Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Coleta de chumbo de bateria selada para chumbinho caseiro não vale a pena


Pincipi

Posts Recomendados

Eu sei que o chumbo de bateria é o mais contaminado que existe no mercado para se fabricar chumbinhos caseiros e só para confirmar os porquês, eu abri duas baterias velhas na pura curiosidade de ver com é e tentar expor os muitos motivos para não se fazer isso em casa.

Uma bateria pesava 2.380 gramas, daquelas de nobreak ou alarmes de 12V e 7Amp, a outra bem menor pesava 590 gramas, de 12V e 2Amp.

Segui como base estes vídeos:

 

 

O ácido removido deu 166 gramas medidas com o pote, a bateria maior rendeu 940 gramas de chumbo:

1.jpg.5bd1a965c86510372be13eb59afec4d3.jpg

Somando com a menor deu no total 1.168 gramas:

3.jpg.dd21834a47b667d60b2d7edcf0948e5c.jpg

A principal motivação a não fazer isto é a possibilidade de contaminação pelo chumbo, por toque ou inalação de vapores, se bem que aqui também envolve o ácido de bateria que pode corroer a pele e causar furos nas roupas aonde toca, sem contar o eventual descarte indevido do material restante na natureza, ou seja fora do ponto de reciclagem.

Também rolou durante a experiência uma mega ignorância na hora de separar o chumbo, haviam partes vermelhas que esfarelavam ao toque e também partes parecidas como chumbo que se esfarelavam igualmente, eu só pesei as partes maiores, todo o restante ficou no balde, uma mistura ou meleca de pó vermelho e limalhas de chumbo prateado, misturado a uma espécie de algodão ou papel branco, esperando secar para depois ver o que acontece ao tentar derreter.

Não sei a diferença de chumbo e óxido de chumbo na hora de separar:

bat.jpg.f9917197d128157595e786fb2b6cf1a0.jpg

Hoje em dia as baterias tem chumbo na placa negativa e na positiva.

Fazendo as contas, trabalhei cerca de 4 horas, abrindo as baterias e limpando o chumbo com àgua. Por enquanto rendeu cerca de 1Kg que na hora de derreter e separar a borra, vai diminuir mais ainda o volume aproveitável. Se for numa casa de pesca e comprar chumbo por quilo, sai a partir de R$ 12,00 o quilo, se for pela internet com o frete e pacotes de vários quilos combinados dá para comprar a partir de R$ 18,00 ou então apenas um quilo por volta de R$ 30,00.

Ainda tem a possibilidade de comprar no ferro velho por um preço menor.

Também se leva em conta que o chumbo caseiro não tem a liga própria dos chumbos comerciais que conferem melhores características de dureza, homogeneidade, menor depósito de chumbo nas raias etc. A não ser que o artesão de chumbo caseiro domine a combinação de ligas derretendo junto soldas ou outros materiais.

Financeiramente parece não compensar abrir bateria para aproveitar o chumbo. O que Você acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Partindo agora para derreter o chumbo e fazer um lingote, gastei um dinheiro passando pela Rua Barão de Paranapiacaba, no centro de SP, a rua aonde se concentra uma parte de comércio de ouro, fui apenas nas duas lojas de ferramentas que tem vitrine na rua, não subi nos prédios. Falei com os vendedores que queria derreter chumbo, igual aparece no filme aonde um cara derrete um soldadinho de chumbo, queria encontrar algo assim:

cadinho4.thumb.jpg.9cf56ae38a1a293c9db1cf041f5159d7.jpg

Como não tinha e a única opção era um forno elétrico que custava R$ 4.700,00, fiquei com o cadinho de melhor qualidade R$ 11,27, havia mais barato de R$ 4,00 mas o vendedor disse que não dura muito e quando segurei um na mão ele estava esfarelando.

Tem na China mais barato, só que não deve resistir à viagem, deve chegar só o pó:

cadinho3.thumb.jpg.2f9033d98e38e384b797c8932c3576a8.jpg

Também comprei a forma para lingote de R$ 43,11, da mais barata e de menor qualidade, deve ser de ferro fundido, as de melhor qualidade, que parecem ser de aço são bem mais caras, a partir de R$ 120,00.

1.jpg.3cc7a3f9f50ad877dd8b6b82ee497406.jpg

Eu procurava algo assim:

cadinho5.thumb.jpg.fb2f51d71e09f45051932b8c1f3c7cc5.jpg

Que também não encontrei.

Havia ainda um suporte especial de ferro para segurar o cadinho a R$ 47,00 e optei por não comprar, resolvi pegar um pedaço de arame com papelão enrolado e durex.

Na foto acima tem uns chumbos tipo prego de 5mm que comprei prontos em loja de pesca, é este o resultado que espero chegar, a caixinha aonde estão é a carcaça da bateria que aproveitei:

2.jpg.eefb69d4fd5d920fe0fd8136515a8f4f.jpg

Falta agora o maçarico ou fonte de calor.

Considerando que uma fogueira, com uma panela velha servem para derreter, pesa a poluição da queima provocada e a utilização de lenha, pode não ter custos se utilizar restos ou lixo mas, o dano ambiental existe e deve ser considerado e na parte da forma para fazer o lingote, eu imaginei aproveitar fundo de latinhas de alumínio, o lingote ficaria em forma de anel e poderia ser cortado e moldado em barra.

Importante lembrar que se utilizar o fogo do fogão de cozinha, os gases liberados vão impregnar o ambiente e contaminar tudo, sua cozinha vai ficar igual uma área industrial de metalurgia, uma única vez é o suficiente, pode não ficar visível ou aparente mas, com certeza qualquer alimento estocado ali fica venenoso.

Outros materiais que considerei comprar:

potesolda1.thumb.jpg.7dba7c92a90683f91c964c7e8a452d45.jpg

Bem mais barato que um forno e deve servir em pequenas quantidades.

potesolda2.thumb.jpg.318207b6547033b5a4204183522bb989.jpg

potesolda3.thumb.jpg.747fa9ec3c4ba7ae8fd1d3f6f376b9db.jpg

Por fim, o meu preferido:

potesolda5.thumb.jpg.ac3eac9150f585138724a5c790a82974.jpg

Em outra versão:

potesolda6.thumb.jpg.f6857bbd353c5128baa7f2540a87a705.jpg

São opções mais baratas que o aparelho próprio de chumbo para munição:

potesolda7.thumb.jpg.3fbd683851a2cd21355a3a52fbd14080.jpg

Convém mencionar a forma de cal.22 que aparentemente pode servir como 5,5mm:

forma.thumb.jpg.a7c5ebcbe81cb137599657819d540a72.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei um vídeo em que o autor fala que o chumbo de bateria não deve ser utilizado para projéteis, que deve ser descartado por causa da contaminação do ácido:

Por volta de 4 minutos e 30 segundos na linha do tempo do vídeo.

Outro detalhe observado é que as minhas ferramentas metálicas utilizadas para abrir a bateria se enferrujaram ou entraram em estado de corrosão nas áreas que entraram em contato com o ácido, por lógica dedutiva, sem amparo científico, posso deduzir que mesmo submetendo ao calor derretendo, parte do ácido não vai evaporar, o que evapora é a água então, a liga de chumbo de bateria derretido vai conter alguma coisa ácida e em decorrência do disparo, no passar pelo raiamento do cano deixando resíduos, vai provocar alguma corrosão a longo prazo se não for devidamente limpo, mera teoria especulativa que pretendo por à prova algum dia.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos a minha primeira tentativa de derreter o chumbo de bateria coletado:

h.jpg.eadc62603ed464735a68cf58a2759121.jpg

Utilizei uma frigideira de ferro fundido no fogo de fogão, comecei com três placas no fogo baixo e após três minutos estava saindo bastante fumaça do ferro fundido, não do chumbo, aumentei o fogo para o máximo e depois de três minutos nada mudou, a não ser o cabo de madeira que não podia ser mais tocado sem luvas.

Joguei alguns chumbos usados no meio e não sei dizer o porquê nada derreteu então joguei um pouco de pasta ou fluxo de solda e pegou fogo por alguns momentos, finalmente os chumbinhos usados derreteram mas, as placas coletadas da bateria não derreteram, joguei mais alguns chumbinhos, alguns derreteram outros não.

Fiquei balançando tentando misturar tudo, o chumbo derretido envolveu as placas e nada delas derreterem.

Por fim, sem separar a escória, escorri um pouco na forma e obtive meu primeiro lingote de chumbo:

1lingote.thumb.jpg.ceba776ebbc531c1d74b786d577bb1f8.jpg

Lembrando que é formado apenas por chumbinhos usados, já que o chumbo das baterias não derreteu. Depois de esfriar virei ao contrário para ver a parte de baixo:

d.thumb.jpg.da50324df26589b5878b007efbde907a.jpg

Deve haver algo na liga de chumbo das baterias que impede de derreter ou então não atingi a temperatura certa ou estou fazendo algo errado.

Caso eu tenha feito do jeito certo e atingido a temperatura correta, chego a conclusão de que o chumbo das placas de bateria não presta nem para derreter.

O chumbo das placas de bateria não se dobra fácil, se quebra e se esfarela ao forçar. Parece que não vale a pena mesmo coletar chumbo de bateria para fazer chumbo caseiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante