Jump to content

ANUNCIANTES

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada
Pincipi

Troca de técnicas para trabalhar o ponto de fusão do chumbo

Recommended Posts

Para situações de querer derreter chumbo, seja para fabricar sua própria munição ou para desentupir um cano, abro este post para a troca de ideias e técnicas para trabalhar o ponto de fusão do chumbo.

A primeira vez que fiz isso eu tinha 13 anos e usei uma espiriteira elétrica (minha mãe usava para derreter cera de depilação), uma coisa com resistência elétrica e uma latinha, consegui derreter chumbinhos usados e fiz um bloco de chumbo.

Depois de 40 anos resolvi brincar de novo e usei um ferro de solda regulado em 480 graus:

1.jpg.24a260e8db9f7bdae03a856ab0d5fc6b.jpg

Depois usei o soprador térmico também ajustado em 480 graus:

2.jpg.6284e13449ed5f2ef69e05d18f3ec351.jpg

Achei interessante discutir o assunto.

Não sabia que é possível derreter o chumbo usando um soprador térmico.

No caso do projéteis amassados pelo tiro, as vezes ficam com resíduos do material impactado (papel, reboco, lasca de madeira, etc).

Na fusão, esses materiais se separam naturalmente do chumbo (boiam/queimam), ou se incorporam na material fundido?

O soprador térmico que usei é daqueles de estação de retrabalho (eletrônica) mas, acho que também dá com o soprador térmico de boca mais larga, daqueles usados para descamar tinta ou moldar canos.

Na primeira experiência que tive, notei que as impurezas ficam na parte de cima da sopa de chumbo, as partes oxidadas e o carvão preto dos restos de papel ficam boiando com uma cor mais escura e o fundo fica bem brilhante com cara de chumbo novo. Depois de esfriar esse resíduo de cima vira um pó ou fuligem que se desmancha na mão.

Eu acredito que alguma impureza acaba incorporando.

Se observar nos detalhes das fotos acima, onde derreti o chumbo já encravado na madeira, vai notar que é meio parcial o derretimento, acho que para derreter bem precisa de mais calor.

Tem uns vídeos divertidos na internet:

Dá para ver que a parte de cima fica feia e na parte de baixo sai ele bunitinho e brilhante.

Até pensei em projetar uma metralhadora que dispara o chumbo derretido.

rs rs rs ... vídeo bem interessante! Parece ser uma boa maneira de produzir bagos para recarga de cartuchos...

Metralhadora que dispara chumbo derretido? Isso sim que é mandar "chumbo quente" no alvo. rs rs rs