Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

TÓPICO FEVEREIRO/MARÇO 2019 - Qual o melhor calibre ... 4,5mm ou 5,5mm?


Posts Recomendados

O mercado nacional de tiro de pressão até alguns anos atrás era dominado pelo calibre 4,5mm, que tinha a maior variedade de armas de pressão e chumbos disponíveis nas lojas. Mas isso começou a mudar e o calibre 5,5mm vem ganhando terreno rápido. Segundo a teoria o calibre 4,5mm é mais indicado para distâncias curtas e médias por conta da curva balística ser menos curva. Já o calibre 5,5mm é mais indicado para distâncias médias e longas por sofrer menor ação de vende por conta do seu tamanho e peso maiores. Afinal de contas, para uso geral qual o melhor calibre? Existe mesmo essa coisa de um calibre ser melhor que o outro? 

maxresdefault.thumb.jpg.71249b4f6c6747024ece880891d68605.jpg

  • Like 2
banner.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre tive preferência pelo calibre 4.5, devido ao valor mais reduzido da munição e também a menor parábola, principalmente nos tiros em mira aberta, porém é evidente o efeito do vento no disparo, visto que o chumbo é mais leve.

O calibre 5.5 é melhor para diversão, faz um estrago ao acertar alvos de plinking, tem uma parábola maior, porém sofre menos efeitos do vento.

Para usos gerais acredito que o calibre 5.5, seja mais abrangente, porém de nada adianta usar esse calibre em carabinas fracas, no meu ponto de vista o 5.5, deve ser usado em carabinas com mais de 20 joules.

Portanto minha conclusão é que não há um calibre melhor que o outro, sim usos e equipamentos diferentes.

Grande abraço a todos.

CBC B19-14 4,5

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso os dois. Para competição eu prefiro o 4,5 pois  consigo mais tiros por carga na minha PCP. 

AT 44 5,5 monoshot 4,5/5,5 

Nova Vista Alpha 4,5 Vendida

Gamo Extreme Co2 5,5 Vendida
Marauder 5,5 Vendida
Hatsan AT 44 5,5 Vendida
Hatsan Flash 5,5 Vendida
SPA P12 5,5 Vendida
SPA P10 5,5 Vendida
HW 100 5,5 Vendida
SPA PP700S 5,5 Vendida
SPA CP1 5,5 Vendida

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Charles Dias disse:

Existe mesmo essa coisa de um calibre ser melhor que o outro? 

 

:thumbdown::thumbdown:

Não é o caso de um ser melhor que o outro, há situações em que um se sobressai ao outro e vice-versa...
Em carabinas de baixa potência como HW30, HW50, B12 e outras nessa faixa de potência o 4.5 se sai melhor, ou como o caso da CFX que no 5.5 apesar de se manter precisa fica muito fraca.
 

22 minutos atrás, Luiz Ferrarini disse:

Para usos gerais acredito que o calibre 5.5, seja mais abrangente, porém de nada adianta usar esse calibre em carabinas fracas, no meu ponto de vista o 5.5, deve ser usado em carabinas com mais de 20 joules.

Faço minhas as palavras do Ferrarini, se não bate 20J no 5.5 o 4.5 será a melhor opção.

Hatsan HT200S Dominator 5.5 (Negrinha) (https://tinyurl.com/yw8mvxy9)

Cometa Fênix 400S Compact 5.5 (Mercedita) (https://tinyurl.com/2p9zmsk9)

Crosman 1322 (Ainda sem nome)

*Sandbag Caldwell TACKDRIVER (http://goo.gl/rMXiah)

===IN MEMORIAN===
Luneta Walther MDC 4x32 (Paralax, MilDot, Retículo iluminado) =VENDIDA=
Luneta Nikko Stirling GoldCrown 4x32 =VENDIDA=
CBC B19-17 String: http://goo.gl/057Hzs + Muzze CBC TUNADO (http://goo.gl/lzjDnr)] =VENDIDA=
Luneta Nikko Stirling Airking Iluminated 4x32 (http://goo.gl/THGJtd) + DAMPA DM60 =RIFADA=
RedDot Walther PS55 [retículo GRADUADO] (http://goo.gl/KMXVis) =VENDIDO=
HW50S 4.5 (http://goo.gl/noXggj) =RIFADA=
HW77 4.5 FAC (Encamisada) (http://goo.gl/TG23so) =RIFADA=
HW100T FSB FAC 5.5 (https://goo.gl/r3qhzI) =VENDIDA=
HT135 5.5 + Kit Elite 70KG (http://goo.gl/YJnYJv) =VENDIDA=
Artemis PR900W 5.5 HUMA Regulated (https://goo.gl/cbBiW2=VENDIDA=
Hatsan BT65SB 5.5 =VENDIDA=

 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Particularmente, acho que o 5,5 é indicado para carabinas mais potentes assim como disse o Ferrarini. Carabinas mais fracas eu gosto do 4,5mm.

Daí entra uma questão... Não gosto de carabinas de mola(GR) potentes, gosto das sub 16J (até 19, 20J eu considero). Então, no geral, 5,5mm para PCP's potentes e 4,5mm para carabinas de mola e PCP's sub 20J.

Usar 5,5mm em carabinas consideradas fracas vai ter uma parábola "agressiva" e é necessário um bom conhecimento do conjunto arma + sistema de pontaria + chumbo e a correta leitura da distância do alvo. Conhecer bem a curva balística para conseguir boa taxa de acertos.

O 4,5mm perdoa um pouco mais o erro na leitura da distância do alvo. O PBR (Point Blank Range) do 4,5mm compreende uma variação de distância maior do que do 5,5mm. Mas o 4,5mm em carabina potente (quando a velocidade é muito alta) tende a desestabilizar no vôo.

Por isso no geral eu recomendo 4,5mm em carabinas mais fracas e 5,5mm para magnuns.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Luiz Ferrarini disse:

Sempre tive preferência pelo calibre 4.5, devido ao valor mais reduzido da munição e também a menor parábola, principalmente nos tiros em mira aberta, porém é evidente o efeito do vento no disparo, visto que o chumbo é mais leve.

O calibre 5.5 é melhor para diversão, faz um estrago ao acertar alvos de plinking, tem uma parábola maior, porém sofre menos efeitos do vento.

Para usos gerais acredito que o calibre 5.5, seja mais abrangente, porém de nada adianta usar esse calibre em carabinas fracas, no meu ponto de vista o 5.5, deve ser usado em carabinas com mais de 20 joules.

Portanto minha conclusão é que não há um calibre melhor que o outro, sim usos e equipamentos diferentes.

Grande abraço a todos.

 

34 minutos atrás, Takao disse:

Particularmente, acho que o 5,5 é indicado para carabinas mais potentes assim como disse o Ferrarini. Carabinas mais fracas eu gosto do 4,5mm.

Daí entra uma questão... Não gosto de carabinas de mola(GR) potentes, gosto das sub 16J (até 19, 20J eu considero). Então, no geral, 5,5mm para PCP's potentes e 4,5mm para carabinas de mola e PCP's sub 20J.

Usar 5,5mm em carabinas consideradas fracas vai ter uma parábola "agressiva" e é necessário um bom conhecimento do conjunto arma + sistema de pontaria + chumbo e a correta leitura da distância do alvo. Conhecer bem a curva balística para conseguir boa taxa de acertos.

O 4,5mm perdoa um pouco mais o erro na leitura da distância do alvo. O PBR (Point Blank Range) do 4,5mm compreende uma variação de distância maior do que do 5,5mm. Mas o 4,5mm em carabina potente (quando a velocidade é muito alta) tende a desestabilizar no vôo.

Por isso no geral eu recomendo 4,5mm em carabinas mais fracas e 5,5mm para magnuns.

Minha opinião é exatamente como a do Ferrarini e Takao, iniciei no 5.5 de mola, acabei indo e optando por muitos anos pelo calibre 4.5.

Mas concordo que as cabinas 5.5 tem que ter um pouco mais de força e por isso mutas vezes opta-se pelo uso de PCP's.

Este tema é muito importante pois além de opiniões e pontos de vistas diferentes, este tópico servirá de auxilio para muitos que estão iniciando no tiro esportivo/recreativo.

Eduardo Macedo.

  • Like 1

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha opinião é exatamente como a do Ferrarini e Takao, iniciei no 5.5 de mola, acabei indo e optando por muitos anos pelo calibre 4.5.
Mas concordo que as cabinas 5.5 tem que ter um pouco mais de força e por isso mutas vezes opta-se pelo uso de PCP's.
Este tema é muito importante pois além de opiniões e pontos de vistas diferentes, este tópico servirá de auxilio para muitos que estão iniciando no tiro esportivo/recreativo.
Eduardo Macedo.
Para quem usa pcp 4.5mm e chumbo monster jsb ou Thunder da rifle...São peso de um 5.5mm tipo Empress JSB...afinal 13.43 grain...a 40 joules..45 joules ....tanto faz 4.5mm ou 5.5mm...em peso equivalem...Se usar o Beast JSB são 16 grain..


Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk

At 44 long 5,5mm

At 44 5,5mm ferrolho turning by Nico coronha Romão

Evanix Brizzard S10 5,5mm

Walther Dominator 1250 5,5mm

S510 5,5mm

BSA R10 5,5mm coronha Ft-Fabio Artesão

Theoben MKII -USA 5.5mm

  Theoben Rapid MFR Bull Barrel 5.5mm ...

  EV2 Air Arms 4.5mm

Cometa Lynx 5.5 V5

Styer LG110 Hight Power 4,5mm

HW100 calibre 5,5mm e 4,5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gosto bem mais do calibre 5,5mm que do 4,5mm. Concordo com vários colegas a respeito da influência dos aspectos de peso dos chumbos x potência das carabinas e calibres x vento x distância dos alvos. Mas tem essa questão do gosto pessoal mesmo, que muitas vezes passa por cima de fatos técnicos por pior que isso possa ser. Conheço quem curte muito PCPs 4,5mm ... Eu já penso que PCP nesse calibre são poucas opções, no geral PCP gosta mesmo de 5,5mm. Igualmente conheço quem curte 5,5mm até para papel 10 metros (e os caras não estão nem aí se as regras da confederação da Islândia não permite esse calibre nessa modalidade). De alguns anos para cá iniciantes passaram a optar pelo calibre 5,5mm quando ingressão no esporte ... E isso cobra uma conta alta em termos de frustração com resultados ruins, visto que o calibre 5,5mm exige mesmo mais técnica e prática para se obter bons resultados, algo diretamente proporcional a distância dos alvos.

banner.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Calibre 5,5 mm tenho 6, uma PCP PR 900W,  duas que ganhei em rifas (Stoeger X10 e Fenix 400 - não dei 100 tiros em cada uma ), a Rossi Takedown que infelizmente a Rossi só trouxe 5,5 mm e a Beeman 1074 (dois canos 4,5 mm / 5,5 mm intercambiáveis) que comprei quando retornei ao tiro de pressão, após uns 30 anos e uma Slavia 634 que comprei em promoção acompanhada de case somente por causa da coronha de madeira (essa eu ainda só dei uns 5 tiros para ver se estava OK) :secret:

Calibre 4,5 mm como diz o venerável :judge:  Colonel Méthil ,  tenho (acredito eu) suficientes ....

Sob o ponto de vista :money:, calibre 5,5 mm de baixa potência (B1, B2, B3)  é igual a impressora jato de tinta, os importadores e lojistas :animier: penhoradamente agradecem trazem muitas dessas em 5,5 mm. 

Resumo da ópera: somando os tiros em 5,5 mm ainda não chegam aos 500.

Por outro lado, 4,5 mm ...

IMG_4675.JPG.f29392f8d823b2b1feea3d8f50bd8afd.JPG

 

Editado por Alberto José
Inclusão de foto

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom em termos técnico/competitivos temos muitas opiniões por isso vou dar a minha simples e de uso casual como acredito ser a da maioria dos usuários de carabina. Pra mim a 5.5 ganha principalmente pela versatilidade tanto para atirar em objetos rígidos e quebralos, explodir uma latinha cheia dágua, LEIA AS REGRAS DO FÓRUM ANTES DE POSTAR ASSUNTOS QUE SÃO PROIBIDOS POR AQUI.

Editado por unzioto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não considero um calibre melhor do que o outro , ambos tem vantagens e desvantagens, meu gosto pessoal e pelo 4.5 , mas tenho carabinas 5.5 também , atiro muito e o calibre 4.5 me ajuda nisso (R$) , dependendo da modalidade de tiro e que o atirador vai escolher o calibre , a precisão da arma não depende do calibre, então nenhum e melhor do que o outro ! 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
Mas e quando o atirador opta por uma arma 4,5mm e usa chumbos pesados para poder baixar o VO ... Ou opta por uma arma 5,5mm e usa chumbos leves para ter um VO melhor ... Não seriam casos de opção pelo calibre errado?
Acho que aí foi testado e o que obteve melhor grupo fechado foi esse chumbo questão de VO pode aumentar ou diminuir para chumbo leve ou pesado...na Styer com regulagem externa vai girando até fechar bem o furo...num gás ram já tem que ver qual chumbo agrupa mais...porém troca se o gás ram para um mais forte...muda tudo...

Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk

At 44 long 5,5mm

At 44 5,5mm ferrolho turning by Nico coronha Romão

Evanix Brizzard S10 5,5mm

Walther Dominator 1250 5,5mm

S510 5,5mm

BSA R10 5,5mm coronha Ft-Fabio Artesão

Theoben MKII -USA 5.5mm

  Theoben Rapid MFR Bull Barrel 5.5mm ...

  EV2 Air Arms 4.5mm

Cometa Lynx 5.5 V5

Styer LG110 Hight Power 4,5mm

HW100 calibre 5,5mm e 4,5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Considerando e assinando em baixo o que já foi falado sobre potencia da arma e finalidade/modalidade do tiro... Não ficarei em cima do muro !

4.5 na cabeça !!! pois se a qualidade do chumbo é o fator mais determinante na precisão do tiro e chumbos de qualidade não são baratos, no calibre 4.5 dá para atirar e tomar uma gelada com os amigos depois...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante