada na base da gambiarra. Ao invés de usar uma broca, fazer alguma coisa caseira como adaptar uma lima ou lixa. Ao invés de comprar o macho, usar uma torneira velha ou um parafuso usado e cortar as laterais para servir de macho. Ao invés de usar um desandador improvisar com duas chaves de aperto ou chave de catraca. Ao invés de usar fluido próprio, jogar qualquer óleo de carro usado. Ao invés de fazer o teste hidrostático em lugar certificado, emendar uma Wap no conjunto e ver se não explode na cara. (não parece ser razoável, exceto se gosta de viver fortes emoções)

c)Comprar um cilindro novo e não correr nenhum risco R$ 153,00.

d)Comprar uma torneira própria R$ 260,00.

e)Nenhuma das anteriores, deixa como está.

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Sem comentários adicionais, cada um é responsável por seus atos ou uma questão de livre arbítrio (alguns dizem que este não existe) ?! 

https://veja.abril.com.br/ciencia/o-livre-arbitrio-nao-existe-dizem-neurocientistas/

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

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Eu gosto muito de fazer modificações, mas está eu não faria. Não vale o risco.

AT 44 5,5 monoshot 4,5/5,5 

Nova Vista Alpha 4,5 Vendida

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Não faça isso. O risco não vale a pena, estes cilindros tem muita energia dentro deles quando carregados, uma falha pode causar um grave acidente.
Por isso esses equipamentos são fabricados sobre normas técnicas, tem inspeções periódicas, testes hidrostáticos e vida útil definida.


Enviado de meu Moto G Play usando o Tapatalk


PCP Boito Urutu .22 + Hawke Sidewinder 8-32X56 (Field Target)

Gamo Big Cat .177 Kit Olympic Match Quickshot 40kgf

CZ Slavia 634 .22 Kit Dematek

Norica Storm .177 Kit Elite Advanced 45Kgf

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Faltou mencionar a alternativa f) mandar a um armeiro qualificado. Como não consultei nenhum, imagino que haveriam duas possibilidades, uma dele dar o preço do serviço e outra dele recusar o serviço alegando falta de segurança ou quebra de alguma norma, o que encerraria de vez qualquer dúvida.

Consegui um macho M18X1,5:

macho1.jpg.b29f0f3860e7af50ed1c0f27a635f778.jpg

No olhômetro parece que dá para usar direto, sem remover antes as roscas, o encaixe inicial parece ser perfeito, falta o desandador ou vira macho, estou pensando em sacrificar a peça só para ver no que vai dar e mostrar aqui.

 

 

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Pronto! Já fiz meu desandador vira macho com uma aste de um jogo de ferramentas e a catraca de 14mm:

vira1.jpg.2d5733f3e5b3f3216070f63ad1cf7bd7.jpg

O engate dela é sextavado e a ponta do macho é quadrada de 11mm, foi fácil, cortei uma lata em cinco tiras tipo "U" e fui encaixando elas nas laterais, empurrando o macho contra o buraco:

vira2.jpg.4e79f732fd9ced159e8091aa2c79f54d.jpg

Segurando na mão, a gambiarra parece estar bem firme, vamos ver como fica na hora de fazer os cavacos.

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14 horas atrás, Pincipi disse:

Faltou mencionar a alternativa f) mandar a um armeiro qualificado. Como não consultei nenhum, imagino que haveriam duas possibilidades, uma dele dar o preço do serviço e outra dele recusar o serviço alegando falta de segurança ou quebra de alguma norma, o que encerraria de vez qualquer dúvida.

Consegui um macho M18X1,5:

macho1.jpg.b29f0f3860e7af50ed1c0f27a635f778.jpg

No olhômetro parece que dá para usar direto, sem remover antes as roscas, o encaixe inicial parece ser perfeito, falta o desandador ou vira macho, estou pensando em sacrificar a peça só para ver no que vai dar e mostrar aqui.

 

 

não faça isso de passar o macho sem antes deixar o furo com diâmetro nominal certo falo com propriedade pois sou torneiro mecânico e também não tente aumentar o furo em uma furadeira seja de bancada ou muito menos manual, pois a chance de acontecer um acidente ou perder o cilindro é grande, o certo é levar a um torneiro e ele abrir esse furo no torno pois essa liga de alumínio dos cilindros é dura e o macho vai agarrar e não vai sair mais e ai vc vai perder o cilindro e o macho, quanto a norma quando vc fizer isso ela não se aplica mais a esse cilindro, o mais certo seria comprar um cilindro novo.

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outra alternativa e essa não tem risco seria rebaixar a rosca da torneira para 5/8 esse serviço um torneiro deve cobrar de 50 a 80 reais no máximo para fazer.
Boa idéia do amigo Ricardo, e muito mais segura.

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2 horas atrás, ricardo165 disse:

outra alternativa e essa não tem risco seria rebaixar a rosca da torneira para 5/8 esse serviço um torneiro deve cobrar de 50 a 80 reais no máximo para fazer.

Acrescentando a alternativa g) levar a válvula um torneiro e rebaixar a rosca para 5/8 R$ 50,00 a R$ 80,00. (Parece ser a alternativa mais barata até aqui, o cilindro continua obedecendo à norma e no caso da torneira, não sei se existe norma para ela e parece ter metal de sobra para a adaptação com segurança)

Ou então reformulando a alternativa f) ao invés de levar a um armeiro, levar no profissional próprio, o torneiro mecânico. (Já tenho a sentença: 

2 horas atrás, ricardo165 disse:

não faça isso de passar o macho sem antes deixar o furo com diâmetro nominal certo falo com propriedade pois sou torneiro mecânico e também não tente aumentar o furo em uma furadeira seja de bancada ou muito menos manual, pois a chance de acontecer um acidente ou perder o cilindro é grande, o certo é levar a um torneiro e ele abrir esse furo no torno pois essa liga de alumínio dos cilindros é dura e o macho vai agarrar e não vai sair mais e ai vc vai perder o cilindro e o macho, quanto a norma quando vc fizer isso ela não se aplica mais a esse cilindro, o mais certo seria comprar um cilindro novo.

)

Apenas para ratificar as informações de que não é possível rebaixar a rosca do cilindro sem antes alargar ou aumentar o furo, tentei fazer isso colocando o macho direto na boca, segurando o cilindro com uma mão e o desandador caseiro com a outra (usando luvas de proteção de raspa):

boca.jpg.4c578f05de333b06a174c3f3301768f7.jpg

Até que consegui arrancar algumas lascas de alumínio, arranhando a superfície de forma irregular, sem obter qualquer resultado positivo. Por experiência própria (de aventureiro não profissional) vi que é verdade tudo o que falaram sobre, ou seja, o alumínio do cilindro é mesmo mais duro que o alumínio normal. Este tipo de serviço deve ser feito com equipamento próprio que possibilite o apoio ou firmeza corretas. Aproveitando a foto, mostrando os detalhes das medidas, pelo que entendi a espessura original da parede é de cerca de 10mm e ao refazer a rosca na nova medida, vai ficar mais fino que isso, tipo de 8 a 8,5mm (uma parede mais fina pode se romper com mais facilidade).

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Insistindo no erro, só para ver o estrago de se tentar com as ferramentas não próprias, desta vez prendi firmemente o cilindro em uma morsa, repeti a tentativa manual de passar o macho com o mesmo resultado de antes.

Depois usei uma broca chata de madeira de 5/8 numa parafusadeira, que em tese faria um furo de 15,5mm, usei uma velocidade mais lenta na esperança de não me machucar quando desse o tranco, lembrando que até mesmo na madeira o furo usando esta broca fica meio ovalado ou irregular:

58.jpg.ba5dc29065a116217022703e37091af4.jpg

Ela anda um pouco e trava, exatamente como dito acima que aconteceria ao tentar passar o macho sem padronizar o furo antes, na foto eu movi um pouco a broca para mostrar a parte do alumínio, ou um resto de rosca que causa o travamento, isso ocorre nas duas pontas. Definitivamente é um serviço de torneiro e não de aventureiro.

Por favor entendam que já fui devidamente orientado neste post e sei exatamente o que é certo a se fazer, só estou mesmo mostrando o que é errado, justamente para dirimir qualquer eventual dúvida contrária. Não é apenas um mero convencimento pessoal, tem também um pouco de vingança sádica contra o cilindro.

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Bom  eu nao ia dar pitaco pois  meu usuario esta parcialmente bloqueado e tambem queria ver ate onde ia a desventura de alargar a rosca do cilindro mas agora que a Ines é morta,  la vai o pitaco 

Existe no alixpress (nao lembro qual loja ) um niple conversor  5/8 para M18  .

E caso nao encontra-se a tal loja no alixpress e o  tal niple era so pedir pra um torneiro usinar um ! 

peça similar a esta 

s-l400.jpg

 

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Em 12/07/2019 em 22:01, xleofs disse:

tirou lascas da rosca do cilindro?
grandes chances de ter inutilizado.

Sim, grande chance mesmo. Uma forma de medir pode ser o principio da metade, tipo se metade das roscas estiverem intactas, ainda dá para usar, pelo menos no caso de velhas regras de mergulho autônomo.

Em 1986, eu fiz um curso de mergulho livre/autônomo até 30 metros, dentre os muitos ensinamentos, existia a obrigação do mergulhador examinar por si mesmo o equipamento a ser utilizado, no caso da primeira utilização ou a períodos anuais, tinha a verificação da rosca do cilindro de aço, a qual consistia em remover a válvula e inspecionar visualmente como estavam as roscas, inclusive utilizando escova de aço. Nesta época acho que nem existiam cilindros de alumínio ou com pressões atuais de 300 BAR e se haviam, os preços eram proibitivos, a maioria era de 100 a 150 BAR. Também não havia uma norma específica tipo ABNT ou ISO para o caso da rosca, ao menos, não era do conhecimento dos instrutores, que pregavam a "regra dos oito" ou "regra da metade", consideravam que se a metade das roscas estava intacta, era o suficiente para aprovar a utilização do equipamento, mais que isso reprovava ou condenava o cilindro ou a válvula. Ainda naquela época, todas as roscas tinham ao total a contagem de 16 e se na inspeção o mergulhador contar até 8 intactas, podia usar. Outro detalhe a se considerar, o vedante era corda com um pouco de vaselina ou sabão. Não se usava fita veda rosca ou selante químico, acho que ainda não existiam ou não tinham aplicação comercial. (o anel era feito de câmara de pneu)

Será que esta "regra" ainda vale para hoje em dia?

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Revisão/Resumo das soluções possíveis para o caso do cilindro de rosca de 5/8 e a torneira de M18.

1) refazer a rosca do cilindro

2) refazer a rosca da torneira

3) usar adaptador de 5/8 para M18

4) trocar o cilindro ou a torneira

Nas primeira e segunda soluções, indispensável o serviço de torneiro mecânico e inviável serviço caseiro, sendo que a marcação do padrão de rosca do cilindro ou da torneira vai ser diferente da real.

Na terceira, esteticamente o conjunto vai ficar esquisito ou diferente do normal porém sem divergência nas indicações de padrões de rosca. A peça pode ser encontrada no comércio ou torneada por encomenda e variar muito, reta, a 90°, com acréscimo de medidor ou bico de carga.

Na quarta, tudo fica perfeito, inclusive a torneira já pode vir equipada ou adaptada com estação de recarga.

Em todas as soluções é necessário o devido teste hidrostático.

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  • 4 weeks later...

Consegui uma broca de 16,5mm:

1.jpg.676ad6928b2332ae37c84c2cea3cff25.jpg

Apesar de estar escrito 16,5 no paquímetro mediu 16 mm exatos. No olhometro parece que vai dar certo:

2.jpg.612736c2b95c5e80c447340e1528f058.jpg

Mas, na hora de encaixar na furadeira, não deu:

3.jpg.a284e0b5f8f0303da4c356dcb667e5b1.jpg

A haste da broca mede 12,5 mm e a medida máxima do mandril é para 10 mm (3/8-24UNF), estou pensando em arrumar um mandril maior, um que já tenha haste de 10 mm para encaixar, tipo 5/8 para 16 mm. Ou talvez o de 13 mm sirva mas, parece que a medida da haste cônica não vai servir no mandril da furadeira. Outra coisa seria afinar a haste da broca. Também poderia tentar adaptar no desandador.

Isso que é um serviço enrolado, gambiarra da gambiarra.

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  • 1 month later...

Continuando com um novo capitulo da novela, consegui um adaptador e ficou assim:

adaptador.jpg.14a412155ee8cff25861dcd3574ec8e5.jpg

Prendi o cilindro num torno com um pedaço de borracha de pneu e a cabeça voltada para cima, lubrifiquei usando um pincel molhado com óleo de motor de carro, tanto na broca quanto nas roscas do cilindro:

cilin.jpg.f1a62e47b0cc09a0010afbaf79bf6121.jpg

Encaixei a ponta da broca e mandei ver na furadeira, usando o próprio peso dela e um pouquinho de força:

1.jpg.4a9e3c819c0ba3558decf52f07c7be6e.jpg

Em questão de 15 segundos o alumínio cedeu completamente e deu apenas um tranco no finalzinho um pouco antes do furo vazar por completo, ficando assim:

2.jpg.eba35f423946d933f755fe06311ff77c.jpg

Ao toque do dedo ficou liso perfeito, se bem que no detalhe da fotografia apareceram uns sulcos bem grandes. O cilindro aqueceu muito pouco apenas na área do gargalo.

A broca ficou assim:

3.jpg.d3c464aacc885c90475a606c39cdfd33.jpg

E ainda sobrou umas limalhas de alumínio:

4.jpg.a4539c7f7030efd1821490560c48fbac.jpg

Tudo pronto para o próximo passo e oficialmente agora o cilindro está totalmente imprestável ou inútil, já que mesmo dando certo a passagem do macho, a medida de rosca vai ser diferente da medida gravada nele e consequentemente não atende a legislação.

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Enfim, partindo para os finalmentes, comecei a usar o primeiro macho:

1.jpg.66ebba3345b51b3b6492d4dfd8cfab05.jpg

Nasceu meu primeiro cavaco, que foi crescendo à medida que ia roscando:

2.jpg.17c762b03f3ab97da17070a0956025c1.jpg

E a cada volta tinha que fazer mais força, meia volta passava fácil, a outra meia volta passava duro:

3.thumb.jpg.45b67d5e65855a42374f69d1793054de.jpg

Fui até o cavado do macho ficar na mesma altura do inicio da rosca, parei e fiz o caminho contrário sem muito esforço, ficando assim o macho:

5.thumb.jpg.fba2f892d7e25afdc218e47d4beeec20.jpg

A rosca ficou assim:

6.jpg.87dd4725e0ebe9a37dd575c561ea96ad.jpg

Parecia que já estava pronta, então resolvi tentar roscar a válvula que só deu uma volta e meia antes de travar:

7.jpg.26254e7521e76170fb11aa83eeeb6786.jpg

Parti para o macho número dois:

8.jpg.04f7f3d4a0ff0565b6ac81897dce1d59.jpg

Saiu quase a mesma quantidade de limalha de alumínio do macho um:

9.jpg.2b6788bb4f04b08145e0b780a99c2f92.jpg

Fui até o mesmo ponto do macho um e retirei voltando a rosca, também sem esforço. O macho ficou assim:

10.jpg.fa213838d6ac5592ebcc649b77e37675.jpg

Rosqueei a válvula sem esforço, com uma certa folga, foi até o fim:

11.jpg.a6112004351f73af2644f3c7fec8465f.jpg

Depois de limpo a rosca ficou assim:

12.jpg.fb72197d9866135b234a8fb85ff55218.jpg

Parece perfeita pelo meu olhômetro. Não esperava que ia dar tão certo assim, acreditava que teria mais dificuldade e que algo ocorreria de errado a ponto de perder o trabalho.

Imagino que não deveria ter ido até o fim, o melhor seria ter ido até a metade, quem sabe desta forma a roscagem teria ficado mais dura ou firme.

Agora falta limpar bem o cilindro por dentro e encaixar a válvula com fita veda rosca e talvez também com um anel oring, antes de passar para a fase final que é dar uns 300 BAR de pressão para ver se o cilindro rompe na lateral ou na rosca. Não achavam que eu ia ficar usando um cilindro com uma rosca de gambiarra, esperando que explodisse a qualquer momento, não é?

 

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13 horas atrás, willamms macena disse:

e o assento do oring  como fica ? 

obviamente que agora que alargou o furo , a medida do assento do oring mudou ! 

 

Muito bem observado, comparando com a foto anterior:

Medida da rosca 14,5 mm (Mudou para 16,5 mm)

Medida interna do acento 16,2 mm (Mudou para 16,9 mm)

Medida externa do acento 19 mm (Não mudou)

Medida externa do bocal 26,5 mm (Não mudou)

Agora ficou assim, em verde as medidas que mudaram:

medida.jpg.bf997c1b41f07cb61c8bfe430c3d83ef.jpg

A base do acento no oring já não é mais evidente, ela quase se funde à rosca, mesmo assim, achei um oring fino o suficiente:

1.jpg.b6e541c7930abeb6873f0031e4eac25f.jpg

Apesar de ser um pouco menor, entra apertado e se encaixa perfeitamente no vão:

2.jpg.bdd01dc07a552ef67b5140607c064232.jpg

Deixei um pouco para fora de propósito só para destacar o anel.

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Uma observação sobre a limpeza interna do cilindro, depois de fazer a rosca, ficaram depositados no fundo algumas limalhas e o óleo que escorreu, usei apenas água com detergente, sacudindo e esgotando, por três vezes até não haver sinais do óleo grudado. Imagino que se antes de iniciar o trabalho tivesse colocado detergente no fundo do cilindro, o óleo nem chegaria a grudar. Outra observação, a parede interna não parece ter sido tratada com algo para endurecimento do alumínio, sei lá, pode ser que sim como pode ser que não. Pensei em usar limpa alumínio para remover algumas manchas que já vieram nele mas, achei melhor não usar o limpa alumínio justamente para não remover alguma proteção. Por curiosidade, depois de lavar, não sequei com jato de ar ou aquecimento, deixei secar ao natural, com algumas gotas de água e depois de seco pude observar que se formaram manchas exatamente aonde estavam as gotas, manchas estas iguais as que já tinham nele.

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Segundo teste, apenas com o anel oring, sendo que passei um pouco de silicone nele:

balde.thumb.jpg.4e0275b6ff6573ffd75be8705e002180.jpg

Não ocorreu vazamento, depois de removida a torneira o anel ficou assim:

anel.jpg.069ed812bacc8f3fddbad77d23a200ed.jpg

Parece estar tudo bem mas, olhando com atenção ao detalhe:

det.thumb.jpg.01d6c2072c4cbbcddfe7eb4ea29448c3.jpg

O inicio da rosca no cilindro comeu parte da borracha do anel, dá também para perceber o excesso de graxa de silicone.

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Mais considerações, num esquema gráfico parece que antes da intervenção a rosca deveria ser assim:

Normal.jpg.0b5a78b4c8851bc8534077fe1cc86ceb.jpg E depois ficou assim:depois.jpg.51d0831eced62d6675a697228832f054.jpg

Sei lá, é difícil explicar, antes havia um lugar plano para a borracha se assentar e agora ela se assenta sobre a rosca, onde não é plano, por isso que rasga ao apertar.

De qualquer forma, resolvi manter o mesmo anel de borracha e também dar 16 voltas na área da rosca com fita veda rosca, montei e não vazou.

Agora preciso remover a válvula de escape pois, caso contrário ela deve ceder antes do cilindro.

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  • 9 months later...

Li toda a materia do seu trabalho realizado, como um profissional eu nao aconselharia a nenhuma pessoa realizar este procedimento.

Como uma experiência achei bem interessante, logico que tomano sempre as medidas de seguranças corretas realizada ppr um profissional, mas no final ficou somente uma dúvida.

Depois de todo o processo realizado, voce chegou a realizar:

1) o teste de rosca com um calibrador de rosca aferido?

2) voce fez o teste de volume, para saber a capacidade de carga do cilindro?

3) teste de pressão hidrostatico e dilatação do corpo do cilindro?

Se sim qual foi a pressao de teste aplicada e qual foi a porcentagem de dilatação do corpo do cilindro.

Dedeskicarloseduardo@gmail.com

 

  • +1 1
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1 hora atrás, Co2house disse:

Li toda a materia do seu trabalho realizado, como um profissional eu nao aconselharia a nenhuma pessoa realizar este procedimento.

Como uma experiência achei bem interessante, logico que tomano sempre as medidas de seguranças corretas realizada ppr um profissional, mas no final ficou somente uma dúvida.

Depois de todo o processo realizado, voce chegou a realizar:

1) o teste de rosca com um calibrador de rosca aferido?

2) voce fez o teste de volume, para saber a capacidade de carga do cilindro?

3) teste de pressão hidrostatico e dilatação do corpo do cilindro?

Se sim qual foi a pressao de teste aplicada e qual foi a porcentagem de dilatação do corpo do cilindro.

Dedeskicarloseduardo@gmail.com

 

Não fiz nada.

Na realidade deixei tudo guardado, estou esperando uma oportunidade para comprar um compressor elétrico, meu plano é fazer um furo em uma parede para passar a mangueira capilar, deixar de um lado o compressor e do outro lado o cilindro, ligar o compressor e começar a filmar até o cilindro explodir.

Se for na base da bomba manual pode demorar muito e o cilindro explodir bem na hora que a câmera parar de filmar por falta de espaço no cartão de memória.

No cilindro tem umas marcações, estão neste post:

Acho que as marcações dele devem indicar o teste de volume e o de pressão hidrostático, isto é claro de quando foi fabricado.

 

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