Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Interferência do ângulo do tiro no alvo


Posts Recomendados

Olá, amigos. Espero estar criando esse tópico na área correta, caso não esteja eu peço para que um amigo admin e/ou moderador mova para a área correta. Obrigado!

Ontem eu fiz meu "porta alvo" e hoje finalmente pude dar meus primeiros disparos no alvo de papel 10 metros. Gostei bastante da experiência e também fiquei intrigado com uma coisa....

Eu já sabia que atirar angulado pode interferir na balística, mas imaginava que isso era considerável apenas se por exemplo eu estivesse no solo atirando em uma fruta no topo de uma árvore, por exemplo. Porém hoje me aconteceu algo curioso... eu estava  atirando no alvo de papel a 10 metros sentado em uma cadeira de área, com o alvo levemente para baixo... os disparos estavam acertando a região central do alvo, a mira estava regulada corretamente (o atirador que é ruim e não acertava o centro do alvo nem a pau, só o 8 ~ 9 rsrsrs). Mas aí eu tive a ideia de sentar no chão e utilizar o encosto da cadeira de área como apoio para atirar no mesmo alvo e com a mesma distância, só que dessa vez por eu estar mais baixo o alvo ficou levemente para cima. Eis que ao fim da seção de disparos eu fui verificar o alvo e o agrupamento estava no topo do papel, no 1, 2 e 3.

Estou fazendo algo de errado ou é assim mesmo? Eu mirei exatamente no mesmo ponto, mesma referência que estava utilizando anteriormente, mas por algum motivo os chumbinhos atingiram a parte superior do alvo... fiquei intrigado, pois se foi assim somente com essa diferença de angulação que nem é tanta, então se eu estivesse atirando  para o topo de uma árvore por, exemplo, esses disparos iriam atingir onde? rs

Se tiver alguma matéria que fale sobre isso, agradeço... pois não sei nem como pesquisar sobre isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Nevasca,

Quando se refere a angulo, acredito que quer se referir a inclinação da carabina, se para cima (positivo)ou para baixo (negativo), em relação ao nível "0"!

Acredito que o resultado que você verificou, está mais para ser pelo comportamento da carabina diante da empunhadura e forma de apoio que aplicou, que do "Angulo" qual fez os disparos.

Se a sua carabina estiver com baixíssima velocidade (120/130m/s), podemos considerar o "angulo" como fator primordial, caso não esteja, muito mais provável que foi devido a empunhadura.

Experimente, fazer tiros em pé sem apoio, com a carabina apertando o gripe e fazendo empuxo contra seu ombro,  e depois repita só que com o grip quase souto e levemente apoiada no ombro, e confira os resultados!

Forte abraço!

Evaldo Lucena

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante