Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Como remover o chumbo derretido


Posts Recomendados

Caros Bom dia/Tarde ou noite.

Estou restaurando uma espingarda de chumbo de um senhor 

ela esta bem judiada para vcs terem uma ideia ela esta com um pouco de chumbo derretido no inicio do cano, não quero usar broca ou parafusos para não machucar a trilha do chumbinho.

Como posso retirar   

DSC_0004.JPG

DSC_0005.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem danificar eu não sei como.

Medir a profundidade e bater o cano em uma madeira, na técnica do martelo de inércia, ir repetindo para ver se o chumbo se desloca, parece que não vai resolver, se o chumbo foi derretido teve ter ficado bem fixado.

Se tentar dar leves golpes em uma vareta pode riscar a alma.

Se tentar com broca fina e ir aumentando o tamanho também corre o risco.

Deflagrar espoleta com pólvora também coroe o cano e pode entumecer (dilatar) se por muita pólvora.

Aquecer para derreter o chumbo vai destemperar o cano.

Alta pressão de uma PCP ou cilindro pode resolver, tentar primeiro com 200 BAR e depois com 300 BAR. O único problema é como fazer a vedação no cano, talvez um cano de borracha de alta pressão preso por braçadeiras, unindo as duas pontas dos canos ou a ponta do cano com a estação de recarga.

Levando em conta que tentaria tudo no sentido contrário, para que o chumbo saia pela culatra.

Seguiria uma progressão de meios, começando pelo que acho menos danoso.

Usando spray desengripante. Eu tentaria primeiramente com a alta pressão e em não resolvendo, tentaria a broca fina, bem centralizada, depois de vazar o chumbo partiria para leves pancadas com a vareta, em não resolvendo, tentaria com uma broca um pouco mais grossa seguida de mais pancadas, para só então tentar rosquear um parafuso, prender na morsa, ou o cano ou o parafuso, tentar puxar, depois tentar fazer alavanca, para só então tentar bater .

Depois de tudo isso, ainda tendo um chumbo preso na raia, tentaria de novo a alta pressão e depois mais uma vez com um chumbo na outra extremidade do cano na esperança de que ele alcance velocidade e desprenda o chumbo preso.

Finalmente se ainda não conseguir, pediria ajuda no Fórum.

De qualquer forma, convém esperar a manifestação de outros atiradores, sempre aparece alguém com uma ótima solução. Tem que tentar também uma busca minuciosa no Fórum, pelo que me lembre, este assunto já foi discutido aqui.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tente o seguinte procedimento (se for somente chumbo que está dentro do cano) :

Com auxílio de uma vareta compatível com o diâmetro do cano e comprimento maior que o cano, a partir da boca do cano, meça até onde está entupido o cano. Se for pouca coisa, leve o cano a um torneiro e com o cano centralizado, dê um passe de broca (3,5mm - 4mm) para reduzir a quantidade de chumbo. Depois tente varetar o cano (se necessário, aqueça o cano conforme procedimento abaixo)

1) - retire o trinco e a respectiva mola helicoidal

Cano.JPG.1b55c3092aa0073afb58d79f093d14bf.JPG

Use luva de soldador (raspa de couro) e um alicate de pressão para manusear o cano aquecido

2) Aqueça o cano de modo uniforme (gire o cano - tipo churrasqueira com espeto giratório) até que o chumbo derreta. O ponto de fusão do chumbo é  em torno de 327 ºC  temperatura que não deve causar danos ao aço.

3) Quando o chumbo derreter, use um martelo e bata no cano (pancada rápida)  com a culatra para baixo para tentar escoar o chumbo (a vibração auxiliará o chumbo derretido descolar das raias do cano). Varete o cano a partir da boca do cano.

4) Quando desentupir o cano, passe a escova do kit de limpeza 

 987209490_KitLimpeza.jpg.26243640a913bce2c279b4740c9566d3.jpg

 

Editado por Alberto José
  • Like 1

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois que li o post do Alberto José, pensei na possibilidade de usar meu ferro de solda, ele é fino o suficiente, vai até dois centímetros dentro do cano e tem ajuste máximo de 480 graus, o que seria acima do ponto de fusão do chumbo.

Só para confirmar, a foto acima é depois de usar a broca?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Giovanni Junqueira disse:

Li só o tópico e já entrei pensando em como derreteram um chumbinho dentro do cano kkkkkkkkk

 

Sei lá, eu pensei que tinha colocado uma bucha de pano e jogou o chumbo derretido, fechou o cano e disparou chumbo quente! kkkkk

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Kioma F A disse:

kkkkkkkk segundo ele foi o primeiro disparo que travou ai o neto dele deu mais 2 que tbm travou e ai em vez de limpar deixaram la de lado 

Então não é chumbo derretido, é apenas entupido, vai sair fácil na vareta mesmo sendo três.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
Em 24/03/2019 em 13:26, Pincipi disse:

Depois que li o post do Alberto José, pensei na possibilidade de usar meu ferro de solda, ele é fino o suficiente, vai até dois centímetros dentro do cano e tem ajuste máximo de 480 graus, o que seria acima do ponto de fusão do chumbo.

Só para confirmar, a foto acima é depois de usar a broca?

Gostei da idéia. Para remover o resíduo fundido, pode usar um sugador de solda a medida em que o material for derretendo

  • Like 1

"This is from Mathilda" - Leon

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao lado das sugestões dos demais amigos, gostaria de colocar as minhas:

Sugiro aplicar óleo desengripante dos dois lados do entupimento e deixar de um dia para outro para fazer efeito penetrante (pelo menos 24 horas); mais tempo será melhor. Inspecionar e reaplicar o óleo, se necessário nesse período.
Para sacar a "rolha plumbea" usar uma vareta de cobre feita com um pedaço de fio rígido sem capa, com diâmetro o mais próximo de 4 mm. Ambas as pontas da vareta devem ser planas.
Para bater, usar um macete de madeira ou borracha, ou ainda, um pedaço de sarrafo de madeira que forneça pancadas secas carregadas de energia, ou seja, bater sem dó...
A vareta não deve ultrapassar acima de 3 centímetros o comprimento do cano, para evitar de entorta-la nas pancadas.
Se não se mover, poderia aquecer o cano na região do entupimento com um soprador térmico ou maçarico de baixa potência, evitando ao máximo atingir o chumbo. O objetivo é causar uma rápida diferença de temperatura entre os dois materiais de modo que o aço se expanda e o chumbo permaneça sem dilatação. Isso criará uma milesimal folga entre eles, facilitando a separação. Uns 70° C deve ser suficiente.
Se não resolver daí partir para o derretimento do chumbo com um maçarico, cuidando para evitar ao máximo a sobra de resíduos "soldados" ás raias. Nesse caso, o calor deverá ser dirigido diretamente ao chumbo o máximo possível. Tipo aquecer para cima de forma que ao derreter, a força da gravidade ajude-o a sair.

  • Like 1

"This is from Mathilda" - Leon

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Observei que na prática, o ferro de solda só derrete a porção que está em contato direto com o chumbo, não derrete ele todo.

O sugador de solda não dá muito certo quando o chumbo está mais fundo no cano, mesmo usando a gravidade, com o cano apontado para cima.

Ir removendo o chumbo que gruda no ferro de solda resolve bem apesar de que, é mais demorado, vou limpando num pedaço de pano, fica um pouco queimado e chumbo passa todo para ele.

Tem uma tal de solda de baixa fusão; ela se mistura ao chumbo derretido. Demora mais para endurecer depois que a fonte de calor é removida, dá para combinar com uma malha de dessolda; com o ferro de solda aquece o chumbo junto com a solda de baixa fusão, tira o ferro, coloca a malha dentro do cano e repõe o ferro, a malha vai absorvendo o chumbo misturado com a solda. O grande problema desta técnica é que o resto de chumbo derretido fica bem grudado no raiamento e ainda estou pensando como faço para raspar sem danificar a raia.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A capacidade de o ferro de solda passar calor é limitada só ao ponto de contato entre ele e o chumbo, porque o restante do material está frio e a ponta do ferro é insuficiente para aquecer. Então, se for feito um pré-aquecimento (com outros meios) na parte em que vai lidar, talvez possibilite dissolver maiores porções de material, já que a culatra não vai roubar tanto calor...
Me parece que se for usar estanho de baixa fusão para auxiliar no derretimento do chumbo, corre o risco de soldar o material nas raias, já que o estanho para solda tem fluxo em seu interior, o qual serve justamente para possibilitar a brasagem.
Ainda sou a favor de superdosagem de desengripante e pancadas.

  • Like 1

"This is from Mathilda" - Leon

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A capacidade de o ferro de solda passar calor é limitada só ao ponto de contato entre ele e o chumbo, porque o restante do material está frio e a ponta do ferro é insuficiente para aquecer. Então, se for feito um pré-aquecimento (com outros meios) na parte em que vai lidar, talvez possibilite dissolver maiores porções de material, já que a culatra não vai roubar tanto calor...
Me parece que se for usar estanho de baixa fusão para auxiliar no derretimento do chumbo, corre o risco de soldar o material nas raias, já que o estanho para solda tem fluxo em seu interior, o qual serve justamente para possibilitar a brasagem.
Ainda sou a favor de superdosagem de desengripante e pancadas.
Existe uma broca esférica de 1/2...Vende em dental ou Furnitura...muito utilizada por Protético dentista e joialheiro e relojoeiro...por ser de cabeça pequena e cilíndrica...deve facilitar o trespasse pelo centro da massa de chumbo sem atingir as raias do cano...uso de um Dremel ou adaptador para furadeira facilita a operação...furando no meio com cuidado permite passar um.cabo ou fio de aço...para remoção total dos restos de acúmulo de chumbo

Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk

  • Like 1
  • +1 1

At 44 long 5,5mm

At 44 5,5mm ferrolho turning by Nico coronha Romão

Evanix Brizzard S10 5,5mm

Walther Dominator 1250 5,5mm

S510 5,5mm

BSA R10 5,5mm coronha Ft-Fabio Artesão

Theoben MKII -USA 5.5mm

  Theoben Rapid MFR Bull Barrel 5.5mm ...

  EV2 Air Arms 4.5mm

Cometa Lynx 5.5 V5

Styer LG110 Hight Power 4,5mm

HW100 calibre 5,5mm e 4,5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/04/2019 em 11:16, Rui Saiki disse:

Existe uma broca esférica de 1/2...Vende em dental ou Furnitura...muito utilizada por Protético dentista e joialheiro e relojoeiro...por ser de cabeça pequena e cilíndrica...deve facilitar o trespasse pelo centro da massa de chumbo sem atingir as raias do cano...uso de um Dremel ou adaptador para furadeira facilita a operação...furando no meio com cuidado permite passar um.cabo ou fio de aço...para remoção total dos restos de acúmulo de chumbo

Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk
 

Grande idéia Rui. É o que se pode chamar de tratamento de canal... rs rs rs.

Sua sugestão me lembrou de uma furadeira manual de manivela, a qual talvez possa ser útil também, já que permitirá um bom controle da velocidade e pressão da broca na peça.

Eu não entendi o 1/2, é uma medida em milímetros?

  • Like 1

"This is from Mathilda" - Leon

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

choque térmico !!! Aquece bem e depois mergulha em água com gelo. O coeficiente de dilatação dos materiais (cano e chumbo) é diferente logo o choque térmico tende a quebrar a união entre os materiais... coloca um bom desengripante (WD ou similar) pega uma vareta roscada (vareta tipo parafuso), é super barato, que entre pelo outro lado do cano (menor diâmetro e mais comprido que o cano, logicamente) e senta à martelada que vai sair ! 

Coloca uma boa dose de fé que é sucesso ??????????????

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

choque térmico !!! Aquece bem e depois mergulha em água com gelo. O coeficiente de dilatação dos materiais (cano e chumbo) é diferente logo o choque térmico tende a quebrar a união entre os materiais... coloca um bom desengripante (WD ou similar) pega uma vareta roscada (vareta tipo parafuso), é super barato, que entre pelo outro lado do cano (menor diâmetro e mais comprido que o cano, logicamente) e senta à martelada que vai sair ! 
Coloca uma boa dose de fé que é sucesso
São as medidas ...
https://http2.mlstatic.com/broca-carbide-ngelus-pm-esferica-D_Q_NP_655977-MLB28460882689_102018-F.webp

Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk

  • Like 1

At 44 long 5,5mm

At 44 5,5mm ferrolho turning by Nico coronha Romão

Evanix Brizzard S10 5,5mm

Walther Dominator 1250 5,5mm

S510 5,5mm

BSA R10 5,5mm coronha Ft-Fabio Artesão

Theoben MKII -USA 5.5mm

  Theoben Rapid MFR Bull Barrel 5.5mm ...

  EV2 Air Arms 4.5mm

Cometa Lynx 5.5 V5

Styer LG110 Hight Power 4,5mm

HW100 calibre 5,5mm e 4,5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 years later...

Revendo este tópico, acho que a maneira mais fácil de remover o chumbo/chumbamento severo de um cano de carabina, é com a técnica da oxidação azul,

 Por observação percebi que o chumbo chega a ser expelido de dentro do cano, formando várias mini esferas próximo a culatra, isso ocorreu quando tratava uma Rossi Dione em sua oxidação. A temperatura dentro das assadeiras é bem maior do que a que foi medida com o termômetro infravermelho, esse processo não causa dano ao cano, até o momento foram 3 carabinas que passaram por esse procedimento, duas Rossi Dione 17 e uma CBC 345 Comando Júnior. O próprio Evandro da Elite diz resolver esse tipo de problema com maçarico, pois os canos das carabinas de pressão não são de aço temperado, não sofrendo assim com o aquecimento.

Outra técnica que ele disse que usou, mas por motivo de segurança, não tem usado mais é com o uso do mercúrio, onde este em contato com o chumbo acaba interagindo com e dissolvendo-o, o problema é de conseguir o mercúrio trabalhar com ele evitando a contaminação ambiental e da pessoa que está manipulando!

Aprendiz de Curioso

"Hoy mejor que ayer.... pero peor que mañana"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante