Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

ANUNCIANTES

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada
Charles Dias

TÓPICO FEVEREIRO/MARÇO 2019 - Qual o melhor calibre ... 4,5mm ou 5,5mm?

Posts Recomendados

O mercado nacional de tiro de pressão até alguns anos atrás era dominado pelo calibre 4,5mm, que tinha a maior variedade de armas de pressão e chumbos disponíveis nas lojas. Mas isso começou a mudar e o calibre 5,5mm vem ganhando terreno rápido. Segundo a teoria o calibre 4,5mm é mais indicado para distâncias curtas e médias por conta da curva balística ser menos curva. Já o calibre 5,5mm é mais indicado para distâncias médias e longas por sofrer menor ação de vende por conta do seu tamanho e peso maiores. Afinal de contas, para uso geral qual o melhor calibre? Existe mesmo essa coisa de um calibre ser melhor que o outro? 

maxresdefault.thumb.jpg.71249b4f6c6747024ece880891d68605.jpg

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sempre tive preferência pelo calibre 4.5, devido ao valor mais reduzido da munição e também a menor parábola, principalmente nos tiros em mira aberta, porém é evidente o efeito do vento no disparo, visto que o chumbo é mais leve.

O calibre 5.5 é melhor para diversão, faz um estrago ao acertar alvos de plinking, tem uma parábola maior, porém sofre menos efeitos do vento.

Para usos gerais acredito que o calibre 5.5, seja mais abrangente, porém de nada adianta usar esse calibre em carabinas fracas, no meu ponto de vista o 5.5, deve ser usado em carabinas com mais de 20 joules.

Portanto minha conclusão é que não há um calibre melhor que o outro, sim usos e equipamentos diferentes.

Grande abraço a todos.

• Thanks 1

Compartilhar este post

Link para o post

Eu uso os dois. Para competição eu prefiro o 4,5 pois  consigo mais tiros por carga na minha PCP. 

• Thanks 1

Compartilhar este post

Link para o post
29 minutos atrás, Charles Dias disse:

Existe mesmo essa coisa de um calibre ser melhor que o outro? 

:thumbdown::thumbdown:

Não é o caso de um ser melhor que o outro, há situações em que um se sobressai ao outro e vice-versa...
Em carabinas de baixa potência como HW30, HW50, B12 e outras nessa faixa de potência o 4.5 se sai melhor, ou como o caso da CFX que no 5.5 apesar de se manter precisa fica muito fraca.

22 minutos atrás, Luiz Ferrarini disse:

Para usos gerais acredito que o calibre 5.5, seja mais abrangente, porém de nada adianta usar esse calibre em carabinas fracas, no meu ponto de vista o 5.5, deve ser usado em carabinas com mais de 20 joules.

Faço minhas as palavras do Ferrarini, se não bate 20J no 5.5 o 4.5 será a melhor opção.

• Thanks 1

Compartilhar este post

Link para o post

Particularmente, acho que o 5,5 é indicado para carabinas mais potentes assim como disse o Ferrarini. Carabinas mais fracas eu gosto do 4,5mm.

Daí entra uma questão... Não gosto de carabinas de mola(GR) potentes, gosto das sub 16J (até 19, 20J eu considero). Então, no geral, 5,5mm para PCP's potentes e 4,5mm para carabinas de mola e PCP's sub 20J.

Usar 5,5mm em carabinas consideradas fracas vai ter uma parábola "agressiva" e é necessário um bom conhecimento do conjunto arma + sistema de pontaria + chumbo e a correta leitura da distância do alvo. Conhecer bem a curva balística para conseguir boa taxa de acertos.

O 4,5mm perdoa um pouco mais o erro na leitura da distância do alvo. O PBR (Point Blank Range) do 4,5mm compreende uma variação de distância maior do que do 5,5mm. Mas o 4,5mm em carabina potente (quando a velocidade é muito alta) tende a desestabilizar no vôo.

Por isso no geral eu recomendo 4,5mm em carabinas mais fracas e 5,5mm para magnuns.

• Thanks 1

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Luiz Ferrarini disse:

Sempre tive preferência pelo calibre 4.5, devido ao valor mais reduzido da munição e também a menor parábola, principalmente nos tiros em mira aberta, porém é evidente o efeito do vento no disparo, visto que o chumbo é mais leve.

O calibre 5.5 é melhor para diversão, faz um estrago ao acertar alvos de plinking, tem uma parábola maior, porém sofre menos efeitos do vento.

Portanto minha conclusão é que não há um calibre melhor que o outro, sim usos e equipamentos diferentes.

Grande abraço a todos.

34 minutos atrás, Takao disse:

Particularmente, acho que o 5,5 é indicado para carabinas mais potentes assim como disse o Ferrarini. Carabinas mais fracas eu gosto do 4,5mm.

Daí entra uma questão... Não gosto de carabinas de mola(GR) potentes, gosto das sub 16J (até 19, 20J eu considero). Então, no geral, 5,5mm para PCP's potentes e 4,5mm para carabinas de mola e PCP's sub 20J.

Usar 5,5mm em carabinas consideradas fracas vai ter uma parábola "agressiva" e é necessário um bom conhecimento do conjunto arma + sistema de pontaria + chumbo e a correta leitura da distância do alvo. Conhecer bem a curva balística para conseguir boa taxa de acertos.

O 4,5mm perdoa um pouco mais o erro na leitura da distância do alvo. O PBR (Point Blank Range) do 4,5mm compreende uma variação de distância maior do que do 5,5mm. Mas o 4,5mm em carabina potente (quando a velocidade é muito alta) tende a desestabilizar no vôo.

Por isso no geral eu recomendo 4,5mm em carabinas mais fracas e 5,5mm para magnuns.

Minha opinião é exatamente como a do Ferrarini e Takao, iniciei no 5.5 de mola, acabei indo e optando por muitos anos pelo calibre 4.5.

Mas concordo que as cabinas 5.5 tem que ter um pouco mais de força e por isso mutas vezes opta-se pelo uso de PCP's.

Este tema é muito importante pois além de opiniões e pontos de vistas diferentes, este tópico servirá de auxilio para muitos que estão iniciando no tiro esportivo/recreativo.

Eduardo Macedo.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Para mim, a resposta seria "Depende..." 😉

Compartilhar este post

Link para o post
Minha opinião é exatamente como a do Ferrarini e Takao, iniciei no 5.5 de mola, acabei indo e optando por muitos anos pelo calibre 4.5.
Mas concordo que as cabinas 5.5 tem que ter um pouco mais de força e por isso mutas vezes opta-se pelo uso de PCP's.
Este tema é muito importante pois além de opiniões e pontos de vistas diferentes, este tópico servirá de auxilio para muitos que estão iniciando no tiro esportivo/recreativo.
Eduardo Macedo.
Para quem usa pcp 4.5mm e chumbo monster jsb ou Thunder da rifle...São peso de um 5.5mm tipo Empress JSB...afinal 13.43 grain...a 40 joules..45 joules ....tanto faz 4.5mm ou 5.5mm...em peso equivalem...Se usar o Beast JSB são 16 grain..

Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk

Compartilhar este post

Link para o post

Gosto bem mais do calibre 5,5mm que do 4,5mm. Concordo com vários colegas a respeito da influência dos aspectos de peso dos chumbos x potência das carabinas e calibres x vento x distância dos alvos. Mas tem essa questão do gosto pessoal mesmo, que muitas vezes passa por cima de fatos técnicos por pior que isso possa ser. Conheço quem curte muito PCPs 4,5mm ... Eu já penso que PCP nesse calibre são poucas opções, no geral PCP gosta mesmo de 5,5mm. Igualmente conheço quem curte 5,5mm até para papel 10 metros (e os caras não estão nem aí se as regras da confederação da Islândia não permite esse calibre nessa modalidade). De alguns anos para cá iniciantes passaram a optar pelo calibre 5,5mm quando ingressão no esporte ... E isso cobra uma conta alta em termos de frustração com resultados ruins, visto que o calibre 5,5mm exige mesmo mais técnica e prática para se obter bons resultados, algo diretamente proporcional a distância dos alvos.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

Nenhum usuário registrado visualizando esta página.