Jump to content

ANUNCIANTES

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada
Charles Dias

TÓPICO JANEIRO/FEVEREIRO 2019 - Carabinas PCP são mesmo indispensáveis?

Recommended Posts

pcp2.jpg.a41106e8f1d1603925dea10fdbe76dee.jpg

É interessante como parece haver uma hierarquia de armas de pressão, estando as armas de mola na base, as de gasram alguns degraus acima e no topo as armas de PCP. Naturalmente acaba decorrendo disso a noção de que a evolução dos atiradores está intimamente relacionada com essa hierarquia de armas de pressão. Mas será mesmo que ter uma arma de PCP é indispensável para que o atirador continue evoluindo e se tornando melhor? Será que para muitos atiradores as armas de mola/gasram não serão suficientes? O que vocês acham?

presente.jpg.63f82443c0c270f838ce5922e55bdbf8.jpg 

O prêmio desse primeiríssimo tópico premiado será uma surpresa muito especial!

Apoio:

Banner - Pavei Brasil_ 270x200px_preto.png

Edited by Charles Dias
  • Like 4
  • Thanks 2
  • Upvote 1

Não é pq estou dando uma mão para o Eduardo Macedo com essa nova seção do CA que não posso participar, né?! 

Particularmente acho que essa hierarquia de armas de pressão não tem fundamento. Se falarmos de mola e gasram até existe verdade em dizer que em geral as armas com gasram são superiores às armas de mola, guardadas as excessões das top de linha de mola como HW e Air Arms, claro. Em armas médias o gasram faz uma grande diferença sim. Mas acho que PCP é outra categoria e não dá para fazer uma comparação justa. Mesma coisa dos calibres 4,5 e 5,5 ... Cada um tem suas peculiaridades, prós e contras. Partindo disso não creio que mola/gasram impedem a evolução do atirador e muito menos que ter uma PCP é indispensável. PCP é coisa recente no tiro de pressão que tem mais de um século. Não vou longe ao ponto de afirmar que as PCP acostumaram mal muitos atiradores e tal. Conheço muitos atiradores muito bons mesmo com suas armas de mola e gasram que não sentem a mínima necessidade ou vontade de ter uma PCP, principalmente pela questão do investimento alto a ser feito e da menor praticidade no transporte e uso. Eu mesmo uso muito mais armas de mola/gasram do que minha PCP, que reservo para os domingo quando vou ao clube de tiro de carro levando toda a trabalha necessária (só o cilindro S80 já é um trambolho).

• Like 1
  • Thanks 1

Olá. Gostaria de contribuir também com a discussão. Iniciei no tiro esportivo por curiosidade. Comprei minha primeira carabina sem qualquer estudo ou informação. Depois de adquirir, comecei a pesquisar e vi que a carabina que tinha escolhido não servia para o meu propósito. Era uma carabina de gás ram, muito potente para a área que disponho para a prática, além do barulho, parecia arma de fogo. Vendi a carabina e comprei uma pistola zoraki. Menos barulho, me divirto muito com ela. Depois vieram a cometa 220, fênix 400 e New fênix. Duas no gás ram e uma na mola. Adoro todas elas. Não vejo tanta diferença assim entre a de mola e gás ram. Faço ótimod agrupamentos na área que disponho. Aí vieram as gamo. Uma cfx e uma SOCOM. A cfx está na mola, já a SOCOM coloquei um gás ram de 45kg, e a diferença foi impressionante. Os agrupamentos melhoraram muito. Recentemente fui agraciado na rifa com uma PCP. Ótima carabina, excelente agrupamento, porém as outras carabinas de mola ou gás ram, não ficam devendo nada para a PCP. Continuo atirando com todas as carabinas, e cada uma tem seu propósito. Não acho que a PCP seja indispensável, inclusive em algumas situações, ela é inadequada para o uso. 

• Like 1
  • Thanks 1

Eu uso PCP para fazer grupos a 50 metros. Qual carabina de mola faz igual?

IMG_20190110_201928077.jpg

• Thanks 1

A questão é unicamente de gosto...personalíssima...

Eu possuo tanto mola quanto pcp e são categorias diferentes, não dá para comparar...

Para mim PCP é indispensável sim, há um custo maior, mais equipamento para levar, mas a precisão que elas entregam compensam tudo...

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

• Thanks 1

a questão não é de precisão ou fazer agrupamentos a 50 metros amigos, a referência ou questionamento ou ideia é de que carabinas pcp seriam a evolução natural das carabinas de mola ou GR, em se tratando dos atiradores, deixando de lado de que cada tipo de carabina se propõe a um objetivo, seria como andar de velocípede, bicicleta, moto e assim por diante, na minha modesta opinião a evolução do atirador, e essa é a ideia central e primária do post, independe do tipo de carabina mola/GR/PCP e sim do seu treinamento e cumplicidade com a carabina seja ela qual for desde uma B12 até uma HW ou uma PR900 a uma Daystate e o mais importante é se divertir e com segurança

• Like 1
  • Thanks 2

Mas será mesmo que ter uma arma de PCP é indispensável para que o atirador continue evoluindo e se tonando melhor?

Acredito que não, até hoje nunca peguei uma PCP nas mãos mas apesar disto e de atirar muito pouco pois me falta um lugar adequado com pelo menos 25 metros me considero em constante evolução, comecei no esporte com uma b19 e apesar de ser uma b19 tornou-se uma excelente carabina depois de muitos ajustes (tenho ela até hoje). Depois veio a cometa fenix 400, depois de muitos testes consegui deixa-la mais docil e precisa, esta é a que menos atiro pois o calibre dela é o 5.5 e não me atrai tanto quanto o 4.5....depois veio as CFX 5.5 e 4.5, a 5.5 ja foi embora e a 4.5 ganhou novas irmas no mesmo calibre, por ultimo veio a HW 97k que apesar de se tratar de uma excelente carabina depois de 1 ano e muito monta e desmonta, testa isto e aquilo não consegui os resultados que consigo nas CFX 4.5 e foi emboraaaa...Hoje como estou atirando muito pouco mato minha lombriga montando e desmontando as CFX testando lubrificação, pistãos de pesos diferentes, Grs diferentes a fim de achar a VO e configuração ideal para cada uma delas....Acredito que o que busco seja uma carabina de mola com precisão e recuo de uma PCP kkkkkk, (testo minhas modificações aqui em casa em apenas 20 metros).

• Like 1
  • Thanks 1

Mas será mesmo que ter uma arma de PCP é indispensável para que o atirador continue evoluindo e se tonando melhor?
Acredito que não, até hoje nunca peguei uma PCP nas mãos mas apesar disto e de atirar muito pouco pois me falta um lugar adequado com pelo menos 25 metros me considero em constante evolução, comecei no esporte com uma b19 e apesar de ser uma b19 tornou-se uma excelente carabina depois de muitos ajustes (tenho ela até hoje). Depois veio a cometa fenix 400, depois de muitos testes consegui deixa-la mais docil e precisa, esta é a que menos atiro pois o calibre dela é o 5.5 e não me atrai tanto quanto o 4.5....depois veio as CFX 5.5 e 4.5, a 5.5 ja foi embora e a 4.5 ganhou novas irmas no mesmo calibre, por ultimo veio a HW 97k que apesar de se tratar de uma excelente carabina depois de 1 ano e muito monta e desmonta, testa isto e aquilo não consegui os resultados que consigo nas CFX 4.5 e foi emboraaaa...Hoje como estou atirando muito pouco mato minha lombriga montando e desmontando as CFX testando lubrificação, pistãos de pesos diferentes, Grs diferentes a fim de achar a VO e configuração ideal para cada uma delas....Acredito que o que busco seja uma carabina de mola com precisão e recuo de uma PCP kkkkkk, (testo minhas modificações aqui em casa em apenas 20 metros).
Precisão é arma olímpica...incrível

Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk

• Thanks 1

PCP e top, mais o custo e bem maior do que de uma Springs sem falar nos acessórios necessários para deixá-la mais top ainda..

Enviado de meu moto g(6) usando o Tapatalk

• Thanks 1

No meu entendimento não passa de uma questão de gosto, justamente pelo desempenho das springers como a HW77/97, TX200, ProSport. São springers que depois de acertadas batem de frente com os resultados de uma PCP média e muitas vezes SUPERIOR a uma PCP de entrada nas mesmas distâncias.

O que vejo como vantagem nas PCP é o recúo praticamente inexistente, isso pra quem gosta de atirar com luneta não tem preço porque sabemos que não importa o investimento feito no conjunto carabina + luneta, se for springer mais hora menos hora a luneta vai abrir o bico. Não é uma questão de "se" e sim uma questão de "quando"...

Outro ponto que podemos salientar também é a praticidade no manuseio das PCP que não exige força como algumas springers de potência média / alta e magnum, assim esposas e filhos (pequenos) que geralmente não tem uma compleição física avantajada também podem participar da brincadeira sem exigir esforço físico e se concentrarem na técnica e nos resultados.

O caso springer versus PCP ao meu ver é similar ao caso da mola versus GR, ambos tem pontos positivos e negativos, vai do atirador avalia-los e escolher o que melhor se encaixa nos seus objetivos. :cheers:

• Like 1
  • Thanks 1

Boa Tarde Srs.

Carabinas PCP são mesmo indispensáveis?

Sim são indispensáveis!

Não concordo com o titulo do tópico, pois o conteúdo do tópico tenta discutir o obvio!

A PCP é a evolução das carabinas de pressão!

O atleta não para de evoluir seja se dedicando as carabinas de Mola Helicoidal e Gás RAM, ou com Carabinas PCP!

O Uso da Luneta sim está quase que obrigatário para que tem uma CPC, pois de quase nada valeria seu investimento, se não fosse para ter precisão em longas distancias, e apenas com Mira Aberta isso seria impossível Obs.(agrupamentos de 10mm em 50 metros por exemplo) 

Um simples exemplo que se trata de apenas evolução das carabinas nas provas olímpicas:

Antes, Diana 75, Feinwekebau 300!

Hoje Feinwekebau P800, Walter 400 e outras, será que os atletas de hoje estão mal acostumados?

Evaldo Lucena

Edited by Evaldo Lucena
  • Thanks 1

Depende do propósito e do bolso do atirador.

Não vejo como evolução, acho categorias distintas para propósitos distintos, porém sou atirador meia boca e meu lance é só umas latinhas e me divertir, acho que o dia que o tiro se tornar algo chato demais, isso já quase aconteceu, eu largo o tiro de ar.

Toda arma tem seu propósito, seja de uma estilingue até uma 50mm, uma .50 por exemplo não agrupa 1cm em 50m, mas cumpre seu propósito, ficou chato demais esse lance de comparar carabina somente pelo que ela agrupa, eu por exemplo não curto carabinas FX Royale, sei que são top, agrupam bem etc, mas não curto carabina com 38363738 metros de comprimento se ainda tenho que levar um cilindro, pra isso levo a de mola então e me divirto igual.

É pessoal o lance, foi uma evolução de tecnologia? Sim.

É indispensável? Depende de você e somente de você, a minha opinião pouco importa.

• Like 2
  • Thanks 1

Acho que as limitações da quantidade de tiros por cilindro afasta alguns, os apetrechos: scuba, bombas, orings...etc encarece muito este mundo dos amantes de PCPs, eu enquanto não fizerem um cilindro com uma maior autonomia, vou ficando com as carabinas de mola, e sempre de olho nas PCPs.

Edited by Francisco Luiz Viana Neto
  • Thanks 1

21 horas atrás, Doni700 disse:
IMG_20190110_201928077.thumb.jpg.cabe894f5c11ca337577e8bdddb6ffd0.jpg

Adivinha que carabina foi essa?

5 tiros a 50m.
eef0902867c0b1c8e75717dba4aa55fe.jpg

Ou está a 25m 5 tiros em cada alvo
ec847be53507b24533de882e2d20451b.jpg

Enviado de meu Moto Z2 Play usando o Tapatalk

• Like 1
  • Thanks 1

Ola Amigos
Gostaria de deixar meu ponto de vista... as carabinas de ar tem de se adequar as necessidades de cada atirador...eu disponho de um espaço de 20 metros e para mim uma carabina de mola com cano fixo me atende super bem...consigo agrupamentos excelentes Apesar das inúmeras qualidades que as pcps apresentam não me agrada muito a necessidade de ter de carregar um cilindro de ar e outro tanto de equipamentos para se efetuar a recarga. Outro aspecto q não gosto das pcps é a pressão de trabalho...ao meu ver os pequenos cilindros das pcps suportam elevadissima pressão e os fabricantes de pcps não são muito solicitos e nem mesmo é do interesse dos mesmos em informar quanto tempo ou quantas cargas um rifle é capaz de suportar...ao meu ver as pcps ainda carecem de uma certa regulação pois um cilindro cheio a 200...250...300 bar são verdadeiras bombas...se um cilindro de mergulho tem validade e há exigências quanto a segurança do mesmos...testes hidrostáticos feitos periodicamente...etc...as carabinas pcps, por hora, nada disso tem....e ao meu ver as carabinas pcps tb tem validade...se for usa-las com segurança e aplicando a mesma lógica dos cilindros de mergulho...este é um dos motivos principais q as carabinas pcps não me agradam

Enviado de meu GT-I8552B usando Tapatalk

• Like 1
  • Thanks 1

Belo agrupamento Marcos, eu pratico tiro esportivo com mira aberta, em pé, e alvos a 10m, dificilmente vejo atiradores de PCPs atirando sem apoio, sem luneta, com chumbos meia boca que nós pobres mortais da mola usamos, nossas carabinas não tem nem a constância e muito menos a precisão das PCPs, mais é muito prazeroso, o importante é se divertir, senta o dedo, e bons tiros.

• Like 1
  • Thanks 1

Belo agrupamento Marcos, eu pratico tiro esportivo com mira aberta, em pé, e alvos a 10m, dificilmente vejo atiradores de PCPs atirando sem apoio, sem luneta, com chumbos meia boca que nós pobres mortais da mola usamos, nossas carabinas não tem nem a constância e muito menos a precisão das PCPs, mais é muito prazeroso, o importante é se divertir, senta o dedo, e bons tiros.
Estes tiros a 50 e 25m foi com uma cfx Royal 4,5mm.

• Like 1

Esse tópico vai dar muitas paginas , mas acredito que essa pergunta vai muito do gosto de cada atirador !

mas na minha opinião , as pcp são sim superior as carabinas de molas, mas tem atirador que discorda e eu respeito a opinião de cada um !

eu tenho varias carabinas de molas e gosto muito de atirar com elas, me divirto muito,   mas cada uma tem seus pontos positivos e negativos , entre carabina de mola e pcp !

ai resta a cada atirador saber qual vai melhor se encaixar na sua necessidade ! eu particulamente desisti de luneta em carabinas de mola, mas na pcp já passa uma confiança em investir em uma luneta para brincar nos finais de semana. mas por isso que quero ter as duas modalidades de carabinas !

e respondendo a pergunta, indispensáveis mesmo pra min , são todas ! pcp , mola élicoidal, e gás ram ! gosto de atirar com cada uma , sentir a trelagem da mola elicoidal, a pancada do gás ram no final da câmara da carabina , e o conforto que a pcp tem no tiro !

bons tiros !

• Thanks 1

Amanhã posso mudar de ideia, mas hoje considero mais desafiador a prática do tiro com armas à mola gás ram e mira aberta. Acredito que mais para frente possa vir adquirir uma PCP, porém não considero uma escalada no tiro, e sim outra modalidade.

Edited by Alexandre Lessa
  • Like 1

Em resposta ao tópico, acho que as PCPs não são indispensáveis. Na verdade, creio que a aplicação é o melhor critério para definição entre PCPs ou springs. Mesmo porque a aplicação vai definir qual PCP atenderá a aplicação desejada, e o custo da criança e seus periféricos.

Venho experimentando sucessivos downgrades desde minha entrada no tiro esportivo. Iniciei com springs, "evoluí" para as PCPs e agora "involuí" para as springs? 

Tenho a impressão de que alguns colegas confundem a evolução da arma com a evolução do atirador. De fato as PCPs ajudam na obtenção de melhores resultados por consequência de algumas características próprias delas, contudo, não acredito que promovam por si, o crescimento técnico de um atirador. Na verdade o que ocorre, diferente do que possa parecer, é que ela exige menos do atirador.

Essa é minha experiência, espero que seja útil.

Grande abraço a todos.

Edited by JamesGancho
  • Like 4

7 horas atrás, Raufemann Fritz disse:

Depende do propósito e do bolso do atirador.

Não vejo como evolução, acho categorias distintas para propósitos distintos, porém sou atirador meia boca e meu lance é só umas latinhas e me divertir, acho que o dia que o tiro se tornar algo chato demais, isso já quase aconteceu, eu largo o tiro de ar.

Toda arma tem seu propósito, seja de uma estilingue até uma 50mm, uma .50 por exemplo não agrupa 1cm em 50m, mas cumpre seu propósito, ficou chato demais esse lance de comparar carabina somente pelo que ela agrupa, eu por exemplo não curto carabinas FX Royale, sei que são top, agrupam bem etc, mas não curto carabina com 38363738 metros de comprimento se ainda tenho que levar um cilindro, pra isso levo a de mola então e me divirto igual.

É pessoal o lance, foi uma evolução de tecnologia? Sim.

É indispensável? Depende de você e somente de você, a minha opinião pouco importa.

Concordo com a posição do Raufemann. Quando me meti a buscar uma PCP pra competir e ter que ficar medindo e pesando chumbo o tiro esportivo virou um fardo e não um hobby.
Uma PCP pra mim hoje é dispensável pelo tiro que busco, que n passa de atirar em cilindros de co2 vazios ou garrafinhas de refri 200ml.

Agora se o objetivo do atirador é extrema precisão tem diversas PCPs de R$10.000,00 ou mais, se é isso que o atirador procura. 

Inclusive estou me desfazendo das armas que tenho pra ficar só com a CFX pq as outras já não me dão mais diversão, a vida já é problemática demais pro tiro virar mais um deles.

• Like 3

Minha modesta contribuição:

Não acho que PCP seja indispensável para mim.

Minha CFX é mais que suficiente para um novato no tiro de ar como eu.

Assim como o Giovani comentou no post acima, faço uso do tiro de ar como lazer.

Se eventualmente a precisão viesse a se tornar uma obsessão para mim,  perderia o sentido atirar enquanto diversão.

• Like 2

Em 17/01/2019 em 19:07, Doni700 disse:

Em 18/01/2019 em 15:58, marco disse:

Adivinha que carabina foi essa?

5 tiros a 50m.
eef0902867c0b1c8e75717dba4aa55fe.jpg

Ou está a 25m 5 tiros em cada alvo
ec847be53507b24533de882e2d20451b.jpg

Respondendo aos dois colegas ai a cima:

Minha AA Prosport faz porem vou ser honesto sem vento algum e com uma potência bem inferior a uma PCP,  e é ai que entra a diferença entre uma PCP bem equilibrada com armas de mola, pcp faz agrupamentos bem mais fechados integrando bem mais potência que uma de mola consiga fazer, as de mola tem um limite de potência se ultrapassar mais que 18 joules duvido o cara conseguir agrupar na mola a 50mts como uma PCP(lembrando que a de mola tem de estar bem equilibrada) que entrega 35 ou mais joules. Simples assim a diferanção entre PCP e Mola esta ai!

Tudo depende, se o cara quer manter precisão com uma boa potência vai de pcp, se não liga para potência e quer apenas precisão sofrendo muito mais com vento e conssequentimente dificultando um agrupamento a 50 metros ou mais vai de mola!

Eu comparo uma carabina com outra que tenha a mesma finalidade, existem muitas carabinas boas e para opção de tiro diferente, mas para tiros de 50 mts para frente infelizmente as de mola independente de ser helicoidal ou pneumática nunca vão se comparar com as pcps. Quanto a agrupar, sou bem metódico, carabina que não agrupa para mim não serve, independente de estar competindo ou divertindo. As carabinas de propulsão a mola chegaram no limite tecnológico , ficaram muito caras para serem produzidas enquanto as pcps vem no sentido oposto, exemplo é a pr 900, custando 3x menos que uma hw 77 .

Para que gosta de tiros curtos ou médios, apoiado, pode fazer uso de carabina de mola tranquilo, mas as magnuns  foram as mais prejudicadas . São o oposto das pcps: pesadas, trancudas , destruidoras de luneta, pesadíssimas para bascular e agrupamento sem comparação.

O Doni 700, foi bem objetivo, qual arma de mola faz isso com  uma v0 de + ou - 270 mts  no 5.5 .

• Like 1
  • Thanks 1

Guest
This topic is now closed to further replies.

• Recently Browsing   0 members

No registered users viewing this page.

• Create New...

compressor-pcp-cilindros-scuba-220v-auto-stop-ajustavel-4500psi-300bar-30mpa-01.jpg